As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

@APassional 04/04/2014

As Mentiras de Locke Lamora * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Bem vindos ao submundo de Camorr... onde nada é o que parece ser.

O Volume I, da Série Nobres Vigaristas, é a primeira dose embriagante que o genial Scott Lynch nos estende, estamos no “Último Erro”, uma taberna de Malfeitores, portanto erga seu copo de rum de açúcar escuro do Mar de Bronze, como todos os seus “pezons” e façamos um brinde:

À Scott Lynch e sua criatura: Locke Lamora!

Diferente de tudo que já li, Lynch é um desbravador dos limites, o real e o surreal anelam-se com uma maestria ímpar, Camorr é uma cidade híbrida e incomum que nos remete à um misto de Veneza e Inglaterra vitoriana, sua arquitetura futurista de torres de vidro de suntuosa grandeza se contrapõe aos subúrbios sórdidos de pobreza sub-humana; um mundo repleto plantas milagrosas e venenos mortíferos, drogas incomuns e animais manipulados alquimicamente.

Medindo força com a escória mafiosa de Capa Barsavi...
Uma sociedade de anti-heróis.

Nossos anti-heróis Locke, Jean, Pulga, Galdo e Calo, Os nobres vigaristas, são criados e treinados pelo padre Correntes na suprema arte da malandragem, ele mesmo um mestre em disfarces e golpes, para disputar sua maestria entre bandidos, nobres trapaceiros, assassinos, torturadores, gangues que brigam por território e posição, entretanto a forma como esses jogos perversos e assustadores desenrolam-se é divertida, irônica, irresponsável e muito sangrenta hahaha!

Os 16 capítulos picotados em cenas alternadas dão agilidade à ação, às vezes alucinante diante da alternância de foco narrativo nos subcapítulos, “esclarecedores” interlúdios nos transportam ao passado de cada um dos integrantes dos Nobres Vigaristas, onde vislumbramos seu eclético treinamento em diversas artes que ocorre em clima de ação e aventura contínua, quebrando a linearidade da trama em verdadeiras espirais de tempo. Esses interlúdios nos envolvem empaticamente com os órfãos diante da determinação e concentração em alcançar a excelência na arte designada a cada um deles por seu mestre Correntes, o que reflete em um mergulho intimista na essência das personagens.

“Nosso Locke aqui tem o cérebro maldoso ao extremo e sabe mentir com maestria...”

Narrado em 3ª pessoa mas recheado com diálogos inteligentes, afiados, que desafiam a etiqueta e o decoro, seja destilando venenoso humor negro em paródias filosóficas, palavrões, declarações fulminantes nas situações mais bizarras ou em fugas espetaculares hilárias.

O golpista X O pirata.

A trama intrincada, repleta de ardis, traições e reviravoltas, exige certa concentração, afinal as personagens na íntegra são inescrupulosas e indignas de confiança, portanto haja sinapses para acompanhar o enredo ousado, que estabelece a polaridade protagonista/antagonista no ápice da crueldade da qual foi dotado o Rei Cinza… ou seria Capa Raza?

Atravessando os limites da libertinagem.

Locke é ousado, carismático, envolvente, dissimulado, sem noção do perigo, insano. Seus planos mirabolantes são fruto de uma mente perspicaz, de notável inteligência, capaz de aprofundar-se no lado mais escuro da natureza humana, aliás esse parece ser o mote deste volume: O inconsciente, seus estreitos caminhos úmidos, os segredos neles contidos ou aprisionados na forma de imagens oníricas, memorias de infância, vinganças antigas, no mistério da origem do próprio Locke.

“Não preciso de ninguém para me lembrar que estamos mergulhados em água escura até o pescoço. Só peço a vocês que se lembrem de que os malditos tubarões somos nós.”

Scott Lynch faz jus a todos elogios que alcançou com sua obra, concordo plenamente que ele desponta como um dos grandes autores de ficção fantástica contemporânea.

Me encantou, surpreendeu, divertiu, inquietou, emocionou, me fez gargalhar, contorcer os músculos e os sentidos, e no último capítulo... UAU! Redemoinho de emoções, delirante, sensacional. Locke Lamora é único, apaixonante, inesquecível e... como diria Elizabeth Swann*: - Pirata...

Excelente, genial em todos os sentidos!
By Rosem Ferr.:.

* Protagonista de Piratas do Caribe.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 04/04/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/04/resenha-as-mentiras-de-locke-lamora.html

Fernanda 28/03/2014

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora
Resenha: “As Mentiras de Locke Lamora”, é o romance de estreia de Scott Lynch. A obra fantasiosa e meticulosa expõe conceitos básicos sobre um órfão que foi treinado para roubar e logo sua fama se faz presente, justamente por seus feitos, sua habilidade e todo o mistério que envolve seu nome. Não estava me programando para ler este livro, então pode-se dizer que foi uma surpresa quando o recebi. Melhor ainda foi finalizar a leitura e perceber o quanto me surpreendeu e me motivou.

Locke Lamora é uma pessoa espirituosa e obstinada, repleta de talentos, que na verdade esconde por trás de seus serviços, um jovem órfão precisando ser compreendido, mas acima de tudo, são seus problemas que necessitam de uma solução rápida. É um personagem bem carismático, apesar de sua teimosa constante e seu desrespeito por todos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-as-mentiras-de-locke-lamora.html