Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

mamá 30/05/2021

as ilustrações falam por si mesmas
HQ com uma história linda e realista. É impressionante como em alguns momentos apenas as imagens bastam. Artes significativas, cheias de detalhes e que brincam com os tons de azul ?

Lua 13/12/2021

Azul é a cor mais quente
Simplesmente perfeito, a leitura flui tão rápido e é tão curtinho que dá pra terminar em um dia. É um pouco triste, bem triste na verdade, mas ao mesmo tempo é tão gostosinho de ler sabe, tava em uma ressaca literária e super me ajudou a sair

Camila.Stephane 27/12/2021

Triste
Gostei muito da história,é sensivel,tocante e triste. Imaginava ser diferente por causa do filme. Mas confesso que gostei mais ainda depois de le quadrinho.

Walesss 25/02/2022

Essa é a aquela história polêmica né...
Pelo tanto de resenhas que eu li sobre essa história mesmo sendo a maioria delas falando sobre o filme que inclusive já sei que é um chernobyl e que preciso ficar bem longe ??

Mas eu vi uns comentários controversos sobre o livro uns dizendo que não tinha nada vê outros dizendo que era horripilante tbm aí fiquei curiosa né queria ter minha própria opinião
Li tudinho em um dia obv que o livro ser em quadrinhos facilitou né ? mas juro que fiquei assim ???

Pq não vou mentir que li o livro inteiro assim ????? dando uma de psicóloga analisando cada 3 jeitos dos personagens procurando as "red flags" ??? e achei viu... mas por causa disso não consegui ter o tempo de me conectar com elas e sofrer com... É

É uma "história delicada e sensível" já disse a contra-capa do livro

juppareads 19/07/2023

Quando esse livro foi lançado (2013) me lembro do hype que teve, não sei se foi algo aqui da minha cidade, ou do meu bairro, mas eu ouvi muito falar desse livro e o fato de ele ter sido “proibido” pelos pais da escola onde eu frequentava me trouxe MUITA curiosidade. Mas infelizmente não tive acesso a esse livro, por conta dessa proibição.

O tempo passou e eu esqueci da existência desse livro. Mas lendo esse livro dez anos depois, já adulta, percebi que ele não tem nada demais.

A história não é bem desenvolvida, não consegui me apegar com as personagens. Mas se talvez, eu tivesse lido esse livro anos atrás, teria me ajudado a entender muitas coisas e teria sido de grande ajuda no meu desenvolvimento como mulher.

Aborda temas importantes e contém diversos gatilhos, talvez eu só tenha sido lido na época errada.

satt1urno 10/05/2021

livro que me tirou da ressaca literária??
é um livro muito bom e que mexeu muito comigo pelo fata de eu ainda estar no "armário".
e foi uma leitura super rápida, demorei somente 2horas pra concluir ela!!
este livro é perfeito de tantos jeitos!
p.s.:talvez eu tenha chorado, mas só um pouquINHO
p.s.2:obrigado por me tirar da ressaca literária?

Albuquerque14 25/08/2021

" Só o amor pode salvar o mundo, por que eu teria vergonha do amor?"
Eu não estava dando nada por esse livro antes de ler, mas me surpreendi.. Esse livro mostra como era a auto aceitação e os relacionamentos homossexuais dos anos 90, e eu achei muito bom! Esse livro fala sobre assuntos delicados e pesados como por exemplo:
Aceitação , homofobia, abandono, dependência emocional, dependência química...
Eu adorei o livro, e o final fiquei mal...sabia o que ia acontecer, mas mesmo assim me emocionei. Enfim , recomendo muito esse livro, acho ele interessante e de leitura rápida :)

LavynnyaLoureiro 28/01/2021

Sobre esse livro...
Com o coração completamente em frangalhos após essa leitura. Não consigo dizer o que me tocou tanto, mas aposto que é o fato de que essa história, exatamente como ela é, me serviu de espelho para a alma. Minha namorada, a mulher da minha vida, sintetizou a sensação como: catarse. Talvez seja uma catarse, pois bem. Vou reler a obra em breve, pois sinto que ainda tenho muito o que aprender. Existem diversas frases que sintetizam essa obra monumental, mas a que melhor define esse quadrinho é:
?Só o amor pode salvar o mundo. Por que eu teria vergonha de amar??. Enfim... Natália, meu amor, se ver isso um dia, saiba que você me salvou - e me salva - todos os dias da minha vida. Eu amo você, mais do que um dia imaginei que poderia. Obrigada por despertar o melhor em mim, minha preta. Você me transborda!
Caroline 28/01/2021minha estante
Que linda declaração!!

LavynnyaLoureiro 28/01/2021minha estante
Obrigada, Carol! ?

Natália 16/06/2021minha estante
Eu te amo infinitamente, minha fonte de vida. ?

Danile.Machado 20/01/2022

Ai...dor
...eu amei o fato de ser uma história complexa contada de forma simples, as artes e a narrativa fazem com que vc pare e pense o que as personagens estão sentindo...apesar dos toques mais "sombrios/tristes" da história o fim é sobre o significado do amor.
"Para além da nossa morte, o amor que nós despertamos continua seguindo o seu caminho."

Elide.Serra 28/12/2022

Amor azul
Profundo.

Li a HQ já conhecendo ou achando que sim esta história.
Porém tal qual não foi minha surpresa quando percebi a profundidade e beleza em relação ao filme.

Uma leitura envolvente, emocionante e que ao contrário do que pensam alguns a HQ trata de muito além do que a relação entre duas mulheres apresentada, há aceitação, construção do indivíduo, sobre confiança e por fim, sobre amor.

?O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos.

gi 07/08/2022

???
ja fui com as expectativas baixas mas foi pior ainda simplesmente kkkkkkk tudo que acontece não tem nexo nenhum

Tamy Vianna 07/04/2021

RESENHA HQ - AZUL É A COR MAIS QUENTE - JULIE MAROH ? ?
Nesta HQ conhecemos o romance de duas meninas, o enrendo é delicado, adentramos na história da Clementine, por meio de seu diário, uma adolescente que ao cruzar o caminho de Emma se encanta por ela e seu cabelo azul, a imagem da menina fica em sua mente e ela passa a sonhar com a garota, ?
mas esse sentimento causa medo e repulsa, inicialmente ela não sabe lidar com isso, existe todo um preconceito e pressão ao redor dela; no livro mostra que é um ano em que gays e lésbicas estão lutando e reindivincado seus direitos homoafetivos, traz reflexão ao leitor, a cor azul é apresentada de uma maneira poética, e o final lhe trará algumas lágrimas.?
Enquanto o filme se preocupa em mostrar mais as cenas sexuais, a HQ exibe o amor, os conflitos e descobertas de uma maneira sensível que traz muita emoção, como sempre o conteúdo escrito é muito melhor que no cinema, e para esse em específico o filme é bem decepcionante, são 3 horas arrastadas que sinceramente nem vale a pena assitir.?
Escrito por Julie Maroh "Azul é a cor mais quente" é uma obra bem construída, gracioso e suscetível, para ler e reler.?
Leia com a mente aberta e despida de preconceito.?
AMOR TAMY VIANNA?

Carol 04/04/2022

Só mais uma história que tenta demonstrar que romances sáficos não podem ter um final feliz.
Eu não tinha visto o filme de "Azul é a cor mais quente" e devido a repercussão negativa de sua direção, decidi não assistir, mas ao saber que o livro era escrito de maneira saudável e consciente, fiquei interessada. Devo dizer que foi uma péssima escolha.
"Azul é a cor mais quente" é só mais uma história que tenta demonstrar que romances sáficos não podem ter um final feliz; e no caso dessa HQ, nem um meio feliz. Não é necessário levar em consideração o contexto histórico para analisar isso, sei que o cenário temporal é no início da luta LGBTQIA+ nos Estados Unidos, logo a sociedade seria, de qualquer forma, preconceituosa. Entretanto, não é necessário pensar nisso pois a crítica se volta ao fato de que nem o relacionamento entre as duas garotas era saudável, simples e feliz. Era um namoro claramente tóxico que, pior, tem fruto na traição, o que passa uma mensagem inconsciente ao leitor de que essa promiscuidade errônea que tentam aplicar para pessoas queer seria real. Detestável e deprimente. É como se ao longo das páginas, ficasse visível de que não existe maneira possível de garotas lésbicas serem felizes, porque parece que nem dentro da comunidade e do próprio namoro, podem se sentir seguras.
Por outro lado, os pontos positivos do livro foram a paleta de cores e a maneira que o sexo é retratado. A paleta de cores é em tons terrosos e acinzentados, passando pela psicologia uma sensação de tristeza e apatia, uma história dolorida. A única cor vívida que temos é o cabelo azul de Emma, o que passa a ideia de que tudo é causado por ela, como se ela fosse o centro da história. Além disso, a autora conseguiu retratar as relações sexuais entre as duas de maneira natural e simples, o que é importante para naturalizar relações sáficas que, assim como a grande parte das outras, fazem sexo também.
Portanto, é uma história que eu não recomendo; se você quiser ler/assistir alguma história que mostre de fato o preconceito da sociedade, mas valha a pena assistir, veja "Elisa & Marcela", a história real sobre o primeiro casamento homossexual da América Latina, tenho certeza que, apesar de tudo, te fará passar menos raiva.
Mick 04/04/2022minha estante
slay