Brasil: uma História

Brasil: uma História Eduardo Bueno

Resenhas - Brasil: uma História

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jefferson325 05/02/2024

Uma viagem rápida do descobrimento aos tempos atuais
Um livro dividido por acontecimentos históricos, embora seja uma passagem rápida por cada momento da nossa história. Eduardo Bueno tem a habilidade de enriquecer os detalhes.
História do Brasil para quem tem pressa, eu recomendo a leitura!

Gustavo Casemiro 18/01/2024

Tenho esperança de um dia ler um livro sobre a história do Brasil onde o autor não subverta os fatos com opiniões pessoais, no geral o livro é bom, mas é visível que alguns personagens contam com a simpatia do autor e outros nem tanto, talvez um autor estrangeiro consiga essa isenção, seguirei minha busca

Luiz111 28/12/2023

A ignorância não é uma benção
Desde os tempos do Brasil Colônia difundiu-se amplamente a ideia de que os indígenas eram violentos, selvagens e preguiçosos (discurso repetido recentemente por, na época Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão) e que os pretos seriam lascivos e de inteligência inferior, além de ambos praticaram a "fé errada". Acontece que a História é mais complexa. Não se pode condensar toda a variedade dos povos, tanto os nativos, quanto os escravizados em estereótipos e preconceitos. Cada vez mais vemos a necessidade da busca pelos fatos, pelo entendimento das relações, pela verdade. Abaixo trechos do livro 'Brasil, uma história' do jornalista Eduardo Bueno, onde ele cita "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre:

"Em 1808, ao visitar o Brasil, John Luccock, um inglês, comentou que os brancos se sentiam ?fidalgos demais para trabalhar em público?. Meio século depois, Thomas Ewbank, também britânico, dizia que, no Brasil, ?um jovem preferiria morrer de fome a abraçar uma profissão manual?. Segundo ele, a escravidão tornara ?o trabalho desonroso ? resultado superlativamente mau, pois inverte a ordem natural e destrói a harmonia da civilização?. As críticas não eram arrogância britânica: para Luís Vilhena, mestre português que ensinava grego na Bahia, o Brasil era o ?berço da preguiça?.

"No Brasil, como em Portugal, mãe que se prezasse jamais amamentava seu bebê. Por isso, inúmeros foram os filhos de senhores criados por mães pretas. O próprio Freyre, no mesmo livro, atribui à amamentação em seio negro a paixão sexual desenvolvida pelos herdeiros da casa-grande por ?mulheres de cor?. Não parece ser apenas esse aspecto psicológico o que explicaria o assédio às fêmeas da senzala. Afinal, como comentava o mesmo Freyre, ?não existe escravidão sem depravação sexual. Em primeiro lugar, o próprio interesse econômico a favorece, criando nos proprietários imoderado desejo de possuir o maior número possível de crias (?.). Joaquim Nabuco colheu em um manifesto escravocrata de fazendeiros as seguintes palavras, tão ricas de significação: ?a parte mais produtiva da propriedade escrava ainda é o ventre gerador??.

Edson 22/12/2023

Abandonei
Tava gostando mais ou menos do livro, mas preferi abandonar, pq achei muito superficial, falando de muitas coisas, mas se aprofundando em poucas.

Amanda.Ramos 19/11/2023

Esse livro é excelente para quem tem curiosidade sobre a história do Brasil. Vários episódios incríveis que não são contados na sala de aula, tudo isso em uma linguagem simples e irreverente.

Leh1204 18/11/2023

Resumo do Brasil
O livro é um bom resumo sobre tudo o que aconteceu no Brasil até hoje, e deixa o leitor querer saber mais sobre alguns assuntos. E com certeza a política brasileira é o assunto mais peculiar de todos.

Taça 12/11/2023

Um livro rico em informações, tantas que me vi atordoada. Entristece-me o fato de não ter me adaptado bem a leitura

Zenaildo 24/09/2023

Brasil uma história
É um livro muito bom! Cheio de detalhes e muita informação.. achei bem interessante.. terei que algum dia reler ele..

Rodrigo 17/08/2023

Brasil, uma história
O livro conta a história do Brasil desde sua descoberta pelos portugueses em 1500 até o presente. O autor usa um amplo espectro de fontes, incluindo documentos históricos, relatos de viajantes, obras de arte e música. O livro é escrito em um estilo informal e acessível, e é cheio de histórias e anedotas.
O livro começa com a descoberta do Brasil pelos portugueses. Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Brasil e logo começaram a explorar e colonizar o país. O livro conta a história da colonização portuguesa do Brasil, incluindo a exploração do pau-brasil, a introdução da escravidão africana e a formação de uma sociedade colonial.
O livro também conta a história da independência do Brasil, que ocorreu em 1822. A independência do Brasil foi um evento importante na história do país e o livro conta a história dos eventos que levaram à independência, bem como a história do Brasil como um país independente.
O livro termina com a história do Brasil no século XX. O século XX foi um período de grandes mudanças para o Brasil, incluindo a urbanização, a industrialização e a democratização. O livro conta a história dessas mudanças e o impacto que elas tiveram na sociedade brasileira.
Brasil, uma história é um livro bem escrito, informativo e envolvente. É uma ótima maneira de aprender sobre a história do Brasil e é um livro essencial para qualquer pessoa que queira saber mais sobre o nosso país.
Resumo

Bruna.Barreto 15/06/2023

Brasil: Uma história
O livro é incrível. Eduardo Bueno além de um ótimo YouTuber é um excelente escritor. O livro aprofunda vários tópicos que não são estudados na escola e é escrito com brilhantismo! Amei. Suuuuper recomendo.

Gabriel 22/05/2023

Um livro a ser lido por todos
Todos deveríamos ser obrigados a ler esse livro. Uma leitura leve e simpática que passa pelos principais momentos do Brasil.

AlanBorel 27/04/2023

Livro muito elucidativo
De capacidade sintética muito boa, abarcando acontecimentos históricos interessantes e de ponto inflexível no conhecimento alheio.

Diego 19/03/2023

O Brasil é um país em construção. Conhecer a sua história além de ser muito importante para saber quem é o seu povo e sua gente é essencial para não se cometer os mesmos erros no futuro.

Eduardo Bueno consegue deixar a história do Brasil, que é muito burocratico e massante, algo didático e interessante.

Cassandra 06/03/2023

História do Brasil, frases de efeito e novas perspectivas!
Amei. As frases de efeito do autor sobre certos acontecimentos são épicas. Ora impactantes, ora explode a cabeça. Tipo, "Caramba, nunca tinha pensado nisso!". Muito bom para aprender um pouco de história de Brasil sem leitura 100% massante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6