Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

MellNavarro 01/05/2020

"Com mais de vinte anos de clínica, foi no meio daqueles que a sociedade considera como escória que percebi com mais clareza o impacto da presença do médico no imaginário humano, um dos mistérios da minha profissão."

Como sempre, a escrita do Drauzio Varella é incrível! Você se insere naquele ambiente em que ele relata. Só tirei uma estrela pela descrição se tornar muito extensa em algumas partes e com isso deixar a leitura um pouco arrastada.

Livia 05/05/2020

Esse velhinho fofo dos memes e que hora ou outra aparece no Fantástico é, além de um ser humano ímpar, um baita escritor. Esse livro, que foi o segundo que li dele (o primeiro foi "Por um fio", recomendo muito também!), elucidou e traduziu muito do que me fascina na medicina: a empatia e o olhar individualizado para o outro.
Com uma narrativa leve e muito envolvente (devorei o livro em uma viagem com amigos), Drauzio Varella exerce com maestria a função de reportar as deficiências do sistema carcerário brasileiro - algo que nós, cidadãos comuns, escolhemos muitas vezes ignorar. Os capítulos curtos e explicativos dissecam tanto a estrutura física da penitenciária Carandiru, em São Paulo, quanto sua estrutura social. Os detentos criam um microcosmo com regras e com um sistema moral próprio da cadeia, o que torna a leitura, além de muito sensível, extremamente interessante.
O massacre do Carandiru, que acreditei no começo da leitura ser o tema principal da obra, é narrado apenas nos últimos capítulos. O médico escolhe dar espaço à vida na narrativa, individualizando as personagens do presídio, que, nas últimas páginas, são apagadas - apagadas da vida, e, infelizmente, da memória de grande parte da população.
Como brasileira, me senti envergonhada de, por tanto tempo, não saber em detalhes a história desse lugar. O incômodo, no entanto, é necessário: faz a gente crescer. E acredito que depois dessa leitura eu tenha crescido um pouquinho mais humana.

Renata Almeida 06/05/2020

"Carandiru, a cidade dos prisioneiros."
Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru.
Foi estabelecido em 1920, e havia 9000 detidos nas décadas de 1980 e 1990.
Drauzio Varella, médico voluntário, conta sobre suas experiências em meio ao caos da enfermaria, relatando as histórias de detentos cujo direito de sobreviver depende inteiramente do detido, em um dos presídios mais perigosos do Brasil, e o local do massacre: 111 presos foram mortos, a realidade nua e crua de dentro dos portões do presídio paulista.

Ana Luiza 07/05/2020

Estação Carandiru, Drauzio Varella
Apesar de ter tido familiaridade com o sistema carcerário, as narrativas do livro ainda me impressionaram bastante, talvez por se dar da perspectiva de um médico, e da necessidade de cuidado humano. O livro é de leitura fluida, que apesar de narrar muitas barbaridades, não desperta aversão e, por outro lado, também não romantiza o problema da criminalidade.

Palomasm 09/05/2020

Primeira leitura de Dráuzio...
Sempre tive grande curiosidade em conhecer o trabalho desse autor, e posso dizer que foi uma leitura incrível, apesar do tema ser tão pesado, mas a forma que o Dráuzio expõe a sua experiência é de uma delicadeza e humanidade incrível, é triste saber como tantas pessoas vivem dessa forma, e ao mesmo momento entender que são seres humanos que cometeram tantos crimes horríveis, faz refletir e se questionar sobre o que sentir e o que pensar sobre uma sociedade tão criminalizada!

Danilo.Queiroz 12/05/2020

Drauzio além de um médico competentíssimo, mostra-se um excelente escritor. Adota em seus livros uma forma de escrita fluída resultando em textos viciantes.
Em Estação Carandiru, primeiro livro de sua trilogia sobre presidios brasileiros, Dr. Drauzio relata sua experiência durante o período em que trabalhou como voluntário no Carandiru. Além de conhecer como é difícil a atuação de um profissional de saúde num ambiente hostil como um presídio, conhecemos histórias de muitos presos. E que histórias amigos! Algumas parecem saídas de roteiros do cinema.

Ayrton.Silva 13/05/2020

A realidade que muitas vezes nos esforçamos por ignorar. Os presídios brasileiros, completos de complexidades e desafios. Parabéns ao doutor Drauzio por sua sensibilidade e coragem ímpares.

Carol 13/05/2020

Leitura rápida e leve, apesar do tema!
A leitura é bastante agradável. Deauzio narra de forma objetiva e leve as histórias de presos do Carandiru, embora não pareça possível.

Gabriel.Safo 14/05/2020

Obra necessária pra todo brasileiro
Ao ler essa obra, tenho ainda mais convicção de que Drauzio Varella é uma das melhores pessoas que existem. É uma pessoa de sensibilidade ímpar.

Esse livro é cada vez mais necessário no mundo de hoje. Graças a ele, podemos entender um pouco melhor como é a vida de um detento e as inúmeras falhas de nosso sistema carcerário.

A obra reúne diversos relatos e histórias interessantíssimos e muito tocantes. Drauzio foi muito competente em não retratar os detentos somente como vítimas ou como monstros, mas sim como seres humanos. Alguns são resultados de uma vida de exclusão; outros se mostram apegados ao único tipo de vida que foram apresentados.

A leitura é rápida e envolvente. Vale a pena demais.

Josielle 18/05/2020

A principal motivação para ler foi o filme do qual gosto muito. As histórias contadas dão uma ideia da perversidade do sistema prisional ao mesmo tempo que humaniza o detento.

Braia 18/05/2020

O Dr.Auzio sabe conta contar uma história né, o home bom da vontade de aperta e coloca num potinho

laulau 20/05/2020

Interessante
Achei interessante conhecer a experiência do Drauzio no Carandiru.
Antes de ler o livro,pensei q ele ia dar ênfase para o massacre,mas eu estava errada,ele contou sua experiência e muitas histórias sobre os presos.
Não é um livro maravilhoso,mas no geral é uma leitura boa e válida :)

Dira 20/05/2020

Atrás das Grades
Dr DRAUZIO tem uma capacidade de contar história como poucos. Ainda é o melhor livro dele.

juliacombat 21/05/2020

Sem palavras
Esse livro é simplesmente incrível, nos faz pensar em muita coisa. Leitura obrigatória, não tenho nem como descrever esse livro, apenas leiam.

dekami 22/05/2020

Relatos impactantes sobre o sistema prisional brasileiro. Em meio a turbulenta realidade da prisão, onde permeiam as drogas, doenças, violências de corpo e alma, Drauzio narra histórias por vezes perversas, hilárias e emocionantes sobre sua experiência no Carandiru.