O Livro dos Espíritos (eBook)

O Livro dos Espíritos (eBook) Allan Kardec

Resenhas - O Livro dos Espíritos

Valério 28/08/2014

Fundamentos de doutrina
A doutrina Espírita, antes mesmo de considerações acerca da veracidade de suas crenças, prega lições que, independente de orientação religiosa, todos deveríamos seguir.
Traz como fundamento a principal lição do Cristianismo e se diz a continuidade do trabalho iniciado por Cristo.
Através do Livro dos Espíritos, muitos podem saciar sua curiosidade sobre os mais diversos temas que envolvam o espiritismo, como reencarnação, missão na Terra, evolução dos espíritos, como se dá a ligação do espírito ao corpo, etc.
Para conhecer o espiritismo, é obra essencial, apesar de já estar um pouco datado, quando aborda questões físicas, científicas e de tecnologia (exemplo: Cita a força do vapor que move máquinas quando quer explicar que de elementos simples surgem grandes forças. Pois este raciocínio seria ainda mais evidente referindo-se à energia atômica, só para citar um exemplo)
Porém, se seu objetivo é aprofundar-se nas lições do espiritismo, prefira "O evangelho segundo o Espiritismo".
Gostei do livro, mas, como dito, ele mais explica a doutrina. As lições estão mais fortemente presentes no "Evangelho Segundo o Espiritismo".
De qualquer forma, vejo o espiritismo como uma doutrina que transforma sem fanatismos. Ensina sem dogmas. Vale a pena conhecer, entender e seguir seus preceitos morais, mesmo que não se acredite no espiritismo.
NatBelus 26/02/2015minha estante
O ideal é a leitura completa das 5 obras do pentateuco Espírita. O Livro dos Espíritos é uma grande introdução. Para aqueles que buscam se aprofundar nas questões morais e comportamentais e lições de vida é recomendado o Evangelho. Para aqueles que tem curiosidade científica e gostam de estudar os fenômenos recomenda-se o livro dos médiuns e Gênese, para misturar os dois, depoimentos de espíritos desencarnados que trazem as lições e suas experiências, além de casos, pra quem tem curiosidade de ver o "outro lado" ou as consequencias desde recomenda-se o Céu e Inferno. Enfim, o ideal é se estudar todos e se aprofundar mais naquilo que lhe cativa mais.

Roner 24/08/2014

Bem vindos a um mundo novo
A racionalidade e método de Allan Kardec se faz perceber ao mundo pela primeira vez em O Livro dos Espíritos. Obra que descortina o véu sobre o etéreo mundo dos espíritos, este clássico traz à luz o Espiritismo, doutrina tríplice de cunho religioso, filosófico e científico. É um ótimo livro para quem busca conhecer e acredita na existência de dimensões e possibilidades muito mais abrangentes do que nossos restritos sentidos materiais podem perceber. Apesar do nome, O Espiritismo desfaz toda definição até então deturpada sobre o mundo espiritual, retirando-o do domínio sobrenatural, religioso e místico, e trazendo-o para uma abordagem científica. Também trata de temas polêmicos e existenciais, oferecendo ideias que, embora não absolutas, (pois, no meu ver, algumas já foram superadas por novos pensamentos, mais racionais e coerentes) servem de subsídio ao rompimento do pensar engessado, guiado há muito pela crença cega, imposta, não raciocinada.

Breno 06/02/2014

A BASE DA DOUTRINA ESPIRITA
ESTE LIVRO É A BASE DA DOUTRINA ESPIRITA, POIS NELE CONTEM OS PRINCÍPIOS BÁSICO QUE COMPÕE A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS, ATRAVÉS DELE LEVANTAMOS O VÉU DA QUE ESCONDIA AS VERDADES ETERNAS QUE ESTÃO NOS DOMÍNIOS DAS LEIS DA NATUREZA.

Stefany 12/12/2013

Livro base da doutrina espirita, para todos aqueles que quiserem aprender um pouco mais a fundo sobre o que é o espiritismo, o que acontece quando se morre, para onde vamos, o que somos, de onde viemos, quem é Deus.... etc. Esse livro é feito em sua totalidade de perguntas e repostas. Perguntas que Allan Kardec fez para os espiritos e que os mesmos respondiam.

Janaina S 09/11/2013

O Início!
Para quem quer aprender sobre o Espiritismo esta obra é a mais indicada. É uma das cinco obras que constituem a literatura básica do Espiritismo. Todos de Allan Kardec.
Não é um livro de leitura fácil, mas vale a pena ler e pensar sobre o assunto.

-> O Livro dos Espíritos (1857)
-> O Livro dos Médiuns (1861)
-> O Evangelho segundo o Espiritismo (1864)
-> O Céu e o Inferno (1865)
-> A Gênese (1868)

Brant 16/09/2013

Indispensável para a humanidade
Posso dizer que esse livro em especial me mudou profundamente. Ele traz respostas diretas e claras para as diversas questões da vida. Nos mostra como é possível ser feliz de modo lógico e prático, abandonando todos os dogmas e incentivando o leitor a agir e começar a repensar sua vida. É um livro que merece ser lido e relido várias vezes, pois tal como uma cebola, ele é composto por camadas que conseguimos enxergar de modo novo a cada releitura.

Nanda 30/08/2013

Um tanto complexo.
Quando descobri que tinha este livro em casa fiquei ansiosíssima por começar a lê-lo, porém, bem antes de chegar à metade da livro minha animação foi diminuindo bastante.
Considero-o uma boa obra, mas não para iniciantes e para quem não tem quase nenhum convívio ou conhecimento sobre a doutrina espírita, é um tanto complexo e cansativo, já li outros livros de 700 ou 800 págs. com mais rapidez do que este.
Enfim, esclareceu-me muitas dúvidas e me fez acreditar e concordar sobre os conceitos da doutrina, mas não consegui absorver muito conhecimento.
NatBelus 26/02/2015minha estante
É um livro de conteúdo que exige reflexão. Quanto a linguagem complexa há edições com texto mais simplificado, como os da Editora Petit por exemplo. Experimente comparar mais de uma tradução, as vezes o que ficou confuso com um tradutor fica mais fácil de entender com outro. E também tem o fato de o Espiritismo ser uma doutrina com forte cunho cinetífico filosófico, e Allan Kardec ter sido professor, no século XIX, portanto a linguagem empregada tende a didatismo da época. Ele é mais um livro de Estudo que exige releituras e não é lido rapidamente.

Douglas 19/08/2013

O Livro dos Espíritos
Sempre quando falamos em religião, estamos falando em teorias.
Afinal de contas, religião é algo que não pode ser comprovado cientificamente.
Você escolhe sua religião de acordo com seus gostos pessoais, suas crenças, seus valores. Você é absolutamente livre para não acreditar e absolutamente livre para não ser incomodado por ter essas crenças. Isso é lei. Impede que o Brasil desande em um conflito por onde as pessoas pratiquem crimes baseados em intolerância religiosa. Isso claro, na teoria.

Bom, eu sempre fui um cara que gostei de ouvir o que religiões diferentes tinham a dizer. Sempre ouvi teorias das mais diversas, das religiões mais diversas. Afinal, no mundo existem milhares de religiões diferentes e cada um é livre para seguir a que mais se enquadre nos seus padrões de vida.

Das muitas teorias, ou se preferir, doutrinas, que eu ouvi, a que mais me agradou foi a doutrina espírita. Pelo menos foi a que mais se enquadrou dentro do meu estilo de vida.
Conheci essa religião através deste livro. Gostei muito das ideias, dos princípios, das teorias que o livro coloca.
Embora eu seja batizado e crismado em Igreja Católica, eu sinceramente gosto mais da doutrina espírita, graças a esse livro de Allan Kardec.

Se você vai gostar ou não do livro, isso é uma escolha pessoal sua. Dependendo do que você acredite, ou não acredite, enfim, eu não vou entrar na questão religiosa do livro.
Particularmente, eu gostei bastante dele. Me fez ter uma visão mais ampla da vida. Uma bela leitura, que eu já li mais de uma vez e com certeza, vou ler novamente algum dia.

Caso você não gostou do livro, tudo bem, você é livre para isso. O importante é que você seja feliz, independente de qual é a sua crença.

Um abraço e meu respeito a todos.
Hugo.Sismil 31/12/2015minha estante
Não se é porque me identifico com sua historia hehe mas foi uma bela resenha !

Willian 07/05/2013

O Livro dos Espíritos
Tenho esse livro como sendo pra consulta, não acho que ler ele todo de uma vez ajude muito, pois em determinados momentos pode nos confundir.. Quando fico em dúvida sobre determinados temas, recorro ao livro dos espíritos pra me ajudar a "clarear" minhas ideias e sempre dá certo..
Nanda 30/08/2013minha estante
Concordo. Por isso que em minha resenha citei que este livro é muito complexo. Eu o li de uma vez, acho que foi o 3º livro espírita que li, fiquei muito confusa em muitas partes e com muitas questões.
Enfim, conseguindo entender cada mensagem deve ser uma ótima fonte de conhecimento espiritual.

Murillo 07/03/2013

A luz que rasga as trevas.
É um livro para não somente ser lido, mas estudado.
A cada pergunta e resposta é necessário parar e fazer uma reflexão para melhor compreender, caso contrário, ler por ler, não lhe trará nada do que essa benção divina poderá te trazer.
No inicio fiquei confuso e discordei de várias partes, mas a medida que avançava a leitura e refletia, encontrava através da lógica e da razão as verdades que esse livro nos traz.
Digo com toda certeza que esse livro, após a leitura e meu ingresso na doutrina espírita mudaram a minha vida.
Sofro as vicicitudes dessa vida como qualquer outra pessoa, a diferença é que agora sofro sabendo sofrer e acima de tudo enxergar a misericordia, justiça e a bondade de Deus para com todas as criaturas do universo.
Dica: Caso ache a introdução muito longa e detalhada, vá direto para as perguntas e respostas, não desanime na leitura pois no começo é assim mesmo, mas conforme a leitura avança, verá que só terá a ganhar.

Edo 03/03/2013

Ótima obra espirita, um grande livro para os admiradores, simpatizantes e espíritas. Allan Kardec procura através dos espíritos falar sobre a vida, a morte, a encarnação e a eternidade da alma. E de certa forma mostrar uma lógica sobre coisas que não conseguimos entender da vida e da morte.