1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

suellen 13/09/2021

Tinha tudo pra desenvolver melhor a história de Tengo e Aomame, mas infelizmente o autor se perdeu na história. O leitor realmente fica os três livros se perguntando qual será o final do livro pra deixar a desejar. Não é a primeira vez que Murakami decepciona, porém nesse foi o ápice. Terminei o livro com inúmeras dúvidas e questionamentos, principalmente sobre os personagens principais.

Juh 07/09/2021

Decepção.
Tinha gostado bastante do primeiro livro, porém os seguintes tomos foram decaindo para mim. Como o primeiro volume estava nos apresentando a história, era tudo novidade, mas os próximos foram apenas a mesma coisa do primeiro tomo. Poucas inserções novas, as personagens tendo o mesmo pensamento repetitivamente, cenas que não acrescentavam em exatamente nada e foram mais de MIL páginas para ainda existirem diversas pontas soltas. Era uma ideia muito boa que acabou se tornando enfadonha.

Pedro.Alves 30/08/2021

Fechou com chave de ouro
Essa trilogia é sensacional e até agora eu fico me perguntando como o autor pegou um conceito tão "monótono" e encaixar o realismo mágico naturalmente.

Mas tenho algumas ressalvas sobre essa trilogia, eu acho os capítulos um pouco longos e em alguns momentos parece que a história não avança, mas pra mim isso não exatamente um defeito, pois ajudou a aprofundar muito mais a história. E em especial nesse livro eu achei os capítulos do Ushikawa um pouco chatos.

Mas cara esse final foi tudo pra mim, combinou totalmente com o rumo que a história estava tomando. Se você quiser uma história que explica tudo que apresenta, definitivamente esse livro não é pra você, mas não é um problema pra mim, desde que combine com a história, como é o caso aqui.

Recomendo fortemente essa trilogia, mas para saber se essa é realmente a obra-prima do autor vou ler Kafka á beira-mar.

Aomame e Tengo = TUDO PARA MIM!
Nami 30/08/2021minha estante
Vc não vai se arrepender de Kafka à beira-mar

Pedro.Alves 30/08/2021minha estante
Espero realmente

Felippe 07/09/2021minha estante
SIMMMM, ESSA TRILOGIA É SENSACIONAL

muita gente não gostou, mas na minha opinião o final aberto deu um toque de participação do leitor na história

Camila 17/08/2021

Uma viagem total! Adorei esse livro.

Em alguns momentos achei as descrições e divagações excessivas (3 livros de fato parecem ser demais para contar essa história), mas elas contribuíram para que eu me sentisse inserida dentro do livro e me afeiçoasse muito às personagens.

Um ponto positivo para quem gosta de realismo fantástico é que os elementos fantasiosos são narrados com tanta naturalidade que eu sinceramente questionei meu senso de realidade. Impressionante.

Comentei com um amigo - quem me indicou o livro - o quanto o final me deixou cheia de perguntas sem respostas e ele falou que a graça era justamente o fato de que nem tudo precisa ter uma resposta. Foi uma grande lição para conter a ansiedade e também me deu a chance de imaginar o final que me agradaria mais. Paz.

anna 10/08/2021

Cidade dos gatos
Vou levar essa trilogia pra sempre no meu coração. Sou completamente encantada por tudo nela: a escrita do Murakami, a criatividade, a conexão entre as histórias que te fazem entender sutilmente o que está acontecendo.

A nota não é tão alta por 3 motivos:
1. Apesar da importância da narração do Ushikawa, ela não foi tão boa assim. Não me prendeu e eram capítulos longos de monólogos com autorreflexão de um personagem por quem não nutri nenhuma simpatia.

2. Eu gostaria de mais explicação sobre Sakigake, Fukaeri e o Povo Pequenino.

3. Meu Deus, o Murakami precisa parar de descrever [*****] detalhadamente e falar sobre PEITOS toda vez que menciona qualquer mulher.

Enfim, amei. Esse livro é meu xodó e pretendo reler novamente.
Amilton.Dantas 17/08/2021minha estante
terminei agora. e concordo com a parte dos peitos kkkk sempre que ele começava a falar das amigas de Aomame ou da memória que Tengo tinha da infância, eu já sabia que vinha algum comentário do tipo kkkkkk wue fixação

Anna1924 04/09/2021minha estante
Nossa sim, concordo com tudo hahahah até parei pra pesquisar no Kindle quantas vezes a palavra s**** aparece na trilogia kk

Leandro Moura 03/04/2022minha estante
Murakami certamente tem alguma compulsão sexual, porque é incrível a quantidade de cenas sexuais que aparecem ao longo de seus livros. Ele deve achar que todas as mulheres são loucas por pênis. Será que ele nunca ouviu falar em lésbicas? kkkkkkkkkkkkkk

Lali 05/08/2021

Uma finalização perfeita para a trilogia de Murakami. Os três livros mantém a mesma densidade e fluidez. Uma distopia envolvente. Condução impecável.

kat 16/07/2021

que bela bosta
eu não faço resenha desde "They both die at the end", mas sinceramente esse final me deixou tão brava que eu nao to aguentando guardar tudo pra mim.
razão 1 do pq que esse livro demonstra um conteudo extremamente inferior aos outros dois livros: A ORGANIZAÇÃO DE CAPÍTULO.
QUE. ODIO. eu nao quero saber sobre esse caralhento do ushikawa. ok eu entendo que é necessário o ponto de vista dele pro entendimento da história, mas PQ OS CAPÍTULOS DELE SAO EXTREMAMENTE LONGOS E PQ ELE É TAO CHATO E NAO PARA DE FALAR QUE É FEIO !:/&): MORE EU TAMBÉM ME ODEIO MAS NAO É POR ISSO QUE EU VOU FICAR MENCIONADO ISSO A CADA SEGUNDO.
essa organização de capítulos foi péssima e acabou ficando extremamente cansativa, já que eu acabei nao me interessando tanto por 1/3 do conteúdo do livro (aka a parte do ushikawa)
ok continuando
segunda coisa: que final horrível pelo amor de deus!
murakami meu amor.. depois de escrever o volume 1 e 2 dessa saga eu tenho CERTEZA que você tem capacidade pra desenvolver melhor esse final.
a aomame e o tengo se encontraram, subiram a escadinha e voltaram pro mundo normal???:??:???????, HELLO????? depois de 3 fucking livros é serio que isso se resolveu tão facilmente assim? me poupe
resumindo: esperava muito mais e agora vou deitar e chorar antes de dormir. acho que os dois primeiros livros são realmente muito bons e valem a pena serem lidos, mas esse terceiro me deixou muito desapontada
kat 16/07/2021minha estante
btw a resenha tem um pouco de spoiler ops esqueci de colocar

Júlia Ansaloni 15/07/2021

bom mas nem tanto
Gosto muito da escrita do Murakami, os livros 1 e 2 são ótimos mas no 3 deixou muito a desejar. Poderia ter explorado mais a história de Sakigake, Fukaeri, do Líder, povo pequenino... enfim, se o objetivo do livro era algo mais romântico para encontro de Aomame e Tengo, foi concluído com sucesso. Mas, na minha opinião, a história teria ficado mais atraente e empolgante se ele tivesse explorado as lacunas que abriu, gostaria de ter entendido melhor o mundo de 1Q84 e o porque dele existir.

idkvixo 06/07/2021

Trilogia perfeita!
Não tenho palavras para descrever o quão incrível que foi a experiência de ler esses três livros. Amei muito a atmosfera fantástica e todas as conexões que os personagens tinham durante os capítulos. Amei como toda a história foi retratada de forma tao real e eu acho que conseguiria acreditar facilmente nesse novo mundo.

Me apeguei muito aos personagens Tengo e Aomame e fiquei muito muito satisfeita e feliz com o final, até me deu vontade de chorar de felicidade!! Também me apeguei bastante com o personagem Tamaru, amava suas reflexões e citações bem filosóficas, acho até que ele foi o meu personagem preferido durante essa trilogia.

Enfim, amei tudo!! Recomendo bastante pra qualquer pessoa, desde àqueles que gostam de fantasia até aos que gostam de ação e investigações. Os livros também servem para àqueles que gostam de romance, impossível não ficar ansiosa para o reencontro dos dois personagens principais! Muito emocionante e envolvente do começo ao fim/do primeiro livro ao último!

Giovana 22/06/2021

O primeiro e o segundo livro são impecáveis. O terceiro deixa a desejar.

Sinto que a história que existia na cabeça do autor não conseguiu passar para o papel. Muitas lacunas permaneceram.

É lento, quase nada acontece em cerca de dois terços do livro, apenas repetições. A história é muito densa para acabar como um romance "água com açúcar". Gostaria de mais explicações.

victoria961 28/05/2021

era 5 estrelas mas as ultimas paginas me mararam
ja abri esse terceiro e - infelizmente - ultimo livro dessa trilogia tremendo de ansiedade, logo depois de ter terminado o segundo, porque nao aguentei esperar para saber o desenrolar.

romantica & cliche demais para dizer que odiei o desfecho, mas ficaram muitas duvidas e pontas soltas. PORÉM é sempre bonito ver como murakami descreve as cenas, senti tudo que aomame e tengo sentiram durante a trilogia. mukarami's vibesss! quem conhece sabe

se esse livro tivesse 700 pag só para completar as lacunas que deixou, seriam 6 estrelas se possível. terminei mas nao queria, ainda na sensação de que daqui a pouco vou começar 1Q84 livro 3 :)

Kimie1 21/05/2021

Talvez seja a minha história preferida de Haruki Murakami até agora. Ele realmente tocou meu coração. Foi tão fácil devorar essa trilogia. Ele me fez refletir sobre tantas coisas. O Japão é minha Cidade dos Gatos. Eu gosto que ele traz mais questões do que da respostas, nem tudo precisa ser explicado. E o amor, a solidão. Ele escreve tão lindamente. Eu me vi nos personagens. Tengo. Me fez querer amar profundamente. Ser forte como Aomame e bondosa como o Tengo.

Sophia Estrela 25/03/2021

1. Até 80% do livro nada acontece feijoada
2. Vc simplesmente só não para de ler pq já leu dois volumes e a metade do terceiro, então nada mais justo que saber o final da história (que é uma bosta)
3. Pura encheção de linguiça, eu não aguentava mais ler a mesma coisa de novo e de novo parece eu fazendo trabalho da faculdade
4. Vc espera ao menos uma explicação convincente de pq necessariamente o líder tinha que transar com meninas de 10 anos e mais uma vez fica aí na somente na sua cabeça o questionamento assim como um questionamento da história em geral, afinal os homens pequeninos querem o que usando um porta voz? O que comem? O que fazem? Sexta no globo repórter
5. E eu que até tava gostando do Ushikawa?

Resumindo: Murakami se perdeu tanto no personagem que pensou que os leitores sabiam tudo que estava na sua cabeça e esqueceu de escrever no livro

Isabel.Boing 14/03/2021

ACABOU
Finalização da trilogia de forma maravilhosa, e um final do mais perfeito possível. Adorei.

Emanuel230 25/06/2022minha estante
acho que ta duplicado