A Rosa e o Espinho

A Rosa e o Espinho Theodora Goss




Resenhas - A rosa e o espinho


60 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Hyslei.Roman 09/07/2023

Para pensar sobre acaso, destino e escolhas
Leitura rápida e que permite uma dose de "protagonismo" ao leitor, já que podemos decidir por qual relato queremos iniciar. Eu iniciei pelo relato do Brenan e recomendo a quem quiser ler que também o faça dessa forma, pois dá um ar de mistério à trama, que não me parece ocorrer se a leitura for iniciada pelo relato da Evelyn.

É uma história que me fez pensar sobre encontros e desencontos, sobre vidas que se cruzam e descruzam em determinados momentos, sobre as possibilidades que o acaso e o destino têm de agir. Achei fascinante a estrutura do livro, tanto fisicamente, quanto em sua escrita, com a presença da referência literária histórica o entrelaçamento dos fatos. Não é uma história com grandes reviravoltas, mas um romance para se pensar sobre a suposta linearidade da vida, como ela pode ser afetada de diversas formas e qual o impacto das nossas escolhas nisso tudo.
comentários(0)comente



Bia 27/06/2019

Não atingiu minhas expectativas
Preciso começar essa resenha falando da edição desse livro, ele vem dentro de uma caixinha tão linda que por si só já supera a capa de muitos livros por aí, as capas do livro em si são mais simples, e ele é em formato de sanfona, o que me deixou encantada.

Porém, embora eu tenha gostado da história, minhas expectativas estavam muito altas e não foram atingidas.

Achei que essa era uma história mais medieval do que é, e achei que a lenda sobre a qual tudo gira em torno seria melhor explicada.

A Evelyn e o Brandan são personagens que tem seus sonhos e personalidades mas a história é curta e o número de páginas restringe o desenvolvimento deles.

Talvez se eu tivesse ido preparada para o que encontraria esse seria um livro entre os meus favoritos, mas infelizmente não foi.
comentários(0)comente



Tauan 24/09/2015

Deparei-me pela primeira vez com esse livro em uma livraria, admirei bastante, e fiquei curioso com o formato inusitado, mas só o comprei meses depois, pela internet (só porque sai muito mais barato!).
O formato inusitado a que me referi é o de sanfona, como na imagem acima. Se esticarmos o livro todo, tornando uma tira retangular e comprida de papel veremos que de cada lado há uma versão da história contada. A versão de Brendan e a versão de Evelyn.
Na leitura, pode-se escolher por qual versão começar, e essa escolha influi na interpretação que faremos da história. Eu, particularmente, comecei pela história de Evelyn.
De um modo ou de outro, em um certo momento, ela entra na livraria da pequena cidade de Clews e encontra o amor de sua vida. Quando ele entrega a ela um romance medieval, estilo que ambos têm como preferido, inicia uma nova vida.
Nos eventos seguintes, aventuras inesperadas se misturam à narrativa de amor, e através da vida dos personagens, os acompanhamos rumo o destido preestabelecido.

Embora seja curto, a leitura é intensa, e tem tudo para ser o estandarte de uma nova tendência literária.
comentários(0)comente



alinemendes 18/10/2015

Agradável, leve e bem escrito
Comprei mais pelo formato, como se fosse um cordel dupla face. Tive um pouco de receio de que fosse um desses livros bonitos mas de conteúdo ruim. Superou de longe minhas expectativas. O livro é bem escrito. E bem traduzido! O que é uma qualidade um pouco rara ultimamente.
O único defeito do livro, se é que se pode chamar de defeito, é ser muito breve. Isso porque a leitura é tão prazerosa, com personagens bem construídos, que nos deixa com vontade de conviver com eles mais tempo, de conhecê-los melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suellen 07/12/2022

Não sei oq dizer desse livro, fiquei uns 5 anos atrás dele então criei muita expectativa mas não é um livro tão bom quanto eu esperava . Acho q estou um pouco decepcionada
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tamires 27/07/2017

A Rosa e o Espinho, de Theodora Goss
Não vou mentir: primeiramente, o que mais me chamou atenção em A Rosa e o Espinho foi o projeto gráfico do livro. Vemos aos montes histórias em que há a versão da mocinha e do mocinho, algumas até bem legais ao ponto de querermos ler a mesma história imediatamente ao final da leitura, mas com o ponto de vista de outro personagem. Entretanto, aqui a edição e a ideia do livro são muito especiais para serem resumidas apenas em os dois lados da mesma história.

O livro vem dentro de um estojo e é sanfonado. Não sei se foi essa a intenção, mas fiquei dias e mais dias pensando em como uma história era o espelho da outra. Nem melhor, nem pior. Apenas o espelho. É preciso certo cuidado ao ler, não indico A Rosa e o Espinho para ler em um ônibus, por exemplo, embora eu tenha lido boa parte da História de Evelyn no caminho para o trabalho. Apesar da estrutura e do certo cuidado recomendado, não é difícil nem enjoado de ler esse livro e, apesar das folhas serem brancas, toda a edição é muito charmosa, fiquei encantada.

A Rosa e o Espinho é uma leitura que pode ser feita em um único dia. Cada versão do encontro e da história de amor entre Brendan e Evelyn tem exatamente 45 páginas e são igualmente encantadoras. Ele é um rapaz de Clews, na Cornuália, que, contrariando os planos do pai, ao invés de vender livros na livraria da família, optou por estudar literatura. Ela, uma jovem de Boston, EUA, que é perturbada por visões de seres da floresta desde a infância e contraria a família quando decide trocar o curso de Direito pelo de literatura. Eles se conhecem em uma viagem que Evelyn faz à Clews e Brendan está cuidando da livraria para o pai dele. A partir daí, eles vão se envolvendo um com outro em uma história entremeada por personagens da literatura medieval: Sir Gawan e Elowen. Para mim foi uma leitura incrível, estou até hoje pesquisando sobre os livros e os lugares citados em A Rosa e o Espinho. O conto é uma bela e delicada história de amor, mas não recomendo a leitores que precisam ver o final feliz ao virar a última página. Essa leitura termina com expectativas e depende da nossa imaginação para responder às perguntas que ficam.

Esperei meses até poder comprar esse livro em um valor razoável para o meu bolso e valeu muito a pena a aquisição. Além de mais uma bela edição em minha estante, tive o prazer de conhecer uma escritora que ainda não conhecia e viajar em sua encantadora história.

“Brendam não conseguiu se conter. Levou a mão ao rosto dela, inclinou-se e beijou-a. Foi um beijo delicioso, tão bom que chegava a ser quase um sonho. Evelyn cheirava a flores, certamente de algum perfume que estava usando. Brendan sentiu a maciez de seu rosto, os lábios encostados nos seus. Era isso, pensou uma parte de si – era isso que havia passado a vida inteira esperando, desejando.
O remédio para a solidão que sentia desde criança e à qual os outros pareciam imunes.” (p. 18 – Brendan)

“Ela sentiu a boca dele em seu pescoço, depois descendo pelos ombros, os dedos desabotoando e depois tirando a blusa que ela havia escolhido com tanto cuidado para que fosse bonita, mas não excessivamente sensual, pois não queria parecer ansiosa demais. Ainda que não estivesse pensando nisso agora nem se importasse com o que Brendan achava. Só queria que continuassem. Então era essa a sensação de se fazer amor. Nunca na vida tivera essa experiência – nem com os namorados da faculdade, nem com David, nem com os poucos caras depois de David que acabara levando para o seu apartamento em Nova York. Brendan a tocava com um misto de paixão e experiência que ela nunca pensou que existisse. Era como se os seus dedos soubessem exatamente aonde ir, onde encontrar os lugares secretos de seu corpo, como provocá-la e acariciá-la até ela gritar de surpresa e prazer, perplexa com aquela revelação. Quando acabaram, ela dormiu um sono profundo e sem sonhos, enroscada junto às costas dele. Pela primeira vez em sua lembrança, o mundo lhe pareceu correto, como deveria ser. Como se tudo estivesse em seu devido lugar.” (p. 32 – Evelyn)

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-rosa-e-o-espinho-de-theodora-goss/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fer 09/07/2022

Comprei o livro pela capa e diagramação, confesso - páginas sanfonadas que traziam uma mesma história com dois pontos de vista diferentes, e você pode escolher por onde começar, além de ser capa dura e cheio de frufrus, como não comprar? Ao ler - leitura rápida, aliás, de um dia - ainda fui surpreendida por uma história bacana. Ufa!

Esse livro nos traz a história de Evelyn, uma americana na Inglaterra, e Brendon, um homem de uma cidade pequena, ambos estudantes de literatura. A história dos dois se entrelaça com a história medieval do "cavaleiro verde", e esse é o vínculo que faz com que as coisas se tornem interessantes.

:::SPOILER:::
Se você acha que vai ler uma história de romance, do "viveram felizes para sempre", você se engana! Aqui as coisas ficam em aberto, bem como a vida real - não sabemos como tudo irá acabar, sabemos apenas em que momento estamos e o que faremos agora. O livro também deixa em aberto a relação das personagens com o conto medieval, o que eu honestamente achei ótimo porque tudo fica apenas sugestivo, para o leitor pensar.

Gostei muito e recomendo!
comentários(0)comente



Toryy0 17/03/2022

gostei muito!
Um livro bom dentro de seus padrões, achei a escrita levíssima e o livro super rápido de ler. Um romance calmamente doloroso e apaixonante!!! ?
comentários(0)comente



tinancv 05/04/2014

A Rosa e o Espinho
Gosto de analisar este livro como dois contos, porque se você analisa-lo como dois livros que se juntam em um só, acabará ficando um pouco frustrado como eu fiquei de pensando que: “Poderia ter tido mais historia, mais lacunas preenchidas” mesmo após ter lido as duas versões.(...)


site: http://naiaravieira.wordpress.com/2014/04/06/a-rosa-e-o-espinho/
comentários(0)comente



Angélica Patriano 07/09/2015

Lindo e leve.
O livro é lindo. O comprei pela capa, o formato e tudo, e me surpreendi.
O li em um dia, e é muito bom, pois temos a versão dos dois personagens principais.
O livro traz um mito, que ao longo do livro nos é apresentado em sua totalidade.
Com toques, pitadas mágicas, fiquei encantada com todo o decorrer... achei ótimo.
E me deixou com gosto de "queria mais"... torcendo para a espera ter fim!
Leiam, é simples, é bonito e é mágico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente

Sun Rise 03/11/2017minha estante
Finalmente consegui ler,uma bela resenha, merecida e muito sincera,honesta! Como o livro é de fato


Renata 03/11/2017minha estante
Obrigadaa!! KKKK Eu não achei o livro tão honesto na verdade. XD


Cleo 16/06/2019minha estante
O livro é capa dura ?




60 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR