O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Trapp 23/01/2024

Confesso que as primeiras 100 páginas a história parece morna, tanto é q demorei mais de um ano para ter vontade de vontade de passar dessa parte. Porém, da metade pro final a história ganha um tração gigantesca e cada novo capítulo era uma nova descoberta.
Arthur C. Clarke tinha uma imaginação fora do normal e o desfecho que ele encontrou para o livro é algo inesperado, humanamente incrível.

MaF3r 19/01/2024

Um dos primeiros livros sobre a ideia de nós humanos não estarmos sós no espaço. Uma história intrigante, que para sua época de lançamento foi grande choque e influenciou muitos escritores. Contudo os saltos temporais na história não erram informados de uma maneira explicita e nem mesmo o passar dos anos, oque acabou me confundido e prejudicando a leitura.
A filosofia do livro é boa, porém sua execução pelo meu ponto de vista foi confusa. A ideia de outros seres no universo (principalmente sua forma) e a mudança nos pensamentos e ideais da pessoas, realmente foi o melhor ponto de toda a história.

Caio Timbó 19/01/2024

Uma visão diferente do futuro
Esse é o primeiro livro que leio de Arthur C. Clark. Uma história bem contada e uma visão bem interessante de um possível futuro da humanidade e da terra. Talvez já tenha assistido alguns filmes que pegaram algumas das ideias apresentadas aqui. Gostei muito!

skuser02844 18/01/2024

Um livro sobre alienígena antigo, não espere nada inovador
Livros sobre invasão alienígenas são em geral muito legais porém este é meio datado pela linguagem. Fiquei meio confuso no meio pro final mas valeu a leitura.

Be 14/01/2024

"As estrelas não são para o homem"
Foi uma leitura interessante. Essa foi a minha primeira experiência com um livro de Ficção científica e do Arthur C. Clarke.
A leitura foi bem instigante, apesar de ter algumas partes com muitas descrições um pouco desnecessárias, mais no contexto geral, foi uma experiência boa.
O final não era bem oque eu estava esperando, mais foi okay, e é em um dos últimos capítulos que você associa a história com o nome do livro, e fica igual aquele meme do cientista "explodindo a cabeça" kkk.

Depois do último capítulo, tem o conteúdo extra, que é uma outra versão do 1° Capítulo, e o Conto "Anjo da Guarda" que foi a inspiração que deu origem ao livro "O Fim da Infância", é uma boa curiosidade, porém é muito repetitivo, já que tudo que está no conto, tem na história, e com bem poucas alterações.

Para finalizar, apesar desses pontos "negativos", eu ainda gostei bastante da história e recomendo tanto para os leitores que já são acostumados com o gênero Ficção Científica, quanto para os iniciantes como eu. Espero que gostem da história e boa leitura! ?

Da Matta 14/01/2024

Gostei muito mas senti que nos últimos 10% do livro o autor se perde nas escolhas para o clímax final.

Ketlin 13/01/2024

A pequenez do ser humano frente à infinidade do Universo
Minha primeira obra do Arthur C. Clarke!

Particularmente, gostei bastante da temática do livro, que veio em sequência e em complemento a outras leituras maravilhosas do gênero. O autor brinca com nossa imaginação e curiosidade o tempo todo, além de explorar muito bem as crenças religiosas e místicas do ser humano, conectando-as com o conhecimento científico de forma genial.

Além disso, demonstra como não nos daríamos por satisfeitos mesmo em um mundo aparentemente "perfeito", se essa perfeição viesse às custas da privação da nossa capacidade de sonhar e de evoluir.

Mesmo satisfeita com a leitura, em vários momentos senti o ritmo mais lento e a escrita bastante descritiva. Ao meu ver, faltaram diálogos principalmente do meio para o fim do livro, que poderiam ter deixado a experiência mais imersiva e fluida.

Ainda assim, o livro não deixa dúvidas do porque é um clássico atemporal e leitura obrigatória pra quem ama ficção científica. Recomendo!

Anderson916 08/01/2024

Que maravilhoso...
Que obra incrível, te faz refletir um bocado.. neste exato momento estou fazendo o que provavelmente seria uma afronta aos seres supremos... Estou baixando a série baseada no livro..

Mateus 08/01/2024

Clássico, Único e Atenporal.
Fantástico! Demorei muito pra ler, pq atualmente sou um péssimo leitor, mas foi uma experiência singular ler esse livro. Aquele tipo de leitura que muda alguma coisa em vc, se não chega a tanto, agrega algo, com certeza.
Fui surpreendido do início ao fim, fico abismado do poder atemporal que o autor teve ao escrever essa obra.
Uma obra prima da ficção científica.

Qnat 04/01/2024

Clássico!
Não é clássico à toa.

Algumas coisas no livro são datadas, como toda ficção científica será ao se ler décadas depois de sua produção.
Mas, apenas a ciência é datada. Todos os dilemas e comportamentos humanos paracem não mudar!

Clarke sempre, em seus livros e contos, nos apresenta reviravoltas e maestria no enredo.
Só acho que ele peca (um problema da época) na construção de personagens, bem caricatos.

alicefnevs 02/01/2024

A minúscula ondulação provocada pelo nosso fim
"apesar de todas as suas conquistas, apesar de seu domínio, seu povo não era melhor do que uma tribo que tivesse passado toda a existência em uma planície rasa e poerenta"
é GENIAL. nossa me trouxe tantas reflexões e tapas na cara e eu NUNCA esperaria de uma ficção científica. sensacional

Pedro.Dalle 27/12/2023

Distópico e reflexivo
Após a chegada dos senhores supremos, o livro nos trará 3 perspectivas que permeiam uma distopia onde o mundo perfeito está sendo construído, onde já foi construído e onde o mesmo se torna um problema.

Um livro incrível, onde os laços com personagens tão fascinantes são cortados constantemente.

Isso se dá ao fato do livro de passar como a vida real. O tempo realmente avança, junto com as páginas que lemos e isso é incrível.

Arthur C Clarke conseguiu transmitir essa energia evolutiva, entre o real vivido pelos avós e o até então futuro que viria a ser vivido por seus netos.

Ele não deixa de lado as reflexões do passado, alguns personagens acertaram o que viria a acontecer de fato com o futuro da humanidade em conjunto com os senhores supremos e outros de fato passaram longe. Isso realmente é incrível de se notar, ainda mais quando após a conclusão do livro, temos acesso ao conto que deu início ao o fim da infância.

É uma leitura descomplicada, com cenários incríveis e personagens ricos em detalhes básicos.

Karellen por si só é um mistério, mas os personagens que o rondam seja de forma direta ou indireta também são incríveis.

O secretário geral Stormgren é um personagem que sentimos falta no futuro, e os que o rodeiam mesmo que pouco aprofundados, também são personagens icônicos com características dignas de coadjuvantes. Duval, Van Ryberg, Wainmstrong, dentre outros.

Já os personagens do futuro, também são impecáveis. Jan, Sulivan, George e sua família entram no desfecho da história com glamour.

Foi um livro incrível.

Ludimyla Lopes 26/12/2023

Bem apocalíptico, gostei mas ainda não consigo (nem sei se um dia vou conseguir) falar muito sobre :)

Otávio - @vendavaldelivros 22/12/2023

“Nenhuma Utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo.”

Pensar no tamanho do Universo é um exercício de humildade. Acredito que todas as vezes que pensamos sobre nosso tamanho em relação ao tempo do Universo, podemos nos tornar um pouco mais empáticos e menos preocupados com detalhes e fatos fúteis. Compreender nossa posição no balé cósmico pode ajudar na valorização das particularidades da vida humana.

Publicado em 1953 (dezesseis anos antes da ida do homem à Lua), “O Fim da Infância” do norte-americano Arthur C. Clarke vai contar a história de uma Terra no começo da Guerra Fria que se vê “invadida” por naves de um povo desconhecido. Diferente do que se poderia imaginar, esse povo (que inicialmente não se mostra fisicamente) implanta na Terra um tempo de paz mundial, prosperidade irrestrita e fim de todos problemas que assolam a humanidade.

Nesse novo mundo não existe fome, guerra, violência, desigualdade e nem mesmo a necessidade de trabalhar para sobreviver. Não existem mais fronteiras entre os países e todo ser humano é livre e tem recursos para ir para onde quiser, quando quiser. Não existem mais religiões, já que os seres humanos passam a ter contato com uma tecnologia que permite assistir o passado, o que coloca por terra dogmas e crenças antes fortemente estabelecidas.

Após 50 anos, os seres das naves, agora chamados pelos humanos de Senhores Supremos, finalmente aparecem publicamente e temos o primeiro plot twist da história. Obviamente não vou entrar em mais detalhes, mas posso dizer que é quase impossível não ficar preso nesse livro. Com um humor levemente ácido, recheado de indiretas, o autor nos conta uma história que bebe muito mais dos campos da filosofia, sociologia e psicologia do que apenas da ficção científica.

Com trechos e passagens marcantes, “O Fim da Infância” é um livro com muitas camadas, que gera debates incríveis, mas que acima de tudo toca em feridas da nossa própria humanidade. Facilmente uma das minhas melhores leituras do ano e uma indicação certa para quem quer experimentar uma obra de sci-fi pela primeira vez.

site: https://www.instagram.com/p/CxbftIbrIO4/?img_index=1

Monalisa.Ribeiro 21/12/2023

Leitura muito boa!
O livro prende sua atenção do início ao fim. Em especial, a variação temporal, com uma perfeita imersão em contextos diferentes, dá a impressão de estarmos lendo uma sequência livros diferentes, o que afasta qualquer sentimento de tédio durante a leitura, em especial pela abordagem científica baseada em fatos, que da uma atmosfera realística a leitura.