O fim da infância

O fim da infância Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - O Fim da Infância


1280 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Raddatz! 17/03/2024

Um livro sobre propósito e fim
O livro é ótimo, principalmente no início, onde temos toda a construção da ideia base e contextualização do mundo, que é bem executada e é muito interessante ver a ideia do autor de como seria a sociedade numa possível utopia.

Confesso que do meio para o final, na minha opinião, a história se perde um pouco, mesmo com o advento de alienígenas, a história tinha até então tentando se manter com aspecto científico, o que, de certa forma, é um pouco largado do meio para o final.

O livro contém partes realmente interessantes, trazendo reflexões sobre a história da humanidade e seus objetivos, sobre um propósito maior, sobre um fim, mas também sobre questões talvez mundanas, como guerras, animais, o quanto conhecemos nosso planeta, e o que mais me interessou, sobre uma utopia.

A única coisa que realmente me frustou no livro foi a questão temporal, parece que usam isso em algumas ocasiões para não precisar dar uma explicação mais elaborada, o que pode dar um ar de mistério ou de ser algo que nós, como humanos, não somos capazes de entender, pra mim entretanto, aparenta ser uma saída um pouco preguiçosa ou pouco elaborada.

Na questão da leitura não tem problemas, é uma escrita leve e fácil compreensão na maioria das vezes, por mais que alguns dos grandes eventos tenham sido difíceis de entender ou imaginar, de forma clara, como seriam.

Por fim, por mais que pra mim o livro se distancia um pouco da premissa base quando se aproxima do fim, ele ainda consegue trazer algumas ideias e reflexões muito interessantes, tem, e com razão, motivos para ser um clássico na época, e realmente é uma leitura que vale o tempo.

Nota: 9
comentários(0)comente



Wolpim 11/03/2024

Seria a utopia um ?tédio? para a humanidade, Sir. Clarke?
De início o sentimento instigante em querer compreender o ?tal propósito? dos Senhores Supremos, e por fim, um desfecho final poético e simbólico!

Essa obra prima de ficção científica é um livro - praticamente - dividido em três partes; Primeiro, o contato com os ?Senhores Supremos? irá te instigar em entender suas motivações, diante de uma humanidade prestes a se ?auto destruir? - guerra fria é o pano de fundo - mais ao ser recebida pela visita inesperada por esses seres do espaço, acontecerá altas mudanças. Essa primeira parte se sustenta muito bem, com um protagonista carismático (secretário geral da ONU), a ponto de você se preocupar real com suas decisões e jogo de cintura, ao ser a ponte entre os alienígenas e os lideres mundiais insatisfeitos e preocupados com às intervenções desses alienígenas. Adorei como o Sir Clarke desenvolve todo o trama, adicionando até questões filosóficas em um dado momento (minha parte preferida, inclusive) que te faz refletir temas como livre arbítrio, cultura, espaço tempo, dentre outras análises.

Enfim, não vou falar mais nada, mas uma coisa posso garantir: vai ficando cada vez mais insano na medida que o tempo passa, para um fim extremamente poético e emocionante. ?

Um primeiro contato melhor impossível com o Mestre da ficção científica, Sir. Arthur C. Clarke!

PS: essa leitura foi tão impactante que agora olharei o céu a noite de uma maneira peculiar.
comentários(0)comente



Kleilson.Torquatto 09/03/2024

Boa leitura, mas muito, muitooo cansativa
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e não sabia o que esperar da história, só sabia que teria alienígenas e a capa me ganhou, é linda!

Os primeiros capítulos são muito bons, apesar de ter tido um pouco de dificuldade achei o começo bem construído, mas depois do terceiro capítulo começou a desandar e comecei a ficar perdido e confuso, principalmente nos saltos temporais.

Eu dei uma pausa e fui assistir o primeiro capítulo da série e assim fui organizando algumas ideias. Retomei a leitura, mas continuei tendo dificuldade, pois o autor traz muitos personagens aleatórios desinteressantes e chatos. Ele não destaca nenhum como foco principal na história para ser um protagonista e isso na minha opinião enfraquece a história. Sei que o foco do autor não foi delegar um personagem como protagonista e sim os acontecimentos, as reflexões e as passagens filosóficas para fazer o leitor refletir e pensar. Mas ficou chato!

Continuei com a leitura e da metade pro final começou umas viagens muito loucas e mais descrição disso e descrição daquilo, aí eu fui desanimando, pulei umas páginas e assim foi até o final. O final traz uma conclusão interessante mas não me surpreendeu.

Não é um livro pra qualquer pessoa. Fiquei com receio de pegar outro livro do autor e ser nessa vibe. Tenho mais um dele aqui na estante, quem sabe uma outra hora eu pegue pra ler e ver qual é.

Enfim? quero deixar claro que essa é minha opinião e minha experiência com essa leitura. Não funcionou pra mim, mas pra você pode funcionar. Mesmo assim eu indico!! Vale conhecer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Esdras 07/03/2024

Devastador e Incrível
Termino esse livro com um grande sentimento de angústia e estranha satisfação. O desfecho desse livro pode te deixar arrasado, trazendo diversos questionamentos sobre a vida, o que somos e qual nosso potencial como raça humana.
O fim da infância é um incrível livro de ficção científica, em que o autor mostra uma forma de invasão alienígena pacífica, em que os invasores apenas ajudam a guiar a humanidade para um utopia de forma sútil. O motivo para isso, é um mistério.
Por que os Senhores Supremos vieram de sua tão longínqua terra natal para ajudar os humanos? Quais são suas intenções? O que ganham com isso?
Essas perguntas te guiam por toda a narrativa, o mantendo sempre ansioso pelas respostas.
O livro é incrível e me fez pensar sobre a finitude e o valor da vida humana.
A escrita sensível de Arthur C Clarke nos ajude a sentir cada momento com suas respectivas emoções. Em muitos momentos perdi o fôlego com a narrativa e as revelações.
Talvez as estrelas realmente não sejam para o Homem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



FabricioSC 05/03/2024

Digamos que bom
É um livro de ficção científica com um grande toque filosófico. Isso torna o livro interessante. Assim como torna interessante alguns plot twists que rolam principalmente no final.

Sinceramente, esperava mais. A história não chega ao ponto de ficar monótona, mas passa um longo trecho sem acontecimento de fato relevante. E algumas vezes, parece que vai acontecer algo, mas então desacelera de repente.
comentários(0)comente



Sara 05/03/2024

Uma nova ótica
Achei o desenvolvimento lento, talvez pelo modo que a história foi escrita, ou porque seja um ficção científica densa. O final foi viajado, mas é acho que é realmente a intenção do autor fazer coisas meia psicodélicas, de uma forma que seja plausível beirando ao estranho.
comentários(0)comente



Draylton 04/03/2024

Como ficção científica o livro é excelente. As tecnologias, os possíveis futuros, a interação entre humanidade e máquinas são pontos muito positivos desse livro.
O autor falha nos valores. Ele é norte americano demais, a forma como encara as relações homem-mulher, o discurso das entrelinhas trazem valores datados. Sei que cada homem é fruto de seu tempo, mas em todos os tempos existiram homens olhando para o futuro e homens ancorados no passado. Clarke soou para mim como um homem socialmente ancorado no passado.
comentários(0)comente



mateusfceugenio 03/03/2024

Uma verdadeira obra de ficção científica.
Excelente leitura para quem é fã de histórias sobre vida inteligente fora da Terra. Somos apresentados a uma raça visivelmente superior à nossa, porém que quer nos ajudar a evoluir.... Pelo menos é o que parece. Para saber as reais intenções dessa raça sugiro a leitura completa do livro. Uma verdadeira obra de arte!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carlos 02/03/2024

É uma história muito bem construída. Gostei dos primeiros capítulos, mas achei que o texto se estendeu sem necessidade. A conclusão é interessante, quebra a ideia da centralidade da humanidade.
comentários(0)comente



Pomaila 01/03/2024

Genial
Uma leitura gostosa e desafiadora, não pelo texto pq C.Clarck é rei em entreter e prender o leitor, mas por imaginar e lidar com todas as nuances que esta nova ordem mundial trouxe para o ser humano. Me fez pensar muito, me fez questionar muito tbm. Enfim, uma ótima experiência ?
comentários(0)comente



gabsfx 29/02/2024

O livro é muito bem escrito, muito fluido, tratando de uma invasão extraterrestre com motivos ocultos que surpreendem no final, entra em várias questões filosóficas e sociais interessantes
comentários(0)comente



Vini 24/02/2024

O fim da infância
Mais uma grande aventura em meio à ficção científica, e mais uma grata supresa.
Arthur nos apresenta um história instigante que atravessa décadas, para enfim trazer o clímax da narrativa e os objetivos por trás de todo o suspense criado desde o início da leitura.
São livros como esse que criam a atmosfera tão intensa de histórias de sci-fi que reverberam por anos.
Sou amante da ficção científica e gostaria de ler muitos mais livros do gênero do que me arrisco. Mas confesso que o ?O Fim da Infância? foi uma deliciosa aventura.
comentários(0)comente



1280 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR