Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Gerson42 20/06/2023

O livro é uma caixinha de surpresa...em alguns momento você fica curioso depois apaixonado e triste com a história.
Um misto de emoções!
Fran 21/06/2023minha estante
É tão bom quando a história nos deixa curiosos ? A gente chega a ler bem rápido rs

Manuela222 19/06/2023

Criei coragem e li esse livro, com ctz não é meu gênero literário e está bem longe de ser.
um livro pessimo, sem emoção, uma virgem que encontra um ?inimigo? e acaba engravidando pq ele foi dopado, me poupe.
eu ODEIO josé de alencar, disso eu n tenho dúvida, que homem sem criatividade, falta de originalidade, me poupe homem.
não recomendo esse livro nao. um beijo amores??

Lívia 18/06/2023

Me esforcei muito pra ler, a linguagem é dificil, historia enraizada no ideal da colocanização. Sei la.

Astérix 18/06/2023

É um bom livro apesar de ser bem machista por sempre abordar a virgindade de Iracema como uma de suas únicas qualidades que tornam ela uma boa mulher
Ronildo Abijaude 20/07/2023minha estante
Entendo que a virgindade de Iracema é mais uma obrigação, por que ela tem um papel especial na tribo

Aumont 18/06/2023

Desconfortável e coerente
Foi uma leitura desconfortável, apesar de eu acreditar que não foi escrito na intenção de causar desconforto, mas sim de romantizar o Brasil e os indígenas, tendo em mente qual escola literária pertenceu. Ainda assim, podemos relacionar o tempo histórico com a escrita, não é o livro mais fluido de todos os tempos ou mais cheio de conteúdo revolucionário, mas faz parte da nossa história de literatura nacional. Eu particularmente adorei a construção e o desenvolver dos capítulos, apesar de não ter gostado da história por se dizer, não é algo que eu releria e me apaixonaria.

Mesmo que não seja de meu agrado, tenho que reconhecer que meu gosto pessoal não define o quão bom é um livro de fato, por isso vou dar quatro estrelas. Se tivesse como, daria 3,5/5.

Medeiros31 17/06/2023

Eu odeio o José de Alencar, n entendo nada do q ele escreve. Tenho vontade de ler Til, e se algum um dia eu ler e for ruim igual Iracema, n chego perto de mais nenhum livro desse homem
Aumont 18/06/2023minha estante
Pois como você vai avaliar algo que nem sequer entendeu quando leu?/ comentário genuíno

kkkkkkkkkk

Mas amg, quando for leitura assim, a gente tem que ter outro tipo de dinâmica e se possível pesquisar palavras, reler várias vezes a mesma frase, recontextualizar com a página anterior e tal, pra muita gente não vai ser uma leitura fluida, é comum. Tenta dar uma outra chance pro livro!

ana júlia 15/06/2023

Iracema
?Iracema?, ícone do indianismo romântico e que conta a história de uma índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, o velho pajé.
A obra de autoria de José de Alencar, narra o romance entre a índia Iracema, representante dos tabajaras, povo nativo, e o capitão português Martim.
A narrativa começa quando Martim se perde na mata, onde hoje, seria o Ceará. Iracema, personagem principal e a que dá nome à obra, assusta-se com a chegada do estranho em seu habitat e dispara uma flecha contra o mesmo. Ao ver que Martim não reagiu à agressão, a protagonista entende que feriu um inocente.
Sentindo-se arrependida e em busca de um tratado de paz, Iracema leva o estrangeiro para sua aldeia contando que seu pai lhe ajudaria à curá-lo. Chegando lá, a presença de Martim não agradou a todos, o primeiro a se sentir desconfortável foi o guerreiro tabajara, prometido à se casar com Iracema.
Durante a estadia de Martim na aldeia, Iracema e o mesmo se aproximaram muito, e eclode entre os dois uma grande atração.
Como consequência do envolvimento amoroso entre os dois, batalhas e mais batalhas ocorreram entre as tribos tabajaras e dos pitiguaras (aliados de Martim).
A índia quebra votos, o que significa a sua condenação de morte.
Martim também é perseguido pelo guerreiro tabajara e seus homens, que procuram vingança, e sua aliança com os pitiguaras piora a situação.
Apaixonados, Iracema e Martim decidem deixar a aldeia tabajara.
Quando os tabajaras percebem a fuga do casal, o guerreiro e o irmão de Iracema decidem liderar a busca.
Porém, acabaram encontrando a tribo pitiguara e uma sangrenta batalha à acompanha. A tribo tabajara perde a batalha após ferir Martim e Iracema sair em sua defesa, os ferindo gravemente.
O casal então, refugia-se em uma praia, onde Martim e Iracema constroem uma cabana. Iracema, passa muito tempo sozinha, enquanto Martim fiscalizava a costa de toda a praia. Isso faz com que Iracema pense que sua morte, para ele, seria uma libertação.
Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas o estrangeiro precisou defender a tribo pitiguara, que estava sob ataque. O que acaba resultando em Iracema dar à luz sozinha.
Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe seu filho e partir.
Martim, ainda desacreditado e inconsolável, decide enterrar sua amada embaixo de um coqueiro.

Giovana 12/06/2023

?Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros.?

aninha 11/06/2023

É um bom livro, apenas um pouco cansativo. O meu primeiro contato com a 1° geração do romantismo brasileiro e devo dizer que esperava bem mais, apesar de ser um livro essencial para a construção da identidade brasileira na literatura, a forma como certas coisas foram retratadas ao meu ver não ficou de bom tom, porém vai da interpretação de cada leitor e também o contexto histórico. Apesar do livro se passar em um cenário e contexto indígena eu achei que a linguagem ficou um tanto rebuscada demais com muitas "gírias" e vocábulo difícil, oque torna a leitura menos fluída.

sophia.lenzi 11/06/2023

Clássico
é muito difícil dar uma nota e escrever uma resenha para um clássico. é claro que a representação dos indígenas no romance é racista, mas serve exatamente o papel que o autor desejava, de coloca-los em uma posição de submissão voluntária. a obra em si não é muito legal, mas o papel que ela cumpre na formação da identidade brasileira é genial. tive que ler para a escola e por isso sei dessas interpretações kkkkkkkk

Luisa 11/06/2023

Leitura obrigatória que me cativou
Eu não tinha altas expectativas acerca dessa obra, uma vez que este foi o meu primeiro contato com o romantismo e o indianismo, entretanto, fui impressionada. impressionei-me com a sutileza e a graciosidade da escrita de Alencar. Contudo, eu não esperava o final trágico que teve. um bom livro; apenas um pouco cansativo. Recomendo.

Nelize_ 10/06/2023

Um livro que também tive que ler por conta da escola, e me impressionou. A representatividade com a cultura indígena é muito adorável, e também achei interessante a demostração de como era a parte de relacionamento entre os colonizadores portugueses e os povos indígenas

Julia 09/06/2023

Esperava menos?
Meu 1° livro de romantismo e eu surpreendentemente gostei!! A leitura às vezes ficava meio confusa por causa da linguagem, mas eu só ignorava e continuavakkkkkkkkkk ?? é uma história muito boa, contanto que você leia com a mentalidade da época em que ele tá inserido/sua escola literária!!
+ tem o prólogo mais legal que eu já li na minha vida

Lorrana Feitosa 06/06/2023

Edição maravilhosa
A leitura de Iracema não é fácil. Mesmo eu sendo cearense e tendo certa familiaridade com as expressões e ambientação do romance, ainda assim é uma leitura densa, arrastada, leva um tempo para engatar e fluir bem. Mas a escrita também é extremamente poética! Entretanto o destaque que eu gostaria de dar neste comentário é: QUE EDIÇÃO MARAVILHOSA! Minha leitura só foi possível e até divertida por causa dessa edição da Panda Books com textos informativos de Fátima Mesquita! Virei fã da Fátima! Senti que ela me pegava pela mão e me guiava pela história, não me deixando desistir, explicando e "traduzindo" palavras e até trechos inteiros! Fiquei com vontade de ler todos os livros dessa coleção de clássicos com os textos da Fátima auxiliando. Deixo aqui registrada essa nova meta de leitora. Além disso o livro tem ilustrações belíssimas de vários artistas. Confiem em mim, leiam esta edição! Fátima Mesquita, muito obrigada!

Caroline.Evellyn 05/06/2023

IRACEMA
UM LIVRO POÉTICO, COM PALAVRAS DIFERENTES, ONDE RETRATA FICCIONALMENTE A CRIAÇÃO DO CEARÁ ATRAVÉS DO AMOR DE UMA ÍNDIA E UM PORTUGUÊS