Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Dira 20/05/2020

Atrás das Grades
Dr DRAUZIO tem uma capacidade de contar história como poucos. Ainda é o melhor livro dele.

juliacombat 21/05/2020

Sem palavras
Esse livro é simplesmente incrível, nos faz pensar em muita coisa. Leitura obrigatória, não tenho nem como descrever esse livro, apenas leiam.

dekami 22/05/2020

Relatos impactantes sobre o sistema prisional brasileiro. Em meio a turbulenta realidade da prisão, onde permeiam as drogas, doenças, violências de corpo e alma, Drauzio narra histórias por vezes perversas, hilárias e emocionantes sobre sua experiência no Carandiru.

anaclaraurz 23/05/2020

Perfeito.
Eu leria até a lista de compras do Drauzio Varella. Espetacular.

Bacurau 23/05/2020

O outro lado da história
O leitura leva a gente a enxergar além daquilo que os noticiários contam. Podemos notar aqueles que são muitas vezes esquecidos. Podemos refletir sobre como o passado e o meio pode determinar todo o restante. Podemos, assim como o dr Drauzio, sair do senso comum e olhar cada paciente com a importância que um ser humano merece.

Lucas 24/05/2020

O livro é um relato do Dr. Drauzio Varella sobre os 13 anos que trabalhou com os detentos da penitenciaria Carandiru, onde viviam cerca de 7 mil presos.

O autor relata o enfrentamento a diversas doenças como tuberculose, leptospirose e principalmente a AIDS, doença na época pouco conhecida e que acabou matando inúmeras pessoas.

Boa parte do livro também se dedica a comentar o funcionamento da cadeia e a forma de como os próprios prisioneiros criavam normas de conduta para se organizar.

O relato termina comentado o caso da famosa rebelião e invasão de 1992 que terminou com a morte de pelo menos 111 detentos.

O livro possui uma linguagem bastante simples e prende o leitor do início ao fim. Recomendo.

tayna.hiroko 28/05/2020

Mais que um médico, um humanitário
Foi um choque de realidade para mim. Percebi o quanto vivo numa bolha social de uma jovem classe média.
Ao percorrer os espaços da Casa de Detenção, a qual Drauzio ofereceu trabalho voluntário como médico, adentramos a realidade da ?malandragem?, como o próprio autor nomeia, e cada história contada surpreende, ora pela naturalidade da morte, ora pela barbárie do espaço.
Possibilitou-me conhecer o cárcere de perto e me questiono se essa é a melhor forma de reintegrar o indivíduo marginalizado.
Drauzio se mostra um humanitário por exercer a medicina em um dos espaços mais esquecido da sociedade.

Edu Xavier 03/06/2020

Ótimo livro! Leitura fácil, interessante, não é cansativa, parece que Drauzio está contando suas experiências em uma conversa casual.

Marília 09/06/2020

O primeiro da trilogia
Procuro sempre ler um livro antes de ver o filme, para ter uma visão melhor da obra. Recomendo este livro, uma leitura agradável apesar das diversas realidades por trás. Drauzio traz a vista do ponto do sistema carcerário da época, a percepção da ?malandragem? por outro ângulo, histórias de vidas que não me comoveram, mas me fizeram refletir!

Salonni 13/06/2020

Vida real
Assisti ao filme na adolescência, e nem sabia que o filme tinha sido baseado em um livro. Tive o prazer de ler esse relato desse grande homem que é o Drauzio Varella. A vida na cadeia é miserável.

Rbn 20/06/2020

O relato do Dr Drauzio é ótimo para compreender as relações dentro de um presídio. O livro contém historias de presos, de alguns funcionários, de algumas rebeliões que aconteceram dentro da detenção

Lala 23/06/2020

Um livro magnífico, escrito por uma pessoa magnífica.
O Drauzio é uma daquelas pessoas para quem eu olho e me motivo a ser alguém melhor. O livro é completamente surpreendente, começando pela descrição de cada pavilhão da cadeia e contando a história de muitos detentos.
Eu diria que é um show de empatia. Me ajudou muito a desenvolver outro ponto de vista, menos preconceituoso, menos supérfluo e muito, muito mais empático.
Foi incrível conhecer a história desses detentos. Recomendo esse livro de olhos fechados.

Milena 30/06/2020

Um livro interessante
A leitura é interessante pois mostra como um trabalho voluntário pode mudar a visão das pessoas em muitos aspectos.É possível perceber que o diálogo e a confiança entre os presos e o Dr. Drauzio Varella vai crescendo ao longo dos anos em que eles está cumprindo o papel dele no Carandiru. É um livro que todos deveriam ler, pois mostra a visão dos presos em relação a muita coisa e nos relembra que até os criminosos tem uma versão dos fatos, claro que não podemos esquecer que eles estão lá pq de fato cometeram crimes, sejam eles leves ou não, é super importante conhecer o lado deles na história mas nunca esquecer que eles também poder distorcer os fatos, mas o livro em si não faz o julgamento de quem ta certo e quem está errado e isso é muito legal, pois vários dos livros desse tipo vem com uma carga de julgamento junto e esse não.
É um livro que eu super recomendo e eu gostei muito da narrativa direta do Dr, Drauzio e que ele deixou os diálogos como eles realmente aconteceram.

Richard.Filipini 30/06/2020

Que livro bom! Te coloca dentro da realidade nua e crua do presídio, passando por descrições do local e estrutura, por histórias e contos dos próprios presos e chegando até o fatídico dia do massacre. Sem dúvida uma obra primordial pra imersão e compreensão dessa realidade!