O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Luíza 24/06/2020

Impressionante
Durante a leitura eu ficava pensando "como que isso tudo saiu da cabeça de uma pessoa só?". É uma viagem absurda mas no bom sentido. Esse foi meu primeiro contato com o autor e eu amei a criatividade dele.

O livro tem muitas reflexões e mensagens, e infelizmente eu não aproveitei muito essas partes por estar lendo muito rápido, devido a curiosidade de saber as revelações e como ia terminar. Vale uma releitura mais pra frente.

Acho que expectativas extremamente altas me atrapalharam um pouquinho, mas não foi nada que tenha me tirado da história. Eu adoro ficção científica (apesar de não ter lido muito ainda e sim assistido) e esse com certeza foi um prato cheio pra mim.

Fiquei curiosa com certas coisas porque sou do tipo que gosta de tudo bem explicadinho, mas mesmo assim foi um final satisfatório. Se pudesse daria 4.8 ao invés de 4.5.
Marina Santos 24/06/2020minha estante
Tô doida pra ler esse livro, parece ser mto bom ?

Luíza 24/06/2020minha estante
é ótimo, leia sim!!! ?

Carlinha 04/07/2022

Uma obra que honra o gênero
O fim da infância, uma excepcional leitura que deve ser lida com atenção, porque não é apenas uma obra de sci-fi, e sim filosófica.

A história se passa em tempos diferentes, em um deles, a humanidade estava prestes a se destruir (algo que quase aconteceu na Guerra Fria) mas foi impedida pela chegada dos senhores supremos (seres de outro planeta com uma tecnologia e uma inteligência super avançada para nós terráqueos) logo eles se tornam tbm os senhores da terra. Mas eis que surge algumas dúvidas sobre os tais: Quem são eles? De onde vieram? Como são eles? E quais são suas intenções ajudando o nosso planeta e a humanidade? São essas e outras questões que nós e outros personagens começam a fazer. E é assim que os mistérios começam.
Foi meu primeiro contato com Arthur C. Clarker e foi mto maravilhoso e impactante pois me fez refletir diversas vezes. Uma delas surge com o ato dos senhores supremos. Eles nos trazem a sonhada utopia mas em troca nos tiram a liberdade. Será que o homem aceitaria esse preço se tal situação fosse real?!

Sah Imperia 10/07/2020

"O Fim da Infância" é um livro de ficção científica extremamente aclamado e eu o comprei para tirar minhas próprias conclusões.
Nesse livro,temos como ponto principal da narrativa a chegada de naves extraterrestres que pousaram em pelo menos vinte das principais cidades do planeta.Dentro dessas naves,apenas se sabe que existem outros seres,que passaram a ser os Senhor Supremos (um apelido carinhoso,digamos assim).A partir desse evento,os Senhores Supremos passaram a governar a Terra de uma maneira indireta,embora nunca tivessem se mostrado aos seres humanos.E a trama se desenvolve a partir disso.
A narrativa do autor é bem fluída e instigante.Mas a criatividade e genialidade da estória foram os fatores que me conquistaram.Eu gostei dos personagens,gostei da trama e senti certo pertencimento durante a leitura,embora não saiba o real motivo desse sentimento.Eu não adivinhei o plot twist e fiquei bem surpresa,mas amei especialmente o final...É simplesmente sublime e muito especial de um certo modo.
Gostaria de elogiar a edição da Aleph: capa e contra capa maravilhosas,ótima diagramação,além de possuir o conto "Anjo da Guarda",que deu origem à novela em si.
Em suma,foi uma experiência sensacional e muito interessante,que me abriu novos horizontes e que recomendo pra todos! Nesse livro,enxerguei as coisas de uma forma diferente e encontrei minha citação literária favorita:" Os planetas,um dia,talvez vocês conquistem.Mas as estrelas não são para o homem".

Renata.Padua 11/07/2020

Não entendo como este livro é uma ficção clássica...
Detestei. Li até o fim pois somente depois dos 80 e poucos % fica claro o rumo que o fim da história irá tomar, e aí quis ler até o fim pra saber se era isso mesmo, se não teria nenhuma surpresa/reviravolta, mas não teve.
Primeiro ponto que me incomodou na leitura foi a escrita puramente descritiva. Em termos de enredo, se todas as ambientações fossem retiradas, daria pra contar a história em pouquíssimas páginas. Este é um livro para quem gosta de ficar imaginando os cenários da história.
Segundo ponto que foi decepcionante é o tom depressivo. Por ser uma ficção não esperava que esse fosse o tom da história.
Por último, achei a estrutura do texto ruim, pois parecia uma montanha russa. Começava extremamente descritivo ao ponto de ser maçante, introduzindo vários vetores na historia, e quando finalmente parecia que algum mistério seria revelado/algum acontecimento ocorreria, o livro voltava a estaca zero descrevendo um novo cenário e introduzindo novos vetores com mares de descrições que se tornavam maçantes. Realmente não entendo como este livro ficou famoso e continua a ser recomendado ao longo dos anos!
Renata Cavalcante 21/07/2020minha estante
Estou lendo ele neste exato momento e estava me perguntando exatamente isso. Estava sem jeito porque tanta gente fala bem dele, aí pensei: ser a que só eu não gostei. Ainda bem que achei alguém que pensa como eu.

Lari 28/07/2020minha estante
Acabei de abandonar! Me senti exatamente dessa forma. Li até 60% aí pulei pra 80 pra ver se ficava melhor. Não adiantou, larguei!

Vitor I. 20/08/2020

Autor fantástico, livro muito curioso!!
Livros muito bem escrito, é minha primeira experiência com o autor e posso adiantar que foi muito boa.
Não sabia muito sobre o livro, apenas que tratava da invasão de aliens, fui pego de surpreender pelos eventos, que funcionam com uma unidade perfeito, seja a aparência dos senhores supremos e seus propósitos. Achei o final bastante enigmático e curioso, no bom sentido.
Por fim, recomendo muito a leitura.

Ise 02/06/2021

Comecei a ler esse livro sem saber absulamebte nada sobre, a não ser que era um livro de ficção científica e um clássico. A história é realmente muito interessante e bastante filosófica.

É desses livros que faz a gente construir cenários de coisas que não temos referencial nenhum, como novas galáxias, ou algum sol muito diferente do nosso.

Gostei bastante da história e me fez refletir sobre o humano, o papel da gente no universo, outras formas de vida e assim por diante. Livros muito filosóficos não são muito minha vibe, mas ainda assim gostei da história. É bem surpreendente.

heyjandrade 05/02/2023

Não é só sobre alienígenas
Tudo o que eu gosto e mais um pouco. Tem ficção científica, alienígenas, exploração do universo, debates filosóficos... Não sei porque demorei tanto pra ler.

Só não dei 5 estrelas devido algumas partes que foram bem arrastadas e que não precisavam ter tanto foco.

Mas, enfim, foi uma leitura muito agradável. Amei a escrita do Arthur ?

Dai Solyom 10/12/2022

Evolução ou extinção?
A mente de Arthur C. Clarke deveria ser um turbilhão, quanta criatividade e quanta sensibilidade em uma pessoa só.

Iniciei essa obra sem saber absolutamente nada dela, pois eu prefiro assim, gosto de descobrir aos poucos.

Particularmente eu sinto falta de empatizar com os personagens, em nenhuma de suas obras ele destaca os indivíduos.

O protagonismo dele é focado em outras coisas, em 2001 o protagonista foi a IA, em ENCONTRO COM RAMA foi o astro, e em O FIM DA INFÂNCIA o protagonismo ficou com as consequências.

Não é uma leitura fácil, e o ritmo as vezes se torna lento, porém C. Clarke é gênio, uma história científica cheia de metáforas e referências, sejam científicas, filosóficas, morais ou religiosas.

Quando foi revelada a aparência dos Senhores Supremos eu fui surpreendida, incrível a forma que ele utilizou mitos para explicar de um forma científica.

E também muito importante a menção ao passado, menção sobre a primeira "visita", e como os humanos interpretaram, utilizando a religião infundada como explicação.

No geral eu gostei bastante.

O final me deixou desestimulada, afinal, a evolução está diretamente ligada a extinção?

Para evoluirmos é necessário deixar tudo para trás?

Realmente vale a pena se tornar melhor e buscar a sabedoria Suprema?

Honestamente, prefiro minha vida ordinária e ignorante.

Último adendo, a escolha do título é fantástica, só depois de terminar a última página eu entendi o motivo da obra ser intitulada como O FIM DA INFÂNCIA, cabeça explodindo em 3, 2, 1...

Anna caldieri 25/10/2021

Curti muito a leitura! O final me emocionou muito, apenas não gosto taaaanto do formato do livro, por não conseguir desenvolver tanto os personagens por se passar em um grande periodo de tempo.

Mas entendo que essa é a proposta. A ideia é a história em geral e não os personagens.

Curti bastante!

Lia Trajano 25/10/2020minha estante
Eu então ainda devo ser um "bebê": achei o final muito triste e para mim a mente suprema é predatória e escraviza civilizações?

Cassio 25/10/2020minha estante
Nossa, eu também achei muito triste. Foi até difícil de escrever a resenha.

Lee 12/06/2021

Inesperado!
Em "O fim da infância" busquei entender o que significava este título que me causara grande afinidade ao escolhê-lo, lendo a sinopse vi que se tratara de um livro que trabalharia questões de uma invasão de seres alienígenas a Terra e instaurariam um regime totalitário por todo o globo.
Minhas dúvidas surgiram a partir do momento em que li isso, como será esse regime? por que? quem são estes seres? Durante a trama são apresentados elementos que nos respondem essas perguntas e acabam indo muito além de tudo o que eu imaginara ao iniciar minha leitura.
Questões como fome, miséria, doenças, diferenças são abordadas e "resolvidas" por estes seres supremos, que tratam a humanidade como algo inferior ou muito inacabado perto de tudo o que são.
Conforme a trama vai encaminhando, acabamos por desapegar dos personagens, pois o que o autor quer, é que nos prendamos apenas aos fatos que ele está te apresentando e não que criemos expectativas tão longas, mortes inesperadas, finalização de arcos de forma que não aguardávamos acontece o tempo todo.
A única coisa que nos deixa é a pura reflexão de para onde está indo a humanidade e os motivos de os Senhores Supremos estarem na Terra. Para quem procura uma leitura cheia de histórias que se interligam, momentos que parecem ser simples mas que acarretam em uma dimensão muito mais profunda, este livro será de muito "bom tom".
Eu simplesmente amei, a leitura me prendeu do início ao fim, pois quanto mais enigmática a trama se fazia, mais eu queria ler, assim foi até chegar ao fim. Apesar do final não ser tão empolgante, acho válido, acho perspicaz e faz sentido. Não tinha como ser diferente, afinal estamos falando de "O fim da Infância".

Nikki 09/11/2020

Mucho loco
A imaginação do autor realmente não tem limites, me fez até literalmente sonhar com as situações e os cenários narrados.

Achei um livro incrível, de verdade, mas tenho que falar: me incomodou a premissa de que a humanidade necessariamente só evolui e que os avanços tecnológicos se identificam com o quão "civilizada" uma sociedade é. Basta olhar pra basicamente qualquer comunidade tradicional, que consegue viver de forma sustentável, em contraste com nossa """civilizada""" (com todas as aspas possiveis) sociedade hegemônica, que segue devastando a natureza e alastrando desigualdades sociais.

Enfim, de toda forma, com essa ressalva, gostei mesmo do livro, uma ficção científica com uma narrativa bem estruturada e instigante.

thealvesamanda 09/11/2020

AS ESTRELAS NÃO SÃO PARA OS HOMENS - @aquelecomolivro)
Idealizado na década de 50 com inspirações na segunda grande guerra e na guerra fria, Arthur C Clark nos apresenta uma invasão alienígena pacifista que é responsável por trazer prosperidade e até mesmo tratamento responsável por acabar com as desigualdades, bem como a fome e a ocorrência de crimes.
Os “Senhores Supremos”, como assim são chamados, também são responsáveis por trazer revolta e medo a população, que agora terá que enfrentar uma nova realidade a respeito de nossa aparente inferioridade, não podendo contar com o apoio de algo superior, uma vez que toda a crença no divino fora contestada no debate ciência versus religião.
A população mundial se encontra entediada e governada na utopia promovida pelos “Senhores Supremos” que mantêm poucas regras, sendo a principal: não explorar o espaço. Nunca. Em hipótese alguma.
A obra não se apega aos personagens e sim, com o desenvolvimento do mundo e dos questionamentos que permeiam a obra. C Clark em todos os núcleos que compõem a história, nos deixa apreensivos e intrigados. Qual a razão da invasão ? O que nos difere dos “Senhores Supremos” ? O que nos faz ser considerados “humanos” ? Qual o sentido de existirmos ?
“Creia-me, não temos nenhum prazer em destruir as fés dos homens, só que as religiões do mundo não podem estar todas certas, e eles sabem disso. Cedo ou tarde, o homem vai ter que saber a verdade; mas o momento ainda não chegou. “
O final do livro é responsável por trazer os fins dos questionamentos, bem como suas verdadeiras intenções.
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e não deixou nada a desejar. Gostei até mesmo do final, muitas vezes criticado. O único problema do livro é o ritmo, as vezes senti que estava lendo arrastada, uma vez em que a narrativa se dá de maneira lenta.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a forma em que o autor aborda a mesmice vivida pelos humanos. Não há mais arte. A competição e a aspiração quase nata do ser humano de mais, não existe. Não há mais inovações tecnológicas. Vocês já pensaram em como seria viver sem arte ? Eu só me lembrava da ilustre frase de Gullar “A arte existe porque a vida não basta”.
O livro foi originado pelo conto “Anjo da Guarda”, que também está presente na edição da Editora Aleph.

Hiarlly 10/12/2021

Uma ficção misturada com utopia simplesmente perfeita.
Sobre a escrita: Bem construída e muito interessante o modo como ele faz a história se encaixar em cada parte, no final ele consegue amarrar cada simples aspecto colocado em pauta.

Sobre o enredo: trás diversas reflexões sobre assuntos que, atualmente, já são debatidos, mas que pra época do livro são um tanto revolucionário. Com essa dinâmica "senhores supremos" e humanidade nota-se uma crítica as condutas humanas e o caminho que estamos indo enquanto espécie.

Recomendo a qualquer um que goste de ficção ou ate mesmo que n goste