A bibliotecária de Auschwitz

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

Marriete 05/05/2021

A Bibliotecária de Auschwitz ? Resenha
Autor: Antônio G. Iturbe

Dita é uma criança de apenas 13 anos quando os terrores da guerra se fazem ainda mais presentes em sua vida. É com essa idade que ela é levada a Auschwitz e presencia os horrores que os nazistas perpetram contra sua nação. Ela e seu povo foram privados de sua liberdade, direitos e humanidade.

Auschwitz era um local de loucura onde até respirar diferente poderia ser prejudicial e levar a morte certa. Dita é uma menina impetuosa e sagaz, logo que chega é incumbida de cuidar dos livros da escola do  campo, livros esses que são proibidos e que se descobertos podem levar todos ao túmulo. Ela é encorajada por seus colegas a continuar com seu trabalho, mesmo correndo perigo ela não pretende desistir. As crianças já tem tão pouco então ela luta pelo que ainda possuem.

Esse livro é um relato real, com lances de ficção, mas é uma história verdadeira contada pelos olhos de uma garota que perdeu sua infância, sua inocência, adolescência e aqueles que amava dentro de um campo de concentração onde cada dia vivo era uma vitória inacreditável. Ver os terrores através dos olhos das vítimas do Holocausto é ainda mais duro de engolir, mais angustiante por ser permeado de sentimentos de dor, dor daqueles que sentiram na pele a sanha de um ódio sem explicação. Não dá pra ficar imune a esse relato. Sofri durante a narrativa ao saber o destino de tantas pessoas com um futuro promissor ser literalmente queimado naquele lugar sórdido. Há de se ter muita força para não derrapar nas lágrimas. É um livro triste mas também é cheio de esperança por um futuro melhor e mais justo para os judeus que tanto sofreram. Merece muito ser lido.

#ABibkiotecáriadeAuschwitz#AntonioGIturbe#Resenha#ResenhandoLiteratura#Marry#LitersruraEstrangeira#SegundaGuerraMundial#Nazismo#AmoLer#Instabooks

Nise 02/05/2021

Mais que uma história sobre guerra, A Bibliotecária de Auschwitz nos ensina muito sobre coragem, é um livro cheio de lições e que nos deixa aprendizados para além da leitura. Recomendo essa história para todos os amantes de livros sobre a segunda guerra e também para quem nunca teve contato com o assunto é uma boa forma de começar.

Janaina.Oliveira 29/04/2021

A Bibliotecária de Auschwitz - Antônio G. Iturbe
Dita tem 9 anos, mora em Praga em 1939 e é judia, o pior crime que uma pessoa podia cometer.
Dita vê sua vida ser destruída com a explosão da segunda guerra mundial. É retirada de sua casa, e mandada para o gueto de Terezin e depois para o campo familiar de Awschwitz. Lá convive todos os dias com a fome, a doença, morte, intolerância e crueldade. No meio do pior lugar do mundo, um valente rapaz mantém um escola clandestina em um dos barracões, e o mais incrível, uma biblioteca composta de oito livros, posses muitos perigosas para se ter naquele lugar. Dita é responsável por manter os livros a salvo, mas muitas vezes são eles que a salvam daquela vida de miséria.

O romance é baseado nos fatos que Antônio G. Iturbe reuniu, e com a ajuda da própria Dita, contou ao mundo como era viver em um campo de concentração durante a guerra.

O livro possui muitos gatilhos, e chega a ser revoltante ler sobre como seres humanos foram tratados.

Nati Gaiewski 20/04/2021

Agonia mas é bom
Comecei a ler esse livro achando que era tranquilo, mas foi um grande engano. Se quiserem ler a história de Dita Kraus durante a Segunda Guerra Mundial vocês tem que estar cientes que o autor não poupa detalhes sobre os horripilantes atos nazistas, e que até acontece coisas boas mas não passa de poucas páginas. Mesmo com tantas desgraças ao decorrer da leitura não deixei de achar que foi muito boa, gostei de saber um pouco mais sobre esse período trágico e de como despertou- me uma certa curiosidade sobre o que mais os arianos fizeram.

Mara.Mares 03/04/2021

A bibliotecária de Auschwitz
A leitura não flui muito bem nesse livro, mas é um livro com conteúdo histórico tão grande e rico, que isso se tornou apenas um detalhe.
De todos os livros sobre o Auschwitz que li, esse, de longe, é o mais rico. Precisei parar para respirar muitas vezes. Terminei com o coração partido. Feliz pelos que conseguiram a liberdade, triste pelos que não sobreviveram. Recomendo!
Denise Ximenes 03/04/2021minha estante
Avaliação sucinta e objetiva. Me inspirou. Lerei!

Mara.Mares 03/04/2021minha estante
Fico feliz em saber. Boa leitura

Taty está lendo 31/03/2021

SÓ SEI CHORAR
Esse é o tipo de livro q não precisa de resenha, tds sabem q Auschwitz é/foi assustador, triste, sufocante, torturador... enfim, quem nunca leu, por favor, leia. De longe esse foi o livro sobre o Holocausto mais forte q já li. Ainda mais qdo uma garota de apenas 14 anos usa 8 livros pra combater o mal e espalhar o bem, em momentos de desespero durante esse fatídico acontecimento.

Bruna.Lourenco 25/03/2021

Dita Dorachova é sinônimo de coragem
Livro incrível, triste e baseado em uma historial real. O professor judeu, Fredy Hirsh, é o ponto principal da história. Ele criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 5 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como 'arma'.

?Começar um livro é como subir num trem rumo às férias. ?

"No fim das contas, H. G. Wells tinha razão, a máquina do tempo existe de verdade: são os livros."

Camila Ferracino @camilaferracino 10/03/2021

Não gostei tanto, acho que esperava outra coisa! Ja li livros mais emocionantes sobre Auschwitz! Dita é uma guerreira, mas antes disso ela é uma sobrevivente!

Luanrsilva 03/03/2021

Um ficção histórica para conhecer a história
Sobre essa história eu realmente poderia falar varias coisas, mas realmente um história como essa que traz um peso histórico tão grande, deve ser lido, e posteriormente deve ser adicionado a estante com bastante orgulho e passar a vera história como algo que vai além de coisas inventadas.

A bibliotecária de Auschwitz merece um momento de pausa devido a não ser uma história que deva ser consumida tão rápida, mas sim historicamente compreendida para assim entendermos os horrores vividos naquela época, lugar.

Conheceremos alguns personagens desse lugar e uma delas e Dita uma jovem de 14 anos que relata o tempo vivido ali dentro, e como se viu importante por ter conseguido ajudar de várias formas o conhecimento de outras pessoas: ela havia se tornando a Bibliotecária do Bloco 31(bloco onde dividia espaço outros prisioneiros). Dita conta como foi diariamente ser a responsável de 8 livros, muitos ela mesma fazia a manutenção como podia para que eles conseguissem permanecer usáveis ao longo do tempo. O relatos das mortes de centenas e até milhares de pessoas diariamente era constante, o tempo dentro do campo restrito e logo eram transferidos para algum lugar que eles não tinha conhecimento, porém sabiam que sempre eram selecionados em grupos. A bibliotecária de Auschwitz e uma mistura de perdas, dor, mas a gente vai conhecer um ponto da história obscura onde a gente as vezes fica meio que sem vontade de ir, mas que fez parte histórica do mundo. A Segunda Guerra Mundial deixou marcas, algumas delas eternas, e as pessoas que vivenciaram aquele terror muitas já não fazem parte desse mundo, porém Dita Kraus aos seus 91 anos de idade sobreviveu e deixa um belo registro sobre esse momento, e você pode acompanhar no Epílogo do livro alguns fatos desse momento e também como foi o desfecho de alguns personagens mencionados no livro.

site: https://letreieponto.blogspot.com/2021/03/a-bibliotecaria-de-auschwitz.html

Beibi Books 01/03/2021

Muito bom, só não é romance de casal
O livro conta a história de Dita e do Bloco 31 do campo de concentração, que na verdade é um campo de extermínio de milhares de inocentes judeus. Estou até agora tentando decifrar as emoções que esse livro me causou. A riqueza de detalhes do tratamento desumano que tiveram me fizeram sentir um aperto no peito. A gente pensa que tem noção do que foi aquela época, mas nenhuma palavra bem escrita acho que seria capaz de descrever. Mas dá pra ter uma pequena noção com esse livro e essa noção, ainda que pequena, mexeu e muito comigo. Esse livro também despertou uma profunda admiração pelos sobreviventes e uma grande curiosidade por suas histórias. No meio do livro, ele só torna um pouco monótono, fiquei ávida pelo desenrolar da história e quase senti um pouco de tédio, mas insistindo na leitura o final me deixou feliz.

Isabel.Costa 26/02/2021

Leitura densa, afinal é Auschwitz!
Baseado em fatos reais, essa informação já faz toda a diferença!
Vá até o final e encontre a mais incrível parte da história dentro da história!

Denso, triste, e uma leitura que por vezes é difícil de seguir; pensei em abandonar mas agora estou feliz por ter concluído, valeu a pena!

Muitos trechos emocionantes e até mesmo poético : " porque é preciso ser valente para sentir medo e seguir em frente."

" depois do que aconteceu, não é preciso apenas virar a página. É preciso fechar um livro e abrir outro."

Ize 25/02/2021

A Bibliotecária de Auschwitz é uma história verdadeira sobre um professor judeu que criou uma escola secreta no campo de concentração de Auschwitz. Ele criou também uma biblioteca junto uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido.

“O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor.”
William Faulkner, citado por Javier Marías

Maria3826 16/02/2021

Esse livro é terrivelmente bom
Eu simplesmente amei o livro!!!
A partir de um momento eu não consegui parar de ler, nem mesmo para anotações.
Dita com certeza foi uma das personagens mais fortes que eu conheci, e o melhor é que ela realmente existe. (Sim, ela está viva até hoje, pelo o que eu sei)
Me apeguei muito a vários personagens, e talvez por isso eu tenha sofrido muito ao decorar do livro.
A história em si é muito, mas muito mesmo, triste; não me lembro da última vez que eu chorei tanto com um livro. Todas as coisas que os personagens tiveram que passar, aqueles que ganharam e aqueles que perderam. O livro inteiro é extremamente intenso, desde os pensamentos até o ambiente.
Mas sinceramente, o meu coração ficou muito quentinho com esse final.
Com certeza virou um dos meus livros de cabeceira.

Thais.Carvalho 15/02/2021

Emocionante
O livro mostra a crueldade de uma guerra sem sentido, a perseguição extermínio de judeus. E nesse contexto a força e a vivacidade de uma personagem incrível.