O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Cristiane 30/07/2023

Adoro uma ficção científica, e essa não decepciona. Simplesmente genial! O autor consegue trazer muitas críticas e reflexões sobre a humanidade nos colocando em um cenário de uma invasão alienígena diferente de tudo que eu tinha visto até então. Adorei!

Livia 26/07/2023

Primeiro scify do ano
Meu primeiro Arthur C Clarke não poderia ser melhor, me pego pensando neste livro até hoje (meses depois que terminei e vim fazer a resenha) em como a história foi bem construída e como os personagens são instigantes. Vale a pena demais

Thiago 26/07/2023

As estrelas não são para o Homem!
O melhor livro que li esse ano (até o momento).
E olha, me conhecendo e conhecendo meu gosto peculiar por esse tipo específico de ficção, acho difícil algum supera-lo esse ano.

Novamente: como escreve bem Arthur C. Clarke! E que vontade de zerar todos os livros dele em seguida desse.

Aqui temos uma tragédia (sim, uma tragédia cósmica) contada através do advento do evento histórico mais aguardado pela nossa espécie, aquilo que mudará o curso da nossa existência para sempre: o primeiro contato alienígena. Um tema que fascina tanto a nós, que mexe tanto com nossa imaginação. O que aconteceria se não fosse exatamente como imaginamos? Os físicos dizem que devemos tomar cuidado com os sinais que emitimos no espaço, nunca se sabe o que está à espreita, captando-os. Nessa história analisamos bem a fundo as consequências de algo assim, e ainda mais: talvez nem precisemos mandar qualquer sinal.

Talvez sejamos apenas como sementes calmamente esperando, ignorantes, para serem colhidas por uma colheitadeira gigante que nos retirará no momento certo e destruirá a nossa planta-mãe sem qualquer sentimento particular quanto a isso que não seja a nutrição de outro ser vivo.

Um livro que atiça sua curiosidade a princípio, para então mergulha-lo em um oceano profundo de impotência diante da grandiosidade do Cosmos. Um tratado sobre nossa pequenez diante do Infinito e suas possibilidades.

A sensação de vazio e abandono que esse livro deixa é difícil de descrever. A frase que é título dessa resenha vai ficar comigo pra sempre e vou refletir sobre ela ainda por muito tempo. Talvez a proposição feita pelo autor seja verdadeira. Talvez realmente não sejamos feitos para o Cosmos e somos como crianças brincando com o que ainda não entendemos, com a diferença de que nunca entenderemos totalmente ainda que tentemos.
E o fim da nossa infância está além da nossa compreensão.

Sccmarx 23/07/2023

Surpreendente
Este livro é incrível, apresenta a história principal com uma série de mistérios que são resolvidos ao longo dos capítulos. Uma ficção bem criada, mas que não é exagerada nem mentirosa (?)

Ygor.Fortes 20/07/2023

Meu primeiro livro lido do autor, e posso dizer que adorei. Sua escrita é extremamente fluída. As questões abordadas são eficazes tanto na época, quanto atualmente. Apesar de nem sempre "acertar". Os personagens são somente meios para o livro se comunicar com o leito, não são aprofundados, mas cumprem seu papel. Fui com as expectativas alinhadas com a proposta, então posso dizer que é um ótimo livro.

Aline Maia 19/07/2023

"O fim da Infância" foi um livro marcante para mim e eu só me dei conta disso depois de quase um ano que fiz a leitura.

As vezes eu me pego pensando no livro, imaginando e relembrando várias cenas. E sempre que vejo alguma coisa que faça menção a livros e ficção científica, esse título é praticamente o primeiro que me vem em mente.

Dividido em partes, "O fim da infância" conta uma história sobre gerações através de saltos temporais. Esse recurso nos ajuda a perceber como a noção de tempo e espécie são mais amplos. O tópico abordado é sobre as fases da vida, mas nesse caso, em vez de ser uma pessoa, é uma espécie inteira. Precisa ter muito espaço de tempo para as fases da vida de uma espécie acontecerem.

Arthur C. Clarke me conquistou enquanto eu lia, mas agora quanto mais o tempo passa mais eu vejo que essa obra é como um bom vinho que envelhece e fica melhor. Antes achei que não iria ler de novo esse livro, mas agora quero reler muitas vezes. Sei que a cada releitura vou aprender mais com as reflexões que ele instiga.

Leiam e releiam com calma.

@eu_rafaelfa 12/07/2023

Um bom suspense
O livro de modo geral é muito bom, intrigante e com uma surpresa bem engraçada ( na minha opinião ). É um suspense aflitivo principalmente para quem é ansioso ?, uma ótima leitura!

paulovm 11/07/2023

Diferente
Não pude deixar de lembrar de Asimov em certas partes desse livro, por mais que eu ache que o Arthur Clarke tenha uma pegada mais casual quando fala sobre a ciência nos livros que li até agora.

Foi um livro muito bom de se ler e que constantemente renovou a história com novas direções.

Beatriz 04/07/2023

Bloom your mind!
Tudo nesse livro me deixou com a sensação ?what???. O etzão que parece com o capeta, as crianças sendo ?abduzidas? e o cara sendo otário e entrando dentro de uma baleia para ser transportado terra fora, sem saber de nada sobre pra onde eles iriam. Mesmo com tudo isso, o livro não deixou de ser gostosinho.

Steph.Lopes 03/07/2023

Incrível
Fazia tempo que não lia ficção e esse livro prendeu muito a minha atenção.
O desenrolar da história é um pouco devagar mas cada parágrafo vale a leitura.

Eu peguei o livro sem saber nada da história e me surpreendi muito, realmente gostei demais

Erika 02/07/2023

É muito bom, uma leitura bem envolvente. Gostei bastante. Os senhores supremos são surpreendentes e seu planeta também!

sharacrstn 01/07/2023

As estrelas não são para o homem
A história começa muito provocadora e imersa no mistério das figuras que aparecem no céu de repente. Daí, te leva pra um lugar tão distante do que você poderia imaginar que é praticamente impossível adivinhar o final.
Quando você finalmente entender o título do livro, tenho certeza que vai ficar em choque assim como eu fiquei.

Conde André 30/06/2023

Acho que nada tinha me preparado para o que esse livro seria para mim
Minha gente, um dos favoritos da vida sem dúvida alguma
E vou panfletar de agora em diante
Thiago 26/07/2023minha estante
Exatamente eu nesse momento. Panfletando sem dó pra todos os amigos.

Conde André 28/07/2023minha estante
Aqui também, livro bom tem que ser panfletado

Bah 30/06/2023

Foi divertido mas é bem datado
O livro em si foi bem divertido mas tinha horas que era engraçado o quão datado o futuro utópico do Arthur era.
Sem falar na visão machista em que as poucas personagens femininas que aparecem só soavam como meros acessórios na sua narrativa.
A proposta de evolução humana em si me parecia muito solitária, mas certamente é um clássico da ficção científica