Iracema | Senhora

Iracema | Senhora José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

lucaismaia 11/01/2024

Uma história que não é boa, não é agradável de ler, muito idealista, romantizada... totalmente problemática, mas tem lá sua importância para a literatura brasileira né?!

Guilherme2280 11/01/2024

Mito fundador do Ceará e da autonomia literária brasileira
"Poti cismava. Em sua cabeça de mancebo morava o espírito de um abaeté. O chefe pitiguara pensava que o amor é como o cauim, o qual, bebido com moderação, fortalece o guerreiro, e tomado em excesso, abate a coragem do herói." ALENCAR, José de. p. 61

Beatriz3345 10/01/2024

Péssimo, ou o problema sou Eu?
Leitura mais arrastada da minha vida....Já li obrigada pro vestibular o que dificultou um pouco, mais ainda assim convenhamos, por mais que seja um livro antigo a leitura é muito pesada.

Iracema é linda, uma Deusa no meio do mato, mas a escrita do livro não ajuda. Coração, cabeça estômago é um livro antigo mas ainda assim a leitura é bem melhor

Victor108 08/01/2024

Dos verdes mares bravios...
Um livro que todo cearense deveria ter a obrigação de ler, mas não somente. Qualquer brasleiro precisa ler Iracema. É uma aula de como fazer uma bela prosa poética, uma mistura de lenda indianista com história. A habilidade de José de Alencar em misturar uma ficção com retrato histórico é excepcional. Leiam!

AndradeFS.Ju 05/01/2024

Entendo a vontade do autor. Também entendo que estamos em épocas diferentes. O que eu não entendo (além do português usado) é como Martim pode ser tão abestalhado vacilão. De um lado ele tem um esposa linda, maravilhosa e que toma banho, e um amigo brabo, forte e que toma banho, mas trata eles que nem lixo por causa de Portugal? CR7 não era nem nascido, não tem como defender!
Coisas que me incomodaram:
1. Chamar indígenas de indianos (esse eu até entendo), selvagens e, no caso da Iracema, virgem. Se fosse uma vez ou outra, eu relevaria, mas toda hora é para me enlouquecer. A pessoa tem nome.
2. O cara era mais pecador que os caras que queriam tacar pedra na mulher adúltera, mas era chamado a torto e a direito de cristão.
3. Como todo mundo seguia Martim como se ele fosse a última bolacha do pacote. Tipo, "vou largar tudo por você, amigão".
Enfim, gosto muito de Senhora, mas Iracema não deu certo para mim.

Melissa289 04/01/2024

Iracema, a virgem dos lábios de mel
Foi uma leitura muito interessante para mim, pela linguagem mais antiga, muitas palavras que eu nunca tinha visto na vida!

Foi amor à primeira vista, ela largou TUDO para ficar com ele e no final... , não que ele não a amasse, amava, mas o amor não foi suficiente! A lição que fica é que nem sempre a pessoa te ama, o tanto que você ama!

Isabela354 03/01/2024

Comecei uma longa saga de ler livros clássicos.
Como futura professora de português e literatura, me sinto na obrigação de começar a ler clássicos brasileiros e internacionais para amadurecimento pessoal. Não vou deixar de ler meus queridinhos, até pq, a leitura deve ser algo agradável, mas vou me esforçar para ler os clássicos.
Iniciar com Iracema foi uma escolha meio ruim, apesar do livro ser bom. Preciso me acostumar com essa escrita mais estoica, e Iracema não foi fácil, mas considerando que a quatro anos atrás eu não teria entendido nada, hoje considero ser um grande avanço para meu amadurecimento literário.
O livro é bom, e ignorando a ideia de brasil e europa, a história de Iracema é triste porém linda.

Fey 01/01/2024

Iracema
A escrita da época misturada com palavras indígenas acaba fazendo com que seja uma leitura bem difícil de acompanhar, é um livro pra ser lido bem devagar se quiser entender.
Não vou elaborar sobre a história por ser um clássico bem antigo então a percepção de alguém que lê ele em 2022 é bem diferente da época que foi lançado. No geral uma história boa pra quem tiver paciência de ler .

ViviGreg. 01/01/2024

O Romantismo brasileiro é maravilhoso, eu amei ler esse livro e sentir toda essa admiração pela natureza, pela mulher e pelo BR, é tão gostoso. Eu confesso que, apesar de ser um clássico, não sabia desse final e me deixou bem triste. Entretanto, é um livro muito gostoso de ler, me senti dentro de um livro didático romantizado de história do BR (o que devia ser o objetivo).
Ramilson.Nasciment 01/01/2024minha estante
Livros br?

Ester479 01/01/2024minha estante
A escrita é difícil?

Jucileidy 01/01/2024minha estante
Siim! Iracema é um livro maravilhoso, tanto do meu ponto de vista como leitora, quanto do ponto de vista da crítica literária em si. José de Alencar é incrível ??

rafadakatniss 01/01/2024minha estante
Caramba, literatura brasileira é tudo mesmo, mas te admiro muito por ler José de Alencar... Tive que ler "O Guarani" para a escola e não consegui ler nem um terço!

ViviGreg. 01/01/2024minha estante
A escrita é um pouco pesada e densa, mas dá pra ler

Ester479 01/01/2024minha estante
Já leu Úrsula? Queria saber se é menos ou mais denso. Depois dos 30% estou achando bem fluído.

ViviGreg. 02/01/2024minha estante
Nunca li Úrsula, vou colocar na lista

Jucileidy 02/01/2024minha estante
Úrsula é muito bom, achei a leitura menos densa do que Iracema.

Ester479 02/01/2024minha estante
@Jucileidy, muito obrigada ?

Aiphos 31/12/2023

É um livro com linguagem complexa que necessita ser lido mais de uma vez. Confesso que achei a leitura maçante e só finalizei pois é leitura obrigatória da escola e é cobrado no enem. Além de que o fato de que na época que Alencar escreveu esse livro, ele fazia parte do Partido Conservador e, portanto, era a favor do escravismo.
Depois de eu tomar conhecimento disso, entendi o porquê havia algumas passagens sutis, mas racistas, contra a comunidade indígena.
Fora que o próprio romance de Iracema com Martin é algo sem nexo, pois, como o livro é uma prosa e utiliza de simbologias para contar a história, se Iracema é o Brasil e Martin os colonizadores de Portugal, tratar isso como romance demonstra que ele José de Alencar não era nada além de alguém com uma visão desumana de mundo.
A virgindade de Iracema é constantemente citada em várias e várias vezes pelo autor, mas na primeira oportunidade que Iracema conhece alguém que não é da sua tribo, ela o enfeitiça e faz com que ele tenha relações sexuais com ela. Não sei, não foi um romantismo que me fascinou muito. Pelo contrário, eu senti repúdio.

Sofia Dionísio 31/12/2023

"Importante para a literatura", mas asqueroso
Primeiramente, quero "desrecomendar" essa edição em específico. Ela não trás as notas do José de Alencar que são importantíssimas para a leitura, e eu só fui descobrir que li uma versão torpe, incompleta, quando na aula sobre o livro quase só discutiram as notas e eu que nem uma idiota "que notas?".

Bem, que livrinho merreca hem? Okay, eu vejo, eu realmente vejo uma competência literária, eu vejo como houve um labor sobre a arte da palavra, com uma pretensão específica e um sucesso claro na execução de tal pretensão. Mas... é só tão medíocre. Talvez o problema more na pretensão em si, talvez more nos objetivos torpes e na visão vil do autor sobre o objeto de sua paixão, os indígenas. Iracema é um nada, tanto obra como personagem. Me pergunto o quão tosco é essa comparação, mas não posso me conter: parece Avatar (o dos bichos azuis). Parece Pocahontas. É tudo a mesma coisa. O ponto de vista, a essência dessas três obras é tão similar que as três fedem à mesma merda. Na carta ao final, só posso sentir dó do autor, pois me compadeço de sua dedicação, compreendo o labor e o amor de se debruçar sobre uma obra, ainda mais uma que tenha exigido tanta pesquisa e dedicação. Mas ele me dá nojo. A forma como descreve os indígenas, os objetivos que ele pretende alcançar com a obra, a visão dele da língua dos indígenas, tudo, tudo. Me enche de nojo. Durante a leitura, eu mais de uma vez tive que fazer uma careta de náusea ou até simular uma ânsia, meu nojo por aquelas palavras sendo tão grande que eu precisava externalizar aquele sentimento, nem que em gestos para mim mesma.
Como Lucíola, essa é uma fantasia de poder para um tipo bem específico de homem que eu não sou e que eu desprezo. Não é à toa que (SPOILER) ambas morrem ao final, tendo completado sua jornada de engrandecer o protagonista e lhe darem um herdeiro. Talvez tenha uma autoconsciência aí. O quanto ela é miserável, o quanto o seu sacrifício não é exatamente nobre e belo, mas sim um tanto trágico e amargo, o quanto ela definha sozinha, por meses e meses, uma sombra do que já foi, o quanto Martim, representando o colonizador, só traz a ela, enquanto representante das américas "virgens" pré-coloniais, tristeza, doença e morte. Ainda assim, nem que lamentoso desse sacrifício, a intenção é criar um mito de origem épico, e as cartas de José de Alencar sobre a obra deixam claro que a autoconsciência da obra beira ao acidental.

C. Cruz 30/12/2023

Essa edição ajudou bastante na compreensão do texto
A obra é considerada como uma das mais importantes do romantismo brasileiro e retrata o período da colonização do Brasil pelos portugueses.
O enredo de Iracema se passa no século XVI, durante a chegada dos exploradores europeus ao território que viria a se tornar o estado do Ceará. O personagem principal é Martim Soares Moreno, um português que é capturado pelos índios tabajaras, liderados por seu chefe, Irapuã.

No decorrer da história, Martim conhece Iracema, a bela e misteriosa índia, que é filha de Irapuã. Uma relação de amor se desenvolve entre os dois personagens, simbolizando o encontro e a união entre o colonizador europeu e o nativo brasileiro.

Iracema é uma obra rica em simbolismos e elementos românticos. Esta edição da PandaBooks ajudou bastante na compreensão do texto já que, o romance apresenta uma linguagem poética e uma atmosfera idealizada, com descrições exuberantes da natureza e da cultura indígena. Alencar utiliza o toque poético em sua narrativa para representar a busca pela identidade nacional e a idealização da alma brasileira.

Além disso, o livro trata das tensões e conflitos entre a cultura indígena e a cultura européia, refletindo as contradições da colonização e as transformações que ocorreram na sociedade brasileira.

Iracema é um livro que retrata a história de amor entre uma índia e um colonizador português, ao mesmo tempo em que trata de temas como a colonização, a cultura indígena e as tensões culturais que envolvem o Brasil do século XVI. É uma leitura essencial para entender o romantismo brasileiro e a formação da literatura nacional.

Camifavsss 30/12/2023

Depressão
Esse foi o livro mais triste que eu já li
Sério, foi muito bom mas eu fiquei com uma sensação ruim demais nesse final
Ela morreu triste... leria de novo mas preparada pra chorar