O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Halanda.Debossan 08/10/2023

Vi indicações desse livro já a um bom tempo e sempre enrolava pra ler. Mas é uma leitura que vale a pena.
O livro inicia falando sobre uma invasão extraterrestre, só que o mais interessante sobre isso é todos os questionamentos que a história trás, isso torna tudo mais interessante e o fato de querermos saber como será o final.
O que me incomodou um pouco foi que alguns trechos eu fiquei confusa e outros foram um pouco mais chatos. De tudo acho que vale a pena, principalmente para quem já gosta do tema.

Pamela.Pugliano 05/10/2023

"As estrelas não são para o homem."
É difícil comentar sobre um grande clássico se esse não serviu muito bem pra você. Foi meu caso. O começo realmente consegue prender e atiçar a curiosidade, mas conforme a história se desenvolve, fica muito arrastada e não tem nada que te prenda ali, mesmo que as discussões sobre a humanidade e o espaço fossem bem interessantes.

Bom, temos a chegada de outros seres no nosso planeta, quando a união soviética e os EUA estão competindo para explorar o espaço. Com a chegada desses Senhores Supremos, as coisas começam a mudar na terra, com melhorias significativas na economia, bem estar, política e começamos a viver uma utopia. Mas como nem tudo são flores, alguns humanos contestam essas ações e se questionam do porque. De alguma maneira tudo está predestinado e tem um porque, mas só saberemos disso ao longo de muitas décadas.

"Nenhuma utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo."

Eu gostei de como somos introduzidos na história e em como queremos entender quem são essas criaturas e o que elas querem. Afinal, a raça humana não é afoita ao altruísmo. Mas depois, é ladeira abaixo - a escrita fica arrastada, as discussões mesmo que interessantes não salvam o desenvolvimento e os personagens acabam não te conquistando.

"Vocês tem que encarar este fato: a sua é a última geração de Homo Sapiens."

Enfim, acho que vale a leitura. Não deu certo pra mim, mas muitas pessoas adoram a história. Decidam por sua conta e risco. Leitura recomendada apesar de tudo. Aproveitem.

Emilly 03/10/2023

O fim da nossa infância
Primeira experiência com o autor, aprovada! Apesar do ano em que o livro foi escrito, ele trás uma linguagem bem tranquila e fluida, além de levantar vários questionamentos atuais.
Mateus Pinheiro 03/10/2023minha estante
Acabei de terminar esse também há poucos segundos kkkk postei resenha até. Achei legal

Mateus Pinheiro 03/10/2023

Inicialmente, o livro apresenta uma proposta interessante: invasão alienígena à Terra, controlando a nossa sociedade, impondo supremacia porém melhorando o mundo em todos os setores.

Durante a leitura, senti a empolgação como num eletrocardiograma, com picos e depressões: momentos bons, depois uma período maçante, bom novamente etc.

Não tem sequência com alguns personagens porque se passa muitos anos, até séculos, durante os acontecimentos, então novos personagens vão surgindo com novos problemas e tal.

Mas no geral é bom, deixa uma reflexão, um ligeiro receio de um possível domínio de alguma sociedade vinda de outra galáxia. Possivelmente não estamos mesmo sozinhos aqui no vasto infinito do Universo. E provavelmente não somos tão evoluídos assim. Talvez nunca saibamos de nada. Ou talvez alguma geração futura seja surpreendida.

Marilia.Sofia 01/10/2023

Ficção científica filosófica
Esse livro é um clássico da ficção científica, muito filosófico que lhe faz pensar em diversas questões.
Uma história muito boa, faz você refletir pensar no sentido das coisas, muito bom.
É meio difícil pegar o ritmo no começo da história, pelo fato de se acostumar com a narrativa.
Não consegui me apegar muito nos personagens no geral.

Nati Sampaio 01/10/2023

Um livro totalmente diferente do que eu estava esperando! Fui surpreendida positivamente.
Adorei como tudo se encaixou e o autor amarrou todas as pontas no final. Gostei muito da proposta do autor, dar críticas em relação as religiões? Gostei da escrita e da forma como ele direciona a história.
Mas confesso que em alguns momentos eu acabei ficando um pouco entediada. Gostei do final e da aparência dos Senhores Supremos.

Recomendo.

carolmndss 30/09/2023

Amei!
?o fim da infância? andou para que ?uma coisa absolutamente fantástica? pudesse correr, foi esse pensamento que me ocorreu no início da leitura, pois muitos plots iniciais do livro lembram o livro do Hank, e talvez tenham realmente servido de inspiração pra ele, mas vai para caminhos totalmente inesperados e diferentes que ?uma coisa absolutamente fantástica?.

o autor nos leva em uma jornada nos fazendo refletir sobre o futuro da humanidade de uma forma muito poética, e apesar de ter sido escrito em 1953, tem uma escrita muito atual e fácil.

foi uma leitura que me prendeu desde o início, mas durante tiveram situações que ?quebravam o clima?, visto que acompanhamos diversos personagens durante toda a história, e quando acostumávamos com os personagens, a história prosseguia com outros, mas que faz todo o sentido, no final das contas.

recomendo muito a leitura desse e também de ?uma coisa absolutamente fantástica?, pois apesar de ter semelhanças vão para caminhos totalmente diferentes.

Aggie 26/09/2023

Esse livro é parada obrigatória para os verdadeiros amantes de Ficção Científica.

O livro tem um profundo ar contemplativo filosófico e sonhador ao retratar uma invasão Alienígena de forma pacífica.

Horas vc não sente um misto de dúvidas se é sobre ciência ou misticismo.

Micael 24/09/2023

Incrível
A escrita é bastante atual, nem um pouco complicado de se entender. A leitura é fluída e intrigante, te estiga a cada capítulo querer saber o que mais de estranho e bizarro irá acontecer.

Mário Lopes 20/09/2023

Me surpreendeu
É um livro de ficção científica que foge um pouco do padrão. Me senti totalmente preso no livro desde o início. Mas faltou algo na conclusão pois alguns pontos ficaram sem explicação, mas talvez esse seja o objetivo do escritor. Além disso, achei patética e imoral a tentativa do autor de reescrever o primeiro capítulo do livro após alguns anos por motivos políticos.
4,5

LauraSky 11/09/2023

O fim da infância
Então, não foi uma leitura super fluida em alguns momentos, principalmente por se tratar de um clássico, mas eu gostei porque é um livro com uma história muito interessante e que nos faz refletir muito sobre a humanidade e os seres supremos, com certeza vou lembrar dele por muito tempo e lerei em um futuro próximo.

LAvia511 08/09/2023

Estava muito ansiosa para ler esse livro do grande Arthur C. Clarke, o livro é uma perfeita harmonia de ficção científica e com uma escrita poética, me fez repensar bastante no passado, presente e futuro da nossa espécie, não tenho dúvidas de "O fim da infância" foi um dos melhores livros que já li na minha vida, já está no meu 5 favoritos, me sinto muito grata por ter esse tipo de obra tão completa e grandiosa na nossa época, não tenho palavras pra descrever, apenas leiam

Vivi 06/09/2023

Se você está procurando um livro que vai alugar um apartamento - sem pagar aluguel - na sua cabeça, ele está bem aqui.

Dimitria2 04/09/2023

Certo, então vamos falar sobre "O fim da infancia".
Que livro revolucionário meus amigos, expandiu a minha mente e me fez criar teorias e ter ideias jamais pensadas.
É um livro que abre a sua mente para muitas crenças e crendices "absolutas" e aceitas num geral, também é um livro que faz algumas reflexões sobre o futuro da humanidade como um todo, bem naquela pegada de "aonde viemos e para onde vamos".
Em resumo, eu dei 5 estrelas pois é maravilhoso e diferente de tudo o que já li.
??
(Obs: o primeiro capítulo é um saco, mas é importante para contextualização)