O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Vicky 17/12/2023

Gostei, mas...
Gostei da história, foi meu primeiro contato com o autor. Mas as vezes me perdia na história, nos saltos temporais.
Fabio 17/12/2023minha estante
Vicky, esse também me deixou a sensação de estar a deriva na historia

Vicky 17/12/2023minha estante
Olha só!

Julia Manjko 14/12/2023

Amei !!!
Um livro típico do Arthur C Clark, bem criativo, escrito de uma forma cativante com um jeito bem diferente de contar a história.

Este foi o segundo livro do autor q eu li e como na leitura anterior foi bem cativante. Gostei muito dos rumos que a história tomou e, por mais q eu demorei um pouco para me conectar devido a natureza episódica da história, valeu muito a pena.

Recomendo a todos q gostam de entrar em contato com histórias diferente.

A_Sarah_Soares 13/12/2023

Senhores supremos
Em plena guerra fria enquanto humanos se preparam para conhecer o espaço, naves alienígenas estacionam sobre a terra revelando que não estamos sozinhos no espaço.

É bem intrigante pois ao mesmo tempo em que os Alienígenas chegam e resolvem todos os problemas da terra tornando um mundo mais pacífico e ordeiro, os mesmo não se mostravam para a humanidade, criando este mistério de "o que são e qual é o verdadeiro objetivo deles aqui na terra?"

O motivo para eles não se mostrarem para nós é bem interessante, mas o final achei um pouco fraco, independente disto foi uma leitura legal.

Raiane.Priscila 11/12/2023

Final
Que final foi esse? Revelação bombástica dos senhores supremos. O autor foi simplesmente espetacular ao criar esse livro. Plot Twist incrível.

Rejane.Viegas 11/12/2023

É um bom livro, porém não é o melhor livro dele. Trás boas reflexões sobre ?ser humano?, religião, etc, e a escrita do Clarke como sempre excelente e instigante.

Eu estava gostando muito do livro, mas da metade pro final deu uma virada e começou literalmente umas ?viagens? que me desanimaram.

Lora_Bee 08/12/2023

Livro que menos gostei do Clarke
Eu confesso que fiquei com sentimentos mistos em relação a essa obra. Digo isso porque Clarke é, disparado, um dos meus autores preferidos. Eu sou APAIXONADA por 2001 e amei muito encontro com Rama. Porém, eu larguei o livro por dias, peguei outras leituras, não tava muito afim de acompanhar a obra. Acho que, no geral, fiquei com a impressão de que o livro é meio ?brega? kkkk acho que o que me deixou para baixo também foi o fato de o próprio Clarke admitir que a história dele já não fazia muito sentido para ele. Apesar de tudo isso, terminei de ler o livro e não foi a pior obra de ficção que já li na vida.

Franklin Moreno 08/12/2023

O fim da infância
Achei que esse seria um livro 5 estrelas e que me faria amar demais e olhar com outros olhos para ficção científica e tudo mais... cheguei no final com um sentimento de que "era melhor ter ido ver o filme do Pelé".
A premissa e o começo foram de tirar o fôlego sim. E eu amei demais o jeito que o autor explica tudo com a mais alta ciência, isso é muito bom. Só que faltaram muitas outras coisas que fazem uma história ser boa, na minha opinião. Os personagens são descartáveis e desinteressantes, o desenvolvimento da premissa é muito chato (ainda mais pro final do livro), o final é muito meme e eu sinceramente não tenho paciência para isso.
Algumas coisas salvam o livro, é claro. O embasamento científico, a escrita que é fluida, o mistério por trás dos Senhores Supremos. Mas acho que o Gran Finale estragou o livro demais. Enfim...

Pietra 04/12/2023

é inteligente
Esse livros tem ótimas reflexões sobre o que faz do ser humano o ser humano.
a individualidade é criticada, o que eu nunca vi antes em um livro.
eu demorei pra ler mas não acho que seja culpa do livro e sim do meu próprio ritmo.
mas o caráter episódico dos capítulos pode ter relação.
dei 3,5 porque o que o autor resolveu seguir como apocalipse é demais pra mim, e ao mesmo tempo, underwhelming.
mas é bom e o arthur c clarke tem sim mente de titânio.
vou ler mais ficção científica com certeza.

MWeirich 04/12/2023

Concluído
Gostei do início e desenvolvimento da história, entretanto a conclusão me frustrou muito. Não esperava que o fim da história, fosse tão... Impactante.

Aliane.Felix 01/12/2023

Que role foi esse??
É incrível como existe gente inventiva o suficiente pra criar umas histórias que deixa a gente pensando "meu Deus, tem que ser muito doido pra pensar nisso".
Eu fiquei mt feliz de ter lido O Fim da Infância e percebo claramente como essa obra teve influência em várias outras mais atuais, achei interessantíssimo as reflexões trazidas pelo autor e amei os plot twists.

Nicolas 27/11/2023

Voltando as origens
Finalmente um livro de sci-fi, e que livro pqp.

Antes desse, só tinha lido odisseia no espaço do Arthur C Clarke, tinha achado muuuito bom, mas esse superou, quando o primeiro plot acontece eu fiquei maluco ksksksks, não tava entendendo e nem acreditando. O cara (autor) tinha a mente muito a frente do seu tempo.

Uma parada que reparei, lendo um segundo livro desse mesmo autor é em como ele gosta de usar a forma das crianças pra demonstrar o próximo estado da evolução humana.

Descobri que tinha uma série sobre esse livro, não assisti, só vi um vídeo no YouTube de 1h sobre e pqp, que coisa horrível, como conseguem estragar algo tão bom???

Murilo Gomes 26/11/2023

Um fim mais otimista
O livro é ótimo. Bem intrigante em seu início. No decorrer da narrativa, me vi refletindo sobre a solidão, finitude e o nosso papel no mundo.

Jhonathan Boff 21/11/2023

O livro é intrigante do início ao fim, cada capítulo me deixava mais preso e curioso sobre o que estava acontecendo, e sobre o que aconteceria.

Manoel.Ramalho 14/11/2023

Boa leitura
Leitura que prende a atenção. Boa pedida para quem aprecia ficção científica no bom estilo independence Day. Porém, este está mais para o avô do filme.

Gabriel M 13/11/2023

O livro se perde no caminho
Arthur C. Clarke apresenta uma trama curiosa, inventiva com personagens carismáticos como Stormgren e Karellen.

No entanto, após o primeiro ato do livro, ele se perde em uma estória sem foco, com personagens subsequentes pouco interessantes nos atos II e III, desembocando numa loucura nonsense total no final. É tido como clássico por muitos, mas devo dizer, achei confuso, moroso, um tanto quanto desnecessariamente filosófico e a falta de um protagonista forte, sem dúvida enfraqueceu a trama para mim.

Se o livro fosse aquilo que se escreve no ato I e suas consequências, sem dúvida seria melhor.