Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Mile46 01/10/2023

Curta e rápido de ler
Iracema, assim como em outros romances de Alencar, é uma indígena forte, que se apaixona pelo homem branco e precisa defendê-lo, a leitura é super rápido, poética.

Rafaela1550 01/10/2023

Livro poético e descritivo da natureza brasileira (especificamente do Ceará), nos retratando muito bem a submissão do indígena ao português. Porém deve se ter em mente que a escrita do José de Alencar é bem rebuscada e idealizada.

Maria9002 29/09/2023

Literaturas ??
Livro legal
Li por q tinha vontade, mas sei q em algum momento eu vou ser obrigada a lê-lo novamente (Vestibulares??)
Eu não sei muito bem sobre o período histórico q foi escrito esse livro (acho q foi o romancismo), mas lembro q era um tipo de propaganda nacionalista do governo brasileiro da época?acho q era isso mesmo.
É bem legal, é interessante por conta do vocabulário português antigo e indígena misturados, e muito emocionante!
Tinha partes da história q eu realmente me senti tocada pelo sofrimento de Iracema. E eu não sabia q seria aquele personagem q iria de arrasta, pensava q seria de outro.
Leiam o livro, é bem bom para aprender um pouco sobre a construção da cultura e da literatura brasileira .

meschiffler 10/10/2023minha estante
ufa, nem vou ler

Matheus Finamor 25/09/2023

Iracema, a história da lenda do Ceará escrita por Alencar
O romance indianista de José de Alencar mistura a natureza com os sentimentos dos personagens, sempre utilizando da natureza como método de comparação, afinal na época em que foi escrito estavam buscando a criação de uma identidade nacional, então a valorização do indígena e da natureza vieram a calhar. Alencar detalha tudo com sutileza e beleza, fazendo o relacionamento de Iracema e Martim ser bem explorado ao mesmo tempo que as tribos, de Iracema e a que o Martim era, de certa forma, próximo, se enfrentam. O final me surpreendeu, mesmo sendo um clássico, eu não sabia o final do livro, fazendo a história fictícia da criação do Ceará ser bem explorada, bem escrita e com um ótimo final.

Camila de Almeida 22/09/2023

Sinopse da editora:
"Uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira, Iracema, de José de Alencar, apresenta o romance do herói branco com a linda virgem dos lábios de mel. A bela índia Iracema detém o segredo da Jurema, que lhe cobra virgindade. O valente guerreiro português Martim tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra invasões estrangeiras. Desse amor proibido nasce o primeiro mestiço, símbolo do povo brasileiro.
Obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista de José de Alencar, Iracema é uma aventura épica recheada de lirismo poético.
Esta edição traz o prefácio de Diana Navas, pesquisadora e autora com diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas."

Incrível como a pureza da língua indígena tornou a obra de J. Alencar melodicamente poética. Um clássico da nossa literatura.

Dani 22/09/2023

Desafiador mas não muito envolvente
Confesso que de início foi uma leitura desafiadora. Um tanto por conta do estilo de escrita e um tanto pelo vocabulário. Mas passado alguns parágrafos e capítulos, eu me dei conta de que era mais uma questão de hábito, então passei a apreciar mais o jeito do autor escrever.

Não acho que a história me envolveu tanto assim, apesar da minha surpresa em ver conflitos e combates. Senti uma certa monotonia em certos pontos e em certas ocasiões eu me dispersava. Voltava eu relendo as linhas "lidas". Isso com certeza contribuiu pra que eu levasse mais tempo nesta leitura do que o necessário.

Acho que no final, a experiência em si compensa. Como eu disso no início, foi uma leitura desafiadora. E desafios podem ser instigantes e compensadores.

Tay.Luz 21/09/2023

Mais um clássico brasileiro
Vejam bem, aqui vai uma opinião de alguém que deseja ler os clássicos da literatura e tem pouco conhecimento da literatura em si (apenas o básico do ensino médio). Pelo que me lembro esse livro faz parte do período do romantismo e visava dar um caráter mais nacional a literatura, com o índio como grande herói e símbolo do país. Então José tem uma grande ideia porque não criar uma mocinha indígena de romance? Com características quase angelicais e perfeita em aparência ?
Pois bem ele usa essa personagem para ilustrar o nascimento do Ceará ( quando na verdade ele narra a colonização e ?domesticação? dos povos indígenas pelo homem branco). No meu exemplar do livro vem uma carta do próprio autor explicando o processo de produção da obra, me chamou atenção o seguinte trecho: ? Sem dúvida que o poeta brasileiro tem de traduzir em sua língua as ideias, embora rudes e grosseiras, dos índios; mas nessa tradução está a grande dificuldade; é preciso que a língua civilizada se molde quanto possa á singeleza primitiva da língua bárbara; e não represente as imagens e pensamentos indígenas senão por termos e frases que ao leitor pareçam naturais na boca do selvagem??
Aqui fica claro, pra mim que o autor pouco se importava com a cultura indígena, mas o que era realmente relevante era criar uma nova personalidade ?branca? mas com a skin indígena para os personagens do seu livro.
A leitura foi muito lenta, engatando em algumas partes da história, muito pela linguagem da época e em parte porque os termos indígenas não eram explicado na própria leitura mas nas notas de rodapé, seria interessante se o autor tivesse colocado Martim assim como nós no papel de aprendiz da cultura e da etimologia das palavras indígenas, facilitaria o entendimento e a leitura seria mais progressiva sem tantas consultas. Pra quem busca compreender a literatura brasileira o livro é um ótimo exercício.

jurdangf 20/09/2023

Vish
Homem branco estragando a vida de pessoas, cade a novidade ai.
estudei mt sobre esses contos de usar os índios e os brancos como herois bla bla bla

Marii 20/09/2023

Nunca mais me submeto a José de Alencar
Li por causa da escola e odiei a história e a escrita, simplismente ridículo não me importa se clássico se o cara que escreveu era bom eu quero mais que ele se exploda
Boa noite

Tabatha 17/09/2023

Outro livro lido por causa da escola mas desse daí eu não gostei. Não entendi a maioria das coisas que li e além que o livro tem uma visão bem eurocentrista.

Matsui16 17/09/2023

A filha de Araquém
Com certeza com está obra José de Alencar vira meu escritor brasileiro favorito, sempre tive interesse de ler uma obra do período do romantismo e acertei em cheio!
A história tem uma fluidez ótima e os personagens são melhores ainda , a narrariva do romance de Iracema com Martim vai conquistando com o decorrer da história, nas não so eles roubam a cena como outros personagens da história também, o final do livro me pegou de jeito nao esperava que a reviravolta iria acabar assim, graças a Iracema quero ler bastantes obras não só de José de Alencar como também de outros autores BR.

aureamariasf 16/09/2023

Quase que doloroso de se ler?
Só li porque minha professora de literatura recomendou para que ajudasse no entendimento do movimento literário da época (primeira fase do romantismo """"brasileiro"""" - indianismo), e sinceramente, que autor 🤬 #$%!& kkkkkkkkk me fez questionar se tudo o que eu aprendi a vida inteira sobre a relação dos colonizadores portugueses e os nativos daqui (principalmente as mulheres) esteve errada esse tempo inteiro.

o cara escreveu a nossa história de maneira totalmente contrária, colocando os nativos como os vilões, descrevendo-os como "selvagens" (sim, ele mesmo usa essa palavra) e os colonizadores como os "civilizados", os salvadores desta terra... plmds, intankável.

uma lista humilde de absurdos que me fizeram odiar esse livro:
1- eurocentrismo ESCANCARADO e ainda dizem que essa obra é um símbolo de literatura NACIONAL (??);
2- identidade "nacional" super estereotipada, sexualizando a mulher indígena do começo ao fim (sem meme, o protagonista vê a mulher morta e ainda assim pensa "tá morta, mas continua lindaaa");
3- o maior absurdo de todos: tratar a imagem dos portugueses como os inocentes;
4- a mulher (iracema) ser a vilã. sim. a nativa é a vilã da história... só pode ser sacanagem cm a minha cara;
5- "romance" (nojo) super meloso, característico do movimento literário;

uma bomba, se for possível não lerei mais nada desse cara :)