Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Melissa635 14/04/2024

Resenha - Iracema
Confesso que nunca tive nenhuma vontade de ler esse clássico, mas tive que ler por causa da escola, e tenho que admitir que superou minhas expectativas, achei que ia ser horrível, mas não foi nem perto disso, é um livro muito bem desenvolvido, apesar de ter uma linguagem mais complicada e ser bem difícil de entender.

alwaysbookstan 13/04/2024minha estante
Estou lendo esse livro por causa dos estudos também KKKKKK

Juh 09/04/2024

Cânone da literatura nacional...

O que não se relaciona diretamente à qualidade do texto, que se estrutura como uma escrita simples e previsível, mas, olhando o contexto de publicação, há inovação em dois sentidos: na temática indígena e no formato romance. Tirando esses dois aspectos, a história é morna, um Romeu e Julieta brasileiro chato.

Waleska5 07/04/2024

A história de uma Índia
Martim um homem português responsável por defender o povo brasileiro perde-se em meio ao mato e, encontra Iracema que o acera com uma flecha para se defender do invasor.
Iracema leva Martim para sua tribo para cura-lo e acaba se apaixonando por ele.
Porém Irapuã índio da tribo que é apaixonado por Iracema não concorda com a vinda do português.
Ocorrem guerras entre tribos e a virgindade de Iracema é posta em prova.
Refugiados à uma ilha Martim e Iracema acabam gerando um filho. Iracema tem seu filho sozinha pois Martim precisou partir, após o retorno de Martim se dá o desfecho da história.

eve 06/04/2024

Iracema, obra clássica da literatura escrita por José de Alencar traz uma história de amor cativante entre Martin e a jovem índia da tribo Tabajara além retratar a relação entre os povos indígenas e os colonizadores europeus.
Alencar, considerado o principal romancista brasileiro, traz uma linguagem poética e arcaica o que faz com que a leitura seja complexa e desafiadora. Apesar dessa dificuldade, a obra é rica e envolvente.

sarah 05/04/2024

Iracema e Cinco Minutos: dois ótimos livros
Iracema
Clássico obrigatório, mas que estou lendo só agora e não pensava que iria gostar tanto. Muitas pessoas falam que a linguagem desse texto é difícil por isso a leitura não rende, mas sinceramente, eu pensava que seria mais complicada, mas acabou não sendo. Já a história é um ponto a parte, José de Alencar faz uma analogia a colonização do Brasil e a forma brutal que isso aconteceu. Iracema retratando os indígenas que aqui estavam, chega o homem branco (Martin) e acaba com a vida dela e aí nasce o filho do sofrimento (Moacir, o brasileiro) isso é tão poético, mas ao mesmo tempo tão revoltante, mas sabemos que não teria como ter outro final.

Cinco minutos
Que grata surpresa, não fazia ideia da existência desse conto de José de Alencar mas adorei lê-lo. Um romance tão divertido e acalentador. Os dois personagens principais são muito cativantes e bem escritos que faz a gente torcer para eles a todo mundo mesmo nessas circunstâncias absurdas.

Ps: Essa edição da Martin Claret é absurda de linda e muito bem feita, apresenta para a gente primeiramente todo o contexto histórico para a gente se situar. Acredito que a leitura fica muito mais clara o entendimento por esse motivo.

Caroline1356 02/04/2024

Resenha IRACEMA
O livro é o que a professora de português indicou para fazermos um filme dele, li e adorei, primeiro desses antigos que eu gostei de ler e li rapidinho em torno de 2 dias, livro explendido!

Felipe1503 01/04/2024

Um dos clássicos
Um dos grandes clássicos de José de Alencar. Se você quer conhecer a obra desse grande autor tem que visitar pelo menos um livro indianista dele.

Carolina2335 01/04/2024

Por ser uma leitura clássica é muito diferente dos livros que eu costumo ler, mas não foi a pior experiência de leitura, é uma escrita muito diferente por isso tem que ler com bastante atenção, só que eu nunca imaginei que o final do livro era triste.

Amante de livros 31/03/2024

Iracema.

Que triste historia.

Primeira vez que li esse livro, mesmo a escola nos obrigando a ler, nunca sentir vontade.

Juliaa13 30/03/2024

Não gostei muito do livro, achei meio paia como a Iracema é tratada. Mas, de modo geral, é uma obra bem feita, pq é de acordo com a cultura dos indígenas.
Olhando por esse âmbito, não há oq reclamar.

Sra. Star Wars 25/03/2024

Desafio concluído com sucesso
De forma geral, Iracema é uma história interessante. Contém algumas 'decisões' que não muito bem vistas hoje, mas que podem ser relevadas por conta da época do lançamento (pelo menos do que entendi).

Porém, o maior problema do livro foi a escrita... de início lia tudo 5 a 6 vezes, depois foram 2 a 3 no máximo e deixei pra lá o que consegui entender, beleza, o que não tchau, porque acabaria abandonando o livro se não fosse isso.

Acredito que isso aconteceu porque não estou habituada com esse estilo de leitura, ou porque ela é realmente difícil.

Por isso é um clássico que recomendo somente se você quiser um desafio para aprimorar sua leitura ou se já estiver acostumado com esse tipo de escrita.

Ludmila Santos 25/03/2024

O livro em si apresenta uma boa história e uma ótima evolução ao decorrer das páginas. O contexto histórico torna esse livro ainda mais interessante,a única dificuldade que tive foi a linguagem apresentada no livro.