Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

baagalindo 02/10/2020

Por coincidência do destino terminei de ler o livro ontem, primeiro de outubro, um dia antes da data do massacre do Carandiru. O livro me fez refletir em vários pontos, sobre a desigualdade de nossa sociedade, sobre a forma como atua o braço do Estado e por diversas vezes me vi entristecida, nos últimos capítulos chorei.

Sempre admirada pela força de vontade de tantos protagonistas e principalmente do Dráuzio, sempre com um olhar humano e ético frente a cada pessoa que interagia em seus mais de 10 anos de trabalho voluntário na penitenciária.

Estação Carandiru é um livro necessário para a sociedade brasileira, é necessário para jamais esquecermos da nossa história, é necessário para identificarmos resquícios de nossa cultura e é ainda mais necessário pela ótica humanitária de Dráuzio Varella.

Aécio de Paula 18/10/2020

Estação Carandiru - Drauzio Varella
Um ótimo livro. Muitas histórias de presos, como eram os pavilhões, e toda a ginga e malandragem que Dráuzio Varella conviveu na enfermaria do presidio. Desses presos lembro de alguns que aparece no filme.

Cristina117 26/10/2020

Controvérsia
Direitos humanos?
Direitos dos presos?
Porque estão presos? Estão doentes? Precisam e, é justo um cuidado melhor para eles?

Mariane.Cristine 28/10/2020

Um livro que traz a realidade da situação prisional de anos atrás e que ainda não mudou. Mostra com uma visão de quem conviveu com o descaso do Estado, tanto nas necessidades básicas de atenção como com a ressocialização dos presos.
Uma leitura indicada para quem não tem preconceito.

Rodrigo 01/11/2020

Impactante
A realidade, nua e crua, do sistema carcerário brasileiro, com todas as nuances que perpassam pela corrupção e falta de investimento na educação, saúde e segurança.

Gato Preto 02/11/2020

Deviam distribuir de graça.
Sem apologias, sem fantasias, essa obra traz o simples relato do que é ser um detento no sistema carcerário do Brasil. Drauzio é imparcial o suficiente para admitir que no final do livro, onde relata o evento que culminou com a morte de centenas de detentos, ouviu somente um dos lados da história e isso é o suficiente para que esta obra more eternamente na minha estante.

Mari 05/11/2020

Mais uma vez Drauzio faz tudo. Que ser humano maravilhoso.
O lado da ?malandragem?, como ele mesmo fala, é surpreendente e a versão deles pra o massacre do carandiru é revoltante e mostra mt mais coerência que a versão dos PM.

Marcelodmr 11/11/2020

Um livro que te tira de dentro de uma bolha sobre sistema prisional. Excelentes registros!!

Cintia 11/11/2020

Um livro que todos deveriam ler!
É simplesmente perfeito, conta as histórias de detentos e de como passaram a cometer delitos. Mostra a essência, a sensibilidade e a frieza de alguns dos encarcerado do grande presídio Carandiru.
Drogas, homicídios, assaltos, furtos, latrocínio, tráfico e vários outros tipos de crimes são retratados diante a visão do detento, é algo muito cativante!

Rafael.Nagao 14/11/2020

Um olhar humano sobre o desumano
Esse livro é com certeza um dos melhores que eu já li, justamente por despertar vários sentimentos na leitura.
No livro, o médico Drauzio Varella relata suas experiências e casos envolvendo o presídio Candiru e seus prisioneiros.
O livro pode ser escrito por um médico, mas o seu que prevalece com certeza é a visão humana.
Durante a narrativa contemplamos uma visão do inferno na terra e sentimos compaixão por aqueles que erraram e necessitam pagar por isso, além disso vemos as regras rígidas da cadeia em que se não for esperto pode ser morto rapidamente
Livro excelente recomendo para todos

LaLa219 16/11/2020

Muito interessante, li esse livro por recomendação de uma pessoa.

Bianca Guirelli 17/11/2020

A história do Carandiru é realmente comovente, Dr Drauzio narra ela de maneira única e extremamente humana. Um livro envolvente, de fácil leitura, que te faz compreender o preso como ser humano, cada história é única, além de narrar a vida no cárcere demonstrando toda a sua dureza e desafios.

Juan 19/11/2020

Bom livro, conta como funciona a rotina na cadeia, histórias de vida de muitos presos e o massacre de 92. É um livro de tema muito pesado mas foi uma leitura muito boa devido a ótima escrita do Dráuzio.

Lirieudo 27/11/2020

Retrato fidedigno de um dos maiores presídios do mundo
Estação Carandiru apresenta uma estrutura que contempla desde as condições físicas precárias da Casa de Detenção até as histórias dos presos que ali viviam. Drauzio Varella escreve muito bem intercalando narrativa com citações diretas dos seus "personagens". Algumas histórias são marcantes, outras engraçadas e outras enfadonhas. Foi uma leitura difícil (três meses pra conseguir terminar) mas que no final me deixou uma visão de algo que é totalmente desconhecido e que nem quero conhecer pessoalmente ?