Memórias de um Sargento de Milícias

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Felipe1503 21/03/2024

Clássico
Gostei da leitura!
Se você como eu quer conhecer mais um clássico da literatura o Sargento de Milícias é uma opção.

Milena Schwantes 16/03/2024

Memórias de um Sargento de Milícias
Um dos melhores livros que já li! ?
Eu ri bastante, me prendi na leitura e gostei dos personagens, assim, fui devorando e amando cada vez mais a obra. Eu estava achando que seria uma leitura forçada e cansativa pq a nota dele aqui no Skoob não é alta, mas não, foi bem o contrário. A história é bem interessante, eu ficava curiosa para saber o que ia acontecer, isso se deve pq ele foi publicado em folhetim, bom saber que atendeu a proposta. Pretendo reler, com certeza, sempre terei boas memórias com esse livro, li ele na minha rede, nas férias!

mhsmaran 13/03/2024

O início da história é super engraçado. Ou será que eu tenho um senso de humor disfuncional? Me fez pensar sobre como pessoas medianas se dão bem na vida de forma fácil. O final do livro confirmou meu pensamento.

Paulo2175 12/03/2024

Um romance picaresco
Sargento de Milícias

Este é o único romance que seu notoriedade ao médico e jornalista, Manuel Antônio de Almeida, infelizmente póstuma e o consagrou definitivamente na literatura brasileira.
"Memórias de um Sargento de Milícias" é um romance que retrata a vida urbana no Rio de Janeiro do século XIX. A história gira em torno das peripécias de Leonardo, um anti-herói travesso e malandro, e sua trajetória desde a infância até a vida adulta. O livro é conhecido por sua narrativa leve e humorística, além de oferecer uma visão única da sociedade da época. É considerado um marco na literatura brasileira e uma leitura bastante divertida e perspicaz.

Grueysse 11/03/2024

Proposto pela escola
Em geral é bem razoável...
Os pontos positivos é que o livro é pequeno e com capítulos pequenos também. A escrita também não é de difícil entendimento.
Memórias de um sargento de milícias faz parte da literatura romantista e realista, contando o cotidiano das nossas personagens no Rio de Janeiro.
É conhecido por ser um livro humorístico - mas não senti isso hora nenhuma. E também por ser um livro estilo fofoca com plot atrás de plot - o que também não fez muito meu estilo. O final também foi bem broxante

D. Marcas-Moreira 09/03/2024

Memórias de um sargento de milícias - Manuel A de Almeida
Um pouco sobre o livro: esse clássico da literatura brasileira conta a história do travesso e malandro Leonardo desde o seu nascimento até se tornar sargento de milícias, passando por seus conflitos familiares, primeiro amor, travessuras de criança e adolescente...

Minhas considerações: a história é divertida, tem personagens cativantes (especialmente, os Leonardos, as Marias, Luisinha, Vidinha, a comadre e o compadre), ironia, críticas, capítulos curtinhos, escrita acessível... São muitas as qualidades desse livro e, sem dúvidas, eu o lerei novamente nos anos vindouros.

Recomendação: certamente, seu professor de língua portuguesa/literatura vai sugerir essa leitura em algum momento do Ensino Médio e eu recomendo muito que você a faça, pois, ao contrário de outros clássicos, esse é dinâmico e causa boas risadas. A quem, como eu, não o leu nos tempos da escola, não retarde mais, pois, repito, vale muito a pena.

Avaliação: 5 estrelas

?????

Vitor 07/03/2024

Parece que as páginas se multiplicam
Era um livro que eu tinha bastante interesse em ler devido ao seu estigma de cânone literário brasileiro. Todavia, fiquei desapontado com a minha experiência.

Devido ao livro ser bastante antigo, é difícil entender as palavras que o autor utiliza, assim como os diálogos, etc. Por vezes estava pensando em outras coisas enquanto o lia.

Porém, apesar disso, é interessante para analisarmos os costumes das pessoas no Período Joanino, como as instituições operavam, a oposição entre a ordem e a desordem na sociedade.

Num geral, achei o livro confuso e maçante, fiquei aliviado em terminá-lo. Porém, mesmo assim recomendo a leitura, ao menos para que as pessoas tenham conhecimento do que é a obra, mesmo que para criticá-la. Na verdade, o que eu digo aqui sequer pode ser considerado como crítica, a crítica eu deixo para o Mário de Andrade ou para o Antônio Cândido fazerem, me refiro à minha experiência pessoal lendo a obra.

madu.zi 06/03/2024

Um pouco decepcionante.
Eu gosto bastante do Realismo, e nesse aspecto, o livro me agradou bastante, mas eu achei ele meio maçante e que demorou muito para se desenvolver. A história gira em torno de vários personagens que são muito explorados, mas ficam com pontas soltas no decorrer de suas histórias e logo são substituídos por outros personagens novos. Isso acabou ficando meio cansativo e sem nexo, e encheu muito a narrativa com personagens não tão importantes, isso tomou mais da metade do livro, então a parte pertinente e realmente importante acabou ficando muito rápida e pequena, faltando aprofundamento.
Mas essa parte final foi muito mais agradável que o início e meio do livro, eu ri bastante e achei a história mais gostosa de ler, também devo elogiar bastante a escrita que é impecável.

Jadna 03/03/2024

Como o título sugere, é um romance de costumes, ou seja, mostra bastante o cotidiano do brasileiro na época. Apesar dos personagens terem um caráter moralmente duvidoso, são divertidos de acompanhar. Pra mim a melhor parte é a própria escrita que tem uma ironia refinada.

Jhoni 16/02/2024

Era no tempo do rei
Apesar do livro ter sido escrito em meados do século XIX o autor faz referência ao início do século, o tempo do Rei, quando a coroa portuguesa chega ao Rio de Janeiro. Logo, é um livro sobre o passado. A narrativa se dá através de folhetins super curtos, com uma escrita ágil e contagiante.

O livro basicamente nos conta a história do Brasil império com vista para as camadas mais baixas da sociedade, fora da burguesia, o autor nos leva para as duas da cidade, para os eventos que marcaram aquela geração. Utilizando ele de um personagem maravilhoso, o que podemos chamar de o primeiro malandro da literatura nacional, o nosso Leonardo, uma espécie de anti-herói.

A pluralidade, a cultura, a hierarquia, o preconceito, jogos de poder por parte daqueles que trabalham para a coroa, as religiões de matrizes africanas, os ciganos, os portugueses, tudo isso compõe a história ágil de memória de um sargento de milícias. O livro contém muitos episódios engraçados, mas que nos fazem refletir sobre como éramos ou ainda somos, e o que mudamos quanto à nação de lá até aqui.

Vale a leitura, se tornou um dos meus queridinhos dos clássicos nacionais

Milah 14/02/2024

Então, basicamente é um livro de um cara vagabundo que se tornou sargento, mas ele tbm teve uma vida dura né

lAvia494 14/02/2024

"É sempre assim que sucede: quereis que nos liguemos estreitamente a uma coisa? Fazei-nos sofrer por ela. Os dois tinham sofrido um pelo outro, e era isto uma forte razão para se amarem cada vez mais."

Iarine 11/02/2024

Nunca imaginei que um livro nacional fosse tão divertido. O livro é leve, rápido e engraçado. Leonardo, coitado, não tem jeito.