Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Milena 30/06/2020

Um livro interessante
A leitura é interessante pois mostra como um trabalho voluntário pode mudar a visão das pessoas em muitos aspectos.É possível perceber que o diálogo e a confiança entre os presos e o Dr. Drauzio Varella vai crescendo ao longo dos anos em que eles está cumprindo o papel dele no Carandiru. É um livro que todos deveriam ler, pois mostra a visão dos presos em relação a muita coisa e nos relembra que até os criminosos tem uma versão dos fatos, claro que não podemos esquecer que eles estão lá pq de fato cometeram crimes, sejam eles leves ou não, é super importante conhecer o lado deles na história mas nunca esquecer que eles também poder distorcer os fatos, mas o livro em si não faz o julgamento de quem ta certo e quem está errado e isso é muito legal, pois vários dos livros desse tipo vem com uma carga de julgamento junto e esse não.
É um livro que eu super recomendo e eu gostei muito da narrativa direta do Dr, Drauzio e que ele deixou os diálogos como eles realmente aconteceram.

Richard.Filipini 30/06/2020

Que livro bom! Te coloca dentro da realidade nua e crua do presídio, passando por descrições do local e estrutura, por histórias e contos dos próprios presos e chegando até o fatídico dia do massacre. Sem dúvida uma obra primordial pra imersão e compreensão dessa realidade!

igor_rondonia 01/07/2020

Excelente
Imersivo e revoltante, ver até que ponto pode chegar a humanidade quanto se é dado um pouco de poder ao indivíduo e uma máscara.

Vitor 02/07/2020

Esse livro é um choque de realidade do que se passou em carandiru, e abre sua cabeça para o sistema carcerário brasileiro.

Nina.Rosa 05/07/2020

Deveria ser leitura obrigatória! A forma como Dráuzio aborda o tema, explora todo um universo de personagens, cenários e situações ali vividas, simplesmente incrível. Um livro que te faz refletir sobre diversos aspectos da vida. De tudo o que foi relatado, não há dúvidas de que o sistema penitenciário está completamente esquecido pelas autoridades.

asnmendes 07/07/2020

Subsociedade
Estação Carandiru é mais uma das leituras que me tiraram da zona de conforto e, de forma violenta, me apresentou diferentes histórias vividas por tipos comuns no Brasil. O cenário de miséria, desumanidade e extrema violência (tantos dos detentos quanto da segurança pública como um todo) é um quadro muito bem construído por Drauzio Varella. Os relatos de assaltantes, homicidas, estupradores, laranjas, travestis e outros foram me entregando lentamente uma versão realista dessa subsociedade (chamo assim, pois uma estrutura cheia de obrigações e códigos existe dentro do muros de uma cadeia). A presença de um médico naquele ambiente me pareceu ser o máximo de cuidado e atenção que aqueles detentos poderiam receber.
Em algum momento o caráter descritivo dos relatos atrapalha um pouco a leitura, mas nada que impeça de continuar.
Longe de romantizar o crime e o sistema penitenciário, termino o livro e percebo que todos (ou a maioria) dos relatos são de tipos periféricos, negros, pobres, subjugados e até culpados erroneamente. Alguns destes até tentaram seguir uma vida justa, mas não foram tratados com a mesma justiça pela qual prezavam.

Duda.Natividade 10/07/2020

Leitura obrigatória
Esse livro é extremamente maravilhoso e é considerado uma leitura obrigatória não à toa. Durante todo o livro somos levados a nos imaginarmos naquela situação e em como agiríamos se aquilo um dia nos acontecesse. Ver o carinho e a gentileza com a qual o Drauzio trata aqueles que já sofrem tanto é muito bom, pois nos relembra que também são seres humanos que necessitam não só de atenção, mas muitas vezes de empatia e cuidado.

Alineígena Alien 11/07/2020

O livro descreve a estrutura física e organizacional do Carandiru e conta muitas histórias sobre alguns detentos, carcereiros e alguns episódios vividos lá dentro pelo próprio autor, Drauzio Varella, médico voluntário do Carandiru por mais de uma década. Muitas histórias são tensas, tristes e revoltantes, mas há muitos momentos engraçados e positivamente emocionantes. As histórias trazem, para o ambiente e para as pessoas, humanidade na mesma medida em que trazem desumanidade. Há um cuidado de não romantizar detentos ou carcereiros, mas há a justiça de traçar bem a complicada realidade do funcionamento do Sistema Penitenciário e os entornos sociais. A escrita é bastante cativante. Há um relato dilacerador sobre o Massacre do Carandiru.

Anna Clara 16/07/2020

Surpreendente
Este entrou para os favoritos da vida. Gosto muito de ler sobre a vida real e gosto ainda mais quando esse real é contado por quem domina a arte da palavra. Esse foi o primeiro livro do Drauzio que li, e confesso que esperava uma leitura muito mais seca. Felizmente, o autor me surpreendeu com o seu poder de síntese, com a sua maneira cuidadosa e peculiar de retratar a linguagem dos personagens que protagonizam as histórias contadas em cada capítulo, e também - óbvio - com o conteúdo da obra. Antes dela, eu não fazia ideia da dinâmica que podemos encontrar em um presídio, mas, por algumas semanas, senti-me como se estivesse de fato passeando pelos pavilhões do presídio do Carandiru; por alguns minutos, era como se eu tivesse vendo todas aquelas pessoas e, ao mesmo tempo, ouvindo Drauzio falar sobre elas.
Algumas histórias são extremamente marcantes, tanto que, muitas vezes, é difícil continuar a leitura. Às vezes, lia dois capítulos e precisava de um tempo para remoer, refletir e tentar compreender melhor a situação, a história, a vida e/ou a morte que eu havia acabado de conhecer.
O que falar do reencontro de Miguel com o amigo Antônio Carlos na prisão? E da esperança do Edelso em meio a tanta miséria? E da inteligência do Seu Jeremias? E da loucura do Charuto? E do fim do Sem-Chance? Essas histórias, em particular, me marcaram muito. E eu, que nunca tinha parado para ler sobre o massacre do Carandiru, surpreendi-me mais uma vez com o desfecho.
Enfim, o livro é marcante, tanto pelo conteúdo quanto pela originalidade com que Drauzio o aborda. Me deixou com vontade de ler mais livros seus.
Recomendadíssimo!

Evellin 17/07/2020

Uma coisa que eu achei interessante e deixou o livro com um ar mais humano e real foi que o Drauzio Varella deixou as falas dos presos exatamente como eles falavam. As gírias, os modos de falar, as expressões, tudo isso foi mantido do jeito que o autor as ouviu.

Milena 21/07/2020

Maravilhoso
?Não importa a pena que tenham sido condenados, todos seguiam um código penal tácito, criado pela própria população carcerária, mas nem por isso menos rígida.?

Victoria Nunes 22/07/2020

Um soco no estômago
Livro como um todo sensacional, o final nos deixa com a sensação? de impotência, um verdadeiro soco no estômago.

TheBadSeed 28/07/2020

Um livro incrível e verdadeiro!
A descrição do Dr sobre o presídio naquela época é visceral, você realmente se sente submergido pelo submundo dos presidiários e suas aflições e culpas. Recomendo a qualquer um que goste de uma boa leitura!

Carol 02/08/2020

Tenso
Facilmente uma das leituras mais difíceis que eu já fiz em toda minha vida. Trechos de embrulhar o estômago e fazer pausar a leitura de tanta ânsia que dá.
Drauzio mostra uma realidade que raramente descobriremos que existe através dos meios de comunicação. Uma realidade também muito difícil de aceitar.
A sociedade precisa ser mudada urgentemente.

Rhânya 10/08/2020

Permite ter não só a visão médica do Dr. Drauzio acerca das situações encontradas e vividas na Casa de Detenção do complexo Carandiru, mas também a observância de um pouco da vida de diversos seres humanos, ali reunidos por crimes também diversos. A infraestrutura do presídio, a organização social da massa carcerária, um pouco da vida dos familiares... são muitos os aspectos apresentados por meio de um olhar humano, que não defende as atitudes, mas se permite escutar vozes que dificilmente seriam ouvidas por pessoas que não tiveram qualquer contato com o sistema penitenciário.