Brasil: uma História

Brasil: uma História Eduardo Bueno

Resenhas - Brasil: uma História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felibalex 25/04/2021

Brasil: um país em construção
O livro é bom e ajuda a entender muito de como chegamos aonde chegamos. Entretanto, ele deixa por desejar muitas vezes. É entendível que o autor faz um resumo dos mais de 500 anos de Brasil pelas 480 páginas, mas muitas vezes você se sente carente de mais informação. Eu indico muito a leitura, pois ajuda a gente a adquirir a nossa identidade nacional e entender que o país continua em construção.

Inlectus 31/03/2021

Bom!
Um excelente livro para o público leigo não acadêmico, sobre a história do Brasil.

Tozatti 21/03/2021

Excelente relato muito bem esmiuçado sobre a história do Brasil. O que me chamou mais atenção foi constatar como a política do Brasil sempre foi conturbada e instável. Diante disso, fica fácil entender o atual momento político do País. Livro excelente, leitura obrigatória para conhecer melhor a história da nossa nação.

Eder Ribeiro 15/03/2021

Brasil, uma mentira mal contada.
A história oficial, ensinada nas escolas públicas e privadas é recheada de mentiras, criando personagens distante da realidade que viviam. Brasil, uma história de Eduardo Bueno traz um apanhado resumido da história do nosso país. A leitura do livro é prazerosa e bem elucidativa para compreender os meandros político do Brasil. Nesse livro, os atos políticos praticados dessa a época do reinado até o governo atual, nunca deixou de ter uma base mestra: golpe e corrupção. Leia esse livro e verá o quanto podre essa nação nasceu.

Marcelo 19/02/2021

Muito bom!!!
Adorei a leitura. Consegui aprender muito sobre a história do Brasil e me esclareceu vários pontos que eu não entendia ou desconhecia sobre nossa história.

Polly 13/01/2021

Texto fluido
Gostei muito da forma da escrita do autor, que narra os fatos, mas não os isola como eventos da nossa história, ele vem detalhando numa sequência cronológica o que vinha acontecendo no cenário nacional e internacional, abordando aspectos econômicos, políticos e culturais, facilitando a compreensão e desencadeando os fatos de forma natural e fluida.

Luiza A. 02/12/2020

Recomendado para a história do Brasil
Para quem quer conhecer a história do Brasil desde antes da tal ?descoberta? até início do governo Dilma, super recomendado o livro!

Rafael 30/08/2020

Excelente
Eduardo Bueno conseguiu condensar a história do Brasil em 500 e poucas páginas com bastante sucesso.
Uma boa opção pra quem quer ter um panorama da história do país e depois se aprofundar nos acontecimentos que achar mais interessantes.

Vitor.Hugo 09/07/2020

Uma boa compilação da história do Brasil
Como dito em outras resenhas seria impossível o autor descrever mais de 500 anos de história numa única edição, mas isso não torna essa edição menos atrativa. Confesso que nunca estudei a história do Brasil a fundo e esse livro me ofereceu algo que nunca foi oferecido na escola: A vontade de aprender mais sobre a história do nosso país. Conheci o livro no canal do youtube do autor e lá ele traz uma história melhor que a outra, muitas delas contidas nessa edição. Recomendo a leitura e já garanto que uma vez lida a vontade é de correr e consumir outras obras do autor e indicações que ele faz em seu canal.

site: https://www.youtube.com/channel/UCQRPDZMSwXFEDS67uc7kIdg

mcalmelo 31/05/2020

Uma missão inglória
O autor tem a difícil missão de apresentar toda a história do Brasil em apenas um volume. O livro é resumido e bem escrito, embora algumas vezes peque na ordem cronológica dos acontecimentos. Eduardo Bueno consegue se manter imparcial ao apresentar fatos controversos dos diversos períodos, deixando as conclusões a cargo do leitor. No mais, um ótimo livro pra se iniciar na história brasileira.

Emerson_BH 24/05/2020

Livro bom...mas com ressalvas.
No geral o livro é bom, mas tem algumas partes cansativas. Outra coisa que não gostei é como alguns capítulos foram escritos - muitas vezes por temas... indo é vindo no tempo. Muitas vezes não tem um sequência histórica. Mas, apesar disso valeu a pena.

Jess 01/05/2020

Ok
Acredito que seja impossível contar detalhadamente 500 anos de história em praticamente 500 páginas, mas o livro cumpre bem o papel de levar uma noção da nossa história ao leitor. Recomendo a leitura.

Kizzy 04/05/2018

Ótima introdução à história do Brasil
Para começar uma avaliação da obra em questão é preciso primeiramente entender a proposta do livro. Já na capa está escrito “cinco séculos de um país em construção”, ou seja, me parece óbvio que um livro que se propõe a contar cinco séculos de história em pouco mais de 450 páginas, será informativo e introdutório, porém não buscará aprofundamento em cada um dos temas. Pensando nesta proposta, achei o livro ótimo.
Considero tentativas de popularizar assuntos tidos como “chatos” ou “eruditos” a ação mais valiosa que se pode fazer em uma sociedade. O livro de Eduardo Bueno cumpre esse papel com qualidade e equilíbrio. Para os que tem pouco ou nenhum conhecimento de história do Brasil é uma grande oportunidade de conhecer linhas de raciocínio e fatos interessantíssimo de um assunto tão pouco difundido na cultura nacional, de uma forma leve, fácil, acessível e eficiente.
Já para os que tem algum conhecimento ou curiosidade pelo assunto, é muito interessante para desenvolver uma linha temporal dos muitos acontecimentos que por vezes conhecemos sem contexto ou entendimento da complexa estrutura política da formação brasileira, além de despertar curiosidade para novas pesquisas sobre cada um dos temas.
Sobre o texto de Eduardo Bueno, ele tem a melhor característica dos jornalistas, escreve bem, de forma coesa e ágil, com vocabulário abrangente e de forma que te instiga a continuar a leitura ainda que já seja madrugada.
Já sobre o conteúdo da história do Brasil, desperta o que a maioria dos textos sobre história desperta. Um pouco de perplexidade pela constância quase imutável das estruturas de formação política e um pouco de tranquilidade de saber que as ações absurdas que vemos no presente são apenas meras repetições do passado e que de uma forma ou de outra, supera-se e sobrevive-se à ignorância e aos discursos vendidos como salvadores. Uma pena que esse processo sempre custe mortes e perdas estrondosas com o objetivo de manter poder e status quo.
De todas essas percepções destaco o trecho “Embora o Brasil tenha se desvencilhado do jugo português de forma bem menos turbulenta do que os países da américa espanhola, a passagem do período colonial para o regime monárquico foi feita de uma maneira relativamente pacífica não só porque o país colocou no trono um rei português, mas, acima de tudo, porque a nova ordem tratou de manter intocados os privilégios das elites – inclusive e principalmente, a escravidão”. Mudam-se datas, períodos, lugares, temas e ações, porém tudo continua servindo ao propósito de manter os privilégios da elite, não só economicamente, mas, acima de tudo, em divisão de status social.
Destaque também para a preocupação com a ilustração, ainda que por muitas vezes sejam de fontes secundárias, muitas são interessantíssimas e Belas. A contextualização histórica em conjunto com as artes e expressões culturais de cada período também é muito positiva e acima de tudo mostra que ainda que sejamos hoje uma nação com imensuráveis problemas, já produzimos muitos movimentos importantes e tivemos, sim, grande representatividade popular em conflitos em que a pressão social significou muito para ações de melhoria, ainda que tenhamos um história repleta de representantes políticos que lutavam pelo ideal que mais os trazia lucro em determinado momento histórico. Fato esse que faz figuras políticas “defenderem” em diferentes momentos, ideários completamente opostos aos que eles mesmos criaram.
Recomendo a leitura e considero o projeto do livro de introdução e popularização da história brasileira muito bem feito.

“Sabe-se atualmente que a resistência dos escravos foi feroz e constante: milhares de negros lutaram de todas as formas contra os horrores que o destino lhes reservava. A fuga, solitária ou coletiva, não era a única forma de rebelião: houve incontestáveis casos de escravos que quebraram ferramentas, incendiaram senzalas, dispersaram os rebanhos ou atacaram os feitores. Muitos outros optaram pelo suicídio (em geral pela ingestão de terra), ou então se deixaram acometer pelo “banzo”, o torpor mortal que levava à morte por inanição. O certo é que, onde houve escravidão, houve resistência”.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6