Vermelho Amargo

Bartô

Resenhas - Vermelho Amargo

Ilson José 26/02/2022

Lindo e simples
As palavras são escolhidas com cuidado e simplicidade. Senti mágica e saudade em cada linha do texto. Leia sem pressa e aproveite muito esse livro maravilhoso.

Kiojug 23/02/2021

Este livro é mais doce que o açúcar de um tomate verde
Por mais que o livro seja curto ele mostra o ponto de vista do autor em sua autobiografia, o livro é muito bom, as descrições do autor, a metáfora que o tomate transmite, tudo é muito bem construído, e os sentimentos do autor são extremamente reais, digo com todo meu coração que amei o livro

Poesia na Alma 22/12/2017

O amargor da vida: o tomate.
Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós, 74 páginas, Global Editora, é uma história autobiográfica que traz a comovente experiência de uma criança que perdeu a mãe e como isso afetou sua vida adulta. “Havia na cidade a madrasta, a faca, o tomate e o fantasma. A mãe morta ressuscitava das louças, das flores, dos armários, das cadeiras, das panelas, das manchas dos retratos retirados das paredes, das gargantas das galinhas.”

Bartolomeu mescla ficção e sua própria vida criando uma sequência onírica sobre o parto da dor pela perda e o sentimento de não ser amado pela mãe que culmina no desamparo e melancolia. “Preencher um dia é demasiadamente penoso, se não me ocupo de mentiras.”. A consciência da morte e o convívio com a madrasta faz com que o luto se arraste por anos, o símbolo disso que se tornou o amargor da vida: o tomate.

Saiba mais aqui:

Pandora 05/02/2018

Lembranças da infância retratadas de forma poética. O vermelho dos tomates, que cortados em cruz pela mãe, eram doces; os da madrasta, retalhados em fatias finas eram amargos. O vermelho da dor da perda, do excesso de amor, da paixão. Vermelho da sombrinha, da língua sangrando, daqueles que se vão. Um belo livro.

Marcella 27/05/2015

Delicado
Vermelho amargo é um livro com poucas páginas, porém suficientes para carregar o leitor para um universo rico em palavras e ar poético. Em cada página, o autor é capaz de arrancar suspiros do leitor e se faz presente naquela história tão simples e tão bela.

Heitor 18/05/2023

é citado o avô do olho de vidro!
Sendo uma prosa poética o resultado é: muito bonito.
compartilhamos da infância em palavras do narrador-menino que ainda não domina bem as palavras; e dela sentimos o amargor do luto, da solidão e do pecado de ser feliz quando a dor e o sofrer deveria estar.

Valnikson 02/11/2017

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Vermelho Amargo
O mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, com formação em educação e artes, foi idealizador de importantes projetos de leitura no Brasil, também dedicou sua vida à escrita. Sua prolífica e diversificada produção literária foi reconhecida por alguns dos mais importantes prêmios da crítica também internacionalmente, além de receber constantes reedições em decorrência do enorme sucesso entre os mais variados públicos. No seu último livro publicado em vida, 'Vermelho Amargo', o autor revisita as dores da própria infância em um incômodo exercício de memória que só comprova o poder de seu lirismo e sensibilidade estética. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2017/11/02/91-vermelho-amargo/

Daniel 13/08/2016

Vermelho Amargo
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/08/vermelho-amargo-de-bartolomeu-campos-de.html

Léo 15/08/2016minha estante
Adorei a resenha! Principalmente quando vc comenta o trabalho gráfico deles! parabens Daniel!!

Daniel 16/08/2016minha estante
Os livros da Cosac são lindos. Cada edição é um capricho e tanto!

Ana Paula 20/08/2016minha estante
Muito boa a resenha. O livro é sensacional!

Daniel 20/08/2016minha estante
Que bom que gostou!