Brasil: uma História

Brasil: uma História Eduardo Bueno

Resenhas - Brasil: uma História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jonathan.Matos 14/05/2022

Ótima leitura, leve e divertida.
Eduardo Bueno consegue navegar pela história com muita leveza, irreverência e um toque essencial de sarcasmo.

Samuel920 13/05/2022

Há 522 anos os portugueses atracaram no litoral brasileiro e o restante da história,ainda,estamos vivendo, pois o Brasil continua sendo um país:

Corrupto
Elitista
...

caio.cidrini 24/03/2022

História do Brasil em pílulas
Esse livro é uma excelente forma de entender um pouco como o Brasil se formou. Desde antes do descobrimento até a eleição da presidenta Dilma. Ele engloba pouco mais de 500 anos, mas está longe de ser massante. Acho inclusive que pode ser lido aos poucos, com os capítulos descrevendo e comentando determinados episódios da nossa história. Por mais que esteja longe do rigor científico, ele é fruto de uma pesquisa muito profunda e repleto de referências bibliográficas para se aprofundar. Ao mesmo tempo que expõe fatos determinantes da nossa trajetória como nação, é capaz de pontuar causos e curiosidades de se fazer rir. Vale bem a leitura para quem é fã de história brasileira!

Flávio 20/03/2022

História do Brasil, o que não te contaram...
O que aprendemos sobre História no Ensino Médio, não foi bem assim... Neste livro o autor revela fatos e acontecimentos que não nos contaram. Livro de história, muito interessante.

Alexandre.Nunes 11/03/2022

Um bom livro sobre a história do Brasil
Os detalhes, as imagens, os relatos e as informações de outros excelentes historiadores faz com que esta obra seja bem completa. Para uma leitura com calma e que possa compreeder um pouco da complexa história desta nação, o livro traz o que é necessário para não deixar de saber o mínimo sobre o Brasil.

Gustavo Rafhael 06/03/2022

Se o seu conhecimento da história do Brasil é só o que aprendeu no ensino médio e você quer aprofundar um pouco mais, esse livro é pra você.
Eduardo Bueno escreve de uma forma que torna gostosa a leitura, mesmo quando o capítulo fica maçante, e de muito fácil compreensão. O autor fez um apanhado dos momentos históricos mais marcantes da história do Brasil, não se resumindo a contar apenas da chegada da esquadra de Cabral em 1500 para cá, os dois primeiros capítulos são sobre o Brasil pré-histórico e o Brasil indígena.
O mais impactante desse livro é ver que o Brasil de hoje, corrupto, racista, aproveitador, com seu conservadorismo de fachada, é o mesmo de 500 anos atrás, que a sociedade brasileira desde sempre foi isso que vemos hoje.
Um ponto que seria cômico, se não fosse trágico, é o fato de que no ambiente político o nosso país desde os primórdios esteve suscetível a golpes de estado, onde os militares sempre estiveram conspirando contra qualquer governo que fosse contra os seus interesses e o da classe endinheirada dominante.
Iniciei a leitura no Kindle mas migrei para o livro físico por causa das muitas ilustrações que ele contem e que o Kindle dificulta um pouco a visualização.
Não conhecia nada de Eduardo Bueno, esse foi meu primeiro contato com a sua obra, e agora quero ler mais coisas de sua autoria.

Wesley 01/03/2022

Ótimo!
Excelente! Só acho o modo de apresentação dos capítulos muito avessos as vezes, confundindo um pouco.

mahkrk 28/02/2022

história do brasil.
o livro possui uma linguagem muito detalhada, o que fez com que fosse massante ler esse livro, mas compreendo o autor pois livros de história muitas vezes precisam desse tipo de linguagem. senti falta de aprofundo na história atual do brasil, pois acabou falando até o governo de dilma.

Aefe 25/02/2022

Uma história tragicômica escrita com o sabor de um romance
Não é um livro de história de consulta. É um livro que se lê como a um romance de intrigas políticas, de enredo intricado e cheio de reviravoltas. O mérito é do autor, que escreve com um estilo saboroso e eletrizante... Não é mérito da história: nossa história é tragicômica, vergonhosa... No seu decorrer, dá se a sensação de que esse país não tem conserto...
A ironia é que o livro acaba otimista, no auge do governo Dilma, como se estivéssemos progredindo na democracia... É terrível acabar a leitura sabendo de tudo o que ocorrerá tanto com o governp Dilma quanto com os escândalos do governo Lula, tão elogiado pelo autor.

Lendo assim, num só fôlego, essa História, tem-se a impressão que nosso país, desde o início, foi construído por gente desonesta e gananciosa, coronéis do país, com golpes e mais golpes das mais variadas formas... E também uma história sangrenta, sim... Com muita revolta popular.
Dá a impressão, também, que os poucos personagens verdadeiramente heróicos do país, como os abolicionistas, o Barão de Mauá, etc, todos eles acabaram a vida decepcionados, vendo todo o seu trabalho cooptado ou desfeito por uma elite gulosa de poder que está o tempo todo se reestruturando. É amargo ler isso neste momento em que vemos o ocaso da Lava Jato...
Depois desse livro, seria possível ainda esperar algo de bom do país?

Escritor Hipócrita 19/02/2022

Uma boa Iniciação na História do Brasil
Esse é um bom livro para quem quer começar a estudar a história geral do Brasil. É tudo muito bem resumido e compactado (as vezes até demais, já que são 500 anos em 470 páginas).

Minha principal decepção foi o fato dos anos mais atuais receberem menos detalhamento do que os de antigamente. Governos de 8 anos, como os de FHC e Lula, duram apenas 1 capítulo cada (o que é aproximadamente 10 páginas). Não gostei disso principalmente pelo fato de ser a época que eu mais gosto de estudar, mas se você prefere os tempos mais antigos, vai gostar BASTANTE dos primeiros capítulos.

A propósito, ESSE LIVRO NÃO É PARA AQUELES QUE QUEREM SE APROFUNDAR NOS ASSUNTOS! É um livro sobre a HISTÓRIA GERAL do Brasil, então, como dito acima, é MUITO resumido.

Caio.Henrique 15/02/2022

Resumo bem feito
Na escola, é ensinado que história do Brasil é um compilado de acontecimentos definidos em um país majoritariamente pacífico, interrompido por algumas brigas pontuais entre aristocracias. Por mais difícil que seja resumir 500 anos em menos de 500 paginas, o livro é uma forma de introduzir a real história do país, repleta de sangue, insurgencias e aventuras desconhecidas, mostrando a face injusta e repressiva do país, mas também seus heróis desconhecidos. A leitura é descontraída e há grande quantidade de imagens, apesar de superficial em alguns assuntos.

Halfleggr 11/02/2022

500 anos e nada mudou
Contar 500 anos de História de um país em apenas um livro é tarefa complicada. Nenhum dos períodos é aprofundado, tudo é superficial e a nível de curiosidade. Mesmo assim o livro, com escrita fácil e dinâmica, cumpre seu papel de ensinar e nos mostrar que pais é esse.

Gigio 01/02/2022

Para quem quer conhecer melhor nossa história
É incrível perceber o quanto nós brasileiros desconhecemos nossa própria história.
Estou vendo o quanto a minha educação foi falha nesse aspecto. Gostei muito dessa obra. O texto é fluido e claro, passando por todos os acontecimentos importantes desde a nossa "descoberta", sem academicismo. Apesar de relativamente "novo", pelo menos para os padrões existentes antes de 1500, nosso país já passou por muita coisa. Foram invasões, saques, pirataria, escravidão indígena, capitanias, colonização, bandeiras, escravidão africana, engenhos, borracha, revoltas, familia Real chegando, império, guerras, revoltas, independência, república, democracia, ditadura, democraria de novo, outra ditadura, democracia de novo e agora algo indefinido. Fica aquele sentimento de que sempre nos falta algo, como se essa falta nos impede de evoluir como nação.
Leitura muito esclarecedora e enriquecedora.

'duarda 23/01/2022

Visão geral sobre história do Brasil, disponível no Kindle
O livro está disponível gratuito no Kindle e isso foi o maior incetivo para iniciar a leitura. É uma visão geral da história do Brasil, buscando trazer informações desde a colonização até o primeiro governo Dilma.

Não sou grande fã do autor em si.

No geral foi uma leitura boa para ter um olhar geral sobre a história, muita coisa eu não lembrava (mais de 15 anos desde que estudei, sem falar que por ser escola pública muito do que aprendi sobre história foi por busca própria e não aprendizado escolar).

Agora vou buscar livros mais detalhados sobre momentos específicos da história.

Vinicius.Dias 17/01/2022

Um apanhado da história do Brasil bastante interessante e bem escrito pelo grande Eduardo Bueno, e afinal conhecer a própria história nos ajuda a entender o nosso presente e se preparar para o futuro próximo. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6