Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

09/07/2023

Não gosto de romantismo, não gostei muito do estilo do livro e só li mesmo por ser um clássico e pra riscar da lista... Acho que já sabia que não ia gostar.

Pedro Costa 09/07/2023

Sobre Paladares Privilegiados

Pretender fazer a resenha de uma obra mais que sesquicentenária, ainda mais escrita pela pena de um baluarte do calibre de José de Alencar, já equivaleria, só pela ousadia, a desmerecer a obra (ou talvez a querer merecer-se com absoluto exagero!). Entretanto, após ler algumas postagens a respeito do livro Iracema, mais uma vez não me contenho e lá vou eu dar minha cara a tapa...

Confesso ser um exercício de paciência ler críticas aludindo ao texto como excessivamente meloso ou às descrições como absurdamente prolongadas, permitindo assim deduzir que tais críticos se esquecem ou ignoram ter sido a obra publicada em 1865, nos primórdios do romance brasileiro, e pior, sem notar que, até pela precocidade do estilo, José de Alencar era então bastante atrevido em suas inovações. Mais ainda, é desesperador constatar-se que a classificação “leitor medíocre” é recebida como um insulto ao invés de elogio, sendo sobejamente sabido que uma assustadora parcela dos calouros que ingressam atualmente nas universidades brasileiras é formada por jovens incapazes de fazer uma simples interpretação de texto... e que uma parcela mais assustadora ainda desses jovens conclui o ensino médio em estado de analfabetismo funcional; daí que, para a grande maioria desse universo de leitores potenciais (ainda que alguns deles sofrivelmente), seria um elogio imerecido ser qualificado em sua capacidade cognitiva como “dentro da média” ou “de nível médio”, como claramente sugere a expressão acima mencionada.

Contudo, devo reconhecer que, num país dirigido por um ex-presidiário “descondenado” que ostenta com cínico orgulho a façanha de nunca ter lido um único livro, os jovens que conseguem sobreviver ao ininterrupto bombardeio da mídia corrompida e ainda se dedicam à prática da leitura, independentemente do grau de limitação, merecem sim todo o meu respeito. Até admito que gosto não se discute e talvez mesmo não se julgue (aqui há controvérsias!), mas, vamos combinar, alguns sabores estão reservados a paladares privilegiados, somente desenvolvidos ao custo de muita dedicação e treino... pelo sim, pelo não, leiam! E para os que já leem, leiam mais, vocês vão melhorar!

E para não dizer que não falei das flores, a obra não é um romance, mas sim um poema em prosa... e a arte em geral, sejam os belos poemas, as belas músicas, pinturas ou esculturas, não são feitos para serem apreciados apenas uma vez, mas sempre que possível... e eles têm o poder de, a cada novo contato, revelar novas nuances de beleza, despertar novas emoções e esclarecer novas verdades não percebidas nas ocasiões anteriores, até pelo fato de sermos mentes em constante evolução. Não digo que foi uma releitura porque nunca é. O leitor que conclui a leitura já não é o mesmo que começou; e quando ler novamente o livro, verá que ele também não é o mesmo que foi lido antes... assim, meu conselho para quem leu e gostou: leia de novo! Vale a pena.

E meu conselho para quem leu e não gostou: leia de novo! Sempre dá certo!

Nem preciso dizer que é um dos meus favoritos.

Pedro Costa.

site: “Pensando Bem...” (https://pedrolcosta.blogspot.com/)
Ronildo Abijaude 20/07/2023minha estante
Que comentário tosco. Serve mais pra encher o ego de quem escreve do que para falar do livro.
E ainda fala do atual presidente (Lula/2023) para desmerecer ele. Sendo que este presidente em seu período preso leu diversos livros - só buscar no google que acha isso fácil - e fala de abrir bibliotecas e tudo mais.
Enquanto isso, o presidente anterior - que deve ser admirado pelo dono do tosco comentário - dizia que livros tinham muita coisa escrita e que eram um amontoado de papel com um monte de coisa escrita.

Pedro Costa 20/07/2023minha estante
Obrigado Ronildo Abijaude, por ler e ainda se dar o trabalho de comentar... seu comentário também serviu mais como puxa-saco de bandido do que para falar do livro. Quanto ao criminoso cujo nome eu me preservo o direito de não ser obrigado a mencionar, para ele não faz diferença um desmerecimento de minha parte, ele já vale menos que um monte de esterco por si só, sem minha ajuda!

Fabiana 05/07/2023

Poético
Essa obra prima da literatura brasileira ,é uma joia que tiver a oportunidade de ler só agora, mas que incentivo a todos a conhecerem ,pois a forma delicada que o autor explana a história, faz nos leitores se colocar no ambiente da Iracema.

1 04/07/2023

Chato
Um dos livros mais chatos que já li. Isso foi leitura obrigatória na escola. Tá certo que é um clássico e blá, blá, blá. Mas é chato. Pra quem gosta de leituras "lentas" deve ser bom...

Quincas Borba 28/06/2023

A virgem dos lábios de mel...
Iracema, romance indianista de José de Alencar, lançado em 1865, conta a história de Martin, um português que acaba encontrando Iracema, filha do pajé da tribo dos tabajara, e os dois acabam se apaixonando.

Indo ler esse gigante da literatura brasileira, eu não sabia o que esperar. Meu maior medo é que fosse um texto racista que trata os indígenas de maneira estereotipada, mas não; foi muito bom. Primeiro, a história: apesar dos exageros do romantismo (que eu não gosto muito), eu até que gostei da relação entre o europeu Martin e os indígenas. Claro que o simbolismo no final da história deixa as coisas estranhas (e as notas que o José de Alencar escreveu com termos não muito legais de se falar também), mas perdoa-se.

A maior virtude do livro é sua prosa poética, o jeito que é escrito, que é exatamente isso que você leu. José de Alencar mistura a prosa romântica, a poesia e junta com a forma de falar indígena, que usava várias metáforas; daí vem várias frases como a "Iracema, a virgem dos lábios de mel que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna", e é nisso que mora a beleza poética e simbólica dessa obra.

Num comentário adicional, a obra é bem curto e tem um ritmo rápido, então mais um bônus!

Outro comentário adicional: como eu nasci e moro ainda na Terra da Luz, foi deveras... emocionante ver alguns nomes de lugares e expressões e seus significados. Foi bem legal.

Recomendo a todos que poderem ler!

hey_its_laura 28/06/2023

Sei lá
Acho que terei que reler em algum outro momento. Foi uma leitura tão rápida, mas não consegui me concentrar nas partes importantes. Irei relê-lo esse mês.

myoivogue 25/06/2023

Muito clássico p mim
Odiei, muito ruim.
tudo bem q é um clássico da literatura brasileira e bla bla, mas é mt ruim. muito sem sal. que relacionamento horrível desses dois. e o nome dessa criança? pelo amor de deus. gente a criança nasce e desaparece, nunca mais se fala dela, por favor né, horrível ?

Lali 24/06/2023

Ouvi muitos julgamento, tipo, MUITOS.
E me espanta o fato de eu na verdade até ter gostado, se o plot fosse numa linguagem mais moderna seria ainda melhor.

Guilhermo del Toró 22/06/2023

A romantização da população indígena e o seu relacionamento com os colonizadores envelheceram muito mal, ainda mais com todo o contexto histórico da própria época. Iracema cria uma ilusão de como as coisas funcionavam na época, não só isso, em muitos momentos o livro chega a ser muito desinteressante

Nicoly272 21/06/2023

O que eu achei do livro
Confesso que não foi uma leitura muito interessante nem muito fácil de se fazer, mas entendo perfeitamente o sentimento do livro e a história. Achei muito rápido os acontecimento, porém, como estamos falando do romantismo e de clássicos, eu não esperava algo diferente. O livro é bom para ver como as culturas são diferentes.

Gerson42 20/06/2023

O livro é uma caixinha de surpresa...em alguns momento você fica curioso depois apaixonado e triste com a história.
Um misto de emoções!
Fran 21/06/2023minha estante
É tão bom quando a história nos deixa curiosos ? A gente chega a ler bem rápido rs

Manuela222 19/06/2023

Criei coragem e li esse livro, com ctz não é meu gênero literário e está bem longe de ser.
um livro pessimo, sem emoção, uma virgem que encontra um ?inimigo? e acaba engravidando pq ele foi dopado, me poupe.
eu ODEIO josé de alencar, disso eu n tenho dúvida, que homem sem criatividade, falta de originalidade, me poupe homem.
não recomendo esse livro nao. um beijo amores??

Lívia 18/06/2023

Me esforcei muito pra ler, a linguagem é dificil, historia enraizada no ideal da colocanização. Sei la.

Astérix 18/06/2023

É um bom livro apesar de ser bem machista por sempre abordar a virgindade de Iracema como uma de suas únicas qualidades que tornam ela uma boa mulher
Ronildo Abijaude 20/07/2023minha estante
Entendo que a virgindade de Iracema é mais uma obrigação, por que ela tem um papel especial na tribo