Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Alessa_08 15/01/2023

Cansativo
Achei a leitura muito cansativa, apesar de muitos eventos cômicos durante a história, não conseguiu me prender.

Bruna 09/01/2023

foi uma leitura legal mas que me deixou muito confusa em alguns momentos por causa da quantidade de personagens e suas descrições (quase) sensacionalistas

Karina 06/01/2023

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, foi publicado em 1854 e é um típico romance de costumes, no entanto, com uma forte pegada realista. Sendo assim, pode ser considerado como um livro à frente de seu tempo.
A obra tem como personagem principal o Leonardo, um jovem malandro que se mete em muitas confusões no decorrer da história. Diferentemente do costume da época, o livro retrata a vida de pessoas do povo, não mais de cavalheiros e damas idealizados no romantismo.
No início da obra, é contado brevemente como se deu o início do namoro dos pais de Leonardo, vindo ambos de Portugal em um navio. No decorrer do livro, o pai de Leonardo, também chamado Leonardo, descobre a traição da esposa e desconta sua ira nesta e no filho, que aos 7 anos de idade é expulso de casa e vai morar com seu padrinho.
O padrinho de Leonardo é um barbeiro que faz vista grossa às travessuras do pequeno. Para tentar lhe dar um rumo na vida, pensa até em torná-lo padre, missão que falha miseravelmente.
Leonardo vai crescendo e toma gosto pela vida mansa, não demonstrando qualquer interesse em seguir alguma profissão. Já na mocidade, apaixona-se por Luizinha e trava uma pequena batalha com um possível rival. Ocorre que o padrinho de Leonardo falece e ele se vê obrigado a morar com o pai novamente. Por lá, acontecem muitas brigas e Leonardo sai de casa e conhece Vidinha, que o faz esquecer Luizinha. Desta forma, o nosso protagonista passa a viver como agregado na casa da moça, mas isso não o impede de se meter em mais confusões e se envolver com outros amores.
Apesar de tudo e por incrível que pareça, a obra consegue ter um final feliz para Leonardo, que toma jeito na vida com a ajuda de outros personagens.
Podemos verificar claramente o estilo cômico e caricato adotado pelo autor, principalmente pelo fato de o personagem principal ser um anti-herói.

Marcos Bobco 04/01/2023

Sitcon
Um livro leve e divertido sobre Leonardo, de suas origens até sua nomeação como sargento de milícias. Escrito em folhetim, cada capítulo (curto) funciona como uma "aventura do dia", ou acaba com uma deixa para o próximo. Escrito no romantismo, o escritor foge completamente de suas características, criando um livro com linguagem leve, com personagens humanos, onde o amor é banal e não o centro de tudo. Interessante notar, como o professor Rodrigo Gurgel apontou, em Memórias de um sargento de milícias, as mulheres são as protagonistas, elas movem o enredo, enquanto os homens ficam à sua mercê. As pessoas humildes são retratadas nesse livro como em nenhum outro desse tempo, os tipos de rua são o centro de tudo. Sem mais a aristocracia e a nobreza. O palco de tudo é o povo.
A linguagem é popular, mesmo para os leitores atuais não há dificuldade na sua leitura, poucas palavras necessitam de uma busca no dicionário. Para quem gosta do Machado isso livro é um prato cheio. Manuel de Almeida influenciou a escrito do Machado, em sua obra é possível perceber o narrador-personagem irônico, o tipo parasita social encarnado na figura dos agregados e o poder dos diálogos.
Um ótimo livro para ler despretensiosamente. Curto, é possível acabar em 3 a 5 dias.

Georgeton.Leal 30/12/2022

Um retrato divertido e realista do Brasil de antigamente
Apesar de ter sido escrita no período do romantismo, essa obra se diferencia de outras do seu tempo por retratar a linguagem popular e o cotidiano das classes média e baixa do Brasil no início do século XIX. O meio urbano carioca é o cenário dessa história, que apresenta pela primeira vez a figura do malandro em nossa literatura.
O enredo pode parecer simplório no início mas ganha uma dimensão maior na medida em que outras tramas vão surgindo. Os arquétipos representados nas figuras dos personagens mostram bem a realidade da época do rei Dom João VI e não caem no perigo de virar meras paródias burlescas, apesar do tom cômico que muitas vezes elas demonstram.
O principal foco é a vida do jovem Leonardo, que depois da separação de seus pais, passa a ser criado pelo padrinho. Desse momento em diante, muitas situações hilárias irão acontecer já que o dito cujo não é peça boa e se mete em várias peripécias. Manuel Antônio de Almeida constrói a partir dessa premissa uma trama que vai além de um mero "romance de costumes" e brinda o leitor com inúmeras passagens memoráveis e divertidas, sempre de forma bastante tranquila.
"Memórias de um sargento de milícias" é um clássico que merecia ser mais estudado e divulgado. É o tipo de livro que todo leitor brasileiro deveria ler pelo menos uma vez na vida.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/01/um-retrato-divertido-e-realista-do.html

Loh Valente 26/12/2022

Divertidíssimo
Achei esse livro bem divertido, uma grande fofoca, ri bastante.
Tem horas que parece um grande caos, mas acabam se resolvendo de uma forma bem engraçada.
Gostei bastante.

psraissafreire 21/12/2022

RI HORRORES
Esse livro é um tapa na cara de quem acha que livros clássicos não podem ser divertidos. O que Manuel Antônio de Almeida fez aqui é surreal de gostoso, eu nunca imaginaria encontrar tanta riqueza numa obra só como essa. Saudades do gaiato do Leonardinho KKKKKKKKKKKKKK!

eduarda 19/12/2022

LEONARDO YOU WILL ALWAYS BE FAMOUS!!! um dos meus clássicos brasileiros favoritos. história escrita de maneira leve e envolvente, trazendo as adversidades e como ele as supera de um jeito humano. ri e chorei.

liviad 09/12/2022

O livro só faz real sentido depois da análise, durante a leitura eu tive muita dificuldade pra compreender.

Caroline 07/12/2022

Não
Peguei o livro pelo design, porque é muito lindo, e minha amiga tinha me recomendo. Porém eu não gostei, achei uma leitura muito cansativa.

Lisboa 06/12/2022

Esse livro é bom. Sério leiam. Não dá pra apreciar ele de cara mas quando você termina o título faz sentido, e vc fica "ainda bem que eu terminei".

Parfu 25/11/2022

Humor refinado e inteligente.
Possui uma linguagem não muito "floreada" diferente das demais obras da época, fato que proporciona uma experiência mais confortável e facilitada em uma primeira leitura do livro, sendo estruturada em capítulos curtos muitas vezes em formato de conto ou causos, dado que seja um romance de folhetim.

A trama, ao mesmo tempo que irônica e cômica consegue também ser minunciosamente realista, com diversas inferências (muitas vezes bastante destacadas entre os parágrafos) que chegam até ao papel de bons questionamentos dos dias atuais, como o próprio conceito de família.

Amei a experiência que tive com a leitura. A obra acaba de ocupar o meu ranking de recomendações aleatórias para pessoas que pedem por recomendações aleatórias de livros.

Amigo 21/11/2022

Mais um bom livro da literatura Brasileira
A escrita de Manuel Antonio é completamente imprevisível, me surpreendi em vários momentos, e a maneira como o narrador conversa com o leitor traz um sentimento de proximidade com os personagens. Sobre a história, acho que a seguinte frase a define bem: pobre rapaz, não nasceu em bom dia e acabara por herdar a sina do pai.