Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


817 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Apz 27/06/2023

Eu li o HQ mas não achei aqui, então coloquei esse mesmo. Li sem pretensão alguma e achei super leve, engraçado, cômico? Não sei se o livro sem ser HQ é tão fluido, mas a história é legal então de qualquer jeito recomendo :)
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 22/06/2023

Um clássico que li ainda com 17 anos e que me lembro de ter gostado bastante. Eu já estava mais ou menos acostumado com a linguagem dos anos 1800 depois de ter lido grande parte do Machado. Se começasse por esse livro, provavelmente sentiria mais. Mas gostei do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rosana.Montenegro 13/06/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Aventuras e desventuras de Leonardo Pataca, garoto malandro que não quer nada com trabalho, só vida boa. Depois de muitas confusões, acaba sendo preso, mas sua madrinha arranja um jeito de o libertar.
Leonardo, agora um sargento de milícias, com a herança do Pardinho que havia morrido, desposa seu amor da adolescência, Luizinha, e por fim, toma juízo e torna-se um adulto respeitável
comentários(0)comente



Belluci0 12/06/2023

Li para a escola
Gostei da história, o escritor traz uma nova forma de protagonista para o romantismo, espero que essa leitura seja útil para minha prova.
comentários(0)comente



Ramon 10/06/2023

...
"Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo coisa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito"
comentários(0)comente



KevinV026 09/06/2023

Milícias de um sargento de memórias
Li esse livro no contexto de estudar o romantismo do século XIX, contexto histórico do livro. Esse aqui é quase um livro realista na verdade. Nele há muitas críticas e ironias as primeiras fases do romantismo porque esse livro é da terceira fase, o pré-realismo.
O autor desse livro, Manuel António de Almeida, morreu muito jovem. Ele ainda foi um importante personagem na vida do Ilustríssimo Machado de Assis, visto que era chefe ou companheiro dele no Ministério da Fazenda (não era esse nome mas vamos considerar dessa forma). Assim é perceptível ver muitos aspectos como a conversa com o leitor, ironia sutil e escancarada, e por fim o comportamento dos personagens que são até bem verossímeis.
Sobre o livro em si: ele tem 2 tomos. Basicamente o primeiro é mais referente ao período onde Leonardo filho era menor de idade ou bem jovem. Já no segundo tomo há o desenvolvimento das principais atitudes de Leonardo filho.
Leonardo pai também tem uma importância nessa história? Sinceramente eu não observei a grande importância dele, talvez poderíamos ver ele como uma grande alusão a realidade dos romancistas que escreviam nas primeiras fases do romancismo. Dessa forma, Leonardo filho demonstra um pouco essa mudança de fase.
O final é interessante e bom. Não sou muito fã de romantismo, mesmo assim, o livro como um todo cativa bem o leitor por mostrar mais sobre a classe media-baixa do Rio de Janeiro do que seus aristocratas.
No fim cale a pena a leitura, principalmente dessa edição que dá contextos e comentários sobre a obra durante a leitura, alguns são irrelevantes mas a maioria ajuda muito no entendimento geral do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina 06/06/2023

Clássico
É uma delícia de leitura, um dos livros de literatura brasileira mais fluidos e engraçados que já li. Me ajudou a sair da ressaca literária :)
comentários(0)comente



Lucas do Vale 05/06/2023

As diabruras de Leonardo
Este livro vai contar a história do Leonardo um criança que nasceu de pisada e beliscadas. Seus pais saíram Portugal vc e se conheceram na vinda ao Brasil, mas o amor dura pouco porque Leonardo descobrique sua esposa o traiu e fugir. Seu filho, o Leonardo (filho) , a nossa personagem principal
vai ser eriado por seu padrinho. Assim vamos ver o crescimento dessa personagem super travesso.
A comédia é o ponto alto desse livro. Não tem como você não rir e se divertir com as travessuras de Leonardo e apesar das suas diabruras você vai torcer e amar essa personagem. Além disso, historicamente falando é interessante pois o autor vai nos relatar os costumes e a arquitetura e formas ou do Rio de Janeiro ihno início do século xix .
Mas, devo dizer que meu ponto baixo está ligado ao contexto histórico que eu
vivo. Vou explicar, por ter sido lançado como um folhetim o ritmo do livro é lento, devo
dizer que demora para avançar a história, com parte desnecessárias, mas como expliquei acima, essa questão do livro acontece pelo seu contexto e pela forma como foi publicado originalmente.
comentários(0)comente



Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Chato chato chato chato chato chato chato chato chato algo que eu não sei por que eu li mas enfim falta de coisa melhor

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0
Tef.Rodrigues 30/05/2023minha estante
Por que deu 5 estrelas? ?


Tatiane.Nogueira 30/05/2023minha estante
porque me atrapalhei kkkk vou arrumar valeu por mencionar




Anna 26/05/2023

Sargento de milícias? O que é isso?
Eu gostei bastante do livro, pra minha surpresa. Eu comecei a ler com todo aquele preconceito de que livro nacional, principalmente livro antigo, é ruim e blá-blá-blá. Então eu não entendi nada do primeiro capítulo porque eu tinha bloqueado tudo por causa desse preconceito, mas depois eu reli com a mente aberta e pasmem: O livro é muito agradável!
Claro que não é um livro que eu favoritaria, mas superou as minhas expectativas.
O narrador conta a história do Leonardo como se fosse uma grande fofoca, o que eu achei sensacional.
Adorei o fato do narrador dar pequenos spoilers sobre o que vai acontecer no futuro da história, porque te deixa curioso.
A única coisa que reclamo é que achei o final muito rápido. Do nada ele virou policial, disso foi pra sargento, se apaixonou de novo pela Luisinha e virou Sargento de Milícias, que até agora não sei o que diabos é isso, mas vida que segue?
comentários(0)comente



Jonas Felipe 25/05/2023

Pilantra
Bora lá! O livro é um clássico da literatura ambientado numa época onde existia a monarquia, entretanto alguns costumes ainda são vivenciados em nosso tempo, todavia os adjetivos expostos no texto não são mais usados atualmente, pois são ofensivos.

A história retrata várias vidas e seus problemas diários, mas permanece focada em Leonardo, a criança que nasceu em um lar sem estrutura e carrega esses traços até a sua fase adulta.

O interessante é a interação do autor com o leitor ao decorrer da narrativa, porém a história não me agradou muito.
comentários(0)comente



Raquel S.E. 20/05/2023

As memórias de um sargento de milicias
Ótimo livro, cheio de reviravoltas, com histórias e personagens muito bem elaborados. Apesar de ser um livro antigo tem uma escrita leve e intrigante sobre uma história que se passa no Brasil em mil oitocentos e pouco, uma época com costumes bem diferentes, mas mesmo assim com romances, conflitos, suspense e muitas reviravoltas. Amei o livro.
comentários(0)comente



Anny50 19/05/2023

Memórias de DOIS sargentos de Milícias
Leonardos, pai e filho. O que me chamou atenção neste livro, a priori, foi o fato de se passar no período Joanino, um romance da Era Imperial, apesar de pouco abordar sobre o tema. O livro nos apresenta, na verdade, a vida comum, pessoais comuns, pequenos desacordos, fofocas, hipocrisias, a média das pessoas- que são muito falhas, os personagens principais mesmo, cada um que seu pequeno desvio de caráter. Além do pai e filho, também nos faz vislumbrar um pouco histórias dos personagens limítrofes, e o narrador é ótimo, tem um quê Machadiano, conversando intimamente com o leitor, este é um ótimo livro para começar os clássicos nacionais. Curiosidade: o autor morreu com 30 anos
comentários(0)comente



817 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR