Iracema José de Alencar

Resenhas - Iracema

Raylton 03/08/2015

Razoável
*IRACEMA
No início uma boa história. Mas no decorrer fiquei perdidos com tantos personagens e reviravoltas o que me deu uma sensação de apatia.

*CINCO MINUTOS
Uma ótima história. Diversos momentos muito emocionantes, que me fizeram refletir bastante. E com um final impressionante.

Ruan Wendell 22/08/2015

Um livro belo e detalhado, que mostra a cultura dos indígenas. Confira resenha completa em meu blog : Literamundos

site: www.literamundos.wordpress.com/

Nathalia.Lopes 06/09/2015

Amei!!!
Excelente!!! Um dos melhores da literatura nacional!!!

HortAncia.Cavalcante 21/09/2015

"O livro é cearense. Foi imaginado aí, na limpidez desse céu de cristalino azul"
Uma imaginação que de tão bela parece memória, e provavelmente não deixa de ser. Lindo desde o prólogo. É um romance sim, uma história de amor entre um homem branco vindo de outras paragens e uma índia conhecedora de cada detalhe de sua terra, mas não é só isso. É principalmente um aproximar e apresentar o que, em algum momento, foi nosso primeiro Brasil e nossa ancestralidade. José de Alencar escreve e descreve de uma maneira tão poética, bonita que tenho a sensação de estar deitada numa rede aconchegante, sob a sombra de uma árvore imponente ouvindo uma tia ou uma avó contar com amor, as lembranças de uma vida. Além da delicadeza com que nos insere na obra, há nas páginas de Iracema também força, batalhas, lutas, crenças, culturas, relações e perguntas.

Paulo.Brito 14/10/2015

Iracema injustiçada
É mais um dos famosos “li por que fui obrigada”, o livro é massacrado no Skoob e nas escolas pelo Brasil afora. Quero defender a obra máxima do Sr. Alencar, mas admito: Iracema é um livro que envelheceu mal e não dialoga com o brasileiro atual. Dito isso, devemos ler esse livro levando em consideração o contexto histórico: Alencar queria criar uma literatura brasileira, que em outros países buscava no passado a inspiração para sua literatura. E sucedeu em fazê-lo quando busca o passado do Brasil. Mas que passado teríamos, sendo que o país não tinha ainda uma identidade nacional? É daí que os habitantes originais dessa terra foram parar no livro. Deixe de ser fresco(a): leia se quiser, você acaba buscando na internet um resumo de qualquer maneira, entrega e ainda tira um 10. Agora, se você decidir ler, tenho certeza que a obra tem um potencial para despertar uma curiosidade científica: Iracema é história, é linguagem, é cultura... e são só 82 páginas. Então pare de reclamar!

Moita 02/12/2015

Rico em fauna e flora.
Como descrito na edição da BestBolso: Romance indianista em prosa poética.

Livro com escrita meio que poética, rico em vocabulário da fauna e flora brasileira.
Apesar de ter uma nota nesta edição na qual faz algumas boas traduções dos nome indígenas, nome de planta e animais, e explicação de algumas expressões como colar de dentes( os índios arrancavam os dentes daqueles que matavam e faziam colar), as vezes se faz necessário um dicionário do lado para consulta.

Não achei a melhor história, pois prefiro o Ubirajara, mas por ser um livro pequeno não se tornou um livro chato.

Nina.Dias 09/12/2015

Sou suspeita para falar, amante por completa do movimento romantista brasileiro, em especial, 1° e 2° geração.
O livro é bem mais que um romance, é um registro histórico do Brasil no século XIX. A riqueza de palavras, a descrição das situações, o ar doce que paira sobre a figura de Iracema...
Chorei bastante, é um típico livro que pode brotar a inocência no amor, de modo cauteloso nos mais velhos, e de modo idealizado nos mais jovens.
A obra é incrível!

rafael.nogueira.dos.santos 14/12/2015

È uma grande obra.
È uma grande obra da literatura brasileira, porém o vocabulário é difícil, é necessário um bom dicionário, para leitura desse livros, é mais para pessoas aficionadas em leitura.

Não consegui ler por tem muitas palavras que eram usada em 1800 e Bolinha, é mais para leitores hardcore.

Katia 25/12/2015

Iracema
Esta obra literária conta a estória de amor entre a índia Iracema e um homem branco chamado Martin, retrata como era a vida indígena na época da colonização do Brasil, assim como, a fauna e a flora da época. Eu particularmente achei o livro um pouco confuso, pois aparecem personagens novos no decorrer da estória que me fez me perder em alguns momentos, além do mais também tem um vocabulário difícil.

Juliana Madna 27/01/2016

Iracema
Romance com vocabulário bem difícil.
Neste romance é narrado a história de Iracema, uma índia que se apaixona e se envolve com Martin, um homem branco.

Nena 12/02/2016

Iracema fala do improvável romance da índia guerreira Iracema, com o guerreiro branco Martim, nos tempos do Brasil colonia. A frase: "Tu és Moacir, o nascido de meu sofrimento", traduz toda tragédia do belo romance.

Kleber Rafael 10/03/2016

Essa foi minha releitura dessa pequena obra de José de Alencar, o romance entre Martin e Iracema... gostei muito do livro, apesar de algumas vezes me sentir perdido com as aparições de alguns personagens, e muitas palavras em tupi. Mas gostei muito da forma como é retratada a natureza e principalmente a forma como o autor enalteceu a protagonista da história a formosa virgem dos lábios de mel: Iracema!! Leitura recomendada!

Wesley Gonçalves 02/04/2016

Li por causa da escola, a professora passou uma prova sobre o romantismo em geral e o presente em Iracema, já comecei odiando o vocabulário, muito difícil, e muitas vezes o excesso da descrição da paisagem me incomodou.
A história em si não é ruim, mas com certeza não é um livro que eu iria ler por vontade própria.
O bom, é que me ajudou a entender melhor o romantismo.