O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

zize 23/02/2024

Acho que não é pra mim
Eu comecei a ler esse livro por causa da minha irmã. Fui totalmente influenciada por ela. Ela gosta muito dele e falou que era muito bom e que eu devia ler, então fui com as expectativas altas e, infelizmente, eu não senti que foram cumpridas ou que tavam de acordo com o que tava esperando, seja lá o que eu tava esperando. Eu não tinha nenhuma ideia ou teoria, até achei legalzinho o fim, mas não sei se eu exatamente gostei.

Eu não achei ruim, só acho que não seja para mim. Não leio muito ficção científica, não é um gênero que eu visito muito, então não tô acostumada e por isso não tenho nenhum parâmetro pra fazer comparações. Acho até que se eu tivesse mais experiências com esse estilo eu teria gostado mais.

Achei que a leitura é fácil, não tem uma linguagem difícil de entender, mas achei um pouco monótono em muitos momentos (principalmente a segunda parte ?a era de ouro? que é meio que um porre) e também um pouco vago, além de às vezes ser um tanto enrolado sabe, aquela encheção de linguiça chata.

Eu fiquei meio confusa no início e em outras partes do livro, mas até que dá pra levar sim. A terceira parte é a mais agitada e interessante. Dos personagens, eu gostei do Jan (ele foi o que salvou a segunda parte), mas não me apeguei a ninguém não, nenhum deles chamou aquela atenção, nem o Karellen.

Coisas que me irritaram: A passividade dos humanos é muito sem sentido, senti falta de retratar mais a resistência aos seres supremos. O fato de as coisas estarem bem centradas nos EUA é um pouco af, mas entendo os motivos fora da ficção que levam a isso.

Valeu a experiência de ler algo novo e de um gênero e estilo que não estou habituada. O livro traz umas boas passagens e gera umas boas reflexões. Acho que é uma leitura meio nichada então não recomendaria pra qualquer pessoas não, acho que depende muito.

Crisvity 19/02/2024

As estrelas não são para o Homem.. talvez a Terra também não
"É uma ideia terrível, mas precisam encará-la. Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para o Homem." ?

Eu não tenho nehum grande histórico de leitura em ficção científica (embora eu assista muitos filmes) , e esse livro foi uma maravilhosa porta de entrada.

Em um momento de grande tensão mundial, a humanidade descobre umas de suas maiores dúvidas e possivelmente medos: Não estamos sozinhos. Uma grande nave com seres posteriormente nominados Senhores Supremos, aparece no céu causando um grande alvoroço.

O que tornou a leitura tão interessante, é o mistério acerca desses seres. Eles são estranhamente pacíficos e a sua presença fez o mundo alcançar um padrão de utopia que poderia demorar séculos, isso se o homem não se destruísse antes. Mas até que ponto podemos confiar no desconhecido? Esse questionamento faz com que a gente não queira parar de ler até descobrir.

O livro tem três grandes núcleos, todos muito interessantes sendo o primeiro o meu favorito. O protagonista é muito interessante e nós temos contato direto com Karellen um dos mais enigmáticos dos Senhores Supremos.

O final é um dos melhores que já li, e encerra a história lindamente (embora alguns conceitos confusos).

Recomendo demais a leitura, e é uma excelente opção para quem como eu não esteja acostumado com esse gênero.
LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Eu gosto muito desse livro! Ótima resenha, Crisvity!

Crisvity 19/02/2024minha estante
Obrigada ?? Ele é ótimo não superei o final até hoje kkkkk

LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Hahaha lembro que a revelação dos Senhores Supremos explodiu minha cabeça! ?

nininhathv 19/02/2024minha estante
amei ?

Bruna522 16/02/2024

As estrelas não são para o homem
Cheguei nesse livro por causa de 2001, que eu adorei. E, assim como 2001, o livro começa fazendo bastante sentido e fácil de entender, até um ponto em que não é mais.

É uma excelente história de invasão alienígena, diferente da maioria porque tudo corre tão bem e é tão pacífico que chega a ser um pouco suspeito! E é justamente essa suspeita que faz você devorar a história.

Quando chega no fim da história, a narrativa se torna super criativa, tratando de assuntos que ainda não estamos prontos pra entender, com conceitos que a mente humana ainda não é capaz de conceber, explicado sempre através de metáforas. Mas não quero acabar falando demais aqui, pra não estragar a experiência.

Devoradora de livros 13/02/2024

Achava que a leitura seria mais complexa, mas que nada! Leitura que flui muito bem, mal via o tempo passar enquanto lia.
O livro é sobre uma invasão alienígena e, apesar de ser um tema recorrente e às vezes caindo sempre em um lugar comum, neste livro é uma história bem interessante, não lembro de há histórias parecidas, mas digo que esse livro vale muito a pena ser lido.

Lua 10/02/2024

Uma obra prima da ficção científica
Imaginem que em algum momento naves desconhecidas vindas de outros planetas surgirão no céu do planeta Terra, o que você faria?
A história se passa no período da corrida espacial em plena guerra fria, enquanto os países buscavam maneiras para poder pisar na lua. Antes que isso aconteça, naves enormes, com seres desconhecidos aparecem planando sobre o céu terrestre. Após 5 dias sem contato direto com a raça humana, o líder da frota de naves mostra contato através de rádios com os seres humanos, a partir desse momento a ordem de organização mundial começa a mudar. 5 anos depois, grupos tentam buscar formas para que esses seres se mostrem, e buscam a independência da terra, pois eles agora ajudam na regência de leis mundiais, e tentam criar a unificação mundial.
O livro se passa em várias momentos do tempo, 5 anos, depois se passam 30, 50. Vemos várias gerações da raça humana, e como em cada uma as mudanças são nítidas.
A escrita do autor é maravilhosa, bem acessível mesmo sendo ficção científica, as suas ideias bem loucas, mas a história é bem fechada. Indico muito.

*Opinião pessoal*
Minha cabeça explodiu muito com essa história, super viajada, algo que eu adoro, o final super doido, mas que fez bastante sentido, gostei muito, super bem escrito, os personagens desde o início são super pacifistas, e em falar de personagens, a gente acompanha vários personagens e eu tenho certeza que pronunciei errado a maior parte dos nomes deles. É uma ótima indicação de ficção científica!

ViniciusTorresO 07/02/2024

O fim da infância.
O fim da infacia é uma leitura dificil, parece uma daquelas historias de filmes de ação onde a humanidade é de repente subjulgada por uma força alienigena desconhecida, que pretende dominar os seres humanos e coletar os recursos da terra,onde os humanos se juntam e vencem de forma inesperada, mas não, se revela uma historia complexa demais ate mesmo para se descrever, ponto em que o autor usou varias vezes em situações onde os seres humanos não conseguiam conceber o que estava acontecendo, é uma boa leitura, mas não me prendeu tanto.

Albatalha 06/02/2024

O espaço não é para os humanos
Livro incrível que utiliza arquétipos e mitos tradicionais no contexto de mistério da ficção científica. Muito bom!

theauroradunne 31/01/2024

Estranhamente interessante
O desfecho dessa história tomou um rumo que eu definitivamente não esperava quando comecei a ler esse livro. pra mim e minha quase-nenhuma experiência com ficção-científica, é bizarro pensar que a humanidade se tornou o que se tornou no final. muito bizarro, mas também não posso deixar de bater palmas para a criatividade do autor. e eu entendo que a minha dificuldade de conceber isso, se encaixa perfeitamente na premissa dos senhores supremos de os seres humanos compreenderem seu próprio destino. to dizendo, é bizarro e interessante ao mesmo tempo. e eu ter entendido isso me mostra que mesmo parecendo que eu não entendi nada da história, eu entendi sim.
sobre a experiência da leitura, foi mais acessível do que eu imaginava. além disso, o livro tem umas reflexões interessantes sobre a humanidade e
utopias.
se vale a pena a leitura? sim, mas tem que ter a mente bem aberta pra absorver o final

Julia5751 31/01/2024

O preço da utopia
O livro explora o impacto da chegada de uma raça alienígena benevolente, conhecida como "Senhores Supremos", à Terra. Esses seres elevam a humanidade, eliminando a guerra, a fome e a doença, mas com o tempo, revelam um propósito misterioso por trás de sua intervenção. À medida que a humanidade evolui para uma forma mais avançada, os verdadeiros motivos dos Senhores são revelados, levando a uma transformação profunda e inesperada para a espécie humana. O enredo, que é dividido em três períodos históricos, questiona o preço da utopia e explora temas como a evolução, a transcendência e os limites do conhecimento

Andre 30/01/2024

Não faltam histórias sobre invasão alienígena na cultura pop mas poucas abordam o tema como esse livro.

Aqui temos uma raça alienígena altamente evoluída que se apresentam à humanidade como tutores que nos guiariam para um futuro brilhante, sem conflitos, sem desigualdades, sem escassez. Mas por que os alienígenas estão fazendo essa caridade? Por que escondem tantos segredos? Qual é o objetivo final deles?

A resposta pra essas perguntas é o que nos mantém presos até o final da leitura.

brunoog33 29/01/2024

Impactante
Livro muito bom. Gostei bastante do tema, te prende por criar um suspense sobre a origem e o objetivo dos senhores supremos.

Gustavo616 28/01/2024

Intrigante
É incrível que este livro tenha sido escrito há cerca de 70 anos. Em alguns aspectos é tão atual que chega a espantar. Uma excelente ficção que prende o leitor do início ao fim e que traz infinitas reflexões sobre nós mesmos enquanto seres humanos inseridos em nossa galáxia.

Jônthala 27/01/2024

Muito Bom!
Livro muito bem escrito, com ótimos diálogos e um final muito satisfatório. Sem dúvidas, não é um clássico da ficção científica à toa.