O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

JoAo366 09/11/2023

Legalzinho
Gostei bastante da primeira parte do livro onde os dois astronautas representando os dois lados da guerra fria percembem a invasão e veem que nada mais daquilo importa, o primeiro capítulo que tem o Secretário Geral das Nações Unidas e a interação dele com a raça alienígena também é legal

mas depois disso é uma viagem meio sem pé nem cabeça, com pouco apreço por qualquer um dos personagens

escrita é ok, bem fácil de ler mas no geral não recomendaria

Giovana 08/11/2023

Quebrou minha mente!
Muitos livros de sci-fi impressionam, são feitos para isso, e também causar reflexões? mas O Fim da Infância não impressiona, nos deixa na verdade extasiados, sem palavras, e faz com que no final sua mente seja quebrada. Amei!

Julia 03/11/2023

Não gostei
Olha, a primeira parte do livro é de boa, faz até sentido, chega até a ser legal. Mas o resto vai despirocando de um forma inacreditáve. Principalmente o fim desse livro. Tem escolhas que a humanidade como um todo toma que não da pra acreditar a nossa humanidade realmente faria isso, não é verossímil.
JoAo366 09/11/2023minha estante
tem muita passividade também da humanidade, ele só pincela os grupos rebeldes mas no fim nunca deu em nada

Deni 03/11/2023

O mundo perfeito existe e é governado por ETs!
Gostei muito dessa história, principalmente por causa dos alienígenas e por eles fazerem o que a gente nunca foi capaz de fazer em toda a existência da raça humana: a paz mundial. Até agora não sei se entendi 100% o final. Mas é um livro mt bom, recomendo.

ED73LH 25/10/2023

Um livro instigante do começo ao fim.
Esse livro não é nada que se espera em nenhum momento, com um enredo surpreendente consegue instigar o leitor a sempre virar a próxima página.

Fabiene.Barbosa 23/10/2023

O livro narra a história de uma raça tecnologicamente superior à nossa que chega à Terra com um objetivo oculto. No entanto, os invasores sem mostram benevolentes e conduzem o planeta de forma magnífica, resolvendo todos os problemas sociais. Em contrapartida, duas regras são impostas: é proibido a qualquer um conhecer os senhores supremos e a exploração do espaço pelo homem é terminantemente proibida. Tudo isso, até que a missão deles seja cumprida.

Livro extremamente envolvente e provocador, capaz de gerar inúmeros questionamentos relacionados ao sentido da vida, às questões tecnológicas, político e sociais e, principalmente, sobre qual é o destino da raça humana no futuro.

Bete.Nogueira 18/10/2023

Uma invasão alienígena que com o tempo surpreende muito mais do que quando o céu ficou cheio de naves. "Este era o momento que a história prendia a respiração, e o presente se destacava do passado da mesma forma que um iceberg se rompe dos despenhadeiro gelados (...) A raça humana não estava mais só."

Rodrigo (Loki) 18/10/2023

Um livro à frente do seu tempo
É incrível o quão esse livro se parece tão atual, seja na escrita, quanto na história, parece que o autor viajou no tempo e relatou as coisas que viramos perceber hoje.

an_ne 16/10/2023

O início foi BEM lento beeeeeem lento mesmo, mas do meio pro final vai melhorando demais, a história fica bem mais cativante

sandroquina 16/10/2023

Do que se queixa o homem? Dos seus próprios pecados.
Essa versículo aqui é um bom resumo desse livro. O homem miserável, pobre, cego e nu que se acha superior em tantos quesitos e questões nunca se põe como o que realmente é: um pontinho insignificante de vida no universo.

Esse livro não me trouxe essa reflexão, pelo contrário, a pequenez do ser humano em meio a imensidão do que nós desconhecemos é o meu "império romano" penso nisso SEMPRE.

O fim da infância é uma leitura rápida e dinâmica, e como toda distopia tem essas reflexões de como nós nos portamos, como somos e reagimos, e eu adoro esse tipo de livro.

Gostei DEMAIS da proposta desse livro e as reviravoltas do plot foram muito bacanas.

Dei 4,5 pois achei o final um tanto arrastado. Mas nada que tire o brilhantismo desse livro. Leitura super recomendada com certeza.

Bruno 10/10/2023

Premissa interessante
Uma ideia interessante, mas um texto enfadonho. Tive dificuldade de me empolgar com o livro e ler várias páginas seguidas. O final achei bem mais ou menos também, na verdade, todo o livro achei mais ou menos, as vezes meio bobão.

Não é um livro de ficção cientifica que eu recomendaria. Mesmo com a premissa boa. Ah, também não me apaguei a nenhum personagem, achei todos chatos. Talvez com excessão do supervisor geral do mundo.

milenavifer 10/10/2023

"As estrelas não são para o homem"
Essa é uma ficção científica bem diferente das outras que já li. Não foi a melhor mas com certeza valeu muito a pena. E a edição da Aleph é impecável.

Guilherme 09/10/2023

Final surpreendente
Li esse livro com muita expectativa, mas confesso que acabei me decepcionando um pouco. Não que a escrita seja ruim, mas achei uns 60% da história um tanto quanto bobinha.. se sustenta com mistérios, mas senti falta de personagens mais carismáticos e situações mais interessantes, mais ricas. O final, no entanto, é excelente, muito bem construído e totalmente satisfatório.

No geral, gostei! Um livro divertido e que dá asas a imaginação.