Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Jaque 11/09/2022

Além de médico é um ótimo escritor
Uma leitura super interessante, não só pela história em si, mas também pelo jeito que o Dr. Drauzio conta tudo isso, parece uma conversa entre amigos, onde ele relata diversos acontecimentos de todos os anos trabalhados no Carandiru.

Fabrício 09/09/2022

A alma humana é um caos
Livro com descrições pesadas sobre todo o sistema prisional brasileiro. Para todos os gostos, estórias de amor, de morte, de traição e afins. Um livro no qual se experienciam diversas sensações, pois cada estória tem sua fortuna ou sua derrota.

Lara 04/09/2022

Diário de um detento
Segui a recomendação de uma resenha aqui do skoob e passo a diante: terminando a leitura, dê play em Diário de um Detento, dos racionais.

Sobre a leitura em si, não tenho muito o que comentar. Tinha que ser leitura obrigatória, não acho possível uma pessoa viver numa sociedade sem entender o básico do sistema prisional do país, do estado e da cidade que ela vive.

Letícia 02/09/2022

Não tem como não ser cinco estrelas
Mas eu tô completamente devastada com o final desse livro. Esse massacre foi horroroso e eu vou precisar de alguns dias pra me recuperar desses fatos.

Amanda.Monteiro 30/08/2022

Relatos marcantes de uma realidade dura
Minha experiência lendo esse livro foi completamente diferente do que achei que fosse ser. Primeiro que achei que boa parte do livro seria focada no massacre de 92, mas o que encontrei foram diversos relatos da dura realidade enfrentada em um dos maiores presídios do país, tendo só dois capítulos finais destinados ao massacre.

Não é que tenha sido ruim por isso, mas esperava algo diferente. Acredito que deve ter sido bem desafiador para o Drauzio, como autor, juntar tantos relatos marcantes em uma ordem que fizesse sentido.

São verdades muitas vezes difíceis de serem lidas. A cadeia é um mundo a parte com suas regras internas diferente do "mundo real" e entender um pouco como é essa realidade pela visão de um médico que lá trabalhou por muitos anos, foi um tanto transformador.

Diego 28/08/2022

Pra mim esse livro é essencial pra compreender o Brasil. Na década de 70, a tortura rolava solva não só para os presos políticos. Se os 7000 detentos fossem exterminados, resolveria o problema do Brasil? O crack rouba a alma de um homem. A maioria tem o mesmo perfil, pobre, preto e sem acesso à educação, é sem chance.

"Enquanto não for possível distribuir leite para as crianças na favela, o senhor não vai me convencer a distribuir camisinha pra marmanjo na cadeia".

Dr. Drauzio é uma das pessoas que mais contribuiu com o país, um homem a frente do seu tempo e esses relatos são únicos.

Jessica Alves 25/08/2022

Emocionante!
"Como médico, não me cabia julgar os crimes dos pacientes, a sociedade tinha juízes preparados para essa função."

Em 89, Drauzio começou um trabalho voluntário de prevenção à AIDS com os detentos, através da informação, passando depois ao ambulatório, onde pôde conhecer melhor alguns dos seus atendidos e funcionários da Casa de Detenção. Nesse livro ele procura "mostrar que a perda da liberdade e a restrição do espaço físico não conduzem à barbárie." Também "não é objetivo desse livro denunciar um sistema penal antiquado, apontar soluções para a criminalidade brasileira ou defender direitos humanos de quem quer que seja." Drauzio nos conduz à rotina do Carandiru, às histórias dos detentos, nos mostrando como funcionava todo o sistema prisional, sempre de maneira humana e sensível. É um livro que nos choca com a realidade, com um final que me deixou com lágrimas nos olhos.

Sophia 22/08/2022

Vida e histórias do cárcere
Drauzio Varella como um exímio escritor contando suas experiência e a de prisioneiros que passaram por sua vida durante seu trabalho na Casa de Detenção de São Paulo rende uma coletânea de histórias interessantes. Esta obra mostra uma realidade brasileira negligênciada por boa parte da sociedade de forma extremamente realista, expondo as falhas e o funcionamentos do sistema prisional.

Lanis 20/08/2022

estação carandiru
?para a sociedade, eu não passo de um reles, rejeitado que nem cachorro sarnento. se aqui na cadeia os manos não tratar eu como considerado, não vou ser nada para ninguém, sou um zero no mundo. vou perder a identidade própria do ser humano. é sem chance.?

é, pra mim, muito difícil descrever este livro.

sendo sincera, eu não conhecia muito sobre o massacre no carandiru e menos ainda sobre as condições de vida dentro das cadeias, era um assunto completamente alheio a mim, então o que eu tinha eram apenas flashs daquilo que um dia me foi dito. isso tudo pra dizer que esse livro, portanto, foi uma novidade. achei que fosse demorar pra ler devido ao tema pesado, mas li rápido porque a curiosidade pra entender a dinâmica das coisas e conhecer a história das pessoas era muito grande.

o livro flui de forma muito boa, drauzio conseguiu, aqui, de forma extremamente equilibrada, mesclar uma linguagem profunda, leve e envolvente sobre um tema tão denso. ele começa descrevendo os pavilhões e as ?instituições? e termina contando a história de algum dos presos. em nenhum momento ele demonstra se sentir superior aos demais, muito pelo contrário, demonstrou uma enorme humanidade durante todo o livro (e período lá dentro): o medo que sentiu, tanto deles quanto das doenças, a humildade em relação aos próprios conhecimentos e experiências, o carinho que desenvolveu por alguns dos presos e o pesar, mesmo que implícito, diante de algumas situações.

o trabalho editorial feito nele também é maravilhoso, desde os cadernos de fotos de qualidade até a preparação e revisão que conseguiram mesclar a linguagem própria do drauzio e as falas dos detentos sem descaracterizá-los.

enfim, foi um livro difícil de ser digerido devido aos fatos e à percepção de que, apesar da inativação do carandiru, aquela segue sendo a realidade de outros presídios brasileiros e de tantas outras pessoas. foi necessário pra abrir a mente e incitar discussões, ainda que comigo mesma, e para humanizar pessoas que diariamente são desumanizadas pela população.

o final, assim como o do presídio, foi triste e deixou um vazio.

letzsf 18/08/2022

- Na prisão, a mente aprende a dominar o corpo.
Não há palavras suficientes que possam dizer o quanto eu amei Estação Carandiru.
O livro já começou a me surpreender quando vi o grande autor, doutor Drauzio Varella, o homem que eu achava que era apenas um médico muito famoso. O livro é escrito com uma clareza, com ricas informações.

A primeira coisa que precisa se dizer é que Estação Carandiru não é focada no massacre e, sim, na vida dentro da prisão vivenciada pelo próprio doutor. É importante dizer que a história não é contada para defender os erros ou para julgar os presos, mas para mostrar a situação precária que uma prisão tem, podendo afetar todos (funcionários, presos, policiais, inocentes...).

É um livro muito necessário, que abriu a minha mente para as dificuldades de um mundo que eu nunca conheci. Todos deveriam ler ele, TODOS, é muito muito necessário!!

Isabel.Hygino 16/08/2022

Livro imperdível!
Retrata muito bem a dura realidade do sistema prisional brasileiro.
Me fez refletir a respeito do ciclo da pobreza e violência. Mas me fez rir também, é cada caso ?

O final é devastador, não foi fácil terminar.

Letícia 15/08/2022

Ainda não sei o que dizer sobre esse livro.
Como o Drauzio conta cada história, como ele nos leva até o dia onde houve o massacre, é tudo feito com maestria, muito bem escrito, o Drauzio sabe contar histórias.

Foi um livro muito triste, tive que parar de ler em certos momentos. É triste demais saber que às vezes a gente não tem escolha, né? É um privilégio poder escolher.

Um dos melhores livros que já li e, pretendo ler a trilogia, com certeza.

Carol 11/08/2022

muito bom amei
aquele tipo de livro que acaba e a gente fica querendo ler mais parece q te deixa um gostinho de inacabado mas de um jeito bom

Danusa 10/08/2022

Entre as listas de "livros para ler antes de morrer" algumas indicações se perdem e acabo lendo os mais atuais. Reencontrei "Estação Carandiru" numa outra lista, daquelas de Instagram, e na hora comprei-o e comecei a ler.

Drauzio Varella é imparcial, mas humano. Sua forma de escrever e contar tantas histórias de vida, torna a leitura fluída.

É certo que todos devem pagar suas dívidas com a justiça, mas é certo também dizer que o que aconteceu ali dentro em 1992 foi um filme de horror.

Enquanto lia, refleti sobre a vida de alguns conhecidos e até parentes próximos que são dependentes químicos. Sobre como a vida vale tão pouco e qualquer motivo banal é pago com a própria vida.

Um universo dentro de outro universo.

"...a perda da liberdade e a restrição do espaço físico não conduzem à barbárie, ao contrário do que muitos pensam. Em cativeiro, os homens, como os demais grandes primatas (orangotangos, gorilas, chimpanzés e bonobos), criam novas regras de comportamento com o objetivo de preservar a integridade do grupo."
Marina 11/08/2022minha estante
Eu amo a escrita do Drauzio! Vale mto a leitura de Prisioneiras tmb!!