Iracema | Senhora

Iracema | Senhora José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

yara.dias.7927 11/12/2023

Com todo respeito aos clássicos, mas achei chatissimo, ainda bem que foi audiobook pq jamais teria terminado se fosse físico.
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Mt palavra floreada p pouca história de vdd. dá p resumir a história inteira em um minuto de fala

Edden 10/12/2023

Por ser professor de literatura acabo tendo que ler várias obras e com Iracema não foi diferente. Preciso conhecer para lecionar, mas não é minha estética literária favorita e por isso acaba sendo cansativa. Pra quem gosta é ótimo, tem sua importância literária e os vestibulares adoram a obra.

Livs 05/12/2023

Uma dor de parto
A Lívia estudante de letras daria 5 estrelas pra esse livro, porque ele representa muito bem o que se propunha a ser a primeira fase do romantismo brasileiro, mas a Lívia leitora deu 3 porque foi um saco pra ler
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Lívia leitora é ta sendo generosa ainda

Maria 05/12/2023

Eu gostei bastante do livro,mas não é uma leitura fácil porque tem bastante palavra indígena, então as vezes fica meio difícil de entender o que tá dizendo. Mas é um livro bom,um clássico vamos dizer.

Lara 05/12/2023

Razoável
Não estou acostumada com o dialeto indígena, mas, sempre tinha ouvido falar deste clássico da literatura não só nacional, como cearense também (minha terra natal), o livro em si tem uma escrita difícil, não nego, tem que ter paciência e ler devagar para compreender a história em si e o desenrolar dos fatos, dei está nota pela escrita icônica de José de Alencar, verossímil e agradável de ler, mas, infelizmente e para minha infelicidade, não era o que eu esperava, criei expectativa como um clássico romancista da literatura indianista, é poético e lírico, efêmero até demais da conta, mas, o final não me agradou (eu dei uma expiada "gaiata" e não gostei do desenrolar deste último fato enfadonho), mas não culpo o autor, é um bom livro, mas que exige persistência e um vocabulário que nem eu, que permaneço em terras cearese e já estudei sobre os índios pude compreender, também esperei um romance afável de outrora e recebi de forma assombrosa mais uma recitação poética sobre a cultura indígena e a relação meio que submissiva entre os colonos portugueses e os indígenas, nos primeiros capítulos vemos como rapidamente Araquém recebe, sem nem sequer indagar ligeiramente o colono em sua casa, pra mim, ao meu ver particular, isso é quase que um medo irreal dos fatos que ocorreram em 1500, com a chegada dos portugueses. Bom, se você gosta de cultura e outros termos envolvendo a meritocracia portuguesa, é o seu livro, se não, sinto muito, só vai perder tempo.

Nandavxr 03/12/2023

"Tudo passa sobre a terra."
É um livro bem poético e romântico, com várias falas de origem indígena "o que achei bem interessante".
Os personagens são sem sal e entediantes, então foi difícil terminar a leitura por conta disso. Mas eu gostei da leitura, da associação da Iracema com a América e do Martim com o deus romano Marte, o deus da guerra e da destruição.

Juliane4 02/12/2023

Iracema é conhecido não apenas pela trama romântica, mas também pela linguagem poética e descritiva de José de Alencar. O autor utiliza um estilo literário conhecido como indianismo, que idealiza a figura do indígena e explora a relação entre colonizadores europeus e povos nativos.

Mylena.Paula 25/11/2023

Chato e colonizador
Nem eu que sou uma grande defensora da leitura de clássicos aguentei esse livro... linguagem chata, visão romantizada da colonização e uma grande balela romântica entre o indígena e o branco... mas como é clássico, é importante a leitura
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Eu sou completamente contra passar a mão na cabeça de uma obra pq ela é importante. P mim a obra tem q se sustentar com as próprias pernas, justamente por ser um clássico é q p mim tem q ter um padrão de qualidade mais alto q o comum

Dudu 24/11/2023

Iracema
Iracema tem um enredo bastante interessante no sentido de aprendermos mais sobre as cultuas indígenas, apesar de não saber ao certo o que foi invenção de Alencar e quais hábitos ele de fato aproveitou das suas pesquisas. A questão da Iracema ser uma espécie de sacerdotisa, por exemplo, guardando o "segredo de jurema", o líquido que os indígenas usam para ter sonhos vívidos, ou a maneira como Poti ensina Martim a deixar um caranguejo transpassado pela flecha como forma de indicar a Iracema que ela não deve avançar, são coisas realmente enriquecedoras, expandem nossa mente sobre o modo como o outro enxerga o mundo. Eu sinceramente não tenho muita paciência para me adaptar a um vocabulário diferente, mas isso não me impediu de formar uma ideia geral do andamento da história, ainda que parte ou outra tenha passado meio borrada (culpa minha pela preguiça). O que me chamou atenção são as comparações das ações humanas com os hábitos dos animais ou das plantas, algo recorrente também nas falas de Peri em O Guarani. Aqui, diferente de lá, todos os personagens usam desse artifício — além do narrador —, o que deixou isso meio enfadonho, cansativo, já que a cobertura acabou virando a massa, mas o próprio Alencar percebeu isso, considero bem honesto da parte dele os apontamentos que fez no posfácio. De modo geral, é um livro enriquecedor para quem quer conhecer um modo como se tentou elaborar uma espécie de "mito fundador" da nação (mais especificamente do Ceará), mas o enredo em si não é muito dinâmico, não, apesar de ser curto. Daí vai para gosto pessoal mesmo. Não é um livro que eu gostaria de reler no futuro, mas foi uma experiência legal.

Neblom 23/11/2023

Iracema
Li para um trabalho da escola, ate que achei bem interessante, gostei da história e do jeito que ela é expressada

13marcioricardo 15/11/2023

Iracema
O homem é um eterno insatisfeito.

No último livro que li ( Ratos e Homens ) queixei-me que todos falavam mal e que é um suplício ler um livro inteiro assim.

Pois aqui é o contrário. Um exagero de erudição. Muito forçado. Entendo as palavras caras, as indígenas, mas é muita afetação. É demais, um estilo que nos afoga em enfado.

Para uma obra que faz questão de diversificar os vocábulos, achei a palavra seio muito repetida. Não sei se entendi ou se há algo a entender.

Em todo o caso acho que vou procurar os filmes desses dois livros.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Alencar é o rei do palavrório rebuscado.
Steinbeck usa essa linguagem tb em as vinhas. Linguagem dos caipiras do sul dos EUA.
Imagina vc lendo Flores p Algernon. ?

Pavozzo 17/11/2023minha estante
Abaixo-assinado para o Márcio ler os primeiros capítulos de "Flores para Algernon" e publicar aqui AO VIVO suas reações. ??

Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
???

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Que é isso gente ? ? Já li esse livro, muito bom kk A diferença é que nesse é só um personagem enquanto no Ratos e Homens são todos kkk

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Carolina, é o segundo que leio do Alencar. Gostei do Senhora. Estou curioso pelo Guarani tbm.

Jesnner 14/11/2023

É histórico, mas...
Iracema, escrita por José de Alencar em meados do século XIX, é uma obra datada. Representa um recorte importante da literatura brasileira e corresponde a um momento inicial, indianista do romantismo no Brasil.

Esse movimento literário, marcado pela exaltação do indígena, elevado ao papel de "herói" nacional, só que feita pelo homem branco, das cidades, carregando uma série de estereótipos em relação aos povos indígenas. A obra, considerada uma das grandes de José de Alencar, apresenta tudo isso com em uma escrita cheia de metáforas e outras figuras de linguagem.

Sendo sincero, do ponto de vista do prazer da leitura, de pegar um livro e simplesmente ler para passar um tempo e viajar no texto, curti o romance Iracema muito pouco. Respeito a obra e o seu peso histórico, destacado em parágrafos anteriores, contudo, a experiência de ler o texto não foi das melhores.

eduardafelicci 13/11/2023

Se o mano José soubesse do ódio q eu tenho desse livro, ele nunca teria lançado odeio tudo nele, todo meu apoio a quem leu e quis se matar depois

Jackson 13/11/2023

Iracema é nossa Pocahontas tupiniquim, bem mais interessante por se tratar de uma lenda do Ceará. Um romance trágico e cheio de percalços por conta da leitura rebuscada, mas que termina com uma linda história de origem.