O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Carolina.Milczanow 26/08/2023

Não desistirei de ficção-científica, gostei, mas nada demais
Eu tento não desistir de ler ficção-científica, porque acho os assuntos abordados muito interessante, principalmente sobre espaço e vida fora da Terra. Adoro ler livros antigos com versões distópicas do mundo que vivemos hoje, mas de alguma maneira ?O fim da infância? não me prendeu.
O livro aborda assuntos interessantes, mas com uma narrativa chata e confusa. Além de personagens bem superficiais, na minha opinião. O livro acaba sendo mais filosófico que científico, o que não é ruim, mas acabou tendo mais frases de efeito que conteúdo em si.
Recomendo, mas a pessoas precisa ter a consciência de que não é uma leitura tranquila. Não é um livro fácil e não funciona como distração, pois é preciso está atento a tudo que é dito para não se perder na história.

Vitor 25/08/2023

É impressionante que este livro tenha sido escrito há sete décadas. Embora algumas das tecnologias não sejam tão futuristas quanto teriam sido para um leitor da época, esse livro alcança o status de atemporal por meio da discussão de temas que permeiam a humanidade até hoje: Filosofia, política, preconceito, psicologia e muitos outros.

O maior feito do autor Arthur C. Clarke é a capacidade de apresentar temas científicos e psicológicos complexos, de forma extremamente acessível, tudo enquanto tece um enredo notavelmente inventivo e eletrizante. Tudo isso faz com que esse seja um daqueles livros nos quais as páginas viram sozinhas (as trocas de perspectiva e saltos temporais enriquecem muito a leitura. Por fim, ainda que o final seja totalmente satisfatório, ele te deixa com um gostinho de quero mais.

Silvia Cristina 24/08/2023

Um livro que faz você pensar
A história é dividido em três partes, seguindo uma narrativa em terceira pessoa sem personagem principal. Isso pode chatear alguns leitores.
Este livro na minha opinião é para quem gosta de um suspense e de muitos personagens na trama, ou seja, não se apegue a nenhum deles. Pode não agradar as pessoas que não estão acostumados a histórias de ficção científica, eu adoro!!!
É muito doido pensar que este livro foi publicado pela primeira vez em 1953, o homem não tinha ainda pisado na lua. E vemos como de longe vem esta admiração pelo tema “alienígena”.
Os Senhores Supremos, desta história são os alienígenas dotados de inteligência e tecnologia muito superior à dos humanos e que chegam à Terra exercendo uma dominação.
Vários óvnis ficam estacionados nas principais capitais do planeta e, nesta parte lembrei do filme Independence Day (só que nada a ver)
Os Senhores Supremos se comunicam com um representante humano e sempre ocultam a aparência, o que me deixou muito curiosa e intrigada.
Os Senhores Supremos logo resolvem todos os problemas da Humanidade, da fome ao racismo e analfabetismo, essa dominação é bem vista com bons olhos pela maioria da sociedade.
O livro descreve com bastante detalhes a vida utópica da Terra graças aos Senhores Supremos.
Ao longo da trama, vamos descobrindo um pouco mais sobre os alienígenas invasores. Essa relação entre a Humanidade e os Senhores Supremos entretém, e o suspense fica por conta das questões :
o que será que estes alienígenas querem?
Qual a aparência deles?
Porque escolheram a Terra?
Essas perguntas são respondidas, mas não da forma surpreendente em que gostaríamos.
Há tantos personagens e tramas diferentes acontecendo ao mesmo tempo que, alguns capítulos parecem desconexos e sem propósito e outros não se aprofundam em assuntos que gostaria que demorasse mais.
O livro pra mim foi surpreendente, pois não sabia nada desta história. Comecei a leitura imaginando que a história era sobre ETs, mas ao decorrer da narrativa percebe que há muito mais em jogo, muito pontos para refletirmos sobre a humanidade e nosso destino no futuro. Fiquei muito pensativa após a leitura. Curti muito, recomendo a leitura.
Descobri que o Syfy Channel produziu uma minissérie para a televisão de três partes e quatro horas de Childhood's End , que foi transmitida de 14 a 16 de dezembro de 2015, gostaria de ver.
Manoel.Ramalho 22/11/2023minha estante
Interessante sua visão... é engraçado que a parte que mais me atraiu foi a primeira parte... até o momento em que os supremos se revelaram, na minha opinião, trazia um mistério na obra, aquela ânsia para saber mais sobre eles... a ânsia dos personagens, o mistério... mas depois que eles se apresentaram, meio que me tirou o interesse... mas não significa que a obra não tenha perdido sua magnitude...

Caio.Victor 20/08/2023

Absurdo de bom.
Nunca havia lido ao autor, de modo que iniciei a leitura "às cegas". Desde o primeiro capítulo já percebi que a leitura valeria a pena. Filosofia, ciência, biologia são temáticas trabalhadas já obra.

Outros livros do autor já estão na fila para serem lidos!

Rudiely 19/08/2023

Ficção científica fácil de ler.
Esse livro conta a história de uma invasão extraterrestre aqui no nosso planeta. O livro é dividido em três partes, onde a primeira conta sobre a invasão, e a reação dos humanos.
Os protagonistas da primeira parte são do século XX e são totalmente subjugados pelos invasores, que passam a governar o mundo com suas próprias regras, sendo que a oposição que não representa ameaça alguma ao grande poder dos e.t.s.
Os extraterrestres governam por 50 anos sem se mostrar, estabelecendo suas próprias convicções do que acham ser o melhor para a Terra e seus habitantes.
Após a invasão e supervisão dos Senhores Supremos, o que a Terra vira é uma utopia, a imagem dos invasores é genial, porém eles se revelam em um momento onde os humanos já estão preparados para tudo. ?
E a última parte é a conclusão do livro, onde finalmente entendemos o título da história.
Adorei esse livro, e ele é atual mesmo após décadas de sua publicação. Faria ressalvas para a parte 3, e também ao objetivo final dos Senhores Supremos. Não gostei muito do final, confesso. Mas é um livro contado de uma maneira diferente e que te prende do início ao fim.

Essa edição tem extras, que são o primeiro capítulo reescrito pelo autor (que não acrescenta nada e não precisava), e o conto que inspirou o livro. Na verdade é igual rsrs...

"Não é de admirar que as pessoas estejam se transformando em esponjas passivas: absorvendo, mas nunca criando. Sabia que o tempo médio que uma pessoa passa assistindo Tv, agora, é de três horas por dia? Daqui a pouco as pessoas não vão mais viver suas próprias vidas. Vai ser um trabalho de tempo integral se manter a par dos diversos seriados de família na TV!"

"A ausência de um único ponto de referencia familiar pode ser absolutamente aterradora até mesmo para ar mente mais fria e lúcida."

Bia 16/08/2023

Por tudoooo
Que livro sensacional!!!!! Finalmente entendi o hype do arthur c clarke e é merecido. A escrita desse livro é incrivel, cada metafora que ele usa é perfeitamente colocada e cada descriçao dos aspectos de ficção é algo que explode a nossa cabeça pensando no quanto ele realmente constroi o mundo inteiro e (pelo menos ao que parece ao meu olho leigo no que diz respeito a fisica) o quanto ele pesquisa para escrever a historia de forma que a ?ciencia? realmente faça sentido. O plot do livro realmente é algo que eu nao esperava, e cada uma das ?partes? que ele é dividido a historia crescia mais e mais, nao só em termos de roteiro, mas de riqueza de detalhes, personagens, e sentido da mensagem no geral. Acho que é um livro que pode trazer interpretaçoes diferentes pra cada leitor, e livros assim são sempre interessantissimos. O livro é uma pisa, apenas

Nani84 11/08/2023

Eu sempre adio ler ficção científica por medo de ter muita coisa técnica que muitas vezes pra mim se tornam massantes. Mas tenho cada veze surpreendido mais com as últimas leituras. E com essa história não foi diferente. Leitura fluida e nada complicada, trama que prende. Recomendo

Loiza 08/08/2023

Apesar de não ser capaz de entender, vi o que minha raça se tornou. Tudo o que já fazemos subiu para as estrelas. Quem sabe fosse isso que as velhas religiões queriam dizer. Mas numa coisa todas erraram: pensavam que a humanidade era tão importante, mas somos apenas uma raça em... Vocês sabem quantas? E, ainda assim, nos transformamos em algo que vocês nunca poderiam ser.

Nina Pina 07/08/2023

Meu conforto, é ler pouco esse tipo de leitura ?.
Saí da minha zona de conforto.
E resolvi ler um clássico de ficção científica, já li outros, mas, esse é bem diferente dos que li no passado.
Nossa, demorei um bocado para concluir a leitura, foi uma ótima experiência. Para quem ama ficção científica amará esse livro.

O começo foi ótimo, o autor descreve o livro com detalhes e nos faz pensar muito no futuro e suas escolhas e consequências, muitos leitores não gostaram do final, eu amei, no final percebesse o significado do título O fim da infância.

Marchetti1 07/08/2023

Legal, mas não é meu tipo
?eles estão nos observando. Tem algo de esquisito na gente, alguma coisa que atrai a atenção deles. Sinto isso desde a festa do Rupert. É engraçado como aquilo mudou a vida da gente.?

Na época só li por conta do meu namorado, acabou que só fui realmente gostar do livro no final k

Mokumura 07/08/2023

Sci-fi não é meu gênero preferido, longe disso aliás, mas decidi dar uma chance depois de ver tantas pessoas falando bem. Achei legal, apesar de que foi 70% do livro sendo um grande "vem aí", achei o plot interessante, mas não inesperado.

Amanda Arcanjo 06/08/2023

Diferente
Comecei o livro sabendo a sinopse por cima, pq queria ser surpreendida.
Logo no começo me prendeu, realmente não esperava essa descrição dos personagens, fiz mil visualizações na minha cabeça, mais essa nem cogitei, já gostei disso.
Dali em diante ficou mais arrastado, com muita descrição e explicação de lugares e suas funções, sendo uma parte bem interessante sobre a evolução da sociedade.
O final tbm me surpreendeu, um misto de "Como assim?" Com "Nossa..." kkkk
Um final desolador para a humanidade, para o homo sapiens.

ThainAh.Ferreira 04/08/2023

O livro explora a chegada de uma misteriosa raça alienígena chamada de "Os Senhores Supremos", que pacificamente assumem a supervisão da Terra, trazendo avanços tecnológicos e eliminando conflitos. A história segue a perspectiva de diversos personagens humanos, enquanto eles tentam compreender as intenções dos Senhores Supremos e lidar com as mudanças drásticas que eles trouxeram. A narrativa aborda temas profundos, como evolução, transcendência e o impacto da mudança repentina na humanidade. Com uma trama intrigante e uma abordagem reflexiva, o livro cativa os leitores ao explorar as implicações da evolução humana e do contato com uma inteligência extraterrestre.