Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Marrie 04/06/2023

Iracema
Leitura obrigatória do colégio, difícil de ler e com muitas palavras que não são mais utilizadas atualmente

Manuela222 04/06/2023

O top
História boa, mas não gostei da forma de escrita. Me perdia muito na história e coisas q eu nao entendi

ThaynA214 04/06/2023

Mais uma história.
Li na época de escola e sinceramente eu não passaria esse livro em uma escola para quem tem 13 anos que foi quando li.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Fui obrigada a ler por causa da escola, mas enfim gostar eu não gostei mais tive que ler, chato de um jeito que nem sei dizer

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

sarah 30/05/2023

Iracema
Não gostei do livro, confuso, chato, li por vestibular, enfim não sei o que comentar mais, enaltece ainda o homem branco mas não dava pra esperar muito de qualquer jeito

Anonima_Sorry 28/05/2023

Lábios de mel
Gostei do final, achei que talvez o Martim iria embora e ficaria pensando na Iracema mas não esperava o final que teve.

RafaelMaiaNogueira 28/05/2023

Difícil de ler
Uma lente crítica torna a leitura torturante... de todo modo, é sempre bom colocar os clássicos brasileiros na lista de leituras.

Sille 27/05/2023

O aspecto mais interesante da obra é ser uma lenda, e é ao ver faz com q o livro se mantenha como uma leitura interessante nos dias de hoje. Tem momentos lindos, e um final muito trágico, mas vou pontuar coisas q ñ dá pra cobrar de uma obra de 1865, primeiramente a idealização da Iracema, a virgem do lábios de mel e chamada umas trezentas vezes de virgem, o meu incomondo diria até curiosidade é q se for atento ela não é tanto essa mulher santa dos ideais românticas, tipo a gata LITERALMENTE drogou o Martim na primeira oportunidade e transou com ele (ñ vou nem entrar no questionamento se é estupro ou ñ), e além disso essa ideia de q catequização foi algo bom, ah enfim o livro é século XIX.
Li o livro em uma tarde, e foi muito bom, pois gosto muito de lendas e a linguagem apesar de meio complicada deixa a escrita e leitura do livro linda .
Obs: Iracema é anamagrama de America, achei o José de Alencar muito esperto nisso.

Sunny 26/05/2023

A morte para a vida?
Iracema é um clássico romance indianista brasileiro, escrito por José de Alencar. Retrata sobre a perfeita indígena, Iracema, juntamente ao seu amado, Martim. A origem do povo brasileiro.

MINHA OPINIÃO: CONTÉM SPOILER

Sinceramente não gostei muito, livro difícil de ler e a estória no me cativa.
A Iracema é representada de uma forma tão perfeita, mas é imperfeita mesmo assim.
O Martim fiquei até sem saber no final se ele queria Iracema ou a mulher branca que estava esperando por ele em Portugal.
Outros personagens mostrados foram o Caubi, Poti, Araquém, Irapuã, entre outros.
A guerrilha entre a tribo de Iracema (tabajara) e do Poti (potiguara) era meio estranho.
O Irapuã foi extremamente sem sentido.

A guerra foi corrida, não vi nada de interessante.

ALÉM: CONTÉM SPOILER

O momento de morte da protagonista é algo que me causou reflexões, ela morreu para que seu filho, Moacir, pudesse viver. Se sacrificou várias vezes, indo atrás de alimentos apenas para nutri-lo e acabou ficando sem.
Isso me retrata sobre a história brasileira, em meio a tantos conflitos e violações, surge o povo do Brasil. Fruto de uma violação contra corpos indígenas.

Enfim, não gostei do livro, mas não me arrependo de ter lido

Anny50 24/05/2023

Iracema/America: o mito de formação do Ceara
Com certeza vou precisar reler em 10 anos. Queria ter gostado mais do livro, principalmente porque o nome da minha mãe é Iracema, mas meu deus do céu, como José de Alencar é chato, cada página era um suplício e o livro nem é grande, pelo menos o final foi bonito. Já tinha lido José de Alencar antes, em "o Guarani" que é chatíssimo também. Acho que o único jeito de gostar da história é pesquisando análises da obra, saber que a intenção do autor foi criar um mito de formação do Ceara e criar heróis brasileiros, que Iracema é um anagrama de America, que era para ter sido uma poesia épica, mas foi transformada em prosa, o que não tornou o texto mais fácil, normalmente não sou de reclamar de exagero de erudição, até chego a gostar na maioria das vezes, só que aqui simplesmente não deu, totalmente desnecessário. Enfim, é isso, agora pelo menos posso dizer que li e desgosto com propriedade.

skuser02844 21/05/2023

A história se passa no contexto da colonização do Brasil e narra o amor proibido entre o guerreiro indígena Martim e a princesa tabajara Iracema. O livro aborda temas como a relação entre os colonizadores europeus e os povos nativos, a identidade cultural e a formação do povo brasileiro. Com sua prosa poética e rica em simbolismos, "Iracema" retrata a beleza da terra brasileira e o conflito entre diferentes culturas.

Marianna174 18/05/2023

Gostei do livro, principalmente por ser cearense e morar nas regiões citadas no livro, já me banhei muito no ria Acaraú!
A Iracema é muito emocionada/iludida, do nada se apaixona pelo Martins, mas enfim né.
A história é legal, se desenvolve bem, mas não gostei muito do final, se bem que pra coitada ficar vivendo lá naquela cabana sozinha não dar né.
A linguagem é um pouco difícil, pois foi escrito no século 19, é um clássico! Não é um dos meus gêneros preferidos, mas eu li por vontade própria, enfim, um bom livro.

Evelliny Glauce 16/05/2023

Ai gente... eu achei tão bobo, tão sem graça...
Assim que anunciei que leria esse livro (para a escola a propósito), meu pai me disse que era ruim, mas eu pensei "poxa o livro é considerado un clássico da literatura brasileira, n deve ser tão ruim assim". Era ruim mesmo.
Enfim, não consegui me conectar com nenhum dos personagens e senti empatia pela protagonista (Iracema) apenas nas 10 últimas páginas do livro. A repetição infindável do vocativo "a virgem" me irrita quase tanto quanto o fato de todo mundo (menos o Irapuã) parecer amar o Martin (que é um grandessíssimo sem sal), sem nenhum motivo muito sólido ou claro. Felizmente o livro é curto e (ao menos no epub que li) não achei a linguagem de tão difícil compreensão quanto dizem.
Alencar prometeu muito e entregou ainda menos do que o esperado.
Moral da história: Não mude sua vida por conta de macho
Louise155 23/05/2023minha estante
Kkkk concordo com cada palavra ?

bianca.pizoni 16/05/2023

Nota 6/10
Li "Iracema" para a aula de Filosofia em 2018, já tive interesse inicial pelo título por tratar de ser anagrama da palavra América, mas tive dificuldade na leitura devido a escrita mais complexa e difícil.
Normalmente livros clássicos não despertam muito meu interesse, é um gosto particular, certo? Porém é um livro bom para quem gosta de clássicos do romantismo e apesar de ter tido dificuldade com a escrita, acho bacana para praticar e aumentar o vocabulário.