Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Su 28/01/2016

Decidi ler esse livro porque muitas pessoas estavam falando sobre ele. Por isso quis ver por mim mesma se ele era tão bom assim.
Na introdução, o livro nos mostra que há três direcionamentos para o nosso foco. Dessa forma, ele pode ser voltado para nós mesmos, para o outro ou para o ambiente.
Nos primeiros capítulos, o autor enfatiza a atual dependência do celular. Como todas as pessoas de certa forma usam até mesmo o menor tempo livre para se conectar nas redes sociais. Chegando ao ponto de algumas pessoas sofrerem sintomas de abstinência quando privadas do celular.

O livro é dividido em sete partes. Parte 1 – A anatomia da atenção; Parte 2 – Autoconsciência; Parte 3 – Lendo os outros; Parte 4 – O contexto maior; Parte 5 – Prática inteligente; Parte 6 – O líder bem focado; Parte 7 – O quadro mais amplo.
Esse livro é maravilhoso. O autor traz várias visões diferentes dentro dessa perspectiva do foco triplo. Ele fala como o foco total está sendo implantado em algumas escolas. Como o nosso cérebro funciona na interação com o outro, construindo laços de empatia. Como o foco triplo é importante para a manutenção/desenvolvimento das empresas. Enfim, acredito que esse livro é muito interessante e que muitas dessas ideias podem ser utilizadas no dia-a-dia.
“Todo tipo de atenção tem sua utilidade. O simples fato de que cerca de metade dos nossos pensamentos são devaneios espontâneos sugere que esta pode ter sido uma vantagem evolutiva para uma mente que é capaz de considerar o imaginário. Somos capazes de modificar nossas próprias ideias sobre uma “mente divagando” ao pensarmos que, em vez de estarmos divagando para longe do que é importante, podemos perfeitamente estar divagando na direção de alguma coisa de valor.”
“Os ingredientes de uma relação empática começam com um foco total compartilhado entre duas pessoas, o que leva a uma sincronia física inconsciente que, por sua vez, gera uma sensação agradável. Esse foco compartilhado com um professor prepara o cérebro de uma criança para as melhores condições de aprendizagem. Qualquer professor que tenha se esforçado para fazer uma turma prestar atenção sabe que, uma vez que todos se acalmam e se concentram, os alunos podem começar a compreender uma aula de história ou matemática.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Ana_belotto 29/04/2024

Diferente do que eu esperava
Eu esperava um livro que fosse me ajudar a ter mais foco, me ajudar com técnicas e estratégias para isso. Mas o que eu encontrei foi um livro teórico de conceitos sobre o assunto e muitas divagações sobre diversos temas. Achei o livro muito maçante e difícil de terminar. Ficou um pouco mais interessante no final, mas ainda assim, longe do que eu esperava obter com a leitura.

William.Avila 04/08/2016

Excelente livro! Recomendo
Excelente livro para aqueles que buscam foco. O livro é baseado em estudos, não fórmulas prontas vendidas em livros de autoajuda.
O autor mostra com dados a importância da autoconsciência e autogestão, dentre outras habilidades importantes para manter-se focado. Relata também a importância de possuir tais habilidades, para todas as posições em meio a uma sociedade, o que de fato a tecnologia esta afetando significativamente. Vale a pena a leitura!

Sun Rise 31/08/2016

Foco
Quando um pioneiro em qualquer campo retorna com uma nova peça de liderança de pensamento, seja ela escrita ou falada, os olhos e ouvidos do mundo dos negócios instintivamente se voltam para ver e ouvir. Daniel Goleman, ex-repórter de ciência do New York Times e autor de múltipla best-seller. Goleman retorna agora com um livro que tem o potencial para rivalizar. Em Foco: O oculto de Excelência, Goleman treinadores leitores sobre a necessidade de reforçar um traço que como um músculo pode indicar o quão bem podemos levantar uma carga figurativa. Este livro está agora disponível como um resumo Livro Executivo.Goleman começa Foco, ajudando os leitores a compreender a anatomia de atenção. De particular interesse é a discussão da base para o topo e mentes de cima para baixo. A mente de baixo para cima funciona mais rápido e é involuntário e automático, enquanto a mente de cima para baixo é, como Goleman escreve, "o assento de auto-controle, que pode (às vezes) dominar as rotinas automáticas e mudos impulsos dirigidos emocionalmente." A interação entre essas duas seções do cérebro é fundamental para compreender a resistência mental e, talvez mais importante, o cansaço mental.O tema geral que se concentram é um músculo mental serve como uma metáfora poderosa que ajudará a vara material com os leitores. O foco se move através de temas como a auto-consciência, lendo outros, e a prática inteligente de maneiras que oferecem novas, visões instigantes. Goleman encontrou uma maneira de transformar a complexidade do comportamento humano em uma leitura envolvente. Foco vai ajudar a manter qualquer navalha afiada.

Glenio.Silva 26/05/2019

Autoconsciência
A forma com que Goleman aborda no texto, demonstra o quanto nossa mente é divagante, que é possível mudar, é uma questão de hábito e é preciso trabalhar nisto todos os dias. O autor também relata com diversas referências, o quanto o poder de liderar faz a diferença nas empresas. O que me chamou bastante atenção foi uma parte em que é citado o quanto alguns líderes não conseguem notar as expressões que seus liderados demonstram, isso é uma falha que pode se tornar um insucesso, afinal demonstra que um líder não consegue reconhecer quando sua equipe não está satisfeita ou vice versa. Recomendo a leitura!!

Elaine 09/09/2017

Foco certo!
Esse livro me ajudou muito como embasamento para meu trabalho como Coach. Recomendo!

Wellington.Vidal 06/02/2018

Foco, Atenção e Determinação!
O livro Foco do autor Daniel Goleman, um psicólogo, ex-jornalista e autor do Best-seller Inteligência emocional apresenta que nossa forma de concentração produtiva está sendo dissipada por conta de diversas distrações como e-mail, mensagens de texto e que por isso para ter foco é exigido o máximo de nossa atenção. O autor explica porque o foco é o segredo do sucesso.

O autor no começo do livro demonstra muitos estudos que comprovam o que ele quer dizer sobre autoconsciência, autossugestão, equilíbrio entre outros.

Porém, o fator determinante é manter o foco e a atenção para alcançarmos o sucesso tão esperado. Por mais que seja difícil manter o foco e ter calma em um mundo tão agitado, é comprovado por estudos que é possível tal feito.

O livro no começo consegue prender sua atenção durante boa parte do tempo. No enquanto, o autor se aprofunda muito em determinados assuntos que ficam difícil manter a atenção para o que ele quer expressar. Alguns conceitos do livro têm como colocar em prática, mas os outros nem tanto por eu achar não ter necessidade. Vale a pena a leitura, afinal, conhecimento é poder!

Lu 04/06/2018

Não tive foco para ler
Achei cansativo e não dá dica para resolver o problema.

Emerson 02/08/2018

Importante ler
Eu mesmo estou aprendendo a ter foco. Este livro me ajuda a conseguir melhorar. Eu vou reler algumas vese. Recomendo!

DAN LIMA 06/08/2018

Uma leitura de extrema importância para qualquer Leitor que se preze. Trazendo quebra de paradigmas, expansão da consciência, a valorização do nosso ambiente, que é fundamental para a nossa evolução como ser humano, ampliando seu foco.
Ferramenta produtiva até para nós, Leitores, no intuito de ler com mais qualidade um determinado livro.
Proporcionam diversas atmosferas no decorrer da literatura, que nos atingem em cheio e, faz a gente perceber, que estamos engatinhando no que diz respeito a perspectiva de FOCO. Aliás, este, é somente uma gota no meio do oceano.
Nada se faz sozinho na busca do sucesso. É necessário um conjunto de fatores e técnicas, que só lendo esta aquisição para descobrir e colocar em prática.
Neste livro, há comprovações científicas, referências de grandes estudiosos no assunto, tratando a importância de que explorar, investigar, desenvolver, aprender e colocar em prática o foco, é indispensável para alcançarmos grandes êxitos em menos tempo.
Deveria ser leitura obrigatória nas escolas e nas universidades do Brasil.
Bravo!!!

Carla.Zuqueti 22/08/2018

Foco - Opinião
Daniel Goleman é psicológo e jornalista especializado em avanços nos estudos do cérebro e ciências comportamentais. Em seu livro ?Foco?, apresenta a importância em manter a mente focada no presente, atenta a todas as interações e possibilidades que o momento proporciona, dicas e treinamentos para manter o foco, incluindo muitas informações científicas sobre o funcionamento do cérebro e as nossas reações quando focados e quando dispersos. Também apresenta a importância do foco de longo prazo, direcionando nossa atenção para questões sociais, e como as nossas ações e de nossas empresas estão influenciando o futuro da sociedade. Livro bem técnico, mas com uma linguagem acessível. Recomendo.

Aninha 07/11/2018

Cansativo
Apesar do título, uma das coisas que mais tive dificuldade foi ter foco. Livro muito longo com partes dispensávei, terminei de ler só porque não consigo deixar as coisas inacabadas.

Marruairam 12/02/2019

O segredo está no meio do livro em diante
O livro tem várias pesquisas sobre foco e atenção e como isso é muito importante, o escritor vai do nível mais simples de foco até o nível cognitivo do foco o que pode ser uma leitura massiva e entediante para os leitores apressados que queiram dicas de como aumentar o seu foco.
Basicamente do meio do livro ao final o escritor começa a relatar como aumentar o foco e como a atenção plena, empatia e a forma sistêmica de pensar geram lideres bem sucedidos, que transformam e geram impacto no meio em que vivem, na organização que atuam, e na vida das pessoas e ainda trabalham por um bem maior, sendo que este foco vem de uma visão para o longo prazo. O livro no início é massivo ao meu ver, mas depois a leitura se torna mais fácil e didática.

Emanoel.Gomes 17/02/2019

Foco
Um grande livro que esmiuça o funcionamento do nosso cérebro ao práticarmos a atenção e como funciona e desenvolvemos os focos triplo;
Com exemplos e estudos de empresas e grandes líderes gerando informações de resultados tangíveis , e demonstrando a importância da atenção plena e do longo prazo;
Onde conseguimos refletir e termos insights de propósitos , legados e como desenvolver , aplicar, e ensinar aos próximos para termos os benefícios dessa grande habilidade que independe de QI.