Azul é a Cor Mais Quente

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

Coruja 28/04/2023

Melhor que o filme
Sinopse:

O livro conta a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer.

Citação:

Eu quero que eles fiquem com você, neles estão as minhas lembranças de adolescência coloridas de azul. Azul escuro, azul celeste, azul marinho?o azul se tornou uma cor quente.

"Eu sempre me revoltei com o final do filme, achava que não condizia com o enorme sentimento que uma tinha pela a outra, agora lendo a história original faz mais sentido, mesmo assim não deixa de ser um final muito triste assim como no filme... Eu me apaixonei pela Emma junto com Adéle quando vi o filme e me apaixonei novamente com a Clementine lendo a HQ..."

Audry Santos 25/04/2023

Sensibilidade
Um livro sensível sobre o amor!
A história traz o amor de Emma e Clementine, que vai descobrindo aos poucos o amor por Emma, que vai se descobrindo e enfrentando preconceitos.

xserafim 24/04/2023

Fios entre laços
Tudo azul, assim como a minha cor favorita que vibra mais forte quando há duas mulheres se amando.

Houve muitos momentos que detestei as personagens, mas também senti muito por elas. No peso da vulnerabilidade, existe um peito em risco para uma tragédia iminente. Porém confesso, é bonito observar ambas tornando-se parte da vida uma da outra.

Lary 23/04/2023

Tomada pela vergonha e pela visão ruim que sempre tive em relação a adaptação dessa hq, eu evitei olhar pra ela como uma possibilidade de leitura.

Consegui me ver nas páginas, compartilhar das angústias e sentir com intimidade algumas coisas no específicas. Eu adorei tudo. As coisas boas foram bem colocadas e aquecem o coração. As coisas ruins são reais demais e te deixam ciente de que não é só outra história de amor.

4at77 23/04/2023

Azul é a Cor Mais Quente.
?Emma? você tinha me perguntado se eu acreditava no amor eterno. O amor é abstrato demais, e indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes? Então, o amor não pode não o ser também.
O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima? nos reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos??
(Julie Maroh - 2013)

Romance clichê que esquentou meu coraçãozinho, é uma história rápida e sem tantos detalhes, mas que carrega uma mensagem incrível e entrega personagens profundos mesmo em curtos parágrafos.
Recomendaria de olhos fechados, principalmente pra quem está em ressaca literária, o livro tem uma leitura muito didática e as ilustrações são incríveis, gosto de como a cor azul é destacada nas memórias e em todo o texto ao longo da história. Não dei mais estrelas porque não é um enredo muito detalhado e eu acho que daria um belo livro, mas o fato dela ser feita em hq é o que torna tudo mais especial ainda.

mari 22/04/2023

Por que eu teria vergonha de amar?
"para a Emma, sua sexualidade era um bem como outros. um bem social e político. para mim, é a coisa mais íntima que há."

eu tive um professor no ensino médio que fazia de tudo pra me constranger. em uma dessas tentativas ele sugeriu que eu gostaria muito de assistir azul é a cor mais quente, um filme em que as atrizes foram abusadas para agradar a parcela masculina que fetichiza relacionamentos lésbicos. eu tinha 14 anos quando, no auge da minha inocência, resolvi ouvir essa sugestão. além de não ter aguentado terminar, me senti suja e desconfortável por ter sido elencada a uma história do tipo. anos depois, descobrindo que existia o livro e arriscando uma nova tentativa, fico feliz por conseguir subverter um sistema de crenças baseado em vergonha e ter a chance de me conectar com essa história por outra ótica. minha única ressalva é o salto temporal e a pressa com que esse final surgiu, mas aprecio muito o significado cultural desse livro.

Ingrid Lúcia 22/04/2023

Descobertas e dúvidas
Essa hq é rápida, simples e tocante. Talvez quem seja lésbica ou gay se identifique mais com a leitura, mas posso estar enganada. Senti com a personagem e fiquei triste por vê-la sofrer com algo que me fez feliz e e deu um norte. É incrível como para alguns descobrir a sexualidade pode ser um achado e pra outros uma perda. A personagem perdeu muitas coisas e hoje entendo pq muitas pessoas decidem não revelar a sua verdadeira sexualidade. Enfim, é uma hq simples mas muito bonita. Fica a indicação da leitura.

nikkelodeon 21/04/2023

Esse livro tem muitos gatilhos, como homofobia, agressão e muitas cenas explícitas de sexo e nudez!
Sinceramente eu não me apeguei muito as personagens e as cenas de nudez não colaboraram muito porque eu particularmente odeio cenas assim em qualquer livro. A história é pesada e muito melancólica.
Porém, o livro não é de todo ruim, algumas falas são lindas e ele te faz refletir um pouco, mas eu acho que se eu tivesse criado um vínculo maior com as personagens, teria sido mais impactante.

Mills 21/04/2023

é uma graphic novel sobre autodescoberta bem intensa,
no começo achei que era leve mas fiquei de boca aberta do tanto que mostra a realidade.

Bruna Beatriz 20/04/2023

Uma história linda e dolorosa
Fiquei tanto tempo esperando a vontade de ler esse livro e agora foi. nossa que história linda, triste, maravilhosa e profunda. não acredito que realmente uma delas teve que partir, o final me pegou demais, com certeza é um dos mais lindos que li esse ano.

rique. 17/04/2023

A azul é a cor mais quente
" O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima... nos reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos... "