Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Mari 16/10/2022

Bastante detalhado e explicado
Este livro é muito bom para quem quer saber mais sobre as leis da prisão e sobre o desastre de Carandiru. Por ter trabalhado e estudado muito a medicina neste período e no mesmo lugar que aconteceu o massacre, Drauzio Varella conseguiu explicar claramente o que acontecia lá e tudo que aprendeu na medicina e consequentemente com os presos, junto com os personagens que dão um ar mais próximo.

Gigipissetti 13/10/2022

Estação Carandiru ??
Se você mora no Brasil, por favor leia isso!
Nós como brasileiros temos o dever em conhecer nossa história, para que não cometamos os mesmos erros do passado, no futuro.
Com esse livro eu aprendi TANTO, não só história, mas sobre ser humano também e aprendi sobre o ser humano.
Eu convido vocês a entrarem em contato com essa leitura (que mudou minha vida e minha forma de pensar), conduzida celebremente pelo autor, Dr. Drauzio Varela, médico que atuou por anos na casa de detenção Carandiru e fez desse livro seu compilado de relatos desse período.
Um dos livros mais bem escritos que já tive contato, me senti transportada para dentro de uma realidade que em nada se parece com a do meu cotidiano, mas que sei que as duas estão muito correlacionadas - principalmente considerando que sou estudante do curso de Direito - e cabe a nós a decisão de nós elucidar, como único remédio que livra e previne a ignorância e o preconceito!

Jazza 09/10/2022

Não sei direito minha opinião mas não achei ruim
li 90% do livro mas olhei o filme o que da na mesma levando em consideração que a leitura era pra escola. Quando comecei a ler tava muito animada, porém sempre que é uma leitura de aula que vai ser para prova ou trabalho estraga o propósito da leitura pq o foco fica em prestar atenção em detalhes que não vão atribuir a nada, porém a tua professora vai enfiar em uma prova então tu precisa prestar atenção.

Aninha.Costa 09/10/2022

Muito interessante
O livro começa com as descrições de como era o presídio, sua estrutura, como se dividiam os pavilhões, horários e etc.
Após isso mergulhamos em cada pavilhão e aos poucos nas histórias de como cada preso foi parar ali além de fotos da comida, corredores tatuagens pôsteres e por aí vai.
Algumas histórias nos fazem questionar o nosso lado ético, até em certo ponto a nossa humanidade.
Alguns crimes perante a sociedade tem um peso diferente e o livro nos faz sentir isso na pele, aprendemos sobre muita coisa, doenças da cadeia, drogas, como funcionam os benefícios quais são as regras para sobreviver lá dentro e etc. Ao final no último capítulo nós vivemos o dia do massacre pelos olhos dos que sobreviveram e digo com toda sinceridade que me chocou bastante esse capítulo, foi pra mim uma leitura excelente que com certeza me agregou muito.

Wesley 07/10/2022

Necessário.
Livro muito necessário para entender o real sistema carcerário brasileiro. No mais, o livro nos coloca, literalmente, dentro do Carandiru, nos fazendo, por conseguinte, quebrar inúmeros preconceitos quanto aos encarcerados. O livro deveria, portanto, ser lido por grande parte da população que tenta glamorizar, de forma leviana, o sistema prisional brasileiro.

Não li os demais livros que compõem a saga, mas creio que este deve ser o primeiro a ser lido.
Heloisa 07/10/2022minha estante
Já li os três livros, e são todos necessários

adjalina.menezes 05/10/2022

Esta é uma obra bem conhecida, mas sua leitura não deixa de impactar pela crueza. A escrita do Dr. Drauzio é simples e fácil. Nesse livro o renomado médico descreve os internos e suas histórias, num ambiente em que, a despeito de todas as privações, ainda é possível manter a humanidade e a integridade.

Marlonbsan 04/10/2022

Estação Carandiru
O médico Drauzio Varella realizou um trabalho voluntário na antiga Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, onde conviveu com pessoas que seguiam as regras da população carcerária e conheceu um pouco mais sobre a história de cada um.

O livro é narrado em terceira pessoa, dividido em capítulos curtos, a linguagem é simples, mas com densidade considerável.

O início do livro busca nos localizar, então detalha muito como era o Carandiru, os locais e como tudo ali funcionava, apesar de ser interessante, era uma parte extremamente maçante. Outro ponto que deixava a leitura um pouco complicada, era o deslocamento do verbo na escrita, assim, algumas frases só fariam sentido depois.

Com o passar da leitura, quando passa a falar sobre o sistema carcerário e todas as nuances do mundo do crime, a leitura fica ainda mais interessante, vemos como é um ambiente hostil e perigoso, como também há milhares de regras, uma sociedade à parte. Podemos perceber a dificuldade de ressocialização e facilidade de corromper ainda mais os seres humanos que estão ali.

As condições precárias das instalações também são relatadas, assim como as estratégias feitas pelos próprios detentos para sobreviverem e a conhecida superlotação. O livro ainda melhora bastante o ritmo na reta final, quando o foco passa a ser mais a vida dos detentos, como foram parar lá ou como sucumbiram por conta de suas ações.

Como médico e ser humano, Drauzio analisa fatores de risco e conta histórias de presos que passaram pelo Carandiru, não os julga por seus atos, apenas faz o seu trabalho e sua pesquisa. Coincidentemente, dia 2 de outubro completou 30 anos do Massacre de Carandiru, que também é brevemente relatado no livro.

Yasmim 03/10/2022

?Para, pelo amor de Deus! Não é para matar! Já chega, acabou! Acabou!?.
"Não tive condições de socorrer o rapaz, porque ali era cada um por si e Deus por quem Ele julgava merecedor."
"No livro sagrado, Dadá finalmente leu o Salmo 91 recomendado pela mãe na véspera, e diz que chorou feito criança com o trecho:? Mil cairão a teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido; nada chegará a tua tenda."

rodrigueswlucas 29/09/2022

Trata-se de obra que relata a experiência do autor como médico da Casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida como Carandiru. Sua precípua missão foi tentar conter a disseminação do vírus do HIV por meio da conscientização da população carcerária. Para isso, instruía os presos sobre os perigos do uso de drogas injetáveis e prática sexual sem preservativo.

A tuberculose foi outro dos intermináveis problemas de saúde no ambiente prisional que integrava um grande rol, dentre os quais figuravam a leptospirose, as doenças de pele e o uso de cocaína e crack, drogas consideradas moedas de troca valiosas dentro da cadeia.

Ao exercer seu ofício, o autor entendeu o funcionamento daquela dura realidade com seus próprios códigos de conduta, bem como escutou os relatos dos presos, dando a eles voz para narrar as circunstâncias que os levaram àquele ambiente de reclusão.

Por fim, há breve exposição, sob a perspectiva dos presos, a respeito do que ficou conhecido como Massacre do Carandiru, ocorrido em 2/10/92, vitimando 111 detentos, conforme dados oficiais. Com uma escrita bastante objetiva, sem deixar de tentar identificar os traços de humanidade ainda existentes em meio ao caos daquele ambiente, o autor fez um trabalho primoroso. Um livro forte e impressionante, porém, necessário.

Vanessa 24/09/2022

Um pouco cansativo em alguns momentos, mas Dráuzio traz tanta riqueza de detalhes em suas descrições que é possível visualizar como se fosse ao vivo, assim como seus personagens.

Marcianeysa 19/09/2022

Triste
O livro narra o dia-a-dia no Carandiru, com diversas histórias dos encarcerados. Algumas engraçadas, mas a maioria bem triste. Já achava o Dráuzio incrível, mas vi como é um ser humano ímpar.

Wanessa Ribeiro 18/09/2022

Surreal! De tirar o fôlego!
Acabo agora essa leitura e não tenho palavras que descrevam a intensidade das emoções que me aconteceram durante todas as páginas. Incrível, forte, potente!!!

malu 16/09/2022

top 10 livros que eu ja li facilmente
drauzio varella eh de uma genialidade absurda, o cara transparece compaixao, bondade, amor
muito importante que ele tenha decidido transformar toda essa vivencia dele em livro, eh imprescindível essa visão mais humanizada das vítimas do massacre, com esses relatos presentes no livro, uma visao diferente do que a mídia mostra

VerAnica 12/09/2022

Impossível terminar esse livro sem sentir mais ódio ainda pelos criminosos fardados e sem sentir uma p*ta admiração pelo trabalho do Drauzio.