Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Agata28 27/07/2023

É ok
Obviamente um clássico da literatura brasileira, que te faz entender a construção do Brasil, a personificação do primeiro brasileiro, me prendeu bastante no começo por eu gostar muito de Romantismo, mas o desenrolar não fluiu tão bem pra mim.
José de Alencar retrata Iracema apenas como a ?virgem dos lábios de mel? como se fosse a única qualidade dela, não gostei do caso com o Martim, achei bastante raso.
Se gostar de uma leitura lenta, talvez funcione para você.

Western 27/07/2023

Confesso que a leitura não é fácil. Fiz uma confusão com os personagens, não sabia quem era quem, acho que muitos apelidos para uma pessoa só.

Confesso ainda que a língua portuguesa da época me pegou, a leitura não fluía.

Quanto ao enredo, bem gostosinho.

Pontuação:

- [ ?]A leitura é fluida?
- [ ?]Indicaria?
- [ ?]Desenvolvimento da pesquisa/enredo
- [ ?]Me empolguei? Deu curiosidade?
- [ ?]Design. Erros.

laissa33 19/07/2023

Iracema!
Eu so li porque era para a escola, porém enquanto estava lendo eu realmente comecei a me interessar pela o livro.

Titi 19/07/2023

A virgem dos lábios de mel
Quando se compreende o contexto histórico do livro, pode-se perceber que o autor buscava retratar o processo de colonização do Brasil, entretanto, devido ao movimento literário da época (o romantismo) o autor acaba criando uma supervalorização de alguns atributos que eram típicos da época, o que acaba por explicar certar coisas que ele trata. A partir de um projeto de uma literatura nacional, José de Alencar traz ao leitor aspectos da mitologia indígena como os deuses. Confesso que não foi uma leitura das melhores que fiz, mas não posso dizer que é ruim.

iamatilda 18/07/2023

Um clássico
Tava vendo sobre romantismo brasileiro na escola e me interessei por algumas obras, diferentemente de outras escolas eu não fui obrigada a ler nenhum livro em literatura e isso melhorou muito minha experiência. a dinâmica que a minha professora fez foi muito boa.

sobre a história eu achei legalzinha, foi meu primeiro livro clássico então acho que não tenho tanta opinião sobre isso ainda. achei a escrita bem mais difícil do que o estilo de leitura que eu estou acostumada, mas sair do cômodo foi algo muito bom pra mim

o livro é super curto também, então li rápido

barb369s 16/07/2023

Legalzinho
Minha ex professora de português passou o áudiobook pra sala e eu achei uma história interessante, mas pra mim não foi muito além disso.
Stefany.Massi 16/07/2023minha estante
Minha professora também pediu pra mim ler e achei um saco kkkkk tomei trauma do José de Alencar que dps nem consegui ler o Senhora

barb369s 16/07/2023minha estante
ela colocou o áudiobook lá e pra ser bem sincera eu nem prestei atenção direito, só escutei a parte da morte

giovanadesalves 16/07/2023

Foi o único livro da grade curricular do ensino médio que realmente tive o gosto de ler hahahahahah

grazy 15/07/2023

Iracema dos lábios de mel?
Iracema foi aquela leitura que me desafiou a compreensão e o conforto, ao qual eu já estava acostumado.
Muito se é dito sobre esta curta, porém memorável, obra de Alencar para a literatura nacional. Compreendi os motivos de criar heróis nacionais em cenários nacionais, mas a linguagem ainda rebuscada e extremamente comparativa tornou minha leitura mais lenta do que imaginei que seria.
De qualquer modo, Iracema veio pra mim como um canto patriótico que enaltece a cultura dos primeiros homens deste país e dá palco para o que pode ser escrito por aqui.
É de época? Sim. Vai cansar? Certamente rsrs
Mas é um clássico que faz parte da literatura nacional e deveria ser lido por todos :)
QUEIJO460 15/07/2023minha estante
??

Jhaze 18/07/2023minha estante
Parabéns ?...vc é jovem e leu... tentei ler no final da adolescência e desisti... talvez um dia eu tento novamente.

marilinha_ 14/07/2023

O livro é muito bom,o vocabulário dele é meio complicado.
Mais a todo momento ele deixa explícito as cenas,ele conseguiu reproduzir muito bem o objetivo em cada personagem não é atoa que é considerado um dos maiores livros romanticistas da época

jrrcavaquinho 14/07/2023

Outro que nao avaliei
Muito chato por causa da linguagem fora que eu li por causa da escola entao ??, nem a ideia colou, outros clássicos até da pra engolir mas esse eu nao quero nem ver mais na minha frente, a única coisa que gostei foi a parada das tribos serem rivais e tal

Clarisse91 13/07/2023

7559000331898507646822880554974999355000000854000020101021226780014br.gov.bcb.pix2556pix.ebanx.com/qr/v2/7F64334097145AA74C3DAD6F480FB522CC925204000053039865802BR5905EBANX6008CURITIBA62070503***630404AC

Manoel 13/07/2023

Recomendo ler um resumo ou áudio book
Foi meu primeiro livro de José de Alencar e me atraiu o fato de ser a respeito de indígenas e se passar no nordeste. Um bom livro, mas eu não recomendo pra quem vai começar a ler Alencar ou clássicos em si. É recheado de descrições das paisagens e do ambientes onde a história se passa, o que acaba deixando alguns capítulos mais extensos do que o necessário e tornando o livro maçante. É baseado na ideia de um contato pacífico e até de amizade entre os indígenas e os europeus, o que foge totalmente da realidade. Foi uma leitura que eu não me arrependo, mas que eu tive que me esforçar pra continuar e terminar, vou buscar ler outras obras do autor afim de formar uma opinião mais concreta.
Ellie 19/07/2023minha estante
Exatamente o que me incomodou. Acho que ele usou muito de metáforas e uma escrita muito poética de coisas que não precisavam disso, aí fica cansativo e forçado. Até na nota do autor, nos agradecimentos, ele usa isso, não é direto no que ele quer dizer.

Daniel.Conrado 12/07/2023

?? 1,5
Muito ruim, não consegui me prender a história e tive que ler ouvindo o áudio book junto, sinceramente do romantismo senhora ou escrava isaura é bem melhor (lê o resumo e assiste a uma resenha que vc ganha mais)

Gabi.Dreher 12/07/2023

Iracema
Eu particularmente gostei do livro, apesar de ter algumas palavras difíceis de entender, e a narrativa ser um pouco confusa.

O livro me prendeu 60% na história durante a leitura.

Recomendo a leitura quando estiver com tempo de sobra pra conseguir entender e imaginar os cenários, pois tem que lembrar do contexto que o livro foi escrito que foi durante a colonização do Brasil.

Boa leitura para os próximos leitores que vão ler concerteza valeu cada segundo da leitura e te dá uma visão muito mais ampla da época da colonização do Brasil.

pituco 10/07/2023

Li para a escola. Não gosto de clássicos, mas este realmente me chamou atenção com a analogia entre a história e a colonização do Brasil.