Árvore e Folha

Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Rubens.Ricardo 29/08/2020

Belas histórias, recomendo a todos os amantes da literatura do professor Tolkien.

Marcio 26/10/2020

Para compreender as entrelinhas.
Trata-se de uma obra para estudo. Mal comparando, como se fosse o "Making off" da criação de um mundo secundário. Tolkien vai discorrer sobre o que são os contos de "fada" na sua visão e a importância desse gênero para a literatura. Não é uma leitura fácil, mas é extremamente proveitosa se, por exemplo, o leitor tiver lido a biografia de Tolkien.

Lia 05/02/2021

"As coisas poderiam ter sido diferentes, mas não poderiam ter sido melhores."
Amo Tolkien e qualquer coisa que ele escreva, mas a Paróquia de Cisco ganhou meu coração.
É tão bom ler Tolkien fora do universo de Senhor dos Anéis, entender melhor suas ideias e genialidade.

Andrei 10/05/2021

Estórias
É muito legal em ler a primeira parte do livro onde o Tolkien da uma verdadeira aula, incrível como ele explica os seus argumentos citando diversos exemplos e com referências ao que seria o senhor dos anéis.

Ritzel 12/05/2021

Esse é um daqueles livros que os estudiosos de Tolkien amam. Se inicia com o ensaio "Sobre estórias de fadas", onde Tolkien disserta sobre seu ponto de vista a respeito do tema. Particularmente não é meu tipo de leitura favorita, mas de forma alguma isso deixa de ser interessante.

A seguir temos alguns contos e poemas, e foi aí que esse livro me pegou, com "Folha de Cisco" (antigo "Folha de Migalha"), um conto bem prazeroso de se ler e cheio de significado.

Árvore e Folha é mais um livro que cai na regra de que todo entusiasta de Tolkien deve ler.

Isa 30/03/2022

Muito bom, mas um pouco cansativo
Apesar de ser uma leitura bastante interessante, perdi o raciocínio várias vezes em "Sobre Histórias de Fadas"; é uma linguagem um pouco mais complexa e cansativa. Achei divertido ler "Folha, de Cisco"; foi muito agradável, gostei dos personagens e do desfecho. Sobre a última parte (Beorth alguma coisa, não consigo lembrar direito agora), não achei tão interessante e pulei várias partes.

O livro, como um todo, vale a pena ser lido a título de curiosidade, mas acredito que eu teria gostado mais de ler outras obras do Professor.

Leitora 02/05/2022

É bom, mas não foi muito pro meu estilo, teve uma mistura de não ficcao com ficcao com poemas, aí é meio confuso

Wesley Rocha 30/10/2022

É uma leitura difícil, confesso. Tolkien vai falar um pouco aqui sobre o precesso de criação do conto de fadas, fantasia e tal. É legal em muitas partes, mas a leitura flui devagar. O último conto eu gostei demais

Luana 14/12/2022

É um livro miudinho, mas óh bichinho difícil de entender (e é porque eu tô lendo junto com uma LC). A parte que eu gostei mais foi a história Folha de Cisco (é bonita e triste). O Mitopeia até agora eu tô tentando entender. Já o Sobre Estórias de Fadas é bom você ler depois que já tem uma bagagem em Teoria da Literatura, porque é cheio de referência bibliográfica.

Adalberto 31/12/2022

Simplesmente Fantástico.
Tolkien apresenta um texto sensível e acessível, de um simplicidade ímpar, contudo profundo e reflexivo.

Diego Araújo 05/03/2023

"...ao fazer Pégaso os cavalos foram enobrecidos"
Ler Tolkien, para mim, é como viajar para os reinos mais distantes, mas também é como voltar para casa depois de uma longa jornada no ermo e aproveitar um banho quente.

Em "Sobre contos de fada", temos um mergulho essencial na visão do professor sobre a fantasia, a arte e o papel da imaginação.

Depois da "aula magna" da primeira parte, em "Folha, de Migalha", vemos o encanto literário acontecendo: um comovente conto sobre a força (sub)criadora - e redentora! - do homem, mesmo num mundo aburguesado e egoísta.

Um livro obrigatório para fãs de Tolkien e que pode surpreender quem vê a literatura fantástica como algo "menor".

Marie.Kerscher 02/04/2023

Uma ótima coletânea de escritos do professor
O livro começa com o ensaio "Sobre Estórias de Fadas" onde Tolkien mostra e discute um pouco sobre esse assunto de uma forma muito boa e cheia de argumentos para embasar sua opinião.
O próximo texto é o poema "Mitopeia" onde o autor, Filomito, "Amante dos Mitos", mostra os equívocos da opinião de Misomito, "Inimigo dos Mitos". Esse poema foi feito para seu amigo, C.S. Lewis; e antes de inicia-lo, Tolkien escreveu a seguinte dedicatória: "A alguém que disse que mitos eram mentiras e, portanto, inúteis, ainda que ?inspirados através da prata?."
O terceiro escrito é o conto "Folha de Cisco" onde vemos o poder da subcriação ? do qual Tolkien fala muito sobre isso ser um elemento essencial para a criação de contos de fadas em seu ensaio.
O último escrito é um poema dramático, "O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm", onde Tolkien retoma a história do que aconteceu depois da desastrosa Batalha de Maldon (991 d.C.).

?? Minha opinião/nota (de 0 a 5 ?)
A parte que mais gostei desse livro foi o ensaio e o conto ? é extremamente interessante ver como a mente de Tolkien pensava sobre a subcriação e para quem já leu "O Hobbit"/"O Senhor dos Anéis", a leitura, principalmente, do ensaio fica mais interessante pois podemos entender o motivo de tudo ser tão bem construído no mundo da Terra-Média.
Gostei do poema feito para seu amigo, mas, particularmente, achei chato o poema dramático ? apesar de bem feito.
Minha nota para esse livro: ????.

MindNotes 03/06/2023

Um retrato do autor
Posso começar dizendo que não estou acostumada a ler livros como esse, pela escrita técnica, porém foi muito proveitosa.
Aqui vai alguns pontos que tenho para destacar...
Em todos os escritos é possível relacionar a visão de Tolkien sobre a arte, histórias de fadas, cultura e sua religião, sendo o autor extremamente católico.
Mesmo sendo uma parte extensa do livro, gostei bastante de "Sobre Estórias de Fadas" e da reflexão que o autor faz sobre a presença e relevância dos contos de fadas na sociedade, deixando bem claro como esse gênero não é destinado apenas para crianças.
"Mitopeia" é um poema que reflete muito ao que foi dito em "Sobre Estórias de Fadas", abordando a criação dos mitos e a defesa de Filomito (amante dos mitos) contra a opinião de Misomito (inimigo dos mitos).
"Folha de Cisco" com certeza foi o conto que eu mais gostei, senti um certo conforto ao ler ele, não sei explicar... Mas a forma como esse conto aborda o processo criativo, o artista e sua relação com a arte é muito bonita.
Por fim, "O Regresso de Beorhtnoth, filho de Beorhthelm", compreendi bem o conto, ele é imersivo, mas tenho que admitir que, em certo ponto, foi o capítulo da obra que menos aproveitei, penso que para quem tem mais conhecimento da história de Beowulf (não é o meu caso) seja um capítulo mais proveitoso.