Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


810 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Cazuz0 30/07/2023

O primeiro malandro da literatura brasileira
Esta obra remonta ao período do romantismo no Brasil (séc. XIX), trata-se de um romance de costumes, que é um ponto extremamente positivo desta leitura, pois é muito agradável conhecer os costumes, os aspectos culturais de um período que se passa durante o Brasil colônia, de D. João VI. Aspectos estes que são as festas, a religiosidade e a ética, que é questionada no livro ao evidenciar o apadrinhamento, os favores, etc. É importante ressaltar que os personagens principais, incluindo o protagonista Leonardo, apresentam duas facetas éticas. Em certo momento alguém sempre comete algum deslize.

Falando em deslizes, é interessante observarmos que o comportamento de Leonardo, de criança e jovem endiabrado, ilustra perfeitamente o que conhecemos por malandro, que é um personagem tipo do Brasil, um tipo de personagem que espelha muito bem este tipo social brasileiro. O protagonista é um anti-herói.
Tendo falado tudo isso, dá pra perceber que de romantismo esta obra não tem nada. Ela se afasta muito do que os romances românticos da época transmitiam. É, de fato, uma obra muito bem humorada, escrita para o povo, de fácil leitura e compreensão. A forma com que as relações amorosas são tratadas no livro, beiram o realismo, são ilustradas de maneira muito real e sem idealizações.

Sobre a dinâmica dos capítulos, é muito interessante a forma com que a narrativa se desenrola. Cada capítulo fala um pouco sobre algum episódio, alguma aventura na vida dos personagens principais, não focando somente na história do protagonista. O narrador também interage bastante com o leitor, trazendo aquela sensação gostosa de conversa.
comentários(0)comente



JAlia 27/07/2023

Achei top
Eu li I livro por obrigatoriedade da escola e com interesse nos vestibulares e me surpreendi!
O livro e interessante e muito legal por trazer consigo um anti herói como protagonista.
Recomendo!
comentários(0)comente



Sorrenti 20/07/2023

"Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro; temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um só, e neste caso não é o primeiro, é o último. O último é que é o verdadeiro, porque é o único que não muda. As leitoras que não concordarem com esta doutrina convençam-me do contrário, se são disso capazes."
comentários(0)comente



Safira 12/07/2023

O livro é divertido, no começo eu me perdi várias vezes, depois eu fui me envolvendo com a pegada do livro e a forma do autor narrar, que por várias vezes conversa com o leitor. Eu consegui fazer toda uma atuação cômica na minha cabeça enquanto o lia.
comentários(0)comente



Flávio Fucks 09/07/2023

Livro curto com uma ótima adaptação
Ótimo clássico, te faz familiarizar-se com a realidade da vida no Rio na metade do século XIX, onde ainda existia a monarquia.
comentários(0)comente



Isadora908 05/07/2023

Um livro que prende
Um livro muito bom, que te prende na história, que te faz querer saber todos os detalhes sobre a história do menino, que vai crescendo ao longo da história. O início é um pouco chato, mas depois vai fluindo
comentários(0)comente



Sara 04/07/2023

Memórias de um sargento de Milícias
Um livro que não gostei nem desgostei, não fede e nem cheira, sabe? Li por causa da escola e confesso que achei que ia ser pior porque tem alguns livros antigos da literatura nacional que não me descem mais esse até que foi legal.
comentários(0)comente



Apz 27/06/2023

Eu li o HQ mas não achei aqui, então coloquei esse mesmo. Li sem pretensão alguma e achei super leve, engraçado, cômico? Não sei se o livro sem ser HQ é tão fluido, mas a história é legal então de qualquer jeito recomendo :)
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 22/06/2023

Um clássico que li ainda com 17 anos e que me lembro de ter gostado bastante. Eu já estava mais ou menos acostumado com a linguagem dos anos 1800 depois de ter lido grande parte do Machado. Se começasse por esse livro, provavelmente sentiria mais. Mas gostei do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rosana.Montenegro 13/06/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Aventuras e desventuras de Leonardo Pataca, garoto malandro que não quer nada com trabalho, só vida boa. Depois de muitas confusões, acaba sendo preso, mas sua madrinha arranja um jeito de o libertar.
Leonardo, agora um sargento de milícias, com a herança do Pardinho que havia morrido, desposa seu amor da adolescência, Luizinha, e por fim, toma juízo e torna-se um adulto respeitável
comentários(0)comente



Belluci0 12/06/2023

Li para a escola
Gostei da história, o escritor traz uma nova forma de protagonista para o romantismo, espero que essa leitura seja útil para minha prova.
comentários(0)comente



Ramon 10/06/2023

...
"Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo coisa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito"
comentários(0)comente



KevinV026 09/06/2023

Milícias de um sargento de memórias
Li esse livro no contexto de estudar o romantismo do século XIX, contexto histórico do livro. Esse aqui é quase um livro realista na verdade. Nele há muitas críticas e ironias as primeiras fases do romantismo porque esse livro é da terceira fase, o pré-realismo.
O autor desse livro, Manuel António de Almeida, morreu muito jovem. Ele ainda foi um importante personagem na vida do Ilustríssimo Machado de Assis, visto que era chefe ou companheiro dele no Ministério da Fazenda (não era esse nome mas vamos considerar dessa forma). Assim é perceptível ver muitos aspectos como a conversa com o leitor, ironia sutil e escancarada, e por fim o comportamento dos personagens que são até bem verossímeis.
Sobre o livro em si: ele tem 2 tomos. Basicamente o primeiro é mais referente ao período onde Leonardo filho era menor de idade ou bem jovem. Já no segundo tomo há o desenvolvimento das principais atitudes de Leonardo filho.
Leonardo pai também tem uma importância nessa história? Sinceramente eu não observei a grande importância dele, talvez poderíamos ver ele como uma grande alusão a realidade dos romancistas que escreviam nas primeiras fases do romancismo. Dessa forma, Leonardo filho demonstra um pouco essa mudança de fase.
O final é interessante e bom. Não sou muito fã de romantismo, mesmo assim, o livro como um todo cativa bem o leitor por mostrar mais sobre a classe media-baixa do Rio de Janeiro do que seus aristocratas.
No fim cale a pena a leitura, principalmente dessa edição que dá contextos e comentários sobre a obra durante a leitura, alguns são irrelevantes mas a maioria ajuda muito no entendimento geral do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



810 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR