As Espiãs do Dia D

As Espiãs do Dia D Ken Follett

Resenhas - Jackdaws

jilua. 06/10/2021

emocionante do começo ao fim!! acho que foi a primeira vez que eu li um livro de contexto de guerra de forma narrada, não apenas contando fatos, dados e etc, e foi uma surpresa boa. o livro acontece durante a segunda guerra mundial, com a proeminente invasão dos alemães e a repressão humanitária do nazismo. felicity é uma militar que foi encarregada de uma missão super importante, e depois de um fracasso, uma nova tentativa é feita, mais arriscada e com menos tempo ainda, e a major flick precisa juntar uma equipe de 6 mulheres pra cumprir a missão: explodir a central telefônica alemã. desde o início, você vai conhecendo a resistência. a forma como são descritos, apesar de bem simples e impessoal, torna eles tão humanos que é muito difícil não se sentir triste com tudo que tá acontecendo, com a forma como se sacrificaram em prol da paz. desde jovens até os mais velhos, de todos os sexos e origens. é interessante a abordagem do autor, levantando as questões internas do treinamento militar, os laços, os planos, a forma que tudo é estruturado. também há cenas bastantes pesadas sobre interrogatórios e perseguições, então >recomendo ler primeiro os gatilhos e saber se você realmente tem condições de conseguir ler essas cenas, pelo seu bem estar!< enfim. tudo é muito bem planejado, por isso que quando dá algo errado, a tensão é imediata! foi um sufoco ler esse livro de tão angustiada que fiquei. o recrutamento, o treinamento, o início da invasão, o término da missão. tudo me deixou muito abalada, mas que perfeição. acho que o autor realmente conseguiu transmitir todo o caos que envolve uma guerra, os medos, as tensões, as angústias, as desconfianças, as medidas super extremas e as fugas. realmente adorei ler esse livro, apesar de sentir falta de mais dados históricos sobre a mulher real que inspirou esse livro, porque ela realmente existiu e teve sua participação super importante pro destino da guerra, o que achei super interessante, afinal, conhecimento nunca é demais. sei que a história é apenas inspirada, mas acho que realmente ficou a desejar nessa parte no final. é um ótimo livro, com uma boa história e uma carga emocional enorme, vale super a pena a leitura! conhecimento, ação, aventura, emoções! tudo muito perfeito, personagens fortes e bastante humanas. gostei demais. leiam!! (mas lembrem-se dos gatilhos, pesquisem antes!!)

Helena 13/10/2021

Cinematográfico
Emoção do início ao fim!!!
Leitura muito dinâmica e envolvente. Um ótimo livro, descreve muito bem alguns elementos históricos e apresenta muitas estratégias inteligentes e inimagináveis que eram adotadas no período da Segunda Guerra Mundial. Por fim, o escritor consegue surpreender o leitor do início ao fim, variando as situações de vantagens da história entre o protagonista e antagonista da trama.

Fabio451 28/10/2021

Irrepreensível
Acabo de finalizar a leitura desse delicioso romance histórico. Levei um pouco mais de tempo que o normal porque o meu leitor de livros digital sofreu uma avaria que infelizmente encurtou sua vida útil e precisei encontrar alternativas para seguir com a leitura. Mas, ao final deu tudo certo e pude apreciar o romance sem problemas.

Falando do livro, trata-se da segunda ou terceira obra que leio do autor, bastante famoso e conhecido especialmente pelo sucesso Queda de Gigantes (que está em minha lista e devo ler no ano que vem, junto de toda a Trilogia do Século), e como a maioria de seus livros, este também se utiliza de um fato histórico real como pano de fundo para desenrolar de seu romance. NO caso de ?As Espiãs do dia D?, o autor narra a tensão existente nos dias que antecederam a invasão aliada na França e a consequente virada na guerra, culminando com a derrota dos países do Eixo.

Romances tendo como cenário histórico a segunda guerra mundial não são novidades, este (infeliz) fato histórico é provavelmente o tema mais utilizado em livros, filmes, series e documentários desde então, mas a capacidade do autor Ken Follett em ambientar detalhadamente os seus personagens neste recorte histórico é de se aplaudir. A história flui perfeitamente no meio dos fatos históricos apresentados, dando uma perspectiva humana e mais próxima do que foi verdadeiramente aquele momento, permitindo a pessoas que, como eu, nascidas mais de 50 anos após o término do conflito possam entender o que de fato foi uma guerra mundial e todo o sofrimento envolvido.

Além de tudo, a forma utilizada pelo autor para narrar a história, ora na perspectiva de uma espiã inglesa que dá apoio militar e logístico à resistência francesa no combate aos nazistas em território francês, e ora vemos os fatos pelos olhos de um oficial nazista responsável por identificar e desabilitar todas as células da resistência francesa, utilizando-se de técnicas de tortura e intimidação, mas também muita inteligência e perspicácia. É bastante interessante como as duas narrativas são entrelaçadas e vão se desenvolvendo até o momento em que se encontram. Temos ainda o fato de tocar em um ponto extremamente sensível ainda nos dias de hoje: a igualdade de gênero e o respeito às habilidades das mulheres, personagens essenciais em todos os momentos da história, mas constantemente desprezadas ou esquecidas nos registros oficiais. A equipe de espiãs descritas pelo autor é diversa, dinâmica e inteligente, contando com personalidades distintas, indo desde uma aristocrata inglesa, passando por uma presidiária assassina e inteligentíssima, até uma travesti alemã buscando vingança pessoal contra os nazistas. Todas a seu modo contribuem diretamente para a realização da missão que foi apresentada: explodir uma central telefônica nazista na França para dificultar a reação alemã à invasão aliada.

Um romance longo (são quase 500 páginas) do jeito que eu gosto: muito bem escrito, dinâmico, instigante, que nos prende e nos faz identificar com os personagens e proporciona uma imersão no cenário quase como se tivéssemos vivido aquele tempo. Eu particularmente nunca havia me tocado realmente para as questões como racionamento de comida e bebida nos tempos de guerra e os impactos para a população civil destas restrições durante a batalha. Meu olhar quase sempre foi para os horrores do nazifascismo e seus campos de concentração, ou na destruição causada pela bomba atômica e os seus impactos na geopolítica mundial. Este aspecto mais humano e rotineiro foi sempre deixado um pouco de lado e o autor me permitiu conectar com este ponto tão importante em um conflito dessas proporções, me fazendo refletir verdadeiramente como seria viver um momento tão intenso e extremo como foi a Segunda Guerra mundial. Um romance irrepreensível e indicado a todos, particularmente a quem se interessa por suspense e história mundial. Nota 4,5 de 5. Não ganha nota máxima porque essa só reservo aos meus livros favoritos, mas este mereceu a nota máxima disponível em meu ranking.

Bia 31/10/2021

As personagens mais incríveis
Uma história de guerra, com protagonistas femininas. Um enredo cativante, inteligente e cheio de referências históricas. Uma das melhores leituras do ano.

Diego.Roberto 18/11/2021

Eu li um filme
Essa resenha vai ser bem diferente, pois foi uma leitura beeem arrastada, com alguns momentos de embalo. Acredito que o viro veio em um momento que eu estava bem embalado nas leituras, creio que por estar acostumado com leituras alucinantes, em que eu devorava os livros, esse me fez pisar no freio. Foi o meu primeiro contato com o autor.
A leitura é bem diferente de tudo que eu já li. Uma escrita extremamente detalhada, senti que realmente estava lendo um filme, essa sensação foi incrível. Porém achei que o livro se arrasta demais, fazendo várias vezes com que eu pensasse até em desistir. Fiquei bem frustrado também com a real ação da história, praticamente ela acontece nas últimas 100 páginas(pra um livro com 520, achei bem pouca) a profundidade dos personagens foi algo que gostei bastante. Em resumo é um Bom livro, porém veio em um momento errado. Creio que se tivesse lido num momento mais apropriado eu teria gostado mais. Com Certeza absoluta irei ler Ken Follet novamente!

Claudinei 19/11/2021

Épico! Nota 10
As espiãs do dia D ? Editora Arqueiro ? Selo Pop Chic 2015.
Romance muito bem escrito por Ken Follet ambientado no período mais conturbado da história do século passado, o período da 2° guerra mundial. Apesar de ser um período triste, é de onde se é possível extrair as melhores histórias sobre heroísmo, coragem e bravura, como é o caso aqui, que claro, é uma ficção, mas foi inspirado em um episódio ocorrido com bravas mulheres dias antes do dia D.
Essa história foge um pouco dos conflitos principais da guerra e foca mais no segundo plano, o lado dos agentes secretos, que formavam pequenos grupos de resistência e agiam como sabotadores contra os nazistas em vários lugares da Europa, e é na cidade de Reims na França que se passa a missão atribuída a uma dessas células de resistência, de destruir a maior central de comunicação nazista, que após um primeiro fracasso, uma das líderes do grupo decide não se dar por vencida, e após alguns insights em sua fuga, tem um novo plano, ousado, que se der certo contribuirá para o avanço da invasão dos aliados à França ocupada pelos inimigos, mas que se der errado colocará a perder não somente a vida de suas lideradas, mas também a possível vitória da guerra na mão dos alemães. Com pouco tempo a seu dispor, a protagonista Flick Clairet , precisará convencer seus superiores a autorizarem a missão, além de recrutar e treinar mais 05 mulheres para a investida que tem tudo para ser suicida, os desdobramentos desse período se passam em 10 dias e Ken Follet entrega uma história intrigante, e tensa, como toda história de espionagem deve ser, com muitas reviravoltas e o famoso jogo de ?gato e rato?, a disputa de estratégias e habilidades de liderança na qual Flick faz com o antagonista da trama, o major alemão Franck Dieter , um agente dono de uma inteligência fria e aguçada, especialista em tortura, que prefere atacar a mente dos adversários ou invés do corpo. Cenas muito bem construídas pelo autor, seja de ação, lugares, sentimentos e personagens sem ser maçante, dando um bom ritmo ao livro. Os personagens secundários também são muito carismáticos, cada um com seu plot sendo introduzido na trama, e de certa forma com aquele carisma de conquistar o leitor. Com um final eletrizante, cheio de reviravoltas, Follet faz jus a sua fama e entregou algo épico que com certeza o garantem entre os melhores livros que li esse ano.

Lilian.Cava 24/11/2021

Surpreendente e empolgante
Meu primeiro contato com a escrita do Ken Follett e agora entendo porque ele tem uma legião de fãs.

Confesso que achei o começo um pouco descritivo demais e também bem arrastado, mas tudo isso serve de base pra nos ambientar e nos apresentar os personagens.

Uma vez que a trama começa a acelerar, ela não para mais.

Achei muito bacana como ele traz representatividade em uma trama se passando na segunda guerra mundial, o que é mais bacana ainda.

Tive alguns problemas com alguns esteriótipos que o autor insiste em usar, mas nada que atrapalhe a experiência.

Já quero ler mais coisas dele ?

Arthurcm 02/12/2021

Guerra, espionagem e romance!
Gostei bastante do livro. Enquanto aborda uma guerra mundial com seus horrores, tramas e maquinações, Ken Follet consegue incluir uma pitada de política, feminismo e diversidade de gênero na narrativa, tudo em uma época onde algumas dessas questões eram tratadas como absurdas.
A protagonista da história, Leoparda, é uma mulher forte é inteligente, capaz de encantar os homens não só com sua beleza, mas principalmente com o seu jeito imponente.
Por outro lado, o maior antagonista representa um ser humano no meio do regime nazista: Dieter é um homem capaz de cometer as atrocidades da tortura - e se ver muitas vezes enojado por ter que praticar tais atos, mas também capaz de amar e proteger.
O embate entre a protagonista e o antagonista é brilhante, pois ambos são muito inteligentes e estão dispostos a fazer tudo para saírem vitoriosos, cada um com seus motivos. Podemos entender o lado humano de cada um e como eles devem se tornar mais frios e cruéis em diversos momentos para conseguir seus objetivos.
A trama ainda é recheada por romances em meio à destruição trazida pela guerra e o autor retrata bem os sentimentos de cada personagem e as consequências disso para cada uma e para a história como um todo.
O autor foi capaz de retratar tudo em um livro muito bom que retrata uma grande história de guerra!

Alexandre.Aranha 08/12/2021

Aventura heróica
O romance é de tirar o fôlego! Flick é uma moça de muita fibra e coragem. O livro passa a vontade de entrar na história e dar uns tapas na cara do Dieter, Stephanie e cia. Vale a leitura.

babisenberg 08/12/2021

Muito bom!
Adoro os livros do autor e esse não podia ser diferente. Uma estória baseada na história, muito bem escrito e que nos faz desejar ler sempre mais um capítulo só pra ver o que vai acontecer...

Leonardo 10/12/2021

Terceiro livro de Ken Follett que leio e acabo querendo mais livros do autor. A escrita do autor é incrível, dos livro que li dele, todos eu fiquei preso desde as primeiras páginas. Em Espiãs do Dia D, apesar de achar a primeira metade do livro sem muita ação, a transição de capítulos e a escrita super fluida do autor facilitou bastante a leitura. Foi como se eu estivesse em filme. Recomendo.

Bruna.Palmeira 26/12/2021

Que Thriller perfeito
Perdi o ar várias vezes durante a leitura, impossível parar de ler, ficava o dia todo esperando para poder me envolver novamente nessa aventura.

helenaapiovezan 06/01/2022

Incrível.
Não é minha primeira leitura do Ken Follet, que tem uma escrita incrível? Mas Espiãs do dia D foi, com certeza, uma das melhores. Que livro incrível!

08/01/2022

IMPECÁVEL
Espetacular do início ao fim! Ken Follet é mestre em misturar fatos reais com a ficção! Que obra incrível! Para quem gosta de personagens femininas extremamente fortes, esse livro tem e de sobra! ?

Pou 10/01/2022

Eu simplesmente não consigo pensar em UM defeito desse livro! Uma história envolvente, com personagens sensacionais e muita ação, não tem um capítulo do livro que seja parado! Entrou pra minha lista de livros favoritados, e a Flick se tornou uma das minhas personagens femininas preferidas da vida!