Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

flavioterapia 31/12/2021

11° livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 1°. Lido em 10h e 12min. Livro razoável um pouco confuso pra mim.

Luciano.Pierre 19/01/2022

Mindfulness
Boa leitura sobre os aspectos de concentração da mente. Fala da atenção plena, do impacto dos celulares nas nossas vidas, etc. As histórias contadas para contextualizar são bem interessantes.

Everton 30/01/2022

Atenção!!!
A palavra de destaque do livro não deveria ser foco, mas sim ATENÇÃO. O autor discorre em várias situações e exemplos como o poder da atenção pode nos afetar de forma negativa ou positiva diante das circunstâncias da vida, tanto a nível pessoal como sistêmico(onde empresas, sociedades e redes sociais são consideradas como estudo de caso). Um bom livro pra entender como a Atenção com foco permanente não serve apenas para alcançar objetivos mas também elevar a empatia das pessoas e influenciar boas decisões, principalmente, as de longo prazo.

Andrade 01/02/2022

Vale muito a leitura
Gostei muito da leitura indico para todos e durante a leitura faça sempre uma reflexão e observe se você não está desfocando dos seus objetivos, e com o livro vá ajustando seu foco.

Duda Mesquita 01/02/2022

Muito além de ?prestar atenção?
O livro superou minhas expectativas, mesmo já tendo ficado impressionada com Inteligência Emocional, outro livro do mesmo autor. Quando falamos de foco, pensamos apenas na habilidade de se concentrar numa tarefa, mas Goleman leva esse conceito muito além. Discute como enxergamos o mundo, como definimos nossas prioridades e planos, como nos relacionamos conosco e com o outro.

Um livro que vale a pena ser lido, especialmente por aqueles que se interessam por educação, psicologia e gestão.

Hebert Oliveira 19/02/2022

Completo
"Para mudanças no longo prazo, é preciso agir com constância."
"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer."

Essas frases definem esse livro!

Em todo ele vem discorrendo sobre temas que explicam como funciona o foco, baseados em artigos científicos, o que trás respaldo aos textos.
Devido a isso, as vezes se torna um pouco chato.
É uma leitura que recomendo, pois agrega bastante!

Relendo ele agora em 2024, pude aprende mais algumas coisas:

A atenção firmemente focada se cansa - muito parecido com o que ocorre com um músculo que trabalha demais - quando a forçamos ao ponto da exaustão cognitiva. Os sinais de fadiga mental, como uma queda na produtividade, significam que o esforço necessário para manter o foco esgotou a glicose que alimenta a energia neural.

Marquinhos 11/04/2022

O foco pelos olhos de Goleman
Daniel Goleman aborda ao longo do livro uma perspectiva ampla do conceito de foco. Com grande base periódica de conceitos ligados a psicologia deixa em alguns momentos o texto mais pesado, sobretudo para quem não é da área. O livro foi dividido em 21 capítulos dispostos ao longo de sete partes que tratam do foco nas esferas pessoal, social e empresarial.

Filho7 11/06/2022

Foco e um pouco além
Busquei a leitura deste livro por estar há um tempo estudando o tema em busca de compreender formas de combater a procrastinação e aumentar minha satisfação com o uso de meu tempo.
O livro começa muito bem na exploração do funcionamento cerebral, fazendo inicialmente boas avaliações sobre os desempenhos das mentes ascendentes e descendentes.
No meio do livro fiquei sem compreender aonde o autor iria me conduzir, fiquei um tanto perdido. Mas confesso que, depois de que o caminho traçado pelo autor começou a ficar mais claro, retomei o interesse pela leitura.
Em resumo, o autor conseguiu com maestria trabalhar o foco e seus mecanismos cerebrais e o foco como propósito e ferramenta para melhoria das condições de vida da humanidade.

Gilberto Mellace 20/06/2022

O autor nos ensina como funcionam os mecanismos do pensamento focado. É interessante saber a diferença de um pensamento focado de um pensamento automático. Talvez a lição de como ter foco esteja aí. A última parte puxa muito para um livro sobre liderança.

Fabrício Franco 31/07/2022

O título deste livro é irônico, já que manter-se focado durante a leitura é uma tarefa das mais árduas. É como se o autor tentasse misturar todas as coisas que o interessam - aquecimento global, empatia, teoria comportamental ao estilo de Daniel Kahneman, gestão de negócios, etc. O problema é que não há um tema que realmente una tudo. O tema deveria ser foco (daí o título), mas realmente parece um monte de fatos moderadamente interessantes reunidos sem contexto. E os fatos em si não são nada de novo. Se você leu Daniel Kahneman ou Malcolm Gladwell, ou qualquer livro de psicologia pop, não encontrará aqui que não tenha sido escrito vezes antes.

Juliana1390 04/08/2022

Não tive foco suficiente
Livro com muitas coisas interessantes pra serem reparadas, porém acredito que a forma como Goleman escreva não me prende o suficiente pra me manter ?foçada? 100%. Tem capítulos excelentes como o da atenção plena. Não sei se recomendo. Acho que não. ?

Bruna 18/08/2022

Interessante leitura
Em um mundo que cada vez mais o foco é escasso,
o livro mostra por meio de estudos psicológicos como o foco e atenção plena são fundamentais para a sociedade num modo geral e a para um bom gerenciamento das próprias emoções.

Siliane.Ferrari 07/10/2022

Nota 8/10
Não é meu tipo preferido de leitura. Porém, gostei de muitas partes. Principalmente no capítulo que explica sobre meditação e foco.

CSK 12/10/2022

Achei confuso e tive dificuldade em engatar. Alguns capítulos são "aproveitáveis", mas na minha opinião (não é meu estilo preferido de leitura) não vale a leitura.