Iracema | Senhora

Iracema | Senhora José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Celeste Lino 23/12/2023

Em minha segunda tentativa, Iracema mostrou-se uma pérola. Alencar utilizou-se de mais do que um evento histórico, que foi a expulsão dos franceses do território cearense, este apropriou-se também de um fato histórico, a amizade apontada pelos historiadores entre o índio Poti (Camarão) e o português Martim Soares Moreno, para escrever este romance, pincelando traços da história da futura província cearense e dos costumes indígenas.

soyumve 20/12/2023

Iracema
Um livro romantico e nacionalista sobre um amor entre uma indígena e um homem branco. Foi um livro bem mais ou menos, mas lendo ele eu tive vontade de ler Macunaíma.
paulaleblanc 29/02/2024minha estante
Macunaíma é simplesmente a obra mais bizarra existente

Lilian 20/12/2023

"Tudo passa sobre a terra."
Como todos os romances dessa época, Iracema tem suas problemáticas, mas ao mesmo tempo conta uma história envolvente, mesmo que esteja em palavras consideradas "difíceis" pela maioria. Certamente vale a pena dar uma chance a esse clássico, mas vá tendo em mente que este livro carrega muitos dos pensamentos da época em que foi escrito, por tanto não é justo o julgar com base na visão atual que temos.

Tiago737 20/12/2023

Pior livro da vida
Sim, é horrível, li em áudio book em velocidade 3x pra fazer uma prova do colégio, sim, fui bem na prova tirei 9,00 mas msm assim, essa aberração não deveria ser apresentada a adolescentes, faz 2 anos q sai do colégio e até hj sou traumatizado, MT ruim, esquisito e forçado, SLA, não foi com a minha cara romance de 1800 sobre europeu e indígena

analivramos 19/12/2023

É um livro bem dramático.
Tem uma linguagem muito diferente da que estamos acostumados, o que acaba atrapalhando um pouco a leitura.

Kah 19/12/2023

Iracema
Iracema foi publicado em 1865 e busca trazer uma identidade cultural, visto que, muitas obras ainda traziam um forte traço de eurocentrismo.
É um clássico da nossa literatura e eu realmente queria ter gostado mais, mas só terminei porque era leitura obrigatória da faculdade.

A linguagem não é de fácil compreensão e tive bastante dificuldade para me adaptar, além disso, é preciso que você saiba um pouco do período histórico para entender melhor a obra.

JP_Felix 18/12/2023

??
Blá blá blá, clássico brasileiro com mt importância histórica, legal. Mas a história é tediosa, tão cheia de floreios que impede de haver uma narrativa e a escrita é deliberadamente feita para expressar a escrita e blá blá blá. Seja importante o quanto for, eu só acho chato. Curto, mas parece ter 5x seu tamanho de tão tedioso. Me critique o quanto quiserem, mas outros clássicos estrangeiros conseguem ter floreios, mas manter uma narrativa minimamente clara e interesse para o leitor. Drácula é beeem antigo e consegue ter uma narrativa clara e cativante. Os livros de Julio Verne são tão floreados quanto e expressam também a linguagem literária como foco, mas ainda consegue manter viva a história.

Eu simplesmente não consigo ficar interessado nesta história aqui porque é a máxima expressão cultural do "viemos dos índios, toma aqui 300 nomes indígenas por frase, mim cacique, você estrangeiro" e tals. Basicamente uma história pra ilustrar a beleza escrita, só que com pouca parte da história em si. É só tedioso, por essas e outras não sou fã de literatura brasileira e me julguem que eu não tô nem aí, tenho síndrome de vira-lata mesmo.

Edit: li outras resenhas e, gente, vcs são chatos p krl, hein? Militando em cima do bagulho como se fosse a coisa mais xenofóbica e machista do mundo. Anacronismo ferrado esse de vcs, e vocês tão resumindo como se simplesmente fosse um cara q ferra a vida de uma mulher. Cês tão bem? Precisam de uma água?
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
Kkkkkkkkkk
nossa, eu rio mt com algumas resenhas suas, JP?
li Iracema ano passado e lembro q fiquei um tempão decidindo se valia a pena ou não resenhar. no fim decidi q não.
nao li Julio Verne ou Drácula, mas em Iracema tbm tive essa mesma sensação de livro "oco", sem alma. e minha conclusão foi a de q o problema foi a intensão do Jose de Alencar de usar a literatura pra criar tipo "O put.a passado lendário" pro Brasil. resultado: muita prepotência e nenhuma essência

JP_Felix 18/12/2023minha estante
Pois é. Dá p resumir a história com "um cristão chega em um tribo indígena, vê uma india virgem tomando banho e tome-lhe", basicamente isso, o resto é floreio e falando como indios falavam, só q em português, então só fica meio meh. Parabéns, Alencar, vc é um dos responsáveis por ninguém gostar de classicos nacionais

Karem7 14/12/2023

Foi difícil entender mas a história é linda
Acredite quando eu falo que essa história mexeu comigo de uma maneira muito rica.

Saber mais dos povos nativos é como um baú de tesouros.

A história em si ela é ficcional, porém alguns personagens da história existiram no mundo real como o próprio Martim e seu amigo Poti - conhecido como Camarão após seu batismo.

Saber disso depois das notas foi de suma importância para mim, já que eu não conseguia entender muito do linguajar rústico da história. Mas vamos lá.

Iracema é filha da Terra e guarda o segredo da Jurema. Por causa disso, ela deveria permanecer pura. Contudo a chagada de um homem branco em suas terras transforma o coração de nossa mocinha em um turbilhão de sensações.

Martim por sua vez tinha uma vida em Portugal, uma possível noiva é uma família que sente sua falta. Porém ao avistar a bela mulher nativa, seu peito se enche de alegria e a deseja ter como esposa.

Contudo, isso não será nada fácil, principalmente para Iracema. Escolher o amado ou a família é o ponto decisivo para a trama. Guerras e escolhas são conflitantes na história e permeiam o foco principal dela.

Será que o amor deles irá persistir a tudo isso?

Esse drama por mais triste que pareça é uma história muito linda de amor e companheirismo. Principalmente amizade. Afinal Poti e Martim são exemplos vivos de amigos inseparáveis.

Amei conhecer mais de meu estado e também de pessoas que de algum modo fizeram com que nossas terras fossem livres de estrangeiros.

E aí? Quer conhecer um pouco dessa história também?

LuanaCamilly 12/12/2023

O livro é razoável. Por ser o meu primeiro livro de clássicos da literatura brasileira, achei um bom começo, já que a história é boa e fácil de interpretar. A única dificuldade foi em questão do linguajar da época, já que esta edição não é uma adaptação para o uso da língua atual, o que acaba dificultando o andamento da leitura porque você precisa parar e pesquisar o significado das palavras desconhecidas do seu vocabulário (as quais pessoalmente foram muitas).
      Eu sinceramente não vi nada de esplêndido, reconheço sua importância, mas confesso que esperava mais...
Ianara.Nascimento 12/12/2023minha estante
Finalmente terminou

LuanaCamilly 12/12/2023minha estante
Silêncio aí! Kkk

eupoetizo 12/12/2023

O livro é muito importante na literatura brasileira, a temática e sua estrutura linguística. Merecem 5 estrelas. Mas a leitura foi difícil para mim. Não compreendi bem o dialeto indígena em algumas partes.

yara.dias.7927 11/12/2023

Com todo respeito aos clássicos, mas achei chatissimo, ainda bem que foi audiobook pq jamais teria terminado se fosse físico.
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Mt palavra floreada p pouca história de vdd. dá p resumir a história inteira em um minuto de fala

Edden 10/12/2023

Por ser professor de literatura acabo tendo que ler várias obras e com Iracema não foi diferente. Preciso conhecer para lecionar, mas não é minha estética literária favorita e por isso acaba sendo cansativa. Pra quem gosta é ótimo, tem sua importância literária e os vestibulares adoram a obra.

Livs 05/12/2023

Uma dor de parto
A Lívia estudante de letras daria 5 estrelas pra esse livro, porque ele representa muito bem o que se propunha a ser a primeira fase do romantismo brasileiro, mas a Lívia leitora deu 3 porque foi um saco pra ler
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Lívia leitora é ta sendo generosa ainda

Maria 05/12/2023

Eu gostei bastante do livro,mas não é uma leitura fácil porque tem bastante palavra indígena, então as vezes fica meio difícil de entender o que tá dizendo. Mas é um livro bom,um clássico vamos dizer.