O Livro dos Espíritos (eBook)

O Livro dos Espíritos (eBook) Allan Kardec

Resenhas - O Livro dos Espíritos

André Stamatto 08/10/2012

Um bálsamo para a alma
Um verdadeiro guia para a humanidade; o verdadeiro Consolador Prometido; Um livro que nunca sairá do status "Relendo";

Ricardo_PA 13/09/2012

Puro besteirol espírita
Vou logo avisando: não sou espírita, sou ateu e cético, li o livro apenas por curiosidade.
Sim, o livro tem alguns ensinamentos morais relevantes, mas nada de outro mundo. A maior parte é só um besteirol açucarado, feito para confortar pessoas desprovidas de senso crítico.
O livro fala constantemente em "ciência", "fatos", "provas".. mas sejamos realistas, a "ciência" contida ali poderia enganar o cidadão médio do século XIX, mas atualmente qualquer aluno de ensino médio sabe que muita coisa ali está simplesmente ERRADA! A descrição dos planetas do sistema solar é simplesmente hilária, fruto de ESPECULAÇÃO HUMANA da época. Naquela época, o autor não certamente não imaginava que em pouco mais de um século os seres humanos teriam telescópios, sondas espaciais e outros instrumentos para saber como REALMENTE são os planetas.
Outro ponto bastante ridículo é o teor racista do livro (novamente, tudo de acordo com a ciência humana da época). Simplesmente se admite que certas raças são mais primitivas que outras, num sentido altamente determinista: elas são espíritos inferiores encarnados!
Em resumo, este Livro dos Espíritos, assim como toda a religião/filosofia espírita não tem qualquer relação com a ciência de verdade. É como qualquer outra religião ou filosofia especulativa, inventa-se fatos e tenta-se pautar a vida por eles. O livro tem tantos absurdos e mentiras descaradas que, das duas uma: ou ele foi "inspirado" por espíritos trolls ou foi simplesmente inventado pelo autor, sabe-se lá com que propósitos (fruto de doença mental, talvez?). Eu prefiro mil vezes a verdade, por mais que determinadas ilusões seja, à primeira vista, mais confortadoras.
Ricardo_PA 13/09/2012minha estante
Interessante notar como a Bíblia é tão frequentemente atacada, inclusive aqui no Skoob (tem uma série de resenhas negativas sobre ela). Em comparação, o Livro dos Espíritos e outras peças da literatura espírita parecem ter um ar mais "respeitável"! No fundo, são todos farinha do mesmo saco, meras obras de ficção.

Bruno Oliveira 15/11/2012minha estante
Mas a parte científica não é tão relevante, principalmente porque ela pode ser revista e não é fundamental para os pressupostos espíritas como reencarnação, a existência de deus e outros.

O que seria mais criticável dentro disso que você levante seria a pretensão dessa religião, com o que tem de metafísico e dogmatíco, em ser científica ou se apoiar na ciência, mesmo que essa ciência possa ser transformável.

Bruno Oliveira 20/11/2012minha estante
Pediram-me para esclarecer minha objeção, então vou dizer o mesmo de antes só que de maneira mais extensa. Meu argumento se apoia em dois pressupostos:

1. O espiritismo tem aspectos dos quais não pode abrir mão, como a necessidade de defender crenças religiosas. Uma pessoa, para ser espírita, necessita ter (certas) crenças religiosas. Ela não pode, por exemplo, deixar de acreditar em deus e ser espírita. Portanto, a crença em deus é um elemento invariável e fundamental dessa doutrina. Não pode existir espiritismo sem isso.

2. A ciência, por sua vez, produz teorias completamente variáveis, ou seja, que se transformam com o tempo. Mesmo o método científico muda bastante de um tempo pro outro. Não há, pois, crenças sagradas para o cientista - tudo pode cair e ser substituído por outras crenças, outras teorias, outras leis.

A partir disso é que formulo o meu argumento, que consiste em duas teses:

1. O espiritismo pode se apropriar de crenças científicas, não há problema algum nisso. Bastará mostrar como a crença em questão se adequa com o que o espírita acredita. Nesse sentido, não vejo problema em Kardec ou qualquer um dizer que a ciência é compatível de algum modo com o espiritismo ou se apropriar de crenças, teorias científicas. Acho isso defensável mesmo que essas crenças científicas sejam substituídas por outras, algo que, em tese, deporia contra o espírita, mostrando que tal religião não se ajusta à ciência. Na verdade, creio que, quando um espírita erra se apropriando da ciência, isso só mostra que o espírita se apropriou mal da crença e não que sua religião é errada e incompatível com o científico. Se bem me lembro, o próprio Kardec dá espaço para que se use a ciência - em sua variabilidade - dentro dessa religião.

2. Até aí, tudo ok. O problema, a meu ver, não é quando o espiritismo se apropria da ciência (muitas religiões o fazem, aliás), mas quando ele a coloca como fundamental para sua existência, isto é, quando afirma que o espiritismo se apoia sobre a ciência e é também, ele próprio, uma ciência. Isso sim eu acho muito questionável.
Pelo que coloquei aqui uma razão já está posta: o espiritismo não pode ser ciência ou se apoiar na ciência (depender dela para existe) porque ele guarda crenças invariáveis - dogmas, como a existência de deus - as quais não são compatíveis com a prática científica, que não conserva crenças dessa natureza.

Seria possível dar outros argumentos, mas estou apenas expondo, para fins de esclarecimento, o que coloquei antes, então paro por aqui.

Arthur.Katrein 06/01/2014minha estante
Ótima resenha.

NatBelus 26/02/2015minha estante
Lendo depois de anos. Então o próprio Espiritismo fala sobre as mudanças da Ciência e que se adapta a elas. o Livro foi escrito no século XIX e foi concluído e publicado antes mesmo da Teoria Evolucionista de Darwin (que chocou o mundo todo), é claro que há coisas defasadas! O Espiritismo tem várias obras complementares psicografadas ao longo dos anos que atualizam e esclarecem determinados pontos a grande maioria vieram pelas mãos de Chico Xavier. Discordo completamente do teor racista. Você leu apenas uma obra que trata de mil assuntos de forma introdutória, é preciso ler e estudar muito mais que essas questões para entender como é a evolução dos Espíritos e do planeta como um todo.

Julião 17/06/2015minha estante
A melhor resenha!

Nikholli 26/07/2012

Com muitos ensinamentos! Excelente para se conhecer a doutrina espírita!

Hildeberto 18/07/2012

ótimo livro, com, insights e refleções para levar para a vida. aquees que buscam crescimento e desenvolvimento deveriam ler esta obra. Mesmo que folheando você pode encontrar explicações para diversos problemas que afetam o ser humano. E o que eu gostei mais foi sempre o pensamento baseado na lógica racional.

Marjory 13/07/2012

SENSACIONAL
Livro com perguntas elucidativas acerca do espiritismo (Kardecismo.
Muito esclarecedor e de vital importância para os iniciantes dos estudos espíritas!
Pode ser lido em partes como "pensamentos" diários ou como estudo da doutrina mesmo...Deve-se ler refletindo a cada questão para melhor aproveitamento!

Moitta 09/07/2012

O livro para todos
Poucos livros respondem a tantas perguntas como esse. Literal e figurativamente.

É excepcional, em um filme, escrevem na contra-capa "esse livro mudou a minha vida". Poderia tranquilamente fazer dessas as minhas palavras.

O objetivo da vida é o progresso constante, pela caridade e amor a Deus, e combatendo o orgulho e o egoísmo, as maiores chagas da humanidade.

Lei do Amor, da Justiça, da Caridade.

Os 3 graus de adeptos do espiritismo:

1) os que creem nas manifestações e se limitam a constatá-las;
2) os que compreendem suas comsequências morais;
3) os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral.

Gui 25/06/2012

Importante início
Para quem tem interesse em conhecer o espiritismo, essa obra é simplesmente ESSENCIAL. Vale muito a pena inclusive pra quem não pratica a doutrina. Obra didática e muito linda desse grande codificador que foi Allan Kardec.

Manu 02/05/2012

Esclarecendo as religiões...
Mais que um livro de perguntas e respostas "O livro dos Espíritos" esclarece a doutrina espírita bem como fundamenta cada uma das questões que lhe são impostas. Aos incrédulos uma nova verdade, aos cristãos uma interpretação mais clara e objetiva do Cristianismo.
Ao longo de seus 4 livros divididos em 29 capítulos, são esclarecidas, dentre outras, questões sobre Deus, Espíritos, Reencarnação, Moral, Caridade, etc.
Contrariando toda e qualquer afirmação do mal eterno, ele nos traz a esperança de uma vida baseada no amor e na caridade, sem quaisquer segundas intenções mostra-nos que as provas que suportamos, o mal que vivenciamos, a inveja e orgulho que nos persegue e nos domina serve-nos como lições para que possamos progredir enquanto espíritos e chegar mais próximo de Deus.
Um verdadeiro consolo às pessoas que sofrem e uma alegria àquelas que praticam o bem.

Fátima 20/03/2012

Este livro no formato de perguntas e respostas me conduziu a luz. Tantas perguntas que eu tinha sem resposta, e tantas respostas para perguntas que nem sequer havia formulado... Tudo foi esclarecido à luz do evangelho.

Katia 25/02/2012

Esse é de leitura permanente, e estou na 3ª releitura precisamente no capítulo 1.

Danielle Teles 14/02/2012

Excelente maneira de conhecer a Doutrina Espírita
SENSACIONAL!!! Esse é o tipo de livro que muda a sua vida. Apesar de cansativo, o conteúdo vale muitíssimo a pena. Não é um livro recomendado para passar o tempo e sim para ser estudado. Um excelente meio de conhecer a Doutrina Espírita, que merece ser lido e relido.

Luiz 02/01/2012

Esta obra mudara sua vida.

JMurray 29/12/2011

Livro totalmente esclarecedor
Bom, porque ele vai te esclarecer muitas dúvidas que tu tens sobre os acontecimentos da vida. Vai até te surpreender em outras. Tu vais entender o porquê de algumas dificuldades, das angústias e de outros fatos que fazem a vida correr como um rio, bem agitado em alguns pontos e calmos em outros.

Qual é o fundamento de tudo existir ?
Por que existem planetas ?
Por quê existem pessoas, animais, água, flores, florestas ?
Será mesmo que eu vim do macaco ? (não, não viemos, sabia ?)
Por que às vezes eu me irrito sem motivo ?
Por que tem pessoas que não gostam de mim ?
Por que eu não gosto de outras pessoas ?
O que é mal ?
O que é o bem ?
Deus existe ?
Espíritos existem ?
Quem sou eu ?
Vale a pena mudar o meu jeito de ser ?
Aquele morador de rua, é muito inteligente, por que será ?
Por que existe a miséria e a riqueza ?
Por que as pessoas morrem ?
Quem é meu pai ? Quem é minha mãe ? Quem são meus irmãos ?
Porquê aquele jovem, tão bom, morreu tão cedo ?

E a principal pergunta

Para aonde eu vou depois que morrer ?

Poderia citar aqui milhares de dúvidas, que eu tive e que muita gente me pergunta .... tu achas a explicação em um livro contendo 1018 perguntas e respostas (nem te apavora, quando notará, ja leu quase 300 perguntas :o) ) chamado "O livro dos Espíritos"

Muita gente tem arrepios só de pensar no "mundo dos moooortosssss" ou "Poltergeist, o filomeno" (eu tive muito medo desse filme quando criança e quando meu pai chegou em casa eu disse "O pai, ja viu o poltergeist, o filomeno ????" kkkkkkkk), ou naqueles filmes proféticos que tem direito ao capeta, seitas do mal, feitiços, tiros de água benta blablabla, demônios com garfo e tudo mais.... não gente.... este livro é de uma simplicidade, de uma pureza e de uma valia tão grande, que se todos compreendessem como funciona tudo o que nos rodeia, não teríamos guerras, fome, miséria e tudo mais que vemos nesse mundo. O livro dos espíritos ao contrário do que muitas doutrinas falam e condenam, chamando-a "obra do demônio","isso é proibido, pq na bíblia sagrada diz que Moisés proibiu e condenou aqueles que entrassem em contato com o mundo dos mortos e sai daqui Satanás blablablablablablablaba"

Uma pergunta muito pertinente : Será mesmo que o demônio, o belzebu, o coisa ruim, o capeta, o cramulhãozinho, o chifrudo existe mesmo ? Será que ele não foi uma alegoria criada por alguns, no intuito de impor o medo entre as pessoas, assim fazendo que obtivessem controle sobre a população em determinada época ? Como sabem que o inferno é quente ? Algum espírito disse que lá beira os escaldantes 100° ? Opa,opa.... peraí !!! Mas, a minha religião não me disse que é pecado falar com os mortos ?!?!?!?!

Ai,Ai,Ai, Ai a cabeça deu um nó !!!! Vamos falar de futebol gente ! kkkkkkkk (eu rio, mas isso é apenas o resultado de uma coisa, raciocínio lógico, ou razão, como nosso amigo Kardec cita em suas obras) E essas respostas tu encontras em outro livro, que falarei mais tarde, chamado "O céu e o Inferno",explicando detalhadamente e muito claro e de forma lúcida tudo isso...

A fé nada mais é do que acreditar com todas as suas forças em alguma coisa. Kardec dizia que a Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. Como podemos ter fé, sem entender naquilo que queremos acreditar ? Chamamos isso de fé raciocinada. A medida que vamos nos aprimorando e compreendendo, mais fé teremos sobre as coisas, porque entendemos o sentido.Então, o livro dos espíritos tem essa finalidade, de chamar ao raciocínio, sem imposição, maldições ou coisa parecida, aqueles que desejam compreender, racionalmente, o sentido das coisas, sem floreios, sem mistérios e sem mistificação. Tu não encontra em nenhum lugar neste livro que devemos fazer jejum ou outro tipo de mortificação. Ao contrário, ele explica que a mortificação (sacrifício pessoal, muito encontrado e pregado por determinadas religiões) visando somente a ti mesmo, teu sacificio pessoal não passa de egoísmo! Ei, mas Jesus não jejoou ? Ele é egoísta ? E quem disse que ele fez Jejum ?!?!!?! E melhor, será mesmo que existiu Adão e Eva ????? Idéia bem mesquinha dizer que a mulher veio da costela de Adão... (como tem mulher guerreira nesse mundão) Será mesmo que ocorreu mesmo o dilúvio ???? Estranho.Se somente sobreviveu Noé e sua família, que eram hebreus, daonde sairam os negros, os índios, os chineses e outras raças de humanos ? Será que o dilúvio não fora um desastre natural da época ?

Sim, este tópico foi feito para o raciocínio, tirar as teias e levantar a poeira dos porões da tua mente. É preciso em tempos de mudanças, chamar as pessoas a raciocinar e não deixar que raciocinem por elas. O espiritismo não é religião, como muita gente acredita. É uma filosofia de vida, explicadas com muita lucidez o que rege o universo e suas leis... tudo é progresso... estamos sempre progredindo. Tu estás lendo isso e progredindo intelectualmente, pois terá a dualidade, de ler ou não ler este livro, alem da nossa postura moral que encontramos na obra "O evangelho, segundo o espiritismo".

Eu poderia me estender, porém o texto ficaria cansativo. Eu convido você a leitura deste livro. Não fique com medo. Leia a introdução, é uma breve explicação de Allan Kardec sobre a obra. Abra a sua mente, renove-se, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje mesmo !

Como dizia nosso amigo espiritista Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

Abraços

Julien