Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1339 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


insta: @carol_books.carol_books 02/11/2023

Cara sendo bem, sincera quem gostou disso aqui tem problema, mais tem real que fazer uma boa de uma terapia, não nem terapia resolve isso, que livro doentio, se eu pudesse matava o martim, pq caramba engravidar alguém é fácil, agora na hora do nascimento largar a mulher, e levar o filho em bora, vai se ferrar, seu babaca, maluco, narcisista, xenofobico.
JP_Felix 18/12/2023minha estante
Longe de mim querer defendee o livro, ate pq achei extremamente maçante, mas ele n deixou a mulher grávida p ir p guerra? N acho q seja xenofóbico, acho q o livro quis justamente ressaltar a cultura indígena e tals, mostrando um romance "simbólico" e esses bagulhos. O problema é só q a história é fraca e a narrativa é vazia de conteúdo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sofia.Guterres 29/10/2023

Iracema
Gostei do livro, por ter representado de maneira clara um romance entre uma indígena e um colonizador, porém a escrita dificultou meu entendimento desta obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabella1495 28/10/2023

Então...
Esse livro não gostei, ainda mais por conta da leitura que é muito difícil, as palavras são muito complicadas, mas tive que ler por conta da escola...
comentários(0)comente



Adson 28/10/2023

Poderia ser uma experiência melhor
A obra é ambientada no contexto romântico e tem traços lógicos de referêcia indianista. Os personagens são bem descritos e a relação que existe entre eles são bem desenvolvidas. Quando mencionei no título da resenha que poderia ser uma experiência melhor, se trata de mim, pois José de Alencar é um ótimo escritor, e por mais que eu considere que ele tenha exagerado nos termos indígenas, a história é interessante e toda a dinâmica intra-tribo e inter-tribos é bem estabelecida. Assim como, as nuances românticas entre os protagonistas que estão envoltos no contexto de colonização e choque de culturas.
comentários(0)comente



pablalves 26/10/2023

Possui uma linguagem muito distante da nossa, mas é uma escrita muito bonita. Existe certa romantização em cima do processo de colonização e acho essa característica desagradável, mas compreensível, porque o hábito de questionar as ações dos colonizadores não parte da época do autor, mas desta.
comentários(0)comente



Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Achei uma leitura bem difícil, complicada, mas com um dos finais mais tristes que já li. Achei bem mais ou menos, mas enriquecedor para nós.
comentários(0)comente



Ray 21/10/2023

Rompeu meu preconceito
Um livro que eu comecei a ler com a certeza que eu ia odiar, e terminei adorando. Me poquei de rir com as resenhas negativas, e comecei a ler sem a menor expectativa mas paguei a língua.

Achei que era um daqueles livros difíceis só porque sim, por capricho do escritor, mas quando saquei a proposta comecei a me envolver na história e gostei demais.

Só acho que foi possível eu gostar da história, porque já tinha lido outras histórias com essa mesma pegada "mitológica", nem sei se essa é a palavra certa, mas sabe esse sentimento da poesia, esse modo bonito de descrever as coisas? Que faz tudo parecer uma lenda antiga de terras distantes? Tipo o Silmarillion do Tolkien, foi um sentimento muito parecido que tive quando li trechos como:

"Os guerreiros pitiguaras, que pareciam por aquelas paragens, chamavam a essa lagoa da beleza, porque nela se banhava Iracema, a mais bela filha da raça de Tupã."

Sabe, histórias que dão origem a outras histórias, que mais pra frente são esquecidas e depois relembradas justamente em histórias assim quase parecidas com um conto de fadas, cheias de sofrimento, dor e beleza, o puro suco do romantismo de retratar o mundo. Não é meu estilo preferido, mas essa história em específico me causou um impacto muito positivo, e o nome de José de Alencar daqui pra frente vai soar muito melhor nos meus ouvidos! Simpatizei demais com ele num livro de menos de cem páginas, e o romantismo perdeu a cara feia que tinha pra mim até então.

Aaaaah e Martim não era tão ruim quanto pensei que fosse ser kkkkkkk
comentários(0)comente



thalitaab 18/10/2023

Branco sendo branco
Que horror o jeito estereotipado que descrevem os indígenas e a submissão que a Iracema possui nele e de invalidar sua própria cultura. por que livros "clássicos" são assim?
comentários(0)comente



Erika655 17/10/2023

Um clássico
Um clássico que reli depois de alguns anos, pois da primeira vez estava no ensino médio e não entendia nada (hoje também não entendo rsrs).
É um livro que me causa certa estranheza, pois ao mesmo tempo que busca contar a história do primeiro brasileiro original, também romantiza depois a história verdadeira do nosso país.
Vale a pena a leitura principalmente para trabalhar a forma que pensamos e reflexir em como nossa história é contada.
comentários(0)comente



Cristiane 17/10/2023

Bom
Um clássico que vale a pena ser lido, sem dúvidas. Porém, não é nada de extraordinário, apesar da complexidade presente na escrita.
Em muitos momentos me irritei com a maioria dos personagens, mas nada que me fizesse abandonar a leitura.
De um modo geral é uma leitura agradável, e que flui rapidamente... bem mais do que eu imaginava no início da leitura.
Porém, devo ressaltar que não chega nem aos pés da obra "Senhora", do mesmo autor.
comentários(0)comente



nina 11/10/2023

Um mito de origem americano
Li pra faculdade e assim, como literatura de diversão e tal eu não gostei, mas eu não sou muito fã da literatura brasileira de 1800 e 1900 como leitura pessoal.
de qualquer forma, estudar iracema foi ótimo. o josé de alencar é um autor fantástico de estudar porque ele sabia bem o que tava fazendo.
iracema não é uma história de amor de 2 dimensões igual todo mundo acha. é um mito de origem do ceará, do brasil, da américa latina e de todos os países colonizados por europeus. esse livro tem tantas camadas e foi construído por metonímias muito inteligentes.
comentários(0)comente



xrayana 09/10/2023

Já havia tentado ler Iracema algumas vezes, e sempre sofri um baque gigante por não estar acostumada com a escrita do autor. Desta vez resolvi insistir um pouco mais, não só por valer nota, mas também porque acho importantíssimo ter conhecimento sobre uma obra tão essencial para o país, e no final acabei gostando!

Recomendo a leitura, mas apenas se você tiver tempo e um dicionário!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1339 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR