1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Joao.Victor 17/03/2022

Se repete demais e é muito longo.
Esse livro foi uma das piores conclusões que eu já li. Primeiramente porque esses volumes foram divididos em uma "trilogia", o que lendo esse livro eu fiquei me perguntando por qual razão eles foram divididos em três (dinheiro provavelmente) sendo que isso só deixou a história mais longa do que devia. Além de ser um livro grande, a narrativa é muito repetitiva nesse terceiro volume deixando uma sensação de que o livro é bastante arrastado. Tanto o arco da Aomame quanto do Tengo nesse livro foi muito chato parecendo que não ia pra lugar nenhum, e também o autor quis colocar outro ponto de vista que foi do Ushikawa que apesar de ser interessante de ler as vezes também só contribuiu pra aumentar o tamanho do livro, sendo de novo extremamente repetitivo nas partes dele, piorando mais ainda a experiência de leitura.
No final o leitor sai do mesmo jeito que entrou: com nenhuma resposta respondida. O que não é tanto um problema assim já que se trata de um livro com realismo mágico, mas a questão é que você sai do livro com uma sensação de que 472 páginas não acrescentaram quase em nada no final. Enfim se alguém tem interesse me ler essa "trilogia" eu recomendo só ler o primeiro e segundo volume, o terceiro não vai te dar nenhuma resposta e ele é muito longo, a história teria sido muito melhor se o autor tivesse condensado tudo em dois volumes ou se ele tivesse escrito um terceiro volume menor.

julia 01/03/2022

ainda bem que não gastei meu dinheiro comprando e li na pirataria porque se tivesse ele físico provavelmente iria queimar e olha que sou contra maus tratos a livros
acho que é um dos piores livros que já li na minha vida... a galera reclama tanto de livros de autores B e C mas não colocam a mão na consciência e criticam a merda que é esse livro "cult". o primeiro e o segundo são ótimos mas o Murakami cagou no pau nesse aqui. primeiro que ele vira um romance policial, enrola mais de 400 páginas e deixa um monte de perguntas não respondidas (não porque isso contribui pro mistério do livro mas porque ele simplesmente se perde no enredo e não consegue amarrar as pontas). consigo contar nos dedos as coisas realmente relevantes nesse livro, o resto é só baboseira insignificante que não agrega em absolutamente NADA. é contraditório, ruim, maçante e pseudo intelectual. só pra lembrar que não tô criticando o autor porque ele fez um trabalho ótimo nos dois primeiros livros, mas certeza que ele livro foi feito por encomenda e ele mandou todo mundo [*****] e fez ele de qualquer jeito pra ganhar a comissão. ainda bem que eu li e acabei com essa tortura, mas não recomendo pra NINGUÉM!!!!!!

MandsB 21/02/2022

Uma trilogia, nenhuma resposta...
Li essa trilogia faz quase um ano e até hoje não superei a decepção que ele foi, em meio a tantas boas resenhas sobre...
A ideia principalmente do livro é muito boa, os personagens são extremamente complexos e a forma como Aomame e Tengo se conectam é genial, mas isso não salva o livro.
O autor coloca no livro muitas coisas desnecessárias a ponto de você ficar extremamente desconfortável com algumas situações.
Não é difícil de ler, mas ele é muito repetitivo, a ponto de falar umas 100 vezes a mesma coisa, você sente que está andando em círculos sem chegar a lugar nenhum, mas você tem a esperança de chegar em uma resposta, mas não, os três livros não te dão nenhuma resposta perante aos acontecimentos apresentados.
Foi uma experiência diferente, não é igual a nada que li antes, mas não recomendo a leitura.
Giovanni. 21/02/2022minha estante
Meu deus me desanimou completo a ler isso, falam tão bem

MandsB 21/02/2022minha estante
Pois é, eu li nessa esperança, mas é muito ruim na minha visão

Clara.Brogliato 24/02/2022minha estante
Amor, não confia na Amanda, o gosto literário dela não é confiável. Ela gostou de biblioteca da meia noite...

Giovanni. 24/02/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK justo

MandsB 24/02/2022minha estante
A laaa KKKKKKKKKKK o gosto de vcs que não é confiável, se lerem e gostarem vamos ter um belo debate

Letícia 13/02/2022

1Q84 é uma longa história dividida em 3 volumes. É uma narrativa extremamente bela e filosófica. Em alguns pontos, eu parava para refletir e me perdia nos meus pensamentos. Nunca li algo parecido e que me deixasse tão intrigada, com certeza, leria novamente. No fim das contas, em outras palavras, é uma interessantíssima história de amor. Por não ser clichê é que ela é excepcionalmente boa.
Se eu pudesse escolher viajar para outra realidade, seria a de 1Q84.

Débora 07/02/2022

Esperava um final surpreendente?
Gostei, mas achei o livro 3 repetitivo e o final deixou muitas lacunas. O ?mistério? foi resolvido facilmente.

Alessandro117 19/01/2022

1Q84
A tricologia de Murakami é simplesmente perfeita de se ler. Totalmente diferente do que já li na literatura ocidental.

FilipeSS 31/12/2021

Concordo com todos os leitores desse mundo e do outro: a história realmente poderia ser menor. E nem reclamo das longas descrições, até gosto delas; mas as repetições, essas sim me incomodaram.
Este terceiro livro não responde tudo, e sinceramente, nem senti falta de tais respostas. Em algum momento da jornada eu me conformei e só vim perceber quando conclui a leitura. Além do mais, gostei do final, não no achei preguiçoso, pelo contrário, me pareceu ser o que tinha que ser.

Gabi 27/12/2021

1 Q de que tortura.
Depois de tanta enrolação cheguei ao fim. Resumindo, esse livro poderia ser destruído da face da terra se houvesse um cometa, porque nunca vi uma coisa tão ruim. Serio, como o primeiro livro é tão bem escrito e esse é uma bomba radioativa de ruim?
Eu entendo perfeitamente quem gosta do Murakami, eu não tiro o mérito dele por escrever coisas boas como por exemplo Minha querida Sputnik e o primeiro livro dessa trilogia, por exemplo, e eu investi nessa livro historia porque ele é umas das principais referencias contemporâneas da literatura japonesa.
Sinceramente existe muito manga que tem historias sobre mundos paralelos que da dez a zero com historias fechadas e sem tantos problemas escritos no mesmo período em que essa obra foi publicada.
Bom, mas esse não é o ponto da minha resenha/indignação, to aqui pensando o tanto de problema que esse livro tem, além dos técnicos, historias que não vai para canto nenhum, coisas que pareciam importantes simplesmente não são mais (tudo bem, esse é o estilo do autor), mas tem horas que fica intragável e frustrante demais.
Esse livro tem pedofilia no meu ponto de vista, muito fetiche em peitos e todo o resto(toda mulher que aparece em cena ele faz questão de citar os peitos). Eu não sei explicar as coisas que me incomodaram porque foram MUITAS, o engraçado é que isso só aparece no segundo livro, é mais como se o autor tivesse assumido um certo poder e notoriedade na primeira obra e depois não tivesse medo de colocar na ficção o que poderia ser um eco de seu eu?
Ah, mais esse livro foi escrito a muito tempo, [*****], eu li agora e mesmo que naquele tempo esses problemas não fosse discutido, se eu a dez anos atrás lesse livro perceberia na hora.

Well 24/12/2021

Como descrever esse final de trilogia?
Simplesmente não consigo definir o que o autor japonês quis com toda essa trilogia fantasiosa. Ao que me parece, ele dividiu toda sua saga em três volumes para se adequar à alguma regra de mercado ou foi sugestão de um editor muito do esperto.

Sim, os três livros poderiam ser resumidos, abarcando toda a história, em um único volume de umas 400/500 páginas. E o autor já fez isso antes (há livros dele com essa quantidade de páginas), mas aqui, ele quis "embromar".

Aomame continua foragida, após os eventos do segundo volume, e o que ela mais quer nesse terceiro é o mesmo que o leitor que chegou até aqui quer: o encontro com Tengo. Ele, por sua vez, também quer encontrá-la mas segue por caminhos confusos, recebe uma proposta estranha - Ushikawa, um terceiro personagem que possui capítulos próprios e muito bem feitos. - e parece querer se redimir com seu pai no leito de morte. Este terceiro personagem traz alguns capítulos interessantes pelo tom investigativo e acaba ajudando os principais, porém, não acho que ele precisaria de capítulos à parte.

O livro continua com os mesmos "defeitos", e aqui, talvez aumentados, pois a leitura nao é muito fluída, rolando uma quantidade enorme de repetições, agora não só por parte do narrador, mas também dos personagens. Sei lá, parece que o autor esquece de já ter dito algo e continua a se repetir. Mas não é isso não; é perfeitamente proposital, com qual intuito, ainda não sei. Ou seja, a leitura se torna enfadonha em muitos momentos, dando vontade de pular várias páginas pois, nada acrescenta realmente na história.

A parte boa de todo esse "sacrifício" de leitura é que, sim, o encontro do casal principal acontece e de maneira muito legal, mas que poderia ser mais surpreendente, já que é o último volume da série. E, após isso, o livro permanece na mesma. Apesar de levantar reflexões metafísicas da filosofia, não nos deixa com aquele gostinho de quero mais ou de satisfação ao seu final. O que é uma pena.
Uma sugestão à quem chegar até aqui: pule algumas páginas sem medo.

Dave.Christian 04/12/2021

Esperava muito mais?
Esperava bem mais do livro conclusivo que deixou muitas coisas em aberto(o final ser aberto ok, todo o resto não dá?)
De verdade achei o livro 3 arrastado demais, e deixou toda a trama em aberto?

Rodrigues 01/11/2021

Pessoas comuns em situações fantásticas.
No geral gostei da trilogia, é uma leitura com muitas camadas e intertextualidade, entendo a queixa de alguns de que a história poderia ser contada em menos páginas, é fato, mas discordo qdo dizem que o autor se perde em descrições triviais ou sem explicação, situações em que coisas inexplicáveis acontecem com pessoas muito comuns são quase uma marca registrada do autor, em todas a obras dele que eu li, descrições quase obsessivas de rotinas casuais são intercaladas com situações fantásticas provocando estranhamento, aceitar essas situações como algo mágico ou transbordamento de um rico inconsciente do personagem acaba sendo opção do leitor, as narrativas deixam espaço para ambas interpretações. Não nego que já me irritei, me revoltei e briguei muito com o autor por causa disso, mas no fim me pego sempre envolvida pelas suas obras.

Dani Carrara 01/10/2021

"Mas o tempo rouba aos poucos a vida de todos. As pessoas não morrem porque chegou a hora. Elas morrem gradativamente a partir de dentro e, por fim, chega o dia do acerto de contas. Ninguém consegue escapar disso. Todos precisam pagar o preço das coisas recebidas".