Branca Dos Mortos e os Sete Zumbis

Branca Dos Mortos e os Sete Zumbis Fábio Yabu

Resenhas - Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros

Rick 04/02/2014

O lado obscuro dos contos de fadas.
"Sinopse: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis é o conto que abre o livro de mesmo nome pelo atormentado Abu Fobiya. Tal qual a Caixa de Pandora, uma vez abertas as páginas deste tomo macabro espalharão pesadelos e sortilégios ao redor do mundo.
Aqui ninguém está a salvo, e o mais importante: nada é o que parece. A pobre filha do rei, cujo pecado foi ser de todas a mais belas, precisará enfrentar zumbis e a fúria da madrasta invejosa. A morte de uma pequena vendedora de fósforos desencadeia uma série de roubos e um crime aparentemente insolúvel. E o grande segredo da menina do chapeuzinho vermelho Serpa enfim revelado àqueles que tiverem coragem de se aventurar por estas páginas."

Eu realmente estava precisando de algo assim para ler, algo aterrorizante em determinados pontos. Podemos dizer que estes contos de fadas estão sendo demonstrados com um lado totalmente obscuro e, como posso dizer, eu gosto disso!

O livro traz diversos contos baseados em histórias infantis com um toque bem macabro. Tais como: Branca dos mortos e os sete zumbis: o conto mais longo e que dá o nome ao livro. João, Maria e os Outros: Um curto relembrando um pequeno clássico que lemos para os nossos filhos, que agora não é tão aconselhável. Os Três lobinhos: curta, mas tenho que dizer, que essa me tirou o fôlego, gostei de como as coisas foram demonstradas, e principalmente aqueles que estavam separados pelas bênçãos dos deuses e pelo pecado. A Vendedora de Fósforos e o Vingador: Uma história casual, curta também, mas agradável. Cindehella e o Sapatinho Infernal: Reviravolta e vingança, o que mais eu gostaria. E os contos não acabam por aqui. Ainda tem muitos outros que vocês descobrirão no decorrer da leitura.

É uma leitura rápida. Cada conto demonstrando parte da história original, entretanto sendo levemente transformada em um conto de terror. Com uma narrativa que prende o leitor e o deixa a fim de querer mais. E para aqueles que não gostam de pequenas risadas nesse livro, bom vocês as encontrarão, só não riram junto com elas, porque estarão ocupados demais fugindo do que essa caixa de pandora guarda. Embora cada conto individualmente só agrade a algumas pessoas o que realmente agrada neste livro está no conjunto. Podemos ver na leitura como cada um deles se entrelaça no decorrer da história.

Você acredita agora em contos de fadas?

Título: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (e outros contos macabros)
Autor: Fábio Yabu
Editora: Globo Livros
Ano: 2012
Páginas: 240
Sr_Tigeer 09/01/2014minha estante
Parabéns pela resenha cara. Me interesso dmais pelo tema, e esse vai pra lista dos que eu quero ler :D

Tatiana 16/01/2014minha estante
Rick, o livro é da Globo Livros. E o autor é o Fábio Yabu, e não o pseudônimo. O ano de lançamento é 2013.

Jonathan 28/07/2014minha estante
Este livro foi lançado inicialmente em 2012 pela nerdbooks com p pseudônimo de Abu fobia.
Foi comprada pela globo livros e lançando a nivel nacional

Rick 04/09/2014minha estante
Obrigado Jonathan, anteriormente eu havia postado com o pseudônimo e a editora nerdbooks só que depois comentaram e acreditei que estivesse errado. Mas agora já sei.

Liv 22/01/2014

Muita Imaginação
Fábio Yabu, me impressionou com o que ele conseguiu fazer neste livro, Cada conto tem a sua narrativa diferente, o seu tema diferente. De primera, achei que fosse apenas sobre os zumbis, mas depois de ler outras histórias, descobrir que não era bem assim.
As histórias, são ótimas, não saem da linha das originais, o que é muito interessante. O lado macabro foi muito bem trabalho e não se repete em nenhum dos contos!
Adorei a forma como o autor entrelaçou os contos, juntados todos os personagens, como se fizesse parte de um grande universo único. Ganhou muito pontos com isso!
Livro muito bacana! Recomendo!

Kath 22/01/2014

Não é um livro de crianças.

Os contos de fadas vistos de um ótica sombria, é basicamente do que se trata o livro. Alguns contos, como Samarapunzel mistura o filme o chamado com a história de Rapunzel. O livro traz histórias que, hora se fundem, ou são referidas em contos posteriores. Não é o livrinho de contos para colocar crianças para dormir, há insinuações eróticas em alguns contos, violência, descrições de tortura e seres mutilados. Senti durante a leitura algumas questões sociais, fortes questões religiosas e filosóficas implícitas das histórias. No geral o livro é muito bom para os apreciadores do gênero dark, principalmente para garotos que costumam não curtir a versão açucarada dos contos de fada e, normalmente, recorrem aos contos originais onde a realidade não é tão mágica. Nesse livro elas são colocadas sob um ponto de vista sombrio e, como diz na capa, literalmente macabro.
Confesso que não foi bem o que eu pensei que seria, acho que criei expectativas demasiadas com relação ao livro, talvez até pelo fato de, na época que eu descobri, eu desse muito peso a opinião do R. Mas como isso já acabou realmente não foi o que eu esperava, embora eu diga, o livro é mesmo muito bom viu? Você mergulha na história. A narrativa é fluente e, tirando um pouco de alguns diálogos que eu considerei um pouco fora de contexto com o tempo verbal da narração como um todo, as histórias são divinamente escritas e algumas mais envolventes que outras. Vale a pena ler. Eu comecei hoje e terminei hoje mesmo.

jackfowl 26/01/2014

Assustadoramente emocionante
Sempre tinha ouvido falar muito bem deste livro, mas nunca tinha ido atrás. Realmente estava perdendo uma ótima literatura de contos de terror de fadas. Primeiro cria uma atmosfera, e vai revelando aos poucos sobre qual conto se trata aquele capítulo. E a melhor parte é que tudo está amarrado sutilmente e a cada pedaço revelado é uma agradável, ou não, surpresa.

Recomendado a todos que não tenham pena da destruição do imaginário infantil sobre os contos de fadas.

Anna 01/02/2014

Contos Temíveis
Branca dos Mortos é uma reunião de contos horrendamente divertidos. Fábio Yabu, o autor do livro, decidiu reunir versões macabras daquelas contos de fadas clássicos que com certeza você já ouviu quando menor.
Nele, você pode encontrar versões de contos como Branca de Neve e os sete anões — o que, pelo nome, é um tanto óbvio —, Os Três Porquinhos, Cinderela, Rapunzel, João e Maria e muitos outros.
É uma ótima leitura, mas não recomendo para pessoas muito amedrontadas, porque, não sei se é algo vindo de minha pessoa, mas essas histórias me deram um pouco de medo.

Camila 02/02/2014

Era uma vez... o terror!
Resenha publicada no blog Meu outro lado: escritora!

Era uma vez… o terror!
Sim! Eu li o livro que trás uma séria de contos de fada em forma de contos de horror, ou seria contos de horror em forma de contos de fada?
O livro Branca dos Mortos e os sete Zumbis, escrito por Fábio Yabu, é uma compilação de contos de fada em sua forma mais macabra. Estão todos lá: Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, João e Maria… todos de botar medo, ou nojo!
Confesso que terror não é um gênero literário que me chama atenção. Eu detesto filmes de terror, então não era livro que eu ia ler. Porém quando descobri que o autor era brasileiro comprei na hora! Tudo para manter minha promessa de ler mais livros de escritores nacionais.
Os contos são excelentes. Nunca li nenhum outro livro desse gênero, então não tenho com o que comparar, mas eu diria que dá para ficar, no mínimo impressionado (porque em algumas partes eu fiquei). É ridículo eu sei, mas confesso que depois que terminei de ler o conto da Rapunzel fiquei me perguntando se aquilo era verdade. E desconfio que a troca de narração da 3º para a 1º pessoa foi um fator chave para a ênfase da história.
O que mais gostei foi da nova roupagem que o autor deu a algumas histórias. O conto da Branca dos Mortos eu gostei bastante, porém o do Pinóquio ganhou meu coração. No conto do Pinóquio o escritor conseguiu contextualizar perfeitamente a história do boneco de madeira e seu honesto pai. E ele fez isso com outras histórias e ficou bárbaro (vide O Fim de Quase Todas as Coisas e O Cemitério).
Ah, e eu sei que o livro é macabro, mas a história do patinho feio é muito fofa!

site: http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/2014/01/resenha-branca-dos-mortos-e-os-sete.html

Gabi 06/02/2014

Melhor que os contos de fada
Genial. Fábio Yabu é, simplesmente, genial. "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis", ao contrário do que parece, não é para crianças. Não porque os contos de terror são completamente macabros e sanguinários - se espremer o livro, sai sangue; é sério -, mas porque cada estória tem uma moral, uma lição subentendida.

"Quando bem contadas, essas alegorias nos fazem entender a natureza humana de forma mais ampla, como na cena de "O Mágico de Oz" em que Dorothy pergunta ao Espantalho como ele é capaz de falar se não tem um cérebro. A resposta é brilhante: 'Muitas pessoas sem cérebro falam um bocado, não acha?'"

O livro é composto por doze contos, a maioria deles baseados nas histórias de contos de fada que todos nós conhecemos, como: Branca de Neve, João e Maria, Cinderela, Bela Adormecida, Rapunzel e outros.
Há semelhanças com o original, mas o autor conseguiu produzir o efeito que desejava - fazer os leitores rirem e pensar que os contos macabros fazem mais sentido que os contados pela Disney. Se duvidam do que digo, darei exemplos.

Em primeiro lugar, usarei "Cinderela"; é mais conveniente - do feitio do ser humano - a gata borralheira perdoar a madrasta e suas filhas perversas ou vingar-se delas?
Em segundo lugar, "Rapunzel"; se um príncipe encontra uma bela donzela, morando no alto de uma torre escondida no meio de uma floresta, SOZINHA, é mais provável que ele faça o quê? Proponha casamento ou se aproveite da situação enquanto pode?
Em terceiro lugar, "João e Maria"; se duas crianças são abandonadas no meio de uma floresta, no frio, cheia de criaturas malignas, quais são as chances de sobrevivência e quais são as chances de que elas sucumbam à morte?

"Branca dos Mortos e os Sete Zumbis" são contos fictícios - é óbvio - porém são mais próximos da realidade que os originais. Somos provas vivas de que, no mundo em que vivemos, existem finais felizes e finas trágicos; monstros - pessoas ruins - e fadas madrinhas - pessoas boas; amor e ódio; inveja e traição. Se pararmos para olhar com mais cuidado e com maior atenção, vamos perceber que a nossa vida é um genuíno conto de fadas.

O livro de Fábio Yabu é de leitura simples e altamente agradável. É possível ler as palavras contidas nas poucas páginas, em poucas horas. Poucas horas bem empregadas, e que podem acrescentar à nossos seres mais do que, talvez, em meses de vivência.

Albertos 21/02/2014

Brincadeira de Criança
Interessante a idéia, mas fraca a escrita. Alguns contos são bem previsíveis e cansativos. O interessante é a inter ligação entre eles, mas em que alguns momentos se torna confusa.

Léo 02/03/2014

Leia mais em: http://estanteeletrica.blogspot.com.br/

Essa resenha pode conter alguns spoilers, ou não.

Bem, para começar essa resenha, venho logo dizer que este livro não é para pessoas frescas e para pessoas com estômago fraco.

Você já imaginou que os vilões talvez poderiam ter seus motivos para ser maus? Que talvez o personagem bonzinho não fosse tão bonzinho assim? Então, Fábio Yabu nos mostra isso nessa coletânea de contos macabros.

O motivo para ser "contos macabros" é porque talvez pode não ter finais felizes, e sim, finais sangrentos. Assim como aconteceu em no conto de Cindehella (história de Cinderela recontada), que assim que deu meia-noite, ela começou a ser possuída, cuspindo insetos de todos os tamanhos e tipos comendo pessoas até deixarem apenas o osso.

O motivo de o nome do livro ser esse é por causa do primeiro conto "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis" (história de Branca de neve e os sete anões recontada), e "e outros contos macabros" é porque tem mais doze contos macabros dentro deste livro.

Aposto que após a sua leitura deste livro você vai repensar que talvez o vilão pode ser o herói e o herói pode ser o vilão.

A edição está muito bonita, com ilustrações a cada início de conto maravilhosas, valeu muito a pena pagar pelo preço que está na Submarino. As letras são grandes e o espaçamento entre as linhas está muito boa.

site: http://estanteeletrica.blogspot.com.br/2014/03/branca-dos-mortos-e-os-sete-zumbis-e.html

Aline 04/03/2014

Abandonei, porém tentarei ler depois!
São contos de terror, não me "prenderam" porém vou tentar ler depois, quando não tiver TANTOS outros mais interessantes para ler.

PorEssasPáginas 26/03/2014

A Cuca Recomenda Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros - Por Essas Páginas
Foi com muita expectativa que comecei a ler Branca dos Mortos e os sete zumbis e outros contos macabros, do autor santista Fábio Yabu, nessa nova edição da Globo Livros. Bem, primeiro é um livro de terror. Depois: terror + contos de fadas. E ainda por cima é de contos. Eu adoro tudo isso, é totalmente a minha praia. Além disso, o autor é santista, da minha cidade, o que foi um plus para que eu tivesse curiosidade de conferir esse título. Infelizmente, a leitura não foi tão proveitosa: salvo por uns dois ou três contos brilhantes, o saldo do livro foi bastante desanimador. Com um terror visceral, Fabio Yabu nos apresenta uma nova versão dos contos de fadas… que não foi tão surpreendente assim.

A sinopse já diz tudo: Branca dos Mortos e os sete zumbis e outros contos macabros é um livro de contos de fadas em uma nova roupagem: a do horror. De fato, as histórias originais já são bem tenebrosas se você for procurá-las, mas o que Fábio Yabu fez aqui foi resgatar essas histórias e adicionar um horror a mais, na realidade, na maior parte do tempo, um horror no estilo visceral, gore, ou seja, aquele que é bastante sangrento e bem apelativo. Para quem não é muito acostumado com o termo, apenas imaginem o filme Jogos Mortais, especialmente as sequências a partir do segundo: imaginaram? Bem, gore é isso. E, particularmente, não é meu tipo de terror preferido. Sou muito mais o terror psicológico: esse sim mete medo, mas infelizmente, não é isso que ocorre aqui.

Resolvi falar de cada conto e avaliá-los individualmente, apesar do livro ter um elemento brilhante de conectar todas as histórias, como se elas fossem parte de uma só narrativa, linear – o que foi bem interessante. Porém, como ainda é possível ler cada conto separadamente, vamos falar deles.

Branca dos Mortos e os sete zumbis

Para minha total e completa frustração, o conto que dá título ao livro e o abre é muito fraco. Ele perde muitas páginas contando a história que todos conhecemos, em seus mínimos detalhes, em uma narração cansativa e caricata. A Branca é totalmente incoerente – de menininha inocente vira assassina louca de zumbis – e o banho de sangue parece sem propósito, apenas com a pura finalidade de chocar o leitor.

“Os sons mais aterrorizantes, entretanto, eram assustadoramente humanos, como risadas, roncos e espirros que percorriam o ar.” Página 30

João, Maria e os Outros

Apesar de ser um conto bem melhor, ainda não me animou; possui um terror psicológico muito mais eficaz que a carnificina do anterior, mas perde tempo demais com João e Maria quando o foco claramente era o pai dos meninos, que se revela o personagem principal do conto.

“Com sorte, seria um lobo ou um gato-do-mato, à procura de abrigo contra o frio, e não um homem, a mais imprevisível e perigosa das bestas.” Página 60=

Os três lobinhos

Aqui temos um salto de qualidade. Esse, para mim, foi o melhor conto do livro, e talvez por isso seja o único que a editora disponibilizou gratuitamente em e-book, por ser um ótimo chamariz para a obra. Criativo e reflexivo, é uma história surpreendentemente não tem um caráter aterrorizante.

A vendedora de fósforos e o vingador

É um conto bem macabro, mas foca bem mais no terror psicológico. Remexeu e relembrou o conto de João e Maria, e foi bem interessante essa relação entre os contos. É uma história profunda, reflexiva e trágica.

Cindehella

Um dos piores contos do livro. Assim como o primeiro, é meramente um banho de sangue sem propósito ou qualquer emoção. Também perde muito tempo contando a mesma história que já conhecemos de cor.

A Confissão

Um conto intrigante, porém confuso, e rápido demais para envolver o leitor.

Bela Incorrupta

Com uma narração extremamente descritiva e explicativa, o conto parece que sai de lugar algum e chega a lugar nenhum. A escrita é cansativa e monótona. Não encontrei nenhum sentido nesse conto e muito menos algum tipo de emoção.

O monstro

Difere do restante dos contos por ser, na verdade, um poema. A estrutura e as rimas são bem trabalhadas, mas o conteúdo deixa a desejar.

O Cemitério

Outro conto sem pé nem cabeça que está no livro apenas para dar um efeito gore.

Samarapunzel

Finalmente mais um conto brilhante (são poucos). Este interliga todos os demais e utiliza o recurso de uma história dentro de outra, interagindo com o leitor de maneira angustiante. O final é incrível e surpreendente. E, sim, o nome do conto é exatamente o que você pensou Samara (de “O Chamado”) + Rapunzel. O livro poderia muito bem terminado aqui; seria um bom final, mas infelizmente o autor quis colocar mais dois contos…

O fim de quase todas as coisas

Um conto poético, mas novamente deslocado, apesar do final.

O livro da dor

Admito: não entendi nada desse conto e fiquei com muita raiva dele por isso. Pronto, falei.

No geral, o livro não valeu a pena. Pelo que vocês leram acima já conseguiram perceber que eu só gostei de três contos, se eu fosse fazer uma resenha onde só destacasse o que há de bom no livro, falaria apenas desses três. Todos os outros contos são dispensáveis. Portanto, se você se interessou pela ideia do livro, recomendo que adquira os contos digitalmente, em separado, o que foi uma boa estratégia da editora. Você pode começar baixando gratuitamente Os Três Lobinhos e depois seguir para os demais.

A edição ficou bastante caprichada, no entanto, e é o que vale a pena na edição física. A capa foi bem trabalhada e tem detalhes que só podem mesmo ser vistos a olho nu. No miolo, há várias ilustrações que realmente condizem com os contos, bastante descritivas.

Fiquei bem decepcionada com esse livro, esperava muito mais dele. Mas, como dizem, não crie expectativas demais.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-branca-dos-mortos-e-os-sete-zumbis-e-outros-contos-macabros

Joao366 29/03/2014

Promete e cumpre!
Branca dos mortos promete ser um livro assustador que vai te deixar acordado: e é exatamente isso o que vai acontecer! Saiba mais sobre esse livro e sobre Branca de Neve e o Caçador no meu vídeo!

site: http://mognoazul.blogspot.com.br/2014/03/video-resenha-de-branca-dos-mortos-e-os.html

Rafaela 29/04/2014

Branca dos mortos e os setes zumbis, tem uma edição linda mas esse não é daqueles livros lindos e de conteúdo broxante, o autor revisita fábulas infantis clássicas de maneira assustadora e macabra mas com uma linguagem que eu achei elegante.
Assim como as fábulas e mesmo sendo de horror alguns contos do livro passam uma mensagem, que é mais uma critica a degradação humana.
Quem não gosta de terror não vai curtir o livro que é horror puro.

Nelmaliana 04/05/2014

Quer uma maçã? Não, prefiro miolos frescos...
"Estas não são histórias de ninar" é a recomendação que nos é dada por Max Mallmann na primeira orelha do livro.

E, de fato, não o são. Nada é o que parece à primeira vista.

Existem várias releituras de contos de fadas, mas as que encontramos nesse livro, em especial, são muito interessantes, exatamente pelo fato de unir fantasia e terror. Usar arquétipos conhecidos por todos nós, e desconstruir completamente pra construir algo totalmente diferente, mas que ainda mantém a essência original.

Veja mais no link

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/05/quer-uma-maca-nao-prefiro-miolos-frescos.html

Fernanda 17/06/2014

Resenha: Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros
Resenha: “Branca dos Mortos e os sete zumbis” recria vários contos de fada e alguns outros contos através de uma trama macabra, inesperada e descritiva. O autor nacional Fábio Yabu apresenta os fatos com muitos significados, valorizando a contextualização, assim como os personagens retratados. È um livro que precisa ser lido sem nenhuma expectativa para que assim haja maiores entendimentos sobre a premissa e fatores influenciáveis.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/06/resenha-branca-dos-mortos-e-os-sete.html