O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Marilia.Sofia 01/10/2023

Ficção científica filosófica
Esse livro é um clássico da ficção científica, muito filosófico que lhe faz pensar em diversas questões.
Uma história muito boa, faz você refletir pensar no sentido das coisas, muito bom.
É meio difícil pegar o ritmo no começo da história, pelo fato de se acostumar com a narrativa.
Não consegui me apegar muito nos personagens no geral.

Nati Sampaio 01/10/2023

Um livro totalmente diferente do que eu estava esperando! Fui surpreendida positivamente.
Adorei como tudo se encaixou e o autor amarrou todas as pontas no final. Gostei muito da proposta do autor, dar críticas em relação as religiões? Gostei da escrita e da forma como ele direciona a história.
Mas confesso que em alguns momentos eu acabei ficando um pouco entediada. Gostei do final e da aparência dos Senhores Supremos.

Recomendo.

carolmndss 30/09/2023

Amei!
?o fim da infância? andou para que ?uma coisa absolutamente fantástica? pudesse correr, foi esse pensamento que me ocorreu no início da leitura, pois muitos plots iniciais do livro lembram o livro do Hank, e talvez tenham realmente servido de inspiração pra ele, mas vai para caminhos totalmente inesperados e diferentes que ?uma coisa absolutamente fantástica?.

o autor nos leva em uma jornada nos fazendo refletir sobre o futuro da humanidade de uma forma muito poética, e apesar de ter sido escrito em 1953, tem uma escrita muito atual e fácil.

foi uma leitura que me prendeu desde o início, mas durante tiveram situações que ?quebravam o clima?, visto que acompanhamos diversos personagens durante toda a história, e quando acostumávamos com os personagens, a história prosseguia com outros, mas que faz todo o sentido, no final das contas.

recomendo muito a leitura desse e também de ?uma coisa absolutamente fantástica?, pois apesar de ter semelhanças vão para caminhos totalmente diferentes.

Aggie 26/09/2023

Esse livro é parada obrigatória para os verdadeiros amantes de Ficção Científica.

O livro tem um profundo ar contemplativo filosófico e sonhador ao retratar uma invasão Alienígena de forma pacífica.

Horas vc não sente um misto de dúvidas se é sobre ciência ou misticismo.

Micael 24/09/2023

Incrível
A escrita é bastante atual, nem um pouco complicado de se entender. A leitura é fluída e intrigante, te estiga a cada capítulo querer saber o que mais de estranho e bizarro irá acontecer.

Mário Lopes 20/09/2023

Me surpreendeu
É um livro de ficção científica que foge um pouco do padrão. Me senti totalmente preso no livro desde o início. Mas faltou algo na conclusão pois alguns pontos ficaram sem explicação, mas talvez esse seja o objetivo do escritor. Além disso, achei patética e imoral a tentativa do autor de reescrever o primeiro capítulo do livro após alguns anos por motivos políticos.
4,5

LauraSky 11/09/2023

O fim da infância
Então, não foi uma leitura super fluida em alguns momentos, principalmente por se tratar de um clássico, mas eu gostei porque é um livro com uma história muito interessante e que nos faz refletir muito sobre a humanidade e os seres supremos, com certeza vou lembrar dele por muito tempo e lerei em um futuro próximo.

LAvia511 08/09/2023

Estava muito ansiosa para ler esse livro do grande Arthur C. Clarke, o livro é uma perfeita harmonia de ficção científica e com uma escrita poética, me fez repensar bastante no passado, presente e futuro da nossa espécie, não tenho dúvidas de "O fim da infância" foi um dos melhores livros que já li na minha vida, já está no meu 5 favoritos, me sinto muito grata por ter esse tipo de obra tão completa e grandiosa na nossa época, não tenho palavras pra descrever, apenas leiam

Vivi 06/09/2023

Se você está procurando um livro que vai alugar um apartamento - sem pagar aluguel - na sua cabeça, ele está bem aqui.

Dimitria2 04/09/2023

Certo, então vamos falar sobre "O fim da infancia".
Que livro revolucionário meus amigos, expandiu a minha mente e me fez criar teorias e ter ideias jamais pensadas.
É um livro que abre a sua mente para muitas crenças e crendices "absolutas" e aceitas num geral, também é um livro que faz algumas reflexões sobre o futuro da humanidade como um todo, bem naquela pegada de "aonde viemos e para onde vamos".
Em resumo, eu dei 5 estrelas pois é maravilhoso e diferente de tudo o que já li.
??
(Obs: o primeiro capítulo é um saco, mas é importante para contextualização)

Pedro3613 31/08/2023

Incrível
Primeira obra de Arthur C. Clarke que leio. Fui com uma expectativa grande por saber do pioneirismo desse livro e não me decepcionei.

Indo por um caminho diferente da maioria das histórias sobre invasões extraterrestres que conhecemos hoje, aqui temos a chegada na Terra de uma raça de seres pacíficos que buscam desenvolver a humanidade para fins desconhecidos inicialmente.

Dispensando a ação e os conflitos que podemos imaginar que surgiriam diante de uma situação assim, ele apresenta uma linha mais filosófica, seguindo uma sociedade utópica e propondo reflexões bastante interessantes e pertinentes sobre a humanidade e o nosso futuro.

A historia acompanha a presença dos chamados "Senhores Supremos" no mundo durante três momentos principais ao longo de mais de um século desde de sua chegada. Esse é um ponto bem interessante, mas também um pouco frustante as vezes, por haver quebras súbitas do vínculo que estava contruindo com alguns personagens. De qualquer forma no fim vale a pena, e a visão maior que autor propõe é fantástica.

A leitura é leve, nada complexa como imaginei que seria. Para mim, o livro possui um começo muito cativante, sustentado pelo suspense da revelação da aparência dos seres (que é genial aliás), um meio morno e um desfecho incrível e inesperado que me deixou com um leve vazio e uma pequena crise existencial ?

A criatividade de Arthur e suas ideias tão a frente de seu tempo são notáveis. Em algum momento pretendo ler outras obras do autor.

Chelsea.Archer 29/08/2023

Adorei
Finalizei o livro de Arthur C. Clarke, O Fim da Infância, que lemos em grupo de leitura coletiva liderada pelo @ocuriosoleitor e estou simplesmente fascinada pela escrita do autor.

Já havia lido 2001: Uma Odisseia no Espaço, do mesmo autor, mas sinceramente não estava preparada para o enredo desse livro.

Encaramos aqui um Planeta Terra que se vê ocupado por seres de outro mundo e que fazem mudanças drásticas na vida dos humanos.

De repente, não há mais guerras ou fronteiras de países. Porém está vedado ao homem sonhar com as estrelas e galáxias do Universo. Essa é uma das leis impostas pelos Senhores Supremos.

O livro é uma viagem mental em dois momentos bem distintos mas que fazem muito sentido. Clarke voou longe na imaginação quando criou essa história. Já sou fã desse autor e esse livro só confirmou esse fato.

Murilo.Ezequiel 28/08/2023

O melhor livro de ficção científica que eu já li (até agora)
Simplesmente fantástico, história muito bem escrita, com ótimos personagens e uma trama que te prende do início ao fim, com um final MUITO inesperado e que me deixou satisfeito.

O resenheiro 28/08/2023

Indispensável para os fãs de Sci-Fi!
Até o momento não havia lido nada de Arthur C. Clarke, embora seu nome de peso e relevância no mundo da ficção científica seja inegável. Só o fato de ser conhecido como colaborador do filme e escritor do livro 2001, uma odisseia no espaço, mostra o grau de seu legado nesse gênero. Mas uma coisa é ter visto o filme, outra muito diferente é ler uma de suas obras...

Digo isso pois este livro me deixou bem impressionado com a criatividade do autor. Não bastasse a primeira parte com as diversas e enormes naves circulares estacionadas no ar, a alguns quilômetros de distância da Terra, acima de algumas grandes capitais de países importantes. Quem viu o filme Independence Day com certeza vai lembrar desta cena! So que tem um detalhe... Arthur C. Clarke escreveu isso em 1950... ou seja, aja originalidade!

E pra quem acha que isso tira um pouco a graça do livro, já que essa história de naves ameaçando os seres humanos é um tema batido, bem, guarde os preconceitos. A explicação que sucede a primeira parte é realmente originalissima! Não tem nada a ver com o que se poderia esperar. Pelo menos no meu caso, nunca tinha lido (ou visto), nada semelhante em outros livros do gênero. Me lembrou um pouco as ideias mirabolantes de H. G. Wells, um tanto quanto fantásticas mas ao mesmo tempo muito interessantes.

Enfim, vale a pena ler? Se estava com dúvida ainda, eu te respondo, sim, vale, e muito! Pode não ser aquele estilo único de Isaac Asimov, que continua sendo meu ídolo em ficção-científica, ou meio doido como Philip K. Dick, mas suas ideias são próximas de uma realidade muito possível neste universo em que tão pouco conhecemos... Boa leitura!

Ari 27/08/2023

Impressionante
O livro é bom e bem reflexivo sobre a história ali escrita, eu recomendo a leitura para quem curte ficção científica.