O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec

Resenhas - O Evangelho Segundo o Espiritismo

Helga Cavoli 08/03/2010

Livro de cabeceira
O Evangelho explica logo no início: embora hajam várias maneiras de ver a passagem de Jesus na Terra, este livro não se preocupa em entrar nestes méritos da questão.

Até para prefiro dizer o seguinte: não importa o nome, importa é que teve um cara e ele espalhou ideias interessantes e isso impactou a vida das pessoas. Então este é o foco. É o que é explicado no iníco deste livro também: ele fazia milagres? viveu 30 ou 70 anos? era casado, divorciado, irmão mais velho ou mais novo? Não importa. Importa é o que ele falou. Eis que este será o foco ao longo do livro.

O livro compila diversas mensagens sob temas principais. Começa de assuntos mais materiais e vai evoluindo até os mais espirituais, concluindo ao fim com sugestões de preces. As mensagens eram recebidas de diversas cidades diferentes e para casos específicos diferentes ou mensagens gerais sobre um determinado assunto. Kardec (e sua equipe, claro) teve um enorme trabalho de verificar que mensagens eram pertinentes e continham mensagens de fato. Ajudava ele ser um pedagogo e cientista (equipe do Pestalozzi e tal).

No caso do final do livro (as sugestões de preces) não há fórmulas para as preces, mas às vezes há uma vontade mas não se sabe como colocar isso em palavras, então há sugestões de elementos que podem estar presentes para expor o que se quer expor.

Gosto de abrir o livro de vez em quando e ler a mensagem que estiver lá. Geralmente vai servir logo de cara, senão é uma boa leitura, vai servir cedo ou tarde.
Priscila Nonato 29/12/2012minha estante
Olá ,gostaria de saber mais sobre doutrina espirita você poderia entrar em contato comigo :pricilanonato@hotmail.com

Helga Cavoli 29/12/2012minha estante
Olá,

Melhor que qualquer coisa o melhor é ir à fonte: as Obras básicas do Kardec. Podem ser baixados no site da FEB em www.febnet.com.br (ou algo parecido).

La tem muita informação a respeito. Mas ok, posso tentar dividir o que sei da melhor maneira possível. :-)

Boris 15/01/2015minha estante
Isso não é spoiler...

Maurício Coelho 19/08/2017minha estante
Isso não é spoiler...

Thiago Toscano Ferrari 01/07/2020

Relendo o código moral para a vida
Releitura indispensável pela 3ª vez desta obra que para mim é o clímax da Doutrina Espírita. Após anos de pesquisa, identifiquei que a mensagem do Espírito de Verdade no capítulo VI desta obra, sobressalta às vista pela similaridade com a mensagem do Livro dos Médiuns contida no Capítulo XXXI, mensagem IX com a frase nesta mensagem que julgo oportuna a todos nós espíritas: "Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.". Para mim, o Espírito de Verdade é Jesus de Nazaré após a comparação do LM e ESE!
Vitorugo 07/07/2020minha estante
Sim, o espírito da verdade é de fato Jesus.

?Eu sou o caminho, a verdade e a vida...?

Cah 03/11/2023

Aprendendo
Há muito eu já queria ler esse livro e agora ele me apareceu em uma hora bem oportuna. Estou aprendendo, lendo e procurando colocar em prática o aprendizado. Estou no início, mas a caminhada vale a pena.
André Cerqueira 03/11/2023minha estante
Parabéns! Não é uma caminhada fácil, nem simples. Mas cada passo é muito gratificante

Camila Baião 21/01/2012

. . infelizmente tive que abandonar o livro. . andei pesquisando e me informaram que tenho que ler com auxilio de estudo. Deixo-o para uma próxima fase, com mais conhecimento sobre o assunto.
Ducheli 30/11/2016minha estante
Cah Baião, bom dia! Na verdade não é necessário o estudo, a leitura diária já é o suficiente. O que posso dizer é que quando você o estuda consegue aprender muito mais coisas que estão escondidas atrás de cada palavra. Então recomendo que leia sim, sem medo. Eu ja lih com e sem estudo. Antes era bonito e complicado, mas gratificante. Hoje com o estudo percebo que é um bálsamo maravilhoso!! Se quiser entender um pouco mais assista as aulas do Haroldo Dutra Dias. Ele tem formas maravilhosas de nos explicar tudo o que lá esta contido. Tenha uma ótima leitura.

Hugo Leonardo 07/11/2016

O Evangelho Segundo o Espiritismo
Quando li o título deste livro fiquei pasmo e logo me lembrei dos falsos profetas, todavia, pela natureza das ações fui levado a lê-lo. Aqui não estão nada que destrói a bíblia e sim que nos mostra explicações de algumas passagens, aliás, crer que um livro resumiria as leis de DEUS é crer que nosso PAI Todo Poderoso tem limite. Hoje indico para todas as pessoas, independente, do dogmatismo religioso que se segue neste nosso mundo. E para quem crê em DEUS, em JESUS CRISTO é uma leitura indispensável e que se deve fazer todos os dias o que é denominado Evangelho no Lar. Kardec com seu maravilhoso dom de codificar os ensinamentos trazidos pelos espíritos desencarnados codificou de forma brilhante este livro.
Lis 19/02/2017minha estante
undefined

Nadia 09/09/2011

Sempre releio o Evangelho Segundo o Espiritismo e todas as obras da codificação. É um livro para toda a vida e traz um panorama ampliado aos ensinamentos do Cristo, sem fugir uma vírgula ao propósito de reforma moral que está contido na Bíblia.
Nunca me canso em perceber que quanto mais amadureço meus sentimentos, mais claro fica a possibilidade de aprimorar os sentimentos, e são essas obras que me ajudam a me aproximar desse objetivo.
Priscila Nonato 29/12/2012minha estante

viihast 24/04/2024

Um dos mais importantes livros da codificação espírita.
O "Evangelho Segundo o Espiritismo" é a terceira obra da codificação espírita lançada por Kardec em 1864, e mesmo com seus 160 anos de lançamento, tudo nos remete aos tempos atuais.

Para efetuar a leitura desse livro, utilizei os dias de Evangelho no Lar da Casa Espirita que frequento, e finalmente efetuei a leitura e estudo completo do livro.

Nesse livro, espíritos como São Vicente de Paula, São Luís, o apóstolo João, Lacordaire, Santo Augustinho, entre inúmeros outros, comentam versículos da bíblia, pondo a visão espírita como forma de explicação.

As partes mais difíceis de compreender para mim, foram, sem dúvida nenhuma, as parábolas de Jesus, mas os espíritos nos esclarecem da melhor forma possível.

É um livro consolador, no qual encontramos a essência religiosa da doutrina espírita.

Logicamente, é uma leitura que requer muita atenção e muito estudo, não é possível ler apenas uma ou duas vezes, é para ser aprofundado e o mais importante, VIVIDO.
"Evangelho Segundo o Espiritismo" é o cristianismo puramente redivivo, que restaura o verdadeiro significado dos textos evangélicos.

A dificuldade para compreensão do livro em si, vai depender da edição e da editora utilizada. Realizei a leitura através do ebook da FEB Editora com tradução do Guillon Ribeiro, não senti dificuldade na escrita, mas recomendo a edição da IDE Editora, possuo a versão física e é uma editora excelente e que facilita bem mais a leitura.

É um livro emocionante que toca nosso coração, acaba falando do momento atual que vivemos, é um consolo, um livro de cabeceira ou para se carregar dentro da bolsa.

É extremamente necessário para quem quer fazer parte dessa doutrina tão esclarecedora ou para simpatizantes.

Se pudesse resumir esse livro somente em uma palavra seria "amor", que é a melhor definição de Jesus.

Gratidão a Kardec, aos médiuns e os espíritos que se empenharam para nos trazer essa obra tão abençoada, é um livro que vou levar para a vida, inclusive irei comprar uma versão de bolso para deixar sempre na minha bolsa, para ler ao acaso sempre que precisar de apoio e amparo da espiritualidade.
Duda Mello 24/04/2024minha estante

Dayane| @portas_de_papel 07/10/2021

O evangelho segundo o espiritismo
O livro é de infinita sabedoria , todo detalhado e bem explicado , é daqueles livros que devem ser abertos todo o dia porque cada dia nos traz um significado diferente para a mesma passagem , explica o novo testamento de maneira racional e objetiva nos ensinando os conceitos , virtudes e valores de forma aplicável ! Um verdadeiro tesouro de instrução espiritual .
Badbad 25/06/2022minha estante
Sem dúvida nenhuma a melhor versão disponível..a mais bem explicada ..grande Herculano!!

Rubiane 16/08/2010

Porque não ir direto na fonte?
Um dia, quando estava meio perdida, para acompanhar minha querida irmã que estava muito mais perdida ainda resolvi folhear este livro mas a verdade é que não ví sentido em ler o Evangelho através de um livro, da opnião de alguém que eu nem conhecia.
Então quis ler o evangelho direto na fonte, na Bíblia Sagrada, sem emendas, sem ponto de vista de outrem, apenas eu e meu querido e amado Deus.
Rodrigo 06/03/2013minha estante
Rubiane, espero que vc seja inspirada a interpretar de maneira correta a Bíblia, um livro tão metafórico.

Ocelo.Moreira 10/07/2010

LIVRO PRIMORDIAL
Foi o primeiro livro de espiritismo que li e gostei.A partir dai não consegui mais parar de ler,não só sobre espiritismo como outros gêneros.E esse livro nos transmite uma paz e tranquilidade profunda.E ele nos mostra o que somos tão ignorantes que nem conhecemos a nós mesmos!Para quem quer iniciar e se aprofundar no conhecimento espiríta,esse livro é primordial.
Fabius 26/09/2013minha estante
então por que só 3 estrelas?

Matheus.Torres 27/04/2024

A expansão do amor do Cristo
Um livro com conhecimentos edificantes e completo. Que expande claramente, para nós, o amor que Jesus ensinou para a humanidade e exemplifica, também, a justiça e amor de Deus. É um livro que te faz entender muito mais o porquê estamos aqui, a importância da vida, o que nos espera mais adiante, etc. Possivelmente nem tudo que foi dito aqui agradará a todos, principalmente as questões que reforçam que nós somos os culpados da maior parte de nossas misérias, seja devido a coisas dessa vida ou de passadas. Mas aqueles que não estiverem com o coração endurecido conseguirão entender a importância e necessidade dessas passagens, e como elas também demonstram a justiça divina. Enfim, é uma obra que só tem a acrescentar de bom para a humanidade, e seria um sonho que todos seguissem os seus ensinamentos.